Roteiro em Setúbal: o que fazer em 3 dias de viagem

Roteiro em Setúbal: o que fazer em 3 dias de viagem

Adicionar um roteiro em Setúbal à sua viagem para Portugal é motivo para você se apaixonar ainda mais pelo país. A cidade, que fica a 50 km de Lisboa, reúne passeios para todos os tipos de turismo: em família, para casais, viajantes solo, turismo de aventura, enoturismo.

Portugal respira história. Em qualquer cidade portuguesa que você escolher visitar, há passeios que agradam a todos os bolsos e todos os estilos de viagem. A cidade de Setúbal é um destes exemplos. Suas melhores praias estão na Serra da Arrábida, e suas famosas vinícolas também devem entrar no seu roteiro.

Elaborei, neste artigo, algumas sugestões do que fazer em Setúbal em diferentes roteiros contendo os pontos turísticos de Setúbal e as praias de Setúbal, e ainda em diferentes épocas do ano. Confira!

Planeje sua viagem => Hotéis em oferta em Setúbal

Seguro viagem Portugal »

 

Roteiro em Setúbal: como montar?

Roteiro Portugal
Vista de Setúbal do alto do Forte San Felipe | Foto: Diego Delso, via Wikimedia Commons.

A distância de Lisboa a Setúbal é de cerca de 50 km e o distrito possui cerca de 121 mil habitantes. O ideal para conhecer Setúbal são 3 dias, mas a proximidade com Lisboa permite que se aproveite a cidade em 1, 2 ou 3 dias, dependendo da sua disponibilidade.

O ideal para se locomover por Setúbal é alugar um carro, contratar um transfer ou planejar tudo com base em aplicativos de transporte como o Uber. Para conhecer todas as opções para ir para Setúbal saindo de outras cidades como Porto e Faro, veja o artigo sobre como chegar a Setúbal.

Para a hospedagem, há mais opções na cidade de Setúbal ou no Concelho de Sesimbra, que faz parte do distrito de Setúbal. Hospedando-se em uma dessas duas opções, a locomoção entre os diversos pontos turísticos fica mais fácil, pois há oferta de transportes públicos e de aplicativos.

Com as praias da Serra da Arrábida, o Centro Histórico e as diversas vinícolas em Setúbal, o deslocamento é grande e pode ser difícil. Há opções de transporte público mas, dependendo da época do ano, algumas linhas de ônibus que vão para as praias não funcionam. Cheque no aplicativo Moovit as linhas de ônibus e horários.

Antes de montar seu roteiro em Setúbal recomendo outros artigos:

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios em Setúbal »

 

O que fazer em Setúbal

Roteiro de 1 dia em Setúbal

praias de portugal
Praia de Galapinhos | Foto: Bruna Karas.

Se você ficou com vontade para conhecer Setúbal, mas tem um roteiro apertado em Portugal, terá que aproveitar um único dia para se desdobrar entre as praias paradisíacas da Serra da Arrábida ou em um passeio por pontos turísticos históricos e à uma vinícola.

O que fazer em um dia em Setúbal? Se você visitar a cidade no verão, as praias do Parque Natural da Serra da Arrábida são um espetáculo à parte! Dá para agendar um passeio ao Parque da Arrábida e Sesimbra saindo de Lisboa.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide em Portugal. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

Já cidade, sugiro começar pela Praia da Figueirinha e seguir para as vizinhas: Praia de Galapos e Praia de Galapinhos. Elas são bem próximas e, se a maré estiver baixa, você pode atravessar de Galapos para Galapinhos pela areia.

Em Galapos, há algumas opções de restaurantes e bares, onde você pode fazer uma parada para almoçar. E já que estamos falando de comida, aproveite para descobrir tudo sobre os pratos típicos de Portugal.

E fazer tours para:

 

Mais praias

O que fazer em Setúbal
Praias da Serra da Arrábida são paradisíacas |Foto: Bruna Karas.

Em seguida, siga para a Praia do Portinho da Arrábida (também conhecida como Praia do Creiro), que é uma das mais lindas da região, com bons acessos e boa estrutura de restaurantes e bares. É também uma excelente opção de local para almoço ou lanche.

Além disso, na ponta dessa praia está a Estação Arqueológica do Creiro, um complexo de ruínas romanas dos séculos I d.C e V d.C. O seu roteiro de um dia pelas praias de Setúbal pode terminar com a Praia da Ribeira do Cavalo. Um paraíso intocado e de difícil acesso, mas que vale a pena o esforço!

Para chegar lá, você pode pegar um barco que sai do porto de Sesimbra ou fazer a trilha para a praia. Mas atenção: a trilha é curta (cerca de 40 minutos ida e volta), mas é de dificuldade alta, já que em alguns momentos é preciso escalar algumas pedras.

Se você for conhecer Setúbal no inverno, a dica é substituir a programação deste roteiro de um dia para as sugestões de passeio abaixo, que incluem visitas à museus, castelos antigos e até a uma vinícola local.

   

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?
Compare preços e compre online na Confidence Câmbio »

 

Roteiro de 2 dias em Setúbal

Igrejas de Portugal
Igreja do Convento de Jesus | Foto: Georges Jansoone, via Wikimedia Commons.

Para o seu roteiro de dois dias em Setúbal, minha sugestão é que você continue o passeio conhecendo os pontos turísticos históricos e as vinícolas locais. Esse é o roteiro ideal para você que quer saber o que fazer em Setúbal no inverno, pois pode ser feito em todas as épocas do ano.

Seu passeio pode começar pela visita à Igreja do Convento de Jesus, construída em 1491 pelo mesmo artista do Mosteiro dos Jerônimos. A igreja é um dos primeiros exemplos do estilo manuelino – uma variação portuguesa do estilo gótico.

Em seguida, siga para o Castelo de São Filipe, uma belíssima construção com vista do alto da cidade que vale muito a pena. A construção é de 1580, na época da dinastia filipina, quando o rei de Portugal era também rei da Espanha. Depois do Forte de São Filipe, siga para o Museu de Arqueologia e Etnografia de Setúbal.

Seu acervo exibe coleções arqueológicas e etnográficas descobertas na região, que remetem a períodos pré-históricos passando pelo período paleolítico, pela Idade de Ferro e pelo Império Romano. Para conhecer a região você pode fazer uma excursão de Lisboa aos Três Castelos.

 

Mais passeios em Setúbal

Enoturismo em Portugal
Palácio da Quinta da Bacalhaôa | Foto: Bruna Karas.

Você pode almoçar no Mercado do Livramento – que existe desde 1930. Em 2015, o jornal americano USA Today Travel elegeu o mercado como um dos 10 melhores mercados de peixe do mundo. As paredes internas são todas decoradas com azulejos portugueses e retratam cenas de atividades cotidianas da época.

Para as opções gastronômicas, uma enorme variedade de frutos do mar exibidos em balcões para os clientes e diversas opções de produtos artesanais da região, como vinho, mel, pães e queijos. Para finalizar, seu roteiro tem que incluir uma visita a uma vinícola local.

A Quinta da Bacalhôa, uma quinta do século XVI, é considerada uma das mais belas do país e já foi eleita uma das melhores empresas de enoturismo de Portugal e está localizada na Vila de Azeitão, em Setúbal.

A visita à quinta, ao palácio e ao Museu da Bacalhôa acompanhada de uma degustação de vinhos tem duração de 2h30 e custa 10 euros.

De Lisboa => Visita guiada à história de Setúbal e ao mercado de peixe

 

Roteiro de 3 dias em Setúbal

Praias de Portugal
Praia de Troia | Foto: António Ernesto Martins, via Wikimedia Commons.

Já que você tem mais tempo, no seu terceiro dia de roteiro em Setúbal se dedique à Península de Troia e ao Estuário do Sado. Na Península de Troia, localizada em frente à cidade de Setúbal e com cerca de 25 km de comprimento, você encontrará praias lindíssimas, excelentes resorts, um cassino.

Além das Ruínas Romanas de Troia – o sítio arqueológico que é considerado o maior centro de salgas de peixe do Império Romano. A Península conta com três praias famosas: a Praia da Comporta, Praia da Torre e a Praia de Troia-Mar, esta última considerada uma das praias mais bonitas de Setúbal.

   

A partir da Península de Troia, você pode visitar o Estuário do Sado – uma reserva natural que abriga mais de 200 espécies de aves, uma comunidade de golfinhos e outras muitas espécies de mamíferos, peixes e répteis. É um passeio imperdível, com um intenso contato com a natureza.

A Península de Troia possui uma boa estrutura de hotéis, restaurantes e atividades culturais e de lazer. É, também, um bom local para encontrar acomodações e hospedagens.

Entenda => Qual moeda levar para Portugal

 

O que visitar em Setúbal

roteiro setúbal e lisboa
Setúbal | Foto: Diego Delso, via Wikimedia Commons.

Como você pode ver, Setúbal é um distrito surpreendente que te dá opções diversas e versáteis. Este roteiro em Setúbal é só uma forma de apresentar as possibilidades que uma visita à cidade pode oferecer. O ideal para aproveitar a cidade é distribuir bem os pontos turísticos.

As vinícolas normalmente têm um tempo médio já programado de visita, que incluem o tempo destinado para a degustação dos vinhos. Então você já consegue ter uma boa ideia de quanto tempo vai precisar separar para essa atração. Agora, para as praias, se você vier no verão, o roteiro depende ainda mais da sua vontade.

São diversas opções e você com certeza vai se apaixonar por Setúbal! O melhor é separar os pontos turísticos de Setúbal que mais te agradam e encaixar da forma que for melhor dentro dos seus dias de viagem. O ideal, para conhecer Setúbal são 3 dias.

E se você gosta de mar, veja neste vídeo publicado pelo site oficial de turismo de Portugal:

Você já conhece Setúbal? E as praias da Serra da Arrábida? Me conta nos comentários se você também se apaixonou pela cidade!

Até + !!!

 

ESCRITO POR

Bruna Karas

ESCRITO POR

Bruna Karas

Bruna Karas, 25 anos, é fotógrafa e jornalista. Está morando em Lisboa e se apaixona a cada dia mais pela cidade - e pelos pastéis de nata. Uma das coisas que mais gosta em viagens é levantar junto com o sol e encontrar os pontos turísticos vazios. É completamente apaixonada pelo mar, pelo sol e por conhecer novas culturas.

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Tours Nacionais

Reserve atividades com pagamento em até 10x

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Tours Nacionais

Reserve atividades com pagamento em até 10x

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Quero Viajar Mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *