Roteiro na França e Itália: o que visitar em até 30 dias

Roteiro na França e Itália: o que visitar em até 30 dias

Fazer um roteiro na França e Itália representa um sonho para muitas pessoas. Planejar um roteiro nestes dois países tão importantes no cenário mundial em uma só viagem é praticamente um desafio.

É que ambos possuem territórios muito ricos e vastos a serem explorados. É preciso ter em mente que os dois são países com muitas cidades interessantes a serem visitadas.

São cidades carregadas de atrativos turísticos, arte, história, cultura, gastronomia e etc. Fazer um roteiro que contempla o mapa da França e Itália juntos é bem difícil.

Logo, é importante saber o quais são suas prioridades e objetivos para, assim, nortear melhor algo que seja a sua cara.

As dúvidas sempre surgem na hora de escolher quais cidades visitar, quais os melhores programas pra fazer quando se tem um tempo limitado e, às vezes, um orçamento mais justo.

E é pensando nisso que vou dar algumas dicas de roteiros com 10, 20 e 30 dias na França e na Itália, dois belos países na Europa.

Chip => Quanto custa internet da Europa?

Seguro viagem Europa »

 

Roteiro na França e Itália

Roteiro na França e Itália
Monte um roteiro na França e Itália.

Neste artigo você verá sugestões de cidades e passeios nas seguintes opções de roteiro:

  • 10 dias na França e Itália
  • 20 dias na França e Itália
  • 30 dias na França e Itália

CLIQUE AQUI para alugar um carro para dirigir entre a França e Itália »

 

Roteiro de 10 dias na França e Itália

Dez dias para criar um roteiro na França e na Itália pode parecer pouco tempo, mas, com certeza, dá para fazer muita coisa e conhecer algumas das cidades da França mais visitadas ou mesmo algumas das cidades mais bonitas da Itália.

Para este roteiro, que é um pouco justo no número de dias, Paris e Roma serão privilegiadas em termos de tempo, uma vez que há muita coisa a se explorar nos dois destinos e seria uma pena visitá-los com tempo reduzido.

O roteiro de 10 dias fica assim:

  • Dia 1, 2 e 3: Paris
  • Dia 4 e 5: Nice
  • Dia 6, 7 e 8: Roma
  • Dia 9 e 10: Florença

O roteiro começa em Paris, com três dias para explorar. Você não poderá conhecer todos os pontos turísticos de Paris, mas é possível aproveitar bastante a capital francesa, conhecendo restaurantes em Paris e lugares para tomar café em Paris.

Uma sugestão é fazer um tour com ônibus turístico em Paris para conhecer diversos locais, mas recomendo que visite a Torre Eiffel e faça sua reserva com antecedência, se for subir, para não perder tempo com as filas. Visite a Dama de Ferro também à noite, é um dos cartões postais mais lindos.

Para conhecer os lindos parques e jardins, comece pelo Jardim das Tulherias e vá em direção à Praça da Concórdia. Caminhe pela icônica Champs-Elysées e faça uma pausa na Ladurée para experimentar um dos macarons mais gostosos e famosos da França.

Mapa da França e Itália juntos
Visite a Torre Eiffel e faça sua reserva com antecedência.

Se encante com um dos monumentos mais emblemáticos da capital francesa, o Arco do Triunfo, construído após a vitória de Napoleão na Batalha de Austerlitz. Se você é fã de museus ou quer admirar belas construções, não perca a oportunidade de visitá-los.

O Museu do Louvre é, sem dúvida, uma parada obrigatória, mesmo sabendo que o tempo é justo para conhecer tudo. Se possível, coloque o Museu D’Orsay e o Centro Georges Pompidou na lista. Um passeio que eu não deixaria de fora da lista é o bairro Montmartre, o mais bucólico!

Visite a Basílica Sacré-Coeur e aproveite de uma das vistas mais interessantes. Em seguida, passeie pelas ruazinhas de paralelepípedos. Um outro bairro interessante é o Marais, que pode ser explorado a pé, sem gastar muito dinheiro e visitando seus museus.

Antes de continuar, o roteiro pela França e Itália, veja onde se hospedar em Paris e entenda como ir dos aeroporto de Paris para o Centro e ainda como funciona o transporte público em Paris. Passando para a segunda cidade, agora é hora de explorar um pouco o sul do país.

Roteiro Itália
Nice é uma das mais badaladas da Riviera Francesa.

Localizada nos Alpes Marítimos, Nice é uma das mais badaladas da Riviera Francesa. Situada entre o mar e as montanhas, ela possui um clima doce e ensolarado durante todo o ano. É uma cidade dinâmica, jovem, símbolo da arte e que guarda muita história.

Descubra também os pontos turísticos de Nice e ainda onde ficar em Nice. Você vai se encantar com o azul turquesa do mar, que contrasta com as cores amareladas e avermelhadas do seu Centro Histórico. Dois dias em Nice é suficiente para se apaixonar pela Nissa la bela.

Uma boa pedida é caminhar por suas pequenas ruelas, que lembram um pouco o estilo italiano e, assim, descobrir o Vieux Nice ou Velha Nice. No Centro, faça uma parada na Place Rossetti, onde você poderá admirar a Catedral Sainte Réparate, que possui o estilo barroco.

Esta é uma praça muito turística e vale parar para saborear um delicioso sorvete. Falando em praças, não deixe de visitar também Le Cours Saleya, que é um espaço muito movimentado com seus restaurantes e mercados e fica bem próximo a Promenade des Anglais.

O mercado das flores colore a praça de terça a sábado. Você poderá encontrar também produtos locais e artesanais, mas prepare-se pra pechinchar, pois os preços podem ser bem elevados. Conheça as comidas típicas da França e faça uma excursão gastronômica em Nice.

Roteiro para Roma
Capital italiana é, sem dúvidas, um destino repleto de cultura.

A Promenade des Anglais é uma parada obrigatória. A avenida à beira-mar mais conhecida do sul da França é cartão postal e faz jus ao título.

A melhor forma de conhecê-la é caminhando ente o Hotel Négresco e a Colline du château ou, para quem prefere, um passeio em Nice de bicicleta ao longo dos seus 7km.

A próxima parada do nosso roteiro é Roma. A capital italiana é, sem dúvidas, um destino repleto de cultura, arte, cores, sabores e com uma história que se estende há mais de 2500 anos. É uma cidade onde há muita coisa incrível para se explorar.

Com três dias, mesmo sendo um tempo curto, é possível conhecer algumas de suas paradas obrigatórias como os pontos turísticos de Roma e as fontes de Roma. Comece sua visita pela Roma Imperial e saiba que você estará prestes a reviver as aulas de história da época de escola.

Esta é uma das coisas mais legais quando se viaja pela Europa e, principalmente, por cidades como Roma, que é um livro vivo. O Coliseu deve ser sua primeira parada. Impressione-se com a grandeza desse monumento emblemático que acolhia 55 mil espectadores na época.

O Fórum Romano é a próxima parada. É um lugar muito lindo que, no passado, foi o coração do centro político. Há varias ruínas dos antigos edifícios, uma paisagem de tirar o fôlego! Aproveite para visitar a basílica San Giovanni in Laterano e, em seguida, vá a pé em direção a Piazza di Spagna para aproveitar do fim de tarde.

Colisseu Roma
Coliseu possuí 189 metros de comprimento e 48 metros de altura.

Entre os passeios imperdíveis em Roma está, com certeza, a Fontana de Trevi. Você provavelmente vai se deparar com muitos viajantes jogando suas moedinhas e fazendo desejos, mas cada segundo na maior e mais bela fonte da Itália vale a pena.

Uma das melhores formas para se descobrir a cidade é a pé e conhecendo as praças de Roma. Na sua lista deve estar a Piazza Venezia, o Campo dei Fiori, que conta com um mercado de flores e produtos artesanais locais, a Piazza Navonna e a Piazza Del Popolo.

Aproveite para visitar o Panteão, que fica bem próximo a Piazza Navonna. Tire um tempo para passear pelo lindíssimo Trastevere. Passear pelo bairro, descobrindo suas pequenas ruas, com as casas no estilo típico romano é um programa muito agradável.

Aproveite para visitar a Fonte Dell’Acqua Paola, a Piazza di Santa Maria e a Basílica Santa Maria. Reserve um dia para visitar o Vaticano e, novamente, compre os ingressos antecipadamente para não perder tempo. O Vaticano é o símbolo do catolicismo e, sem dúvida, vale uma visita, mesmo que você não seja religioso.

Roteiro para o Vaticano
Vaticano é o símbolo do catolicismo e, sem dúvida, vale uma visita.

Vá na parte da manhã, assim, você poderá aproveitar a Praça e a Basílica São Pedro e a belíssima obra-prima de Michelangelo: Capela Sistina.

Se você quer visitar os museus do Vaticano, que são lindos e muito bem conservados, vai precisar de algumas horas a mais. Programe-se para passar um dia inteiro!

E a última, porém, não menos importante parada do roteiro de 10 dias na França e Itália é Florença, capital da região da Toscana. Esta charmosa cidade é marcada pela arte, monumentos e obras que realçam ainda mais a beleza. Veja o que fazer em Florença.

Comece pela Piazza del Duomo, centro religioso e cívico. A vista da estonteante Catedral de Santa Maria Del Fiore vai te fazer suspirar pela grandeza e beleza. Com a vista Campanário Giotto e o Battistero di San Giovanni, você descobrirá uma paisagem digna de cartão postal.

   

Visite a Piazza della Repubblica, uma das mais importantes. Ainda falando em praças, visite a Piazza della Signori um dos lugares mais animados de Florença e atravesse a Piazzale degli Uffizi para poder chegar ao rio Arno e contemplar a bela Ponte Vecchio.

Roteiro Itália Florença
Esta charmosa cidade é marcada pela arte, monumentos e obras.

A Galleria dell’Accademia, museu que abriga o David de Michelangelo, é também uma parada obrigatória de Florença. Na verdade, como o tempo é curto, você deverá escolher os programas de acordo com seu interesse, uma vez que as visitas aos museus demandam algumas horas.

A Galleria degli Uffizi, uma das mais importantes do mundo, também não pode ficar de fora da lista. Você poderá contemplar as obras dos grandes pintores, como Leonardo da Vinci, Rafael, Tiziano, Michelangelo e Botticelli. Vale a pena visitar a Piazzale Michelangelo, um dos pontos mais altos e com vista linda de Florença.

Os ônibus saem de vários pontos da cidade e os tickets são válidos durante 90 minutos, assim, você tem tempo suficiente para admirar a cidade. Aproveite para descobrir como funciona o transporte público e como se locomover em Florença.

Outra dica, dessa vez gastronômica, é experimentar um panino no restaurante All’Antico Vinaio. As filas são enormes, mas o atendimento é rápido e, além de ser muito bom, é barato. Vale a pena provar! Veja outros restaurante em Florença e também onde ficar em Florença.

Tire suas dúvidas => Comprar euro online

 

Roteiro de 20 dias na França e Itália

Para o roteiro de 20 dias na França e Itália, preserve a base do roteiro de 10 dias, adicionando algumas cidades e aumentando o tempo de estadia em outras, como Roma e Paris. Há muito a se descobrir nas capitais e, quanto mais tempo para isso, melhor.

Dessa forma, o roteiro de 20 dias fica assim:

  • Dia 1, 2, 3, 4: Paris
  • Dia 5: Versailles
  • Dia 6,7: Marseille
  • Dia 8: Aix-en-Provence
  • Dia 9, 10: Nice
  • Dia 11, 12, 13, 14: Roma
  • Dia 15: Vaticano
  • Dia 16,17: Florença
  • Dia 18, 19 e 20: Veneza

A primeira parada do roteiro de 20 dias continua sendo Paris, com mais um dia para poder aproveitar a fundo da Cidade Luz e conhecer mais pontos turísticos, passar mais tempo em alguns dos passeios ou fazendo passeios diferentes em Paris.

E ainda fazer roteiros alternativos como os cenários do filme Amélie Poulain em Paris ou conhecer a Disney Paris. São opções bem divertidas, mas se quiser manter o foco no principal cartão postal da cidade conheça os melhores lugares com vista para a Torre Eiffel em Paris.

Um tour imperdível é visitar Versailles, que é perto de Paris para ir de trem. Para conhecer seu lindo Castelo de Versailles, seus jardins e a cidade, um dia inteiro deve ser dedicado à visita. Em seguida, desbrave a costa mediterrânea francesa.

Roteiro para Versailles
Um tour imperdível é visitar Versailles.

Marseille (ou Marselha), considerada a cidade mais antiga da França é a próxima parada. Ela possui um centro histórico muito rico e vários atrativos importantes. Visite o Vieux-Port (Porto Velho), os Calanques de Marseille e a Canebière.

E claro, se for no verão, curta a praia e o sol na cidade, que é uma das mais ensolaradas do país. Conheça os pontos turísticos de Marselha, uma das cidades do sul da França. E você pode fazer isso em um tour com ônibus turístico em Marselha ou mesmo em uma excursão de segway por Marselha.

A próxima cidade a ser visitada é a charmosa e elegante Aix-en-Provence, uma das cidades da Provence perfeita para passar o inverno na França. Cidade natal do pintor Paul Cézanne, Aix fica a apenas 40 minutos de Marseille de carro.

Um dia é tempo razoável para descobrir essa cidadezinha estudantil, que possui muita história do século 15 e 16 e diversas atrações culturais. Alguns dos passeios mais procurados são a degustação de vinho em Cézanne Countryexcursão aos campos de lavanda saindo de Aix-en-Provence.

Marseille roteiro
Marseille é uma cidade portuária, considerada a mais antiga do país.

Chegando a Itália, os primeiros dias serão reservados para Roma. Assim como Paris, quanto mais dias na capital italiana, melhor para vivenciar tudo que ela pode oferecer. Aproveite e escolha um dos melhores hotéis em Roma.

E, se o tempo não estiver bom, saiba o que fazer com chuva em Roma. Em seguida, separe um dia para conhecer o Vaticano e visitar também seus museus. A próxima cidade desse roteiro na França e Itália é Florença, onde você pode ver o David de Michelangelo ou fazer um tour para a cúpula do Duomo Santa Maria.

Após dois dias em Florença, vá para Veneza. Ao longo de seus canais e vielas, este roteiro propõe dois dias para esta cidade cheia de charme. Visite a Piazza San Marco, única praça e um dos mais importantes pontos turísticos de Veneza.

Ela foi intitulada por Napoleão Bonaparte como “O salão mais elegante da Europa”. Aproveite para visitar a Basílica de São Marcos, o edifício religioso mais importante de Veneza. Ainda na Piazza San Marco, suba na torre Campanile, monumento mais alto de Veneza com quase 100 metros de altura.

O que fazer em Veneza
Este roteiro propõe dois dias para esta cidade cheia de charme.

Visite também o Palazzo Ducale e seus artistas, como Ticiano e Bellini; a Ponte dei Sospiri (ponte dos suspiros), que era utilizada pelos prisioneiros como corredor da morte, a razão do seu nome. O Mercato di Rialto é um passeio para se conectar com as cores, sabores e moradores da cidade.

Com uma grande variedade de frutas e legumes, o mercado se destaca como um dos pontos turísticos mais visitados. E, claro, não deixe de fazer o clássico passeio de gondola. Ele é obrigatório! Você verá Veneza de outro ângulo, com todos seus detalhes e nuances. É imperdível!

Confira um passeio de barco turístico em Veneza, com várias paradas, e um tradicional passeio de gôndola em Veneza. Conheça ainda outra tradição da cidade, o lindíssimo Carnaval em Veneza.

Mapa => Pontos turísticos da Itália

 

Roteiro de 30 dias na França e Itália

Com um roteiro de 30 dias na França e Itália é possível visitar ainda mais cidades. Claro, tudo vai depender dos seus objetivos como viajante.

Para o roteiro de 30 dias, novamente, utilize como base os dois roteiros anteriores, aumentado o número de dias em algumas cidades e acrescentado novos destinos em cada país.

   

A sugestão de roteiro para 30 dias fica assim:

  • Dia 1, 2, 3, 4: Paris
  • Dia 5: Versailles
  • Dia 6,7: Reims
  • Dia 8,9 : Lyon
  • Dia 10, 11 : Marseille
  • Dia 12 : Aix-en-Provence
  • Dia 13, 14, 15: Nice
  • Dia 16,17,18,19: Roma
  • Dia 20: Vaticano
  • Dia 21, 22: Florença
  • Dia 23,24: San Gimignano e Volterra
  • Dia 25: Siena
  • Dia 26: Pisa
  • Dia 27,28,29, 30: Veneza

Começando o roteiro pela França, em relação ao roteiro de 20 dias, há duas novas cidades para visitar. Após sua visita a Paris e a Versailles, a próxima parada é Reims. Situada na região Champanhe-Ardenas, ela é conhecida como a cidade do champanhe.

Conheça o processo de fabricação, visitando algumas das casas mais famosas, como a Maison Ruinart, em uma visita guiada a Reims onde fará ainda uma degustação. Ou ainda uma degustação de champanhe com almoço de bicicleta.

Reims possui 4 sítios tombados pelo patrimônio mundial da Unesco que merecem a visita. E é uma das cidades que realizam Mercados de Natal na França. Veja mais opções de passeios na região de Reims.

Roteiro para Reims
Reims é conhecida como a cidade do champanhe.

A próxima cidade é a Capital Gastronômica da França, Lyon. Dois dias te permitirão desbravar muitos pontos turísticos de Lyon, uma cidade dinâmica, que mistura traços do passado com a modernidade. Veja onde se hospedar em Lyon.

Lyon é repleta de história e possui um grande cenário cultural. Notre-Dame de Fourvière, que é um dos monumentos mais emblemáticos da cidade, vale a visita!

Você pode conhecer a cidade em um tour com ônibus turístico em Lyon ou um cruzeiro turístico com guia em Lyon.

O Vieux Lyon (Velha Lyon), bairro que possui um dos maiores conjuntos do estilo renascentista da Europa, demanda algumas horas do seu dia. E, claro, experimente as especialidades da gastronomia local, como as quenelles, bugnes e pralines.

Lyon o que visitar
Lyon é repleta de história e possui um grande cenário cultural.

Chegando na Itália, após a visita a Roma e Vaticano, o roteiro de 30 dias propõe explorar a bela região da Toscana. Começando por Florença, como no roteiro de 20 dias, e em seguida San Gimignano e Volterra.

San Gimignano é cercada por muralhas medievais do século XIII e possui varias casinhas e torres do mesmo estilo, que chamam a atenção dos viajantes. É uma das paradas obrigatórias em um roteiro de carro na Itália.

Os passeios imperdíveis são: a Piazza del Duomo, a Torre Grossa e a Igreja de Sant’Agostino. Você pode conhecer esses atrativos em uma excursão a pé em San Gimignano.

Em Volterra, visite o teatro romano di Volterra, Museu Guarnacci e o parque Enerico Fiumi. De Roma, você pode fazer uma excursão para conhecer as cenas crepusculares de Volterra.

Pontos turísticos de San Gimignano
San Gimignano é cercada por muralhas medievais do século XIII.

Siena é uma cidade medieval muito bem preservada e repleta de história. A primeira parada é um dos principais pontos turísticos, a Piazza del Campo. Não deixe de visitar o Palazzo Pubblico, a Fortezza Medicea e a Basilica di San Domenico.

Você pode conhecer esses atrativos em uma excursão guiada a pé pela Siena Histórica ou um tour de vespa em Siena. Outra opção é uma excursão gastronômica e vinícola em Siena. Pisa é a ultima parada na região da Toscana.

A torre inclinada é uma das maravilhas do mundo medieval. E, para conhecê-la, adquira um ingresso para a Torre de Pisa. Além da torre inclinada, há outros pontos turísticos de Pisa, como a Piazza dei Miracoli, a igreja de Santa Maria della Spina e o museu de arte Palazzo Blu.

Uma maneira de conhecer a cidade é fazer um tour a pé em Pisa. Embora a torre seja o cartão postal mais conhecido da cidade, a igreja é um dos pontos turísticos de Pisa mais visitados. Se você se interessa sobre o tema, leia sobre o turismo religioso na Itália.

Melhor época para viajar => Clima na Itália

 

Faça seu roteiro na França e Itália

Neste artigo, sugeri algumas opções de roteiro na França e na Itália. Criar um roteiro é algo bastante individual e o seu planejamento deve ser pautado nas preferências e desejos pessoais.

Os roteiros que sugeri acima contêm destinos que, para mim, possuem paradas obrigatórias na França e na Itália. A lógica que usei para a construção foi a proximidade e a facilidade de se chegar nas cidades, de acordo com o número de dias.

Contudo, fique livre para modificar da forma que quiser. O objetivo é que ele atenda a todas suas expectativas e fique com a sua cara.

Quer fazer um roteiro na França e Itália? O que está planejando? Conte nos comentários!

Até + !!!

 

CATEGORIAS
ESCRITO POR

Bruna Correia

ESCRITO POR

Bruna Correia

Bruna, 30 anos, é mineira, turismóloga e reikiana. Aquariana e sonhadora, desde criança sempre teve em mente que o mundo é muito grande para se criar raízes em apenas um lugar. Adora viajar, descobrir novas culturas e escrever sobre suas aventuras.

Organize sua viagem

10 dicas para você
planejar sua viagem

Separamos as principais ofertas dos nossos parceiros para você economizar.
Clique nos itens abaixo e confira:

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Tours Nacionais

Reserve atividades com pagamento em até 10x

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Tours Nacionais

Reserve atividades com pagamento em até 10x

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários do post

  1. Ursula

    Adorei esse artigo. Me fez sentir ainda mais vontade de visitar esses países. Parabéns pela iniciativa do blog.

  2. Guilherme Tetamanti

    Oi Ursula, É um prazer poder ajudar :) Abraços e obrigado