Mapa com roteiro pela França, Bélgica e Holanda: como montar
Está indo para a Europa e quer saber como montar um roteiro pela França, Bélgica e Holanda? Então, continue a leitura deste artigo pois te dou algumas sugestões de roteiros.
Uma das grandes vantagens de visitar a Europa é a proximidade entre os países e a facilidade de deslocamento entre eles. Isso permite conhecer diversos países em um curto espaço de tempo.
Prepare os seus casacos e venha descobrir um roteiro que contempla esses três países europeus muito charmosos que irão te encantar!
Adianto que para as duas sugestões de roteiro neste artigo, uso como ponto de partida Paris. Porém, a ordem das cidades pode ser montada de acordo com as suas preferências e disponibilidade.
Chip => Quanto custa internet da Europa?
Seguro viagem para países da Europa »
Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na Bélgica. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:
- Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
- Os preços mais baixos, garantidos – sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
- Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
- Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
- Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
- Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
Conheça as principais vantagens:
- Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
- Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
- É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
- Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
- Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
- Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
- Atendimento ao cliente 24hs em português.
Neste artigo você vai ver:
Roteiro de 15 dias pela França, Bélgica e Holanda
- Dias 1,2,3, 4: Paris
- Dia 5: Versailles
- Dias 6,7, 8: Bruxelas
- Dia 9: Bruges
- Dias: 10, 11: Roterdã
- Dia 12: Haia
- Dias 13, 14 15: Amsterdã
O norte da Europa é encantador e a combinação desses três países em um só roteiro é com certeza, um must visit no currículo de qualquer viajante. Além de visitar as famosas capitas, Paris, Amsterdam e Bruxelas, é perfeitamente possível explorar mais cidades em cada um dos países.
Confira abaixo o que fazer em cada uma destas cidades no seu roteiro pela Europa.
CLIQUE AQUI para comprar pacotes de viagens para Europa »
- Receber o chip na sua casa ainda no Brasi;
- A configuração do chip é extremamente fácil;
- Os planos têm excelente custo-benefício, com preços a partir de USD 31,00;
- Muita economia, porque você contrata apenas os dias que for usar;
- O pagamento pode ser parcelado em até 6x, com IOF de apenas 0,38%;
- É sem dúvida a opção mais fácil, prática e segura para ter a melhor internet 4G;
- Já falei internet ilimitada? 😉
Paris
O roteiro de 15 dias começa na capital da França, Paris. Em um roteiro de 15 dias é mais que justo separar 4 dias para conhecer e se encantar com os principais lugares turísticos de Paris.
A Torre Eiffel, o Jardim do Trocadéro e a icônica avenida Champs-Élyssées são algumas das paradas obrigatórias da sua visita a Paris.
Para evitar perda de tempo com filas na Torre, sempre sugiro que compre seus ingressos para Paris com antecedência pela internet.
Um dos passeios mais legais em Paris para ter um panorama diferente da cidade, é o passeio de bateau mouche pelo Rio Sena. Há varias empresas que trabalham com circuitos diferentes em Paris e vale a pena conferir.
Os museus são, sem dúvida, um dos pontos fortes do turismo da cidade. Se você é fã desse tipo de passeio, reserve um bom tempo de um dos quatro dias para visitar algum deles.
Em Paris, o que não faltam são boas opções como o Museu d’Orsay, Museu Rodin, Museu Georges Pompidou, Museu Picasso, entre outros. Com destaque pelo celebre Museu do Louvre que é fantástico e imenso!
Os jardins e parques de Paris merecem um tempinho da sua estadia para visitá-los, principalmente se você estiver viajando no verão, primavera ou outono.
Destaco o Jardim do Luxemburgo e os Jardins das Tulherias como algumas das paradas obrigatórias pra quem gosta desse tipo de programa.
O bairro Montmartre é também um dos atrativos incontornáveis da cidade. Este é o bairro mais bucólico da Cidade Luz.
Aos pés das Basílica de Sacré-Coeur e com uma atmosfera que respira arte e poesia, o programa mais legal para se fazer em Montmartre é se perder pelas suas ruazinhas descobrindo cada canto desse bairro encantador.
Paris possui muita coisa pra explorar e descobrir. Com 4 dias na cidade, mesmo sendo um curto espaço de tempo, é possível conhecer e visitar muitas coisas.
Desfrute => Passeio de barco no Rio Sena
Versailles
Em seguida, a próxima parada do roteiro de 15 dias é Versailles. Essa é uma daquelas visitas imperdíveis se você tem mais tempo na França. Tire um dia para visitar Versailles essa cidade encantadora, bem como seus jardins e castelo.
Há várias coisas a visitar em Versailles além do seu castelo principal. Só dentro dele tem várias galerias e em sua parte externa você pode visitar o Grand e Petit Trianon que são construções independentes, além do Domínio de Maria Antonieta, que possui um lago e um jardim. Se você gosta de castelos, veja também um roteiro pelo Vale de Loire.
Bruxelas
Saindo da França, o próximo destino do roteiro é a capital da Bélgica, Bruxelas. A capital da Bélgica é uma daquelas cidades que vale uma visita em qualquer época do ano.
Cheia de charme e história, a Capital da União Europeia vem atraindo cada vez mais turistas do mundo todo. E é uma cidade ideal para conhecer com amigos, em casal, família e até mesmo sozinho.
Comece o primeiro dia de visita explorando as principais atrações turísticas de Bruxelas explorando o centro na cidade e a estrela principal talvez seja a magnifica Grand Place – Grote Markt, que é mundialmente conhecida pelos seus ornamentos, além de ser tombada pelo patrimônio mundial da Unesco.
A praça possui vários monumentos no estilo gótico e a noite ela fica iluminada, momento em que o Hôtel de Ville e a Maison du Roi ganham destaque. É um cenário de cartão-postal!
Não deixe de tirar uma foto com as estátuas que fazem xixi, o Manneken Pis. Esta, na verdade, é a estátua de um menininho de bronze do século 17 que é um chafariz público.
A princípio, é uma estátua que está nua, mas, ele possui mais de 800 roupas diferentes e a surpresa da visita é justamente saber qual o look ele estará usando no dia.
Há também a versão feminina, a Janneken Pis na rua du Délirium, que não chama tanta atenção quanto a primeira, mas também vale uma visita. Essa é uma parada obrigatória em um walking tour em Bruxelas.
E para fechar com chave de ouro a lista das estátuas que fazem xixi, ainda tem o cachorro, Zinneke Pi que fica na rua des Chartreux.
As ruelas em torno da praça vão te levar a Place-Royale e a Place de la Bourse, lugar onde era situada a bolsa de valores e que ficou conhecida por várias homenagens após os atentados. Hoje, é um lugar que recebe diversos eventos.
Visite as Galeries Royales Saint-Hubert e suas lojas, restaurantes e cafés. A galeria em si é belíssima, com uma arquitetura que chama atenção com teto em vidro.
Uma parada obrigatória do seu passeio em Bruxelas é o Atomium, que é um dos marcos principais da cidade.
Monumento construído em 1958 para a Exposition Universelle, ele representa um átomo de cristal aumentando 165 milhões de vezes. É possível visitar seu interior, pra quem tiver interesse.
Para quem gosta de desenho animado, Bruxelas é a capital mundial desse tema. Pelas ruas da cidade, você irá encontrar vários muros pintados com diferentes personagens como Tintim, Astérix e Obélix, Gaston Lagaffe, entre outros.
Existe um circuito dos quadrinhos, pra quem quer descobrir mais sobre esse universo que é tão importante na capital belga. O Parcours B.D. pode ser feito com um guia que explica a história das obras.
Quando falo em Bélgica, não posso deixar de falar do seu papel importante na gastronomia mundial. Conhecida pelas suas famosas batatas fritas, você não pode deixar de experimentar uma lista de coisas na sua passagem pelo país.
As clássicas batatas fritas acompanhadas pela maionese ou um molho da sua preferência, é uma delas. Realmente as batatas fritas belgas são as melhores que já comi até hoje.
A Bélgica possui uma relação com a fabricação de chocolate de longa data, desde o século 19. O bombom ou o pranilê (castanha coberta por chocolate) foi inventado pelos belgas.
Antes de experimentar os chocolates belgas, sempre pensei que os chocolates suíços eram os melhores. Ao experimentar os chocolates belgas vivenciei uma deliciosa quebra de paradigmas. Eles são perfeitos!
Não deixe de visitar algumas chocolateries e experimentar um dos melhores chocolates do mundo. Há muitas opções, uma mais gostosa que a outra, e você encontra varias lojas artesanais perambulando pelas ruas da capital.
Vale experimentar também um chocolate quente direto nas chocolateries, uma vez que eles preparam a bebida com o chocolate de sua própria fabricação.
Se você adora chocolate assim como eu, pode ter certeza que você está prestes a ter uma experiência gastronômica fantástica. Confira diversos tours de chocolate em Bruxelas.
E para quem é fã de cerveja, você está no lugar certo. A cerveja belga é uma das mais famosas do mundo e é o orgulho nacional.
Existe uma variedade enorme de tipos de cerveja no país, que conta com cerveja frutadas, de trigo, escura e por aí vai. Marque sua degustação de cerveja em Bruxelas aqui.
Se essa é sua praia, você deve experimentar alguma da mais famosas como a Jupiler, Leffe, Affligem, Duvel e Tripel Karmeliet.
Bruges
Após Bruxelas, a próxima cidade do roteiro é Bruges. Prepare seu coração, pois você vai se encantar por essa cidadezinha medieval. Se preferir consulte uma excursão para Bruges saindo de Bruxelas.
Cheia de charme, Bruges possui várias praças, canais pitorescos, uma arquitetura linda, além de possuir um centro histórico classificado pela Unesco como patrimônio mundial.
Com um dia em Bruges é possível conhecer muitas coisas na cidade. Começando pela Place du marché ou Grote Markt.
A praça fica bem no centro da cidade e tem uma vista bem legal do Beffroi e de outros edifícios como o Palais provincial, de estilo gótico construído no em 1887.
Construído no século XIII o Beffroi, tombando pelo patrimônio da Unesco, também merece uma visita. Com 83 metros de altura, ele oferece uma vista de tirar o folego da cidade. Bruges possui uma cena cultural que chama atenção.
E para que gosta de explorar essa esfera da cidade, que vale muito a pena, não pode deixar de visitar o Historium Bruges em seu roteiro de 2 dias em Bruges.
Essa é uma atividade interativa na qual por meio de 7 salas temáticas é possível viajar no tempo e descobrir como era Bruges na Idade do Ouro (século XV).
E, claro, não deixe de fazer um passeio pelos belos canais da cidade. Essa é uma das partes mais lindas de Bruges que você pode fazer de barco.
É uma maneira de descobrir várias histórias da cidade e dos edifícios que você observa do barco, além de ser uma oportunidade de conhecer a cidade a partir de um outro panorama. Saiba mais sobre os pontos de interesse em Bruges.
Rotterdam
Saindo de Bruges a próxima parada do roteiro é a Holanda, mais precisamente Roterdã.
Cidade fundada no século XII, Rotterdam apresenta diferentes facetas que mescla sua arquitetura moderna com suas riquezas históricas e culturais.
Um dos pontos turísticos de Rotterdam que merecem sua visita são as casas cúbicas ou Kijk-Kubus. Piet Blom, o criador, queria que cada casa representasse uma árvore e o conjunto habitacional, uma floresta.
Dessa forma, as casinhas cúbicas despertam a curiosidade de turistas. Uma delas é aberta ao público para visitas.
Em termos de construção, a Ponte Erasmus com seus 800 metros de comprimento e uma coluna de 139 metros de altura, é uma das mais famosas da Holanda. Se possível, visite-a a noite para admirar as luzes e os prédios ao redor. Confira tours em Rotterdam.
A cidade possui museus muitos legais pra quem curte esse tipo de programa. O Wereldmuseum, onde você pode encontrar obras de diferentes culturas do mundo, é um dos monumentos mais importantes da cidade.
O museu Boijmans Van Beuningen vale uma visita para quem quer apreciar as obras de Monet, Van Gogh, Magritte e Rembrand.
E o museu Roterdã é para aqueles que querem saber mais sobre a história da cidade, com ênfase na II Guerra Mundial.
Para ter uma bela vista da cidade, o Euromast é uma boa opção. Essa torre construída nos anos 60 possui quase duzentos metros de altura e nove metros de diâmetro.
Além da vista de Roterdã, você pode observar também Haia. Faça a reserva do seu ingresso para o Euromast agora.
Haia
Saindo de Rotterdam, a próxima parada do roteiro de 15 dias na França, Bélgica e Holanda é Haia. Embora não seja a capital do país, Haia é a sede do governo e da monarquia holandesa.
Haia é considerada a terceira cidade mais populosa da Holanda perdendo apenas para Amsterdã e Roterdã.
Como sua vizinha Roterdã, Haia sofreu muitos bombardeios na época da Segunda Guerra Mundial e assim passou por uma reconstrução que resultou em vários prédios modernos na cidade.
Além do seu lindo centro histórico, Haia conta com edifício emblemáticos, museus, palácios entre outros lugares para atividades turísticas em Haia.
Um dos pontos turísticos imperdíveis em Haia é o Binnenhof, que é um conjunto de prédios ao longo do Hofvijver.
O Binnenhof abriga o Ministério das Relações Exteriores e o Gabinete do Primeiro Ministro da Holanda.
De todos os edifícios que ele contém, é possível visitar apenas o Museu Mauritshuis. Mas, vale a pena admirar os edifícios para se encantar com a arquitetura local.
O Hofvijver é um lago localizado no centro de Haia. No seu centro há uma ilha com algumas árvores e plantas, bem preservado e é super bonito para fazer fotografias.
O Museu Mauritshuis é um dos principais museus da Holanda. Seu nome vem do fato de que ele foi construído por ordem do João Maurício de Nassau, personagem importante na história colonial brasileira. Nele é possível descobrir as obras da Idade de Ouro – século XV.
A obra que mais se destaca no museu é a “Moça com brinco de pérola” (Meisje met de parel) de Vermeer, que chama a atenção dos visitantes.
Mas, há outras obras magníficas que o museu abriga como “Vista de Delft” (Gezicht op Delft) também do Vermeer e “Aula de anatomia” (De anatomische les van Dr. Nicolaes Tulp) e “Homero” (Homerus) de Rembrandt.
O Palácio de Noordeinde, localizado no centro da cidade, é o onde o rei da Holanda trabalha. O palácio possui jardins (Paleistuin Park), que são abertos ao público. Conta com fontes, avenidas arborizadas e lagoas.
Há uma tradição em que em determinadas quartas-feiras de manhã o rei recebe novos embaixadores da Holanda.E existe toda uma cerimônia para acompanhar esse protocolo com soldados, cavaleiros e bateria, que pode ser observada na rua.
Para participar basta estar na cidade em uma quarta-feira na qual o rei recebe seus novos embaixadores!
Encontre => Bilhetes de trem na Europa com desconto
Amsterdam
E a última parada do roteiro de 15 dias é Amsterdã, capital holandesa. Cidade grande, que respira a multiculturalidade, dá lugar as liberdades individuais, cosmopolita e que ao mesmo tempo carrega muita história e cenário cultural agitado.
As principais atrações turísticas de Amsterdam podem ser explorados a pé ou de bicicleta, afinal estamos falando do país das bicicletas.
Entre as diversas coisas que você pode fazer na cidade, passeie pelos canais e descubra lindas casas históricas e edifícios que marcaram a história, como a Casa de Anne Frank que fica em Prinsengracht e o Museu Geelvinck Hinlopen, situado em uma casa histórica no Keizersgracht.
Por falar em museus, Amsterdam sedia vários deles, com diversos temas que agradam até mesmo que não gosta de museus.
Destaque para o Museu Van Gogh, Rijksmuseum, Casa de Anne Frank, Stedelijk Museum e o Museu Van Loon.
Visite o Vondelpark, que é um parque queridinho dos holandeses. Se estiver viajando no verão aproveite para fazer um piquenique ou simplesmente para descansar. Conheça o bairro Joordan, que é um lugar bem popular, cheio de lojas, cafés e restaurantes.
Aproveite para subir na torre da igreja Westerkerk, a mais alta de Amsterdã, e apreciar uma vista panorâmica verdadeiramente única da cidade. Outro bairro que atrai muitos turistas e Red Light District ou Bairro Vermelho em português.
Este bairro é cheio de história relacionada com bordéis e prostituição desde a Idade Média. É um dos bairros mais frequentados pelos visitantes, sobretudo os que querem aproveitar a noite de Amsterdam.
Além de possuir vários sex shops e coffee shops, é neste bairro que você encontra os Museus Madame Tussauds, o da Maconha e do Sexo.
Oportunidade => Transporte público ilimitado em Amsterdam
Roteiro de 30 dias França, Bélgica e Holanda
Para o roteiro de 30 dias na França, Bélgica e Holanda, o roteiro de 15 dias será mantido como base agregando novas cidades e aumentado o tempo de estadia em outras. Confira:
- Dias 1,2,3, 4: Paris
- Dia 5: Versailles
- Dias 6,7: Reims
- Dias 8,9: Lille/Arras
- Dia 10,11: Oostende
- Dias 12,13: Bruges
- Dias 14,15,16: Bruxelas
- Dias 17, 18: Antuérpia
- Dias 19,20: Maastricht
- Dias 21,22: Utrecht
- Dias 23,24,25: Roterdã
- Dias 26,27: Haia
- Dias 28,29,30: Amsterdã
Reims
Na França, a primeira cidade que difere o roteiro anterior é Reims, que fica a 1h e 30 minutos de Paris. Reims possui quatro sítios tombados pelo patrimônio mundial da Unesco e possui vestígios importantes da história do país.
Na cidade do champanhe você terá a possibilidade de conhecer algumas das casas mais famosas de fabricação do produto e descobrir como é todo o seu processo de produção. Confira alguns passeios imperdíveis em Reims.
Lille/Arras
A próxima parada é Lille. Você poderá se encantar com vários monumentos históricos e uma linda arquitetura, além de fazer compras. Antecipe os tours em Lille.
Ainda em Lille, aproveite para fazer um bate-volta até Arras, uma cidadezinha fascinante que fica a 40 minutos da cidade e tem um centro histórico lindo que conta com uma grande praça e um Beffroi tombado pela Unesco.
Oostende e Antuérpia
Indo para a Bélgica, a nova cidade acrescentada no roteiro é Oostende. Localizada no Mar do Norte, Oostende é uma cidade pequena, litorânea e com uma arquitetura simpática com construções no estilo da Belle Époque.
Vale a pena fazer uma caminhada pra conhecer a praia e visitar o seu famoso mercado de rua.
A última cidade belga do roteiro é Antuérpia. A cidade dos diamantes possui uma arquitetura magnífica, as melhores lojas do país, gastronomia de primeira e muita arte.
Uma vez em Antuérpia não deixe visitar a Rua Meier, famoso centro de compras do país, além da Catedral Notre Dame, a praça Groenplaats e a Maison de Rubens.
Maastricht e Utrecht
Partindo para Holanda, a primeira novidade deste roteiro é Maastricht. Essa é uma das cidades próximas de Bruxelas mais antigas do país, fica a apenas 1h30 de carro da capital.
Conhecida por ser um local para se fazer compras, a cidade universitária oferece uma gama de programas simpáticos para os seus visitantes.
Comece visitando o centro histórico da cidade, que é um local de encontro desde a idade média e recebe grande parte dos festivais e eventos culturais quem acontecem por lá.
Não deixe de visitar também a Livraria Selexyz Dominicanen, que é considerada uma das mais belas livrarias do mundo.
O Monte de St Peter é também uma das atrações principais da cidade, que consiste um grande planalto de calcário transformado em reserva natural e possui uma fauna e flora excepcionais.
A última cidade adicionada neste roteiro é a animada e estudantil Utrecht. Com uma cena cultural agitada, em Utrecht você também encontrará vários edifícios históricos, igrejas, museus etc.
Entre os programas obrigatórios a se a se fazer na cidade estão: o Jardim Pandhof, a Torre Dom, a Catedral de S. Martinho, alguns museus como o Centraal Museum e os cafés e restaurantes da Rua Wed.
Tudo do roteiro na França, Bélgica e Holanda
Para a formatação destes roteiros usei como norte as minhas experiências pessoais, além da proximidade e facilidade para se chegar em cada destino.
A criação de um roteiro turístico é de cunho muito pessoal e subjetivo e está amarrada às preferências de cada indivíduo. Assim, fique livre para alterar o roteiro da melhor maneira que te convenha.
Espero que minha sugestão de roteiro possa te ajudar e te inspirar na criação do seu próprio itinerário e que ele possa sair do papel e se tornar realidade!
E caso nunca tenha ido até o velho continente, aproveite para ler o post com dicas para quem vai pela primeira vez para Europa.
Pretende viajar pela França, Bélgica e Holanda? Qual roteiro você quer fazer? Comente com a sua resposta!
Até + !!!
Dicas para ECONOMIZAR MUITO na Bélgica
Quer dicas para economizar com todo o planejamento da viagem para a Bélgica? Então confira quais são os melhores comparadores de preços para sua viagem sair muito mais barata!
- Hospedagem => recomendo utilizar o buscador de hotéis na Bélgica para encontrar preços – geralmente mais baixos – dos melhores hotéis. É mais econômico devido a negociação em massa feita com as propriedades, além da segurança para reservar online!
- Aluguel de Carro => ao fazer a pesquisa no comparador de aluguel de carro, você recebe instantâneamente cotações da melhores locadoras de veículos na Bélgica. O pagamento pode ser feito em até 12x sem juros, em reais e com isenção do IOF de 6,38%.
- Passagens Aéreas => para economizar tempo e dinheiro na compra dos voos para a Bélgica, a dica é usar a ferramenta de pesquisa de passagens para você não precisar entrar no site de cada companhia, além de ter a certeza que está comprando em um dos sites mais seguros do Brasil.
- Transfer do Aeroporto para o Hotel => nada melhor do que chegar no aeroporto e haver alguém nos esperando para levar até o hotel na Bélgica. Para ter esse conforto – sem gastar muito – indico o pesquisador de transfers para você escolher a melhor opção de trajeto e tipo de carro.
- Viagens de Trem, Ônibus e Ferry Boat => é muito prático e fácil viajar de trem pela Bélgica, e por toda a Europa. Muitas vezes mais rápido, pois não se perde tempo com embarque e check-in. Minha dica para achar as melhores passagens – e mais baratas – é utilizar o buscador de tickets de trem. A ferramenta também busca bilhetes de ônibus e para travessias de balsa.
Melhores passeios na Bélgica
O ideal é reservar com antecedência os ingressos para seus passeios na Bélgica, para evitar filas de espera na entrada das atrações e garantir presença em atividades mais concorridas, pois elas podem ficar indisponíveis para compra de última hora.
Recomendo os sites da Get Your Guide e Civitatis, que oferecem os preços mais baixos, cancelamento gratuito até 48hs antes da data agendada e bilhetes otimizados para celular. Além de atendimento disponível 24/7 em português.
Chip de internet na Bélgica
Ter um chip de celular na Bélgica com internet 100% do tempo é essencial para usar aplicativos como Uber e Google Maps, além de conversar no WhatsApp e postar aquela foto no Instagram.
Devido a nossa parceria com a America Chip, você ganha 10% de desconto com o cupom QUEROVIAJARMAIS para comprar qualquer chip e receber em casa, e assim ter conexão 4G de ALTA VELOCIDADE durante sua viagem na Bélgica.
Seguro viagem na Bélgica
Contratar um seguro viagem para a Bélgica é essencial para sua segurança no exterior, além de ser um requisito para entrar nos países da Europa que fazem parte do Tratado de Schengen, com cobertura médico-hospitalar de pelo menos 30 mil euros.
Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom VIAJARMAIS15.
O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *