Roteiro em Óbidos e Nazaré: o que fazer nas cidades portuguesas

por Hayuni Schramm

Roteiro em Óbidos e Nazaré: o que fazer nas cidades portuguesas

Se você quer incluir um roteiro em Óbidos e Nazaré na viagem que está programando para Portugal, chegou ao lugar certo!

As duas cidades ficam no centro do país a cerca de 2 horas de carro da capital, podem ser conhecidas em apenas um dia, fazendo um bate-volta saindo de Lisboa.

São pequenas cidades, com poucos pontos turísticos e com estilos completamente diferentes, entretanto imperdíveis. Em Óbidos, você encontrará muita história em uma vila medieval, já em Nazaré você irá de encontro a uma beleza natural sem tamanho!

E o melhor de tudo é que a distância de Óbidos a Nazaré é de somente 40km. E se você puder e quiser esticar mais um pouquinho seu roteiro, recomendo incluir a cidade de Fátima, visto que a distância de Nazaré a Fátima é de apenas 60km.

Portanto, confira aqui um pouco de tudo o que fazer em um roteiro de um dia considerando um tour em Óbidos pela manhã e um passeio em Nazaré pela tarde.

Planeje sua viagem => Onde ficar em Lisboa

Seguro viagem Portugal »

 

Roteiro em Óbidos e Nazaré, em Portugal

Roteiro em Óbidos
Óbidos é uma cidade medieval muito simpática e acolhedora.

Uma viagem de bate-volta de um dia requer planejamento para que você consiga aproveitar ao máximo as cidades e os passeios em cada uma delas.

Portanto, primeiro de tudo, para montar um roteiro em Óbidos e Nazaré, minha sugestão é que você alugue um carro.

Alugar um carro no aeroporto de Lisboa vai te ajudar muito na logística. Além de poupar tempo, você poderá investi-lo em curtir os passeios.

Sendo assim, você pode alugar o carro em Lisboa, tanto no aeroporto quanto em outros locais espalhados pela cidade. Veja dicas de aluguel de carro em Portugal.

Outro ponto importantíssimo para este roteiro de bate volta é pesquisar sobre o clima, já que Portugal costuma ter as estações bem definidas. Aproveite para descobrir quando ir para Portugal.

Outro motivo para entender o clima é que Óbidos possui eventos e festivais ao longo do ano e Nazaré tem a temporada de ondas gigantes.

Cidades turística de Portugal
Forte de São Miguel, em Nazaré | Foto: tintazul, via Wikimedia Commons.

É isso mesmo, Nazaré é um dos melhores lugares do mundo para surfar. Ressalto também outra questão referente a temporada: o horário que o sol se põe.

No inverno escurece mais cedo, por isso, será necessário que você saia de Lisboa mais cedo para ter mais tempo curtindo seu roteiro em Óbidos e Nazaré.

É claro que nenhum destes pontos irá fazer você desistir da viagem, porém, é importante saber o que está acontecendo nas cidades para que seu roteiro esteja bem redondinho e você possa aproveitar ao máximo a sua viagem.

Tanto Óbidos quanto Nazaré são cidades super pequenas e muito próximas, portanto, você consegue conhecer tranquilamente as duas em apenas um dia.

Dessa forma, sugiro que você comece por Óbidos, reservando a manhã e o almoço para conhecer a pequena vila medieval.

Finalizado seu almoço, pegue o carro e passe a tarde em Nazaré. Deixo a seu critério o horário de voltar a Lisboa.

Você pode optar por jantar em Nazaré e degustar a gastronomia local ou então terminar seu bate volta mais cedo, voltando para Lisboa para o jantar. A escolha é sua!

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios em Nazaré »

 

Como chegar em Óbidos e Nazaré

Viajando de carro de Lisboa

Estradas em Portugal
Rodovias são bem conservadas | Foto: Manuel de Sousa, via Wikimedia Commons.

Óbidos fica a pouco mais de 85 km de Lisboa e uma viagem de carro até a cidade irá levar por volta de 1h10. E de Óbidos a Nazaré você levará mais ou menos uns 40 minutos.

As estradas de Portugal são muito boas e costumam ter pelo menos três pistas nas rodovias federais ou autoestradas.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide em Portugal. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

Sua viagem saindo de Lisboa para Óbidos será principalmente pela Autoestrada 8 (A8) e quando sair de Óbidos para Nazaré você deverá pegar esta mesma estrada. Preste muita atenção aos pedágios (portagens).

Você pode solicitar a empresa que você alugou o carro um passe livre (Via Verde), desta forma você passará direto e pagará a empresa quando eles receberem a fatura. O sistema eletrônico de portagens de Portugal é muito eficiente.

Viajei o país todo com o Via Verde e a empresa de locação de carros nos cobrou as portagens por cartão de crédito cerca de 1 mês após o término da locação. Nos encaminharam um relatório com todas as informações e foi muito prático. Recomendo!

Pesquise => Melhores passeios em Óbidos

 

Roteiro de 1 dia em Óbidos e Nazaré

Seu roteiro em Óbidos e Nazaré começará saindo de Lisboa, portanto, acorde cedo, tome um café da manhã reforçado no seu hotel e pegue a estrada. Seu dia será longo e muito bem aproveitado.

 

Primeira parada: Óbidos

O que fazer em Óbidos
Castelo de Óbidos é uma das principais atrações da cidade.

Começando por Óbidos, quando você estiver chegando, bem próximo a entrada da pequena vila medieval tem um estacionamento pago. Recomendo que estacione o carro por ali e suba até a entrada da cidade. E seu dia turístico começa aqui.

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom BWEEK, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 

A cidade é toda murada e possui esta bela entrada, a Porta da Vila, um portão duplo com seu interior todo decorado com lindos azulejos portugueses do século XVIII e uma imagem de Nossa Senhora. Você pode fazer uma excursão em Óbidos com autonomia por meio de um guia interativo.

Ou explorar por conta própria. Passado o portão de entrada, você estará no centro da pequena vila.

Caminhe pela Rua Direita – principal rua – que está cheia de bares, restaurantes, lojinhas e belas construções. Aprecie a beleza das construções, das cores da cidade e imagine como era a vida por ali no período medieval.

Logo você chegará a Igreja de Santa Maria, na praça de mesmo nome.

Essa é a Igreja Matriz da cidade e é considerada por todos os portugueses um importante patrimônio, principalmente pela sua história. Pare e aprecie tanto seu exterior quanto seu interior.

Dicas de Portugal
Igreja de Santa Maria, no Centro de Óbidos. | Foto: Hayuni Schramm.

De volta a Rua Direita, siga até o fim, onde chegará ao Castelo de Óbidos. Aprecie seu exterior e entre em seu pátio, onde acontecem os eventos da cidade há muitos séculos. Aproveite para pegar uma das escadas e subir até as muralhas da cidade.

Caminhe um pouco por ela, a paisagem dos arredores de Óbidos é de tirar o fôlego, e aproveite a vista privilegiada do castelo.

Saindo da muralha e do castelo, vá até o Largo de São Pedro para conhecer a igreja de mesmo nome e a pequena Capela de São Martinho. Dali, se perca um pouco pelas pequenas ruas da cidade e admire toda sua beleza.

Depois então vá almoçar. Sugiro ou o restaurante da Pousada do Castelo ou o Petrarum Domus Bar.

Ambos servem comidas típicas de Portugal, como frutos do mar e carne de pato. Depois do almoço, não deixe de experimentar a Ginja de Óbidos, famoso licor feito na cidade. Perfeito para digestão!

Conectado => Internet em Portugal

 

Segunda parada: Nazaré

Praia de Nazaré
Praia de Nazaré atrai turistas de toda a Europa no verão.

Depois do almoço, pegue o carro e siga viagem para dar continuidade ao seu roteiro entre Óbidos e Nazaré.

A distância entre as cidades é pequena, pouco mais de 40km, portanto em cerca de 40 minutos na estrada você chegará a Nazaré.

Chegando, sugiro que você dê uma volta na orla da Praia de Nazaré e também no centrinho histórico da praia.

Aproveite para admirar a paisagem e também observar um pouco sobre a cultura e a vida nesta vila de pescadores. Depois de andar um pouco por ali pegue o carro ou suba de bondinho – que fica na praia.

Ele te levará até o bairro Sítio de Nazaré, em cima da montanha. Este é o principal e mais turístico bairro da cidade.

Logo na chegada do bondinho, você poderá apreciar a vista de Nazaré do Miradouro do Suberco e ao seu lado uma pequena capela, a Ermida da Memória.

Logo em frente ao miradouro você verá uma enorme praça, o Largo de Nossa Senhora da Nazaré e é ali que fica a principal igreja da cidade, o Santuário de Nossa Senhora da Nazaré.

Aproveite para conhecer um pouco sobre a história da cidade e também sobre a lenda do aparecimento de Nossa Senhora de Nazaré neste bairro.

 

 
Sabia que aprender através de cursos on-line nunca foi tão fácil?

Assista seus cursos pelo computador, tablet ou até mesmo pelo celular!

Devido a nossa parceria com a Learn Café, você terá acesso a cursos para todas as áreas do conhecimento, com alta qualidade, comodidade e de forma acessível. Cursos online para você:

  • Aprender rápido e ganhar dinheiro;
  • Se preparar para um novo emprego;
  • Melhorar seu currículo;
  • Continuar aprendendo sempre!
 

Forte de São Miguel Arcanjo e Farol de Nazaré

distancia de obidos a nazare portugal
Não perca a chance de admirar as ondas gigantes de Nazaré.

Em seguida, siga para o Forte de São Miguel Arcanjo e o Farol de Nazaré, que ficam bem na ponta da falésia.

Pelo caminho, vá admirando a paisagem, que de um lado fica a Praia de Nazaré e do outro a Praia do Norte, conhecida por suas ondas gigantes.

Explore o forte e desça, pela sua direita, bem próximo do mar. Você pode ter uma vista incrível de ambas as praias e também da falésia. Lindo demais!

Se estiver na temporada de ondas gigantes, você ficará espantado com o tamanho das ondas.

Sugiro que perca um tempinho observando, pois tenho certeza que terá sorte de ver algum surfista se aventurando nas ondas.

Preste atenção também em como eles acessam as ondas, através de um jetski, que os deixa no topo da onda. Incrível!

Depois de admirar, termine a tarde apreciando o pôr do sol e o entardecer nas redondezas e então aproveite para jantar.

Em Nazaré, é claro que os pratos típicos são à base de frutos do mar. Recomendo o restaurante Casa O Santo. Finalizado seu dia, volte a Lisboa. Sua volta levará por volta de 1 hora e meia pela Autoestrada A8.

Caso não queira fazer o roteiro para as duas cidades por conta própria, há diversas excursões que passam pela região como, por exemplo, a excursão para Fátima, Batalha, Alcobaça e Óbidos, o tour para Óbidos, Fátima e Costa Atlântica ou ainda o tour em Fátima, Nazaré, Óbidos e São Martinho do Porto

Aventura => Tour nas ondas gigantes de Nazaré

 

Planeje seu roteiro em Óbidos e Nazaré

Ressalto aqui a importância de planejar um roteiro. Principalmente porque desta forma você fará com que seu tempo renda mais.

Suas férias irão valer a pena e você não perderá tempo com o que não importa para você. E por isso que um roteiro em Óbidos e Nazaré deve ser bem planejado.

São cidades relativamente próximas de Lisboa e se você tiver uma boa programação, sua viagem irá fluir muito melhor.

Um bate-volta não demanda tanto tempo será muito mais aproveitado se adequado a um roteiro. Se você estiver buscando auxílio, sou formada em turismo e trabalho com viagens.

Por isso posso te ajudar a personalizar um roteiro em Óbidos e Nazaré e também para qualquer outra viagem.

Ofereço serviços de roteiros personalizados, onde monto o dia a dia da sua viagem com base nos seus gostos e perfil. Será uma viagem exclusiva e autêntica. Entre em contato no site do Slow Travel World, vamos conversar!

Agora que você já ficou por dentro do roteiro em Óbidos e Nazaré, compartilhe este artigo com seus companheiros de viagem.

 

ESCRITO POR

Hayuni Schramm

ESCRITO POR

Hayuni Schramm

Hayuni, formada em turismo e hotelaria e pós-graduada em gestão empresarial e marketing. Mora no Rio de Janeiro e tem alma viajante. É sonhadora, curiosa, inquieta e adora explorar novas culturas. Tem também seu blog de viagens, o Slow Travel World, onde compartilha dicas e oferece Roteiros Personalizados. Siga também nas redes sociais: @nunypelomundo e @slowtravel.world

Organize sua viagem

10 dicas para você
planejar sua viagem

Separamos as principais ofertas dos nossos parceiros para você economizar.
Clique nos itens abaixo e confira:

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Quero Viajar Mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *