Morar no México: dicas que você precisa saber antes de ir

Morar no México: dicas que você precisa saber antes de ir

Morar no México pode parecer algo distante para uns ou um sonho para outros. O fato é que, antes de planejar qualquer tipo de mudança efetiva, é muito importante pesquisar e levar em consideração alguns pontos sobre morar no país.

O México é um país maravilhoso para visitar, um país onde é possível desfrutar de uma grande diversidade cultural , com  pontos turísticos incríveis que inclusive são reconhecidos pelo UNESCO como Patrimônio da Humanidade.

Muitas pessoas visitam, se apaixonam pelo país e consideram que viver aqui é uma opção de progresso, por isso, é cada vez maior a procura de informações sobre como é morar no México. Nesse post irei falar um pouco sobre as principais dúvidas.

Planeje sua viagem => Melhores resorts no México

Seguro viagem para o México »

 

Como é morar no México?

Tudo sobre morar no México
Cidade do México | Foto: Francisco Diez, via Wikimedia Commons.

A resposta para essa pergunta é muito relativa e pode variar muito conforme o ponto de vista de cada um. É que morar no México pode ser uma experiência incrível para quem pratica o desapego, já para aqueles mais “apegados”  à sua cultura, família, emprego, idioma, a experiência pode ser difícil e até mesmo dolorosa.

Eu, particularmente, me incluo no time dos despegados. É claro que a cultura, a família e amigos fazem falta no meu dia a dia, contudo, não é algo que me entristeça e me faça pensar em voltar para o Brasil.

Por isso, digo que a resposta para essa pergunta vai depender muito de como cada um consegue suportar viver longe do seu país. Vi vários casos de brasileiros que não suportaram a carga emocional de morar no México, alguns longe da família, outros longe da cultura e amigos e, com isso, decidiram fazer as malas e regressar.

Bom, mas respondendo objetivamente à pergunta, morar no México é incrível e gratificante. O povo mexicano é muito acolhedor, simpático e adora os estrangeiros, o que de certa forma ameniza aquele impacto inicial de quando se chega no país para morar sem conhecer ninguém.

CLIQUE AQUI para fazer remessa online de dinheiro para exterior »

 

Características do povo mexicano

O que saber antes de morar no México
Cancún, no México.

Essa simpatia e cordialidade do povo mexicano, eu diria que, é quase que essencial para os primeiros meses de adaptação no país, onde tudo é novo, desde a comida até o idioma.

Os mexicanos sabem como tratar um estrangeiro, que aqui não é o seu território, que você não domina o idioma, não conhece a comida, a bebida, e tampouco as regras de convivência entre eles, por isso, eles são totalmente compreensíveis e procuram sempre estender a mão para ajudar nesse contato inicial com a cultura local.

Morar no México não é difícil, basta estar ciente da mudança, aberto à novas experiências e a vivenciar a cultura aprendendo tudo o que for possível para tornar a nova fase produtiva e feliz.

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?
Compare preços e compre online na Confidence Câmbio »

 

Morar no México é perigoso?

Dicas para quem quer morar no México
Guanajuato é uma das cidades com bastante segurança.

Quem já não ouviu ou leu por aí que o México é perigoso? Eu diria que quase todo mundo tem essa ideia (equivocada) do país, infelizmente. E, mesmo sem o conhecimento da cultura e do país, muitas pessoas falam que o México é um país perigoso e dominado pelo narcotráfico.

Essa afirmação me entristece e muito. Realmente é uma pena que um país tão lindo e rico culturalmente e economicamente  ainda possua essa imagem ao redor do mundo. A maioria dos países ainda não conseguiu equacionar de maneira efetiva o problema da segurança e com o México essa situação não é diferente.

Há problemas sim de segurança, contudo, posso afirmar com propriedade que não pode ser comparado com a crise da segurança que é vivida atualmente em alguns lugares do Brasil. Morar no México não é tão perigoso quanto morar em outros países.

O maior problema do México, em termos de segurança, está relacionado ao tráfico de drogas, com o diferencial de que por aqui, as mortes relacionadas ao narcotráfico geralmente são de pessoas que já possuem um envolvimento com os narcotraficantes. Por exemplo, é raro de acontecer sequestros ou latrocínios com pessoas comuns, uma vez que esses crimes estão relacionados com o narcotráfico.

 

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide no México. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

Cidades seguras no México

Dicas para morar no Mexico
Guadalajara.

Outro ponto interessante é que na maioria das grandes e médias cidades do México, o policiamento é constante, principalmente em cidades turísticas, algumas inclusive contam com o apoio da polícia local e também do exército.

Ademais, na grande maioria das cidades aqui no México é possível caminhar tranquilamente na rua com um telefone celular na mão ou ainda parar nos semáforos à noite que ninguém vai apontar uma arma e levar o carro.

Gosto sempre de citar o exemplo de uma cidade que eu conheço bem, se chama Saltillo e fica na região norte do  México. A cidade não é muito turística, mas a sensação de segurança é muito boa, há policiamento, pessoas caminhando à noite em praças com crianças, raramente se ouve falar de assaltos, (latrocínios nunca). Enfim, é possível sentir-se muito seguro.

E o exemplo não para somente em Saltillo, Monterrey, San Luis Potosí, Guadalajara e Guanajuato são cidades que também contam com uma excelente segurança.

Claro que, algumas zonas ou regiões no México, tendem a ser mais perigosas. Um exemplo é a zona de fronteira de Tihuana com os Estados Unidos. Lá, os índices de violência dessa região estão ligados ao narcotráfico. Por falar nisso, saiba como é

Dica => Melhores cidades do México para morar

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom VERAO, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 

 

A vida no México

A vida no México não é difícil, mas também não é fácil, é preciso persistência e disposição para enfrentar os desafios diários.

 

Mercado de trabalho

Morar no México
Estrangeiros precisam de visto para trabalhar no México.

Antes de pensar em morar no México é preciso pensar em como sobreviverá no país. O mercado de trabalho é bem competitivo e a maioria dos mexicanos são super bem preparados para enfrentá-lo. O primeiro fato que deve ser levado em consideração é que para morar no México se necessita um visto, seja ele de estudos, trabalho ou união familiar, sem o visto não é possível morar no país.

Muitas pessoas acreditam que é fácil para um estrangeiro conseguir um trabalho no México, quando na verdade, é bem complicado. Para trabalhar no México primeiro é preciso encontrar uma empresa que tenha autorização do Instituto de Imigração Mexicano para contratar estrangeiros, caso contrário, terá que iniciar o processo que é bem democrático.

Junto a isso, é preciso pensar também porque a empresa contrataria um estrangeiro, se pode contratar um local com igual ou mais experiência profissional? Outro ponto que acho importante mencionar é quanto à rotina de trabalho. No México, o trabalhador tem hora para entrar mas não tem hora para sair da empresa, podendo ficar ali por até 12 ou 13 horas diárias.

Em termos de direitos trabalhistas, a legislação brasileira é uma mãe se comparada com o México. Por aqui, nenhum trabalhador terá 30 dias de férias, o máximo é 15 dias atribuídos para funcionários com mais de 5 anos de empresa.

Descubra​ => Qual é o custo de vida no México?

 

Idioma

Quanto ao idioma, não há razões para preocupação, pois com o passar do tempo e com a convivência a fluência irá aparecer naturalmente. Para aqueles que não dominam ou possuem pouco conhecimento do espanhol, há muitas escolas de idiomas que proporcionam cursos para estrangeiros. A fluência virá somente com a prática. Se você quer ter fluência, leia também sobre os países para intercâmbio de espanhol.

Muitos que chegam ao México tendem a preocupar-se excessivamente com o idioma, mas na verdade, não há razão para pânico pois, conforme mencionei, os mexicanos são muito solícitos e sempre que puderem tentarão ajudar na pronúncia de uma outra palavra.

Confira​ => Tipos de visto para viajar ao México

 

Trânsito

Dicas para quem vai morar no Mexico
Trânsito na Cidade do México.

O trânsito no México é caótico e conforme a cidade pode ser insuportável, por isso, é preciso muita paciência para enfrentar  o trânsito mexicano. Nas grandes cidades como Cidade do México, Monterrey e Guadalajara o tráfego é muito pesado e demorado. Não bastasse o excessivo tráfego, principalmente nos horários de pico, a educação dos mexicanos no trânsito não é das melhores.

A maior queixa é quanto à sinalização de manobras, a maioria troca de pista sem sinalizar, sai de estacionamento sem sinalizar, faz retornos proibidos, transportam pessoas, animais e crianças na carroceria de caminhonetes e em motos, além de dirigir com excesso de velocidade.

Um fato curioso é que na cidade de Saltillo quase não se vê motociclistas ou ciclistas transitando pelas ruas, tudo isso devido à imprudência dos demais motoristas que não sinalizam suas manobras. Por segurança, eles evitam circular pelas ruas de bicicleta ou moto.

Imperdível​ => Conheça as principais celebrações mexicanas

 

 
Sabia que aprender através de cursos on-line nunca foi tão fácil?

Assista seus cursos pelo computador, tablet ou até mesmo pelo celular!

Devido a nossa parceria com a Learn Café, você terá acesso a cursos para todas as áreas do conhecimento, com alta qualidade, comodidade e de forma acessível. Cursos online para você:

  • Aprender rápido e ganhar dinheiro;
  • Se preparar para um novo emprego;
  • Melhorar seu currículo;
  • Continuar aprendendo sempre!
 

Serviços profissionais

É preciso ter muita paciência com alguns profissionais, como carpinteiros, marceneiros, costureiras. A maioria desses profissionais tarda muito para entregar o serviço acordado. Algumas vezes pode levar meses para a entrega daquela tão sonhada cozinha, ou daquela roupa que foi levada para ajuste na costureira.

Agende​ => Passeios no México

 

Comida

Tudo sobre como morar no Mexico
Comida mexicana é muito condimentada.

Uma das maiores dificuldades que ouço de estrangeiros que moram no México é a adaptação à comida mexicana, que é bem condimentada e muito apimentada. Quem gosta de preparar suas refeições em casa também pode encontrar algumas dificuldades, por exemplo, marcas de diferentes de feijão, arroz, cortes diferentes de carnes, temperos e bebidas.

O café do México não é bom e é difícil encontrar por aqui produtos brasileiros como a farinha de mandioca, picanha boa para churrasco, guaraná Antártica, chocolates Nestlé, brigadeiro, pão de queijo, dentre outros. Se você é brasileiro e não abre mão desses produtos, prepare-se para trazer um pequeno estoque na sua  mala da mudança.

Conectado​ => Internet no México

 

Planejamento para morar no México

A decisão de mudar de país é, geralmente, muito difícil e envolve uma série de ajustes, pesquisas e preparação, por isso, antes de pensar em morar no México tudo precisa ser muito bem planejado.

Cada ser humano é diferente, portanto, cada um irá reagir de forma diferente com a mudança, uns se adaptam rapidamente, outros sofrem pela saudade, pela falta de emprego, pela situação financeira. Enfim, antes de uma mudança de vida tão séria é preciso pesquisar e muito para ser feliz na nova escolha.

No mais, se todos os pontos já foram analisados e a mudança já está certa, venha para o México com a certeza de que será muito bem recebido!

 

Dica final: como enviar e receber dinheiro no México

Para viagens mais longas, como intercâmbio ou uma mudança para fora do Brasil, você pode fazer uma Remessa Online ou usar o Transferwise, que nada mais é do que transferir dinheiro da sua conta para a conta de outro país, e vice-versa.

Tudo é bem simples e seguro. Você só tem que preencher seus dados, inserir as informações da conta de destino, verificar a cotação bem como taxas e impostos aplicados, e enviar.

Toda a operação é reconhecida e autorizada pelo Banco Central do Brasil e o beneficiário recebe o dinheiro em um dia útil. Faça sua simulação agora no Remessa Online e insira o cupom de desconto: QUEROVIAJARMAIS para ainda mais vantagens. Tire suas dívidas sobre dinheiro no exterior no post Comprar dólar e euro online.

E você, já pensou em morar no México? Conte nos comentários o que você gosta no país.

Até + !!!

 

CATEGORIAS
ESCRITO POR

Andréia Teixeira

ESCRITO POR

Andréia Teixeira

Andréia Teixeira, advogada, redatora e pós graduanda em Direito do Trabalho e Previdenciário. Apaixonada por leitura, viagens e desafios. Atualmente morando no norte do México e totalmente encantada com a cultura local. Saludos!

Organize sua viagem

10 dicas para você
planejar sua viagem

Separamos as principais ofertas dos nossos parceiros para você economizar.
Clique nos itens abaixo e confira:

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Quero Viajar Mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários do post

  1. Marizete

    Sou pensionistas, como seria minha situação se eu querer morar no México?

  2. Vânia

    Eu trabalho como designer gráfico, home office, queria muito mudar para o México, mas por não ser a trabalho e nem me casar com alguém de lá, então eu não posso morar lá?

  3. Juliete Motta

    Se eu quiser ir passear no México por 2 meses e gostar do lugar aí sim eu preciso tirar o Visto?

  4. Polly Batista

    Oi, Juliete, tudo bem? Para fazer turismo no México, Brasileiros não precisam de visto. Dessa forma, você pode, sim, ficar 2 meses no país ou até 180 dias. No entanto, para morar no país, depois desse prazo você deve solicitar o visto no Consulado Mexicano do Brasil. Boa sorte!

  5. lilian

    eu tenho preocupação com mercado de trabalho tenho graduação em nutrição. não tenho nada que me prenda no brasil.

  6. Marlene Maria Ribeiro

    Olá Andreia! Gostei de suas dicas. Tenho 60 anos, já passei quase quatro meses na cidade de Mérida/ México que fica próximo a Cancún, pois meu filho e nora moram lá. É uma cidade pequena e extremamente tranquila, me apaixonei tanto que só estou esperando minha aposentadoria sair e eles ganharem visto definitivo em 2021, logo, meu filho faz a união familiar e posso ir morar lá de forma legal. Acho que foi amor a primeira vista e não me vejo morando em outro lugar. Sou do RJ, mas nasci no interior do Espírito santo. Inclusive! Uma pessoa que postou um comentário tem um sobrenome que não me é desconhecido. Família Favoretto, talvez vc conheça a minha que é família Paulucio. Esqueci de dizer que as águas mexicana não serve para beber, somente para outros usos, mas as águas minerais tem preço baixo e passam carros nas ruas o dia todo vendendo, igual carro de gás aqui. Tmb achei o custo de vida bem a baixo do Brasil. Lá em Mérida, tanto hospitais quanto escolas publicas funcionam maravilhosamente bem

  7. JADERSON FAVORETTO

    Olá, muito legal seu post! Sempre assisto no Discovery H&H vida no Paraíso: México, e tenho muita vontade de morar no litoral, em especial Cabo San Lucas. Quem sabe um dia... Um abraço

  8. VANDERLEI

    Oi Andreia, Adorei sua matéria sobre o México, Recebi um convite da empresa para trabalhar e morar em Saltillo. Você pode me enviar maiores informações sobre a localidade ?

  9. MARIA LUCIANE ANTUNES

    Boa noite! Adorei seu artigo sobre o Mexico, pois penso em me mudar para lá...gostaria que falasse comigo pelo email por favor. Att

  10. Denise Nery Soares

    Oi Andreia! Minha filha vai estudar 1 semestre na cidade do méxico. Qual o custo de vida?

  11. Polly Batista

    Oi, Denise. Tudo bem? Dá uma lida neste post: Custo de vida no México. Boa sorte!

  12. Patricia

    Oi, como vai? Estou pensando em passar o ano novo na Cidade do Mexico. Você recomenda? É bacana? Ou melhor seguir viagem para Queretaro? Eu chego dia 31;12 de tarde na Cidade do Mexico e pensei aproveitar. Obrigada

  13. Fla

    Oii. E pra quem é profissional liberal no ramo de beleza? Você tem noção se como funciona isso por aí?

  14. Natan

    Oi! Cara meu sonho é morar no México, não vejo a hora de completar minha idade para poder eu ir pra lá...Mais me diz o que eu tenho que fazer realmente pra mim morar lá

  15. Elaine

    Olaa. Gostei muito do post. Mas fiquei com dúvida com relação aos hospitais/saude para estrangeiros em intercâmbio. Agradeço muito se puder me responder!!

  16. Polly Batista

    Oi, Elaine. Tudo bem? Leia os seguintes posts: seguro viagem para intercâmbio e Estudar no México. Boa sorte!

  17. Bete

    Oi bom dia moro em São Paulo e pretendo ir morar no México tenho amigos e queri trabalhar cimo faço para wue eu consiga ? Quais documentos necessários como fazer?

  18. Polly Batista

    Oi, Bete. Tudo bem?! Dá uma olhada nesse post sobre como trabalhar no México. Pode te ajudar. Boa sorte!

  19. Lucas Guimaraes Oliveira

    Oi Andreia! SUPER parabens pelas postagens, estou lendo diversas sobre o Mexico pois minha namroada eh de Monterrey, NL e pretendo me mudar pra la pra morar com ela. Gostaria de saber qual o passo a passo a ser seguido para quem quer morar la. Eu pretendo ir pra la e esperar uns 2 anos pra casar com ela, entao a unica maneira seria ou visto de trabalho ou de estudante? Se sim poderia me aconselhar e me informar como consigo o passo a passo a ser seguido?

  20. Polly Batista

    Oi, Lucas. Tudo bem?! Muito obg! Veja tudo no artigo Visto para o México. Espero que te ajude. Boa sorte!!!