Óbidos, Portugal: o que fazer na cidade com mapa e fotos

por Hayuni Schramm

Óbidos, Portugal: o que fazer na cidade com mapa e fotos

Óbidos é uma pequena vila medieval e super histórica no centro de Portugal e é cercada por uma muralha que se liga ao castelo da cidade.

As muralhas de Óbidos são, inclusive, consideras uma das Sete Maravilhas do país e um dos monumentos mais relevantes do patrimônio arquitetônico português.

Sua localização central, ao norte de Lisboa, a cerca de 1 hora de carro da capital, facilita para os viajantes ir até ela. Além também de ser próxima a outras cidades turísticas como Sintra e Nazaré.

Óbidos pode ser uma ótima pedida para incluir no seu roteiro de um dia nesta bucólica cidade de Portugal, que é cheia de história e castelos.

Neste artigo vou te contar tudo sobre Óbidos. Como chegar, quais seus principais pontos turísticos e o que fazer nesta cidade que encanta qualquer turista. Confira abaixo, fotos, mapa e todas as dicas.

Planeje sua viagem => Hotéis em oferta em Óbidos

Seguro viagem Portugal »

 

Tudo sobre Óbidos, Portugal

O que fazer em Óbidos
Vista de Óbidos | Foto: Lacobrigo, via Wikimedia Commons.

Para que você possa conhecer essa encantadora cidade de Portugal e incluí-la no seu próximo roteiro nesse país da Europa, escrevo sobre os seguintes temas:

  • Como chegar em Óbidos
  • Pontos turísticos de Óbidos
  • Como se locomover em Óbidos
  • Onde ficar em Óbidos
  • Onde comer em Óbidos
  • Roteiro de 1 dia em Óbidos

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios em Óbidos »

 

Como chegar em Óbidos

Roteiro em Óbidos
Entrada de Óbidos, logo depois da Porta da Vila | Foto: Hayuni Schramm.

Óbidos está localizada ao norte de Lisboa, a cerca de 1 hora de carro da capital portuguesa. Particularmente, considero que de carro é o melhor jeito de chegar à cidade, pois desta forma você terá mais flexibilidade para conhecer outras cidades da região como Peniche, Nazaré, Fátima e outras.

Falando nisso, aproveite para conhecer mais sobre o Santuário de Fátima e como visitá-lo. Você pode alugar um carro no aeroporto de Lisboa, que recebe voos diretos do Rio de Janeiro e de São Paulo.

Outros aeroportos brasileiros oferecem voos diretos para Lisboa, como Recife e Fortaleza. Se gostou dessa opção veja dicas de aluguel de carro em Portugal.

Entretanto, se você não pretende alugar um carro, a melhor forma de chegar a Óbidos é de ônibus, que sai da estação de Campo Grande, em Lisboa, e a viagem dura cerca de 1h40.

É também possível ir de trem, saindo de Lisboa, na estação Santa Apolónia, em uma viagem de 2h30 até a cidade medieval. Porém, é a pior opção, já que a estação fica longe da entrada de Óbidos.

De Lisboa => Excursão para Fátima, Batalha, Alcobaça e Óbidos

 

Pontos turísticos de Óbidos

A vila de Óbidos em si é um ponto turístico. E, por ser pequena, você pode fazer uma excursão em Óbidos com autonomia por meio de um guia interativo. Mas, para se organizar anote as opções. Logo na entrada da cidade está o Portal de Óbidos ou Porta da Vila.

É uma entrada medieval com seu interior todo decorado com azulejos portugueses. Muito lindo!

Além disso, a vila possui apenas duas ruas principais e algumas outras ruelinhas onde não é permitido entrar de carro. Todas as construções são antigas, com fachadas de vila medieval, que dão um charme extra a cidade.

E a cada passo que você dá encontra com lojinhas de souvenirs, dá vontade de comprar tudo!

A ordem em Óbidos é se perder pela vila. Entretanto, existem alguns pontos interessantes e que valem a sua atenção, além da entrada da cidade.

Abaixo, veja outros pontos turísticos de Óbidos como o Castelo e as Muralhas de Óbidos, a Igreja de Santa Maria e algumas outras igrejas. Além dos eventos e festivais que a cidade recebe em vários períodos do ano.

Privado => Tour para Óbidos, Fátima e Costa Atlântica

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide em Portugal. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

 

Castelo e Muralhas de Óbidos

Castelo em Portugal
Castelo medieval é a grande atração da cidade | Foto: Duca696, via Wikimedia Commons.

O Castelo de Óbidos é, sem dúvidas, a principal atração da cidade. Ele foi construído no século XIII e atualmente abriga uma pousada. O castelo é muito bem conservado e sua fachada é impressionante.

Já as muralhas, que tem cerca de 2 km e acesso pelo castelo ou próximo ao portal de entrada da cidade, além de serem bem conversadas, oferecem um visual panorâmico da cidade e dos arredores de Óbidos.

Mas tenha cuidado e atenção, pois muitas partes do muro são bem estreitas e estão sempre com alguns turistas, já que o castelo é um dos pontos turísticos de Portugal mais charmosos.

Passeio => Contos medievais e lugares secretos em Óbidos

 

Igreja de Santa Maria

Cidades medievais de Portugal
Igreja de Santa Maria, no Centro de Óbidos | Foto: Hayuni Schramm.

Conhecida também como Igreja Matriz de Óbidos, esta é a principal igreja da vila. Ela foi fundada entre 1148 e 1185 e é um patrimônio de extrema importância. Durante o período muçulmano, ela foi transformada em mesquita e depois voltou a ser sagrada pela igreja católica.

A igreja também foi atingida pelo terremoto de 1535 e teve de passar por uma reconstrução, no qual foi inaugurada novamente em 1571. Seu interior é muito bonito e, claro, conta com muitos azulejos portugueses.

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom BNOVEMBER, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 

Além da Igreja de Santa Maria, no Largo de São Pedro você pode conhecer também a Igreja de São Pedro e a Capela de São Martinho. Menos famosas, entretanto muito bonitas. Vale a passagem.

Completo => Tour em Fátima, Nazaré, Óbidos e São Martinho do Porto

 

Eventos e Festivais

Festas em Portugal
Mercado Medieval | Foto: Site oficial/Divulgação.

A cidade abriga diversos eventos e festivais ao longo do ano, como o Mercado Medieval, que acontece anualmente entre julho e agosto na região do Castelo de Óbidos. O local antigamente era utilizado como campo de treinos para escudeiros e cavaleiros. O evento celebra o período medieval com diversas atividades diferentes.

Além do Mercado Medieval, Óbidos promove também o FOLIO (Festival Literário Internacional de Óbidos), em outubro, o Festival Internacional do Chocolate, entre abril e maio, e também a Vila de Natal de Óbidos, de novembro ao início de janeiro.

Se pretende conhecer a vila nesses períodos, se prepare, pois a cidade fica bastante cheia. Contudo, você poderá aproveitar e desfrutar dos eventos típicos locais.

Tour privado => Óbidos, Fátima, Batalha e Nazaré

 

Como se locomover em Óbidos

O que fazer em Óbidos
Melhor jeito de se locomover pelas ruelas de Óbidos é a pé.

Se locomover em Óbidos não tem erro e nem mistério. A vila é muito pequena e não é possível acessá-la de carro, portanto a única forma que você deve se locomover é a pé. Mas não se preocupe, da Porta da Vila até o Castelo de Óbidos, são apenas 450 metros.

Assim, em menos de 1 km e cerca de 10 minutos você vai e volta de uma extremidade a outra do vilarejo.

Por isso, aproveite para caminhar não somente na rua principal como também desbravar as pequenas ruelas no entorno do vilarejo.

De Lisboa => Experiência em Fátima e Óbidos

 

Onde ficar em Óbidos, Portugal

Hotéis em Portugal
Castelo medieval abriga uma pousada encantadora | Foto: Booking.

Uma opção de hospedagem que não posso deixar de recomendar é a Pousada Castelo de Óbidos. Com quartos super confortáveis, o interior da pousada segue o estilo medieval e é quase uma viagem ao tempo. A vantagem é que tem estacionamento gratuito, portanto se você estiver de carro, não precisa se preocupar.

Outra ótima opção um pouco mais em conta é o hotel Torre de Maneys, que fica localizado bem no Centro da vila, próximo a todos os atrativos e restaurantes da cidade.

Agora, se você pretende ficar fora da vila, o Hotel Real d Obidos tem um ótimo custo-benefício. Fica do lado de fora da muralha, entretanto oferece estacionamento e tem uma piscina no terraço da propriedade, onde você pode ver a vila de Óbidos e sua muralha. Uma vista incrível!

Descubra => Booking é confiável?

 

Comidas típicas e onde comer em Óbidos

Bebidas típicas de Portugal
Licor feito à base de ginja, semelhante à cereja | Foto: Christine Zenino, via Wikimedia Commons

Além das comidas típicas de Portugal, você encontrará na cidade itens que são tradicionais em Óbidos. Destaco aqui a Ginja de Óbidos, conhecida também como Ginjinha, que é um licor típico da cidade.

Muito popular em Portugal, a bebida é feita a partir da maceração da fruta da ginja, semelhante a cereja.

É uma boa pedida para sobremesa, após o almoço ou o jantar. Você pode pedir “com elas” ou “sem elas”, que é com ou sem a fruta curtida no copo.

Em Óbidos, qualquer restaurante oferece a ginja e você também pode encontrar em lojas de produtos típicos de Portugal ou barraquinhas espalhadas pela cidade. Não deixe de experimentar!

 
Sabia que aprender através de cursos on-line nunca foi tão fácil?

Assista seus cursos pelo computador, tablet ou até mesmo pelo celular!

Devido a nossa parceria com a Learn Café, você terá acesso a cursos para todas as áreas do conhecimento, com alta qualidade, comodidade e de forma acessível. Cursos online para você:

  • Aprender rápido e ganhar dinheiro;
  • Se preparar para um novo emprego;
  • Melhorar seu currículo;
  • Continuar aprendendo sempre!
 

Para escolher onde comer em Óbidos sugiro o Petrarum Domus Bar (R. Direita, 38), um restaurante em estilo medieval e de comida típica portuguesa, possui um cardápio bastante variado e preço justo.

Além do Restaurante da Pousada do Castelo de Óbidos (dentro do Castelo de Óbidos).

É uma boa pedida se você não estiver hospedado na pousada, assim você terá a oportunidade de conhecer o interior do castelo. O restaurante oferece , entre eles pato e frutos do mar.

Conectado => Internet em Portugal

 

Roteiro em Óbidos para 1 dia

Dicas de Portugal
Castelo de Óbidos visto das Muralhas | Foto: Hayuni Schramm.

Uma forma perfeita de começar a explorar a cidade é apreciando a Porta da Vila. Observe os belos azulejos e curta o clima da entrada, que normalmente tem algum artista mostrando sua arte.

Passando pela porta, siga pela Rua Josefa de Óbidos até o Largo de São Pedro e aproveite para conhecer as igrejas da praça.

Então siga em frente até chegar a Igreja da Misericórdia. À direita, vá até a Rua Padre Nuno Tavares até chegar a Rua do Castelo, que te levará ao Castelo de Óbidos.

Passada a entrada do castelo, você chegará ao local onde acontecem os festivais da cidade, como o Mercado Medieval.

Nesse local, você poderá acessar a muralha. Aproveite para apreciar o visual incrível da cidade e seus arredores. Assim que descer da muralha, vá para a Rua Direita, a principal de Óbidos.

Percorra a rua com calma, apreciando a arquitetura, suas cores, suas lojinhas de produtos típicos e o movimento da cidade.

Em algum momento você chegará na Praça de Santa Teresa, e é ali que fica a Igreja Matriz. Entre e aprecie sua bela arquitetura. Depois de visto os principais atrativos, aproveite também para se perder nas pequenas ruelas e desbravar um pouco a cidade “sem rumo”.

Faça uma pausa para degustar a gastronomia portuguesa em algum dos restaurantes da cidade e, claro, não deixe de experimentar a famosa ginjinha, tenho certeza que irá adorar!

Agende => Passeios em Portugal

 

Óbidos, em Portugal, é encantadora

Óbidos é uma vila super turística, sempre muito visitada e não deixa a desejar. Um pequeno vilarejo que te leva à uma viagem de volta ao período medieval e encanta qualquer turista com suas cores vibrantes e arquitetura.

Se você está programando uma viagem a Portugal, vá além da capital Lisboa e da cidade do Porto e inclua Óbidos no seu roteiro. Um dia é suficiente para a cidade.

Entretanto, se sua viagem está apertada, considere dividir um dia entre Óbidos e outra cidade próxima, como Nazaré, Peniche ou Fátima. São todas cidades pequenas, porém incríveis e sem dúvidas merecem sua atenção. Programe seu passeio e boa viagem!

Ficou com alguma dúvida sobre Óbidos, em Portugal? Deixe sua pergunta nos comentários.

 

ESCRITO POR

Hayuni Schramm

ESCRITO POR

Hayuni Schramm

Hayuni, formada em turismo e hotelaria e pós-graduada em gestão empresarial e marketing. Mora no Rio de Janeiro e tem alma viajante. É sonhadora, curiosa, inquieta e adora explorar novas culturas. Tem também seu blog de viagens, o Slow Travel World, onde compartilha dicas e oferece Roteiros Personalizados. Siga também nas redes sociais: @nunypelomundo e @slowtravel.world

Organize sua viagem

10 dicas para você
planejar sua viagem

Separamos as principais ofertas dos nossos parceiros para você economizar.
Clique nos itens abaixo e confira:

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Quero Viajar Mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *