Nazaré, Portugal: mapa com o que fazer na cidade das ondas

por Hayuni Schramm

Nazaré, Portugal: mapa com o que fazer na cidade das ondas

Nazaré é uma vila de pescadores na costa de Portugal, localizada a pouco mais de 120 km a norte da capital do país, Lisboa. A cidade, famosa principalmente por receber uma etapa do campeonato de surf de ondas gingantes, impressiona por suas belezas naturais e, claro, a força e poder de suas ondas.

Além da praia de Nazaré, existe a Praia do Norte, que fica do outro lado do Farol de Nazaré, e é onde de fato ocorre o campeonato de surf. É nesta praia que as ondas gigantes se formam. E o mais impressionante: a praia de Nazaré é muito calma e com poucas ondas.

Neste post vou te contar tudo sobre Nazaré, como chegar, onde ficar, quando é a temporada de ondas gigantes e o que fazer por lá. Acompanhe aqui para saber mais e já preparar sua próxima viagem!

Planeje sua viagem => Melhores hotéis em Nazaré

Seguro viagem para Portugal »

Tudo sobre Nazaré, Portugal

Dicas de Portugal
Vista a partir do Forte de São Miguel Arcanjo | Foto: Hayuni Schramm.

Para que você possa conhecer esse lindo destino de Portugal, um dos melhores lugares do mundo para surfar, e que fica próxima de Óbidos e incluí-la no seu próximo roteiro nesse país da Europa, falo, de acordo com a minha experiência na cidade, sobre os seguintes temas:

  • Como chegar em Nazaré
  • Pontos turísticos de Nazaré
  • Como se locomover em Nazaré
  • Onde ficar em Nazaré
  • Onde comer em Nazaré
  • Roteiro de 1 dia em Nazaré

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios turísticos em Nazaré »

Como chegar em Nazaré

A melhor forma de chegar em Nazaré é, sem sombra de dúvidas, alugando um carro. Uma viagem de carro saindo de Lisboa até Nazaré levará apenas cerca de 1h30. Sem contar que desta forma você pode incluir destinos próximos no seu passeio de 1 ou mais dias, como Óbidos, Peniche e Fátima, por exemplo.

Entretanto, se você pretende ir de transporte público, a única alternativa é o ônibus, que sai de Lisboa, da estação Sete Rios, te deixando bem no Centro de Nazaré. As saídas sem troca de transporte são na parte da manhã e a viagem leva cerca de 1h50.

Pontos turísticos de Nazaré

  1. Sítio de Nazaré
  2. Forte de São Miguel Arcanjo
  3. Praia do Norte
  4. Praia da Vila

Nazaré é uma pequena cidade, entretanto tem alguns pontos turísticos, sendo recomendada entre os melhores passeios em Portugal. Os principais são a Praia de Nazaré e o Farol de Nazaré, de onde é possível assistir ao campeonato de surf e suas ondas gigantes.

Mas, além destes pontos como o Forte de São Miguel, há o Sítio de Nazaré, um bairro que fica em cima de uma montanha, que te dará acesso ao farol e possui algumas belas atrações como o Largo Nossa Senhora de Nazaré.

De Lisboa => Excursão à Fátima, Óbidos e Nazaré

Sítio de Nazaré

O que fazer em Nazaré
Sítio de Nazaré é um bairro | Foto: Vitor Oliveira, via Creative Commons

Este bairro é um dos principais da cidade, além de ser tipo um Centro Histórico de Nazaré. É também considerado um local de peregrinação, visto que foi ali que, conforme diz a lenda, Nossa Senhora de Nazaré apareceu.

Você pode chegar ao bairro de carro ou com o Ascensor de Nazaré. Acessar o topo de montanha de bondinho é um passeio turístico e tanto! Vale a pena mesmo se você estiver de carro.

Largo de Nossa Senhora da Nazaré

É nesta praça que está localizado o Santuário de Nossa Senhora da Nazaré, uma linda igreja e muito importante para a cidade.

Sua construção em estilo arquitetônico barroco, possui no interior uma escultura em madeira da imagem de Nossa Senhora de Nazaré, que foi trazida de Mérida no ano de 711.

A praça fica praticamente na beira da falésia e além de sua principal igreja, nela você encontra uma pequena capelinha, a Ermida da Memória e também o Miradouro do Suberco, de onde você tem uma vista incrível da falésia e também da Praia da Vila ou Praia de Nazaré.

Opção => Tour em Fátima, Nazaré, Óbidos e São Martinho do Porto

Forte de São Miguel Arcanjo

Cidades turística de Portugal
Forte de São Miguel | Foto: tintazul, via Wikimedia Commons.

O Forte de São Miguel Arcanjo, localizado bem na ponta da falésia junto ao Farol de Nazaré atualmente é um tradicional ponto de pesca. Ele foi erguido em 1577 com o intuito de proteger a vila de ataques de piratas argelinos, marroquinos, holandeses e normandos que pretendiam invadir o litoral.

Além da pesca, é um local perfeito para observar as formações das ondas e também o campeonato de surf, que durante a temporada de ondas gigantes fica lotada de turistas, surfistas e curiosos.

Conectado => Internet ilimitada em Portugal

Praia do Norte

Ondas Gigantes Nazaré
Praia do Norte é famosa pelas ondas gigantes | Foto: Hayuni Schramm.

A Praia do Norte é uma das praias mais extensas de Portugal e muito bonita, pois é cercada por uma bela vegetação e algumas dunas e parques.

É perfeita para prática de esportes marítimos como surf, windsurf e kitesurf. E é nesta praia que se formam as famosas ondas gigantes, que são um dos principais fatores que atraem turistas a Nazaré.

E não é para menos, afinal as ondas são realmente impressionantes. Mas um fato muito curioso e interessante é como as ondas se formam. Tudo acontece por conta do Canhão de Nazaré, que é um desfiladeiro submarino, considerado o maior da Europa!

Ele possui uma extensão de 211 km, que se inicia a 50 metros de profundidade, atingindo cerca de 5 mil metros.

E justamente pela existência deste canhão que de um lado da falésia temos uma praia calma e do outro lado, na Praia do Norte, ondas que chegam até 30 metros de altura.

WSL – Campeonato de Ondas Gigantes, Etapa de Nazaré

As ondas gigantes normalmente se formam na temporada de outono e inverno e, por isso, o campeonato acontece entre outubro e novembro.

 
Vai viajar e precisa ter internet 100% do tempo no seu celular?

Ter internet é essencial para usar aplicativos como Uber e Google Maps, além de conversar no WhatsApp e postar aquela foto no Instagram.

Devido a nossa parceria com a America Chip, você ganha 10% de desconto com o cupom QUEROVIAJARMAIS para comprar qualquer chip e receber em casa, e assim ter conexão 4G de ALTA VELOCIDADE em diversos países. Conheça as vantagens:

  • Receber o chip na sua casa ainda no Brasi;
  • A configuração do chip é extremamente fácil;
  • Os planos têm excelente custo-benefício, com preço a partir de USD 31,00;
  • Muita economia, porque você contrata apenas os dias que for usar;
  • É sem dúvida a opção mais fácil, prática e segura para ter a melhor internet 4G;
  • Já falei internet ilimitada? ;)
 
   

Portanto, se você deseja assistir ao fenômeno e também se impressionar com os surfistas, programe-se para visitar Nazaré neste período. Porém, saiba que não poderá curtir a praia em si, pois estará bem frio.

Aventura => Tour nas ondas gigantes de Nazaré

Praia da Vila

O que fazer em Portugal
Praia da Vila tem águas calmas e é emoldurada pelas falésias ao fundo.

A Praia da Vila ou Praia de Nazaré, é perfeita para banho e para curtir um dia de sol à beira do mar.

Com uma faixa de areia extensa, se você estiver visitando a cidade no verão, não deixe de curtir um tempinho na areia e mar.

A principal avenida a beira mar possui diversos bares e restaurantes e é uma ótima pedida para descansar e desacelerar sua viagem. Passeie pelo centrinho, pare para comer e curta a praia!

No fim da praia, próximo a falésia, fica o Ascensor de Nazaré e é por ele que – se você não estiver de carro – pode acessar ao bairro em cima da montanha e curtir os pontos turísticos do Sítio.

Como se locomover em Nazaré

Elevador de Nazaré
Passeio no funicular de Nazaré é imperdível | Foto: Amaianos, via Wikimedia Commons.

Tanto para chegar em Nazaré, quanto para se locomover pela cidade, a melhor alternativa é alugar um carro. Até porque, normalmente você incluirá a cidade num roteiro em que estará explorando outros destinos na região e um carro dará conforto e liberdade.

Se você não estiver de carro alugado em Portugal, a melhor forma de se locomover é utilizando o Ascensor de Nazaré – estilo um bondinho ou funicular – que liga a Praia de Nazaré ao Farol.

Além disso, tanto na praia quanto nos arredores do farol você pode ir de um lugar ao outro a pé, já que é tudo muito próximo.

Onde ficar em Nazaré

Uma das melhores opções de onde ficar em Nazaré é o Hotel Mar Bravo. Ele é bem confortável e sua localização é muito privilegiada: na principal avenida, à beira da Praia de Nazaré! Você poderá desfrutar de uma bela vista e um hotel com ótimo serviços e facilidades, além de estar a 2 minutos a pé do ascensor.

Outra opção é o Hotel Praia, que está localizado no Centro da Praia de Nazaré. De estilo executivo, ele possui um terraço com piscina e fica a cerca de 50 metros da praia. Agora, se você está buscando conforto, o Miramar Hotel & Spa é a melhor opção.

Localizado próximo ao Miradouro da Pederneira, um pouco mais afastado da praia, o hotel está em uma ladeira e por conta disso tem um visual privilegiado da praia e farol de Nazaré. Você poderá relaxar na piscina ou nas espreguiçadeiras do jardim desfrutando da paisagem maravilhosa.

Comidas típicas e onde comer em Nazaré

Pratos típicos de Portugal
Berbigão é um marisco bastante típico em Nazaré.

Nazaré, em Portugal, é uma vila de pescadores, portanto, nada melhor que aproveitar para comer um bom peixe fresco! A sardinha e o carapau grelhados são pratos típicos da cidade, além de mariscos, que podem ser apreciados num bom arroz de mariscos.

Uma boa pedida é experimentar o berbigão, principal prato do restaurante Casa O Santo (Rua do Juncal), próximo ao elevador e apenas duas quadras da praia. A comida é deliciosa e os pratos são bem servidos, além de ser perfeito também para petiscar. Ótimo custo-benefício.

Outra opção para degustar um peixe fresco e bem servido é o restaurante Rosa dos Ventos (Rua Gil Vicente, 88), restaurante de estilo simples, daqueles bem típicos portugueses.

Está localizado um pouco fora da muvuca de turistas.

Roteiro em Nazaré para 1 dia

Ondas gigantes em Portugal
Ondas da Praia do Norte vistas do Farol de Nazaré | Foto: Hayuni Schramm.

Passar um dia em Nazaré é suficiente para você conhecer a cidade e curtir os seus principais pontos turísticos. Por isso sugiro que você comece seu dia dando uma volta na praia da vila. Se perca um pouco pelo centrinho e caminhe a beira mar, curtindo o visual e o clima da cidade.

Se for verão e estiver calor, aproveite para deitar um pouco na areia e dar um mergulho! Existem opções de serviço de aluguel de barracas e cadeiras, uma boa pedida!

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom PAI, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 

Depois de caminhar e passear bastante pela manhã, que tal um almoço na Casa o Santo? Descanse e recupere as energias com uma deliciosa comida típica portuguesa. Saindo do restaurante, vá em direção ao Ascensor de Nazaré, é hora de subir para o Sítio de Nazaré, no topo da falésia. Chegando no alto aprecie o visual no Miradouro do Suberco.

   

Tire várias fotos da bela paisagem da Praia da Vila. Logo em seguida, passe na pequena capela Ermida da Memória.

Nazaré óbidos
Vista do miradouro | Foto: José Luis Cabana, via Wikimedia Commons.

Dê uma volta no Largo de Nossa Senhora da Nazaré. Conheça também a igreja de mesmo nome, que fica no centro da praça.

Dali, siga para o Forte de São Miguel Arcanjo, mas antes de chegar à ponta, enquanto caminha em direção a ele, vá admirando a beleza do encontro da Praia da Vila (à esquerda) com a Praia do Norte, que fica a sua direita.

Se tiver na temporada das ondas gigantes, não deixe de prestar atenção nas ondas, você vai se impressionar.

Chegando no forte e farol, explore este local. Se você for para o lado direito (de frente para o forte e mar), você chegará em uma escada, que te leva a uma passarela e “deck” bem próximos ao mar.

Desça até lá e admire a beleza e a imensidão azul. No final da passarela, você poderá desfrutar de uma vista incrível para a falésia e a Praia de Nazaré. Na minha opinião, uma das vistas mais bonitas de Nazaré, Portugal!

Bônus: se estiver na temporada de ondas gigantes, reserve um tempinho para observá-las e tentar ter a sorte de ver um surfista pegando uma onda.

Recomendo, é incrível e assustador ao mesmo tempo. A pessoa parece uma formiguinha no meio da onda. Repare também como o surfista é colocado, por um jet ski, no topo da onda. Impressionante!

Dica => Roteiro em Portugal e Espanha

Encantos de Nazaré, Portugal

Nazaré me encantou muito e não tenho dúvidas que irá te encantar também. Por isso, se você estiver programando uma viagem para Portugal, sugiro que você inclua Nazaré – e cidades nos arredores, como Óbidos – no seu roteiro. Você não irá se arrepender.

Portugal é muito mais do que Porto e Lisboa, e a beleza natural de Nazaré, além de sua cultura e história valem o passeio. E se puder, recomendo que vá durante a temporada de ondas gigantes para Nazaré, Portugal.

Fui em outubro e tive a oportunidade de ver alguns surfistas pegando as ondas e foi uma experiência super diferente.

Fiquei muito impressionada, não só com o esporte, mas também com a cidade, que apesar de ser pequena, tem muito a oferecer.

Gostou das dicas em Nazaré? Então, compartilhe este artigo com aquela pessoa que você gostaria que te acompanhasse nessa aventura.

Até + !!!

ESCRITO POR

Hayuni Schramm

ESCRITO POR

Hayuni Schramm

Hayuni, formada em turismo e hotelaria e pós-graduada em gestão empresarial e marketing. Mora no Rio de Janeiro e tem alma viajante. É sonhadora, curiosa, inquieta e adora explorar novas culturas. Tem também seu blog de viagens, o Slow Travel World, onde compartilha dicas e oferece Roteiros Personalizados. Siga também nas redes sociais: @nunypelomundo e @slowtravel.world

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Melhores Hotéis

Descubra as melhores opções de hotéis para se hospedar

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Melhores Hotéis

Descubra as melhores opções de hotéis para se hospedar

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Quero Viajar Mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *