Início / Américas / América do Norte / México / Dicas sobre o que você precisa saber antes de morar no México

Dicas sobre o que você precisa saber antes de morar no México

Morar no México pode parecer algo distante para uns ou um sonho para outros. O fato é que, antes de planejar qualquer tipo de mudança efetiva, é muito importante pesquisar e levar em consideração alguns pontos sobre morar no país.

O México é um país maravilhoso para visitar, um país onde  é possível desfrutar de uma grande diversidade cultural , com  pontos turísticos incríveis que inclusive são reconhecidos pelo UNESCO como Patrimônio da Humanidade.

Muitas pessoas visitam, se apaixonam pelo país e consideram que viver aqui é uma opção de progresso, por isso, é cada vez maior a procura de informações sobre como é morar no México. Nesse post irei falar um pouco sobre as principais dúvidas.

Planeje sua viagem => Melhores hotéis all-inclusive do México

Quanto custa o seguro viagem para a América do Norte?

 

Como é morar no México?

Tudo sobre morar no México
Cidade do México | Foto: Francisco Diez, via Wikimedia Commons.

A resposta para essa pergunta é muito relativa e pode variar muito conforme o ponto de vista de cada um. É que morar no México pode ser uma experiência incrível para quem pratica o desapego, já para aqueles mais “apegados”  à sua cultura, família, emprego, idioma, a experiência pode ser difícil e até mesmo dolorosa.

Eu, particularmente, me incluo no time dos despegados. É claro que a cultura, a família e amigos fazem falta no meu dia a dia, contudo, não é algo que me entristeça e me faça pensar em voltar para o Brasil.

Por isso, digo que a resposta para essa pergunta vai depender muito de como cada um consegue suportar viver longe do seu país. Vi vários casos de brasileiros que não suportaram a carga emocional de morar no México, alguns longe da família, outros longe da cultura e amigos e, com isso, decidiram fazer as malas e regressar.

Bom, mas respondendo objetivamente à pergunta, morar no México é incrível e gratificante. O povo mexicano é muito acolhedor, simpático e adora os estrangeiros, o que de certa forma ameniza aquele impacto inicial de quando se chega no país para morar sem conhecer ninguém.

Fácil e barato => Aluguel de carro no México

 

Características do povo mexicano

O que saber antes de morar no México
Cancún, no México.

Essa simpatia e cordialidade do povo mexicano, eu diria que, é quase que essencial para os primeiros meses de adaptação no país, onde tudo é novo, desde a comida até o idioma.

Os mexicanos sabem como tratar um estrangeiro, que aqui não é o seu território, que você não domina o idioma, não conhece a comida, a bebida, e tampouco as regras de convivência entre eles, por isso, eles são totalmente compreensíveis e procuram sempre estender a mão para ajudar nesse contato inicial com a cultura local.

Morar no México não é difícil, basta estar ciente da mudança, aberto à novas experiências e a vivenciar a cultura aprendendo tudo o que for possível para tornar a nova fase produtiva e feliz.

Dúvida​ => Qual moeda levar para o México?

 

Morar no México é perigoso?

Dicas para quem quer morar no México
Guanajuato é uma das cidades com bastante segurança.

Quem já não ouviu ou leu por aí que o México é perigoso? Eu diria que quase todo mundo tem essa ideia (equivocada) do país, infelizmente. E, mesmo sem o conhecimento da cultura e do país, muitas pessoas falam que o México é um país perigoso e dominado pelo narcotráfico.

Essa afirmação me entristece e muito. Realmente é uma pena que um país tão lindo e rico culturalmente e economicamente  ainda possua essa imagem ao redor do mundo. A maioria dos países ainda não conseguiu equacionar de maneira efetiva o problema da segurança e com o México essa situação não é diferente.

Há problemas sim de segurança, contudo, posso afirmar com propriedade que não pode ser comparado com a crise da segurança que é vivida atualmente em alguns lugares do Brasil. Morar no México não é tão perigoso quanto morar em outros países.

Ainda com dúvidas sobre as atrações turísticas?
 

O maior problema do México, em termos de segurança, está relacionado ao tráfico de drogas, com o diferencial de que por aqui, as mortes relacionadas ao narcotráfico geralmente são de pessoas que já possuem um envolvimento com os narcotraficantes. Por exemplo, é raro de acontecer sequestros ou latrocínios com pessoas comuns, uma vez que esses crimes estão relacionados com o narcotráfico.

 

Cidades seguras no México

Dicas para morar no Mexico
Guadalajara.

Outro ponto interessante é que na maioria das grandes e médias cidades do México, o policiamento é constante, principalmente em cidades turísticas, algumas inclusive contam com o apoio da polícia local e também do exército.

Ademais, na grande maioria das cidades aqui no México é possível caminhar tranquilamente na rua com um telefone celular na mão ou ainda parar nos semáforos à noite que ninguém vai apontar uma arma e levar o carro.

Gosto sempre de citar o exemplo de uma cidade que eu conheço bem, se chama Saltillo e fica na região norte do  México. A cidade não é muito turística, mas a sensação de segurança é muito boa, há policiamento, pessoas caminhando à noite em praças com crianças, raramente se ouve falar de assaltos, (latrocínios nunca). Enfim, é possível sentir-se muito seguro.

E o exemplo não para somente em Saltillo, Monterrey, San Luis Potosí, Guadalajara, Guanajuato são cidades que também contam com uma excelente segurança.

Claro que, algumas zonas ou regiões no México, tendem a ser mais perigosas. Um exemplo é a zona de fronteira de Tihuana com os Estados Unidos. Lá, os índices de violência dessa região estão ligados ao narcotráfico. Por falar nisso, saiba como é

Dica => Melhores cidades do México para morar

Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe 5% de desconto usando o cupom QUEROVIAJARMAIS5, é só clicar no botão.
 

 

A vida no México

A vida no México não é difícil, mas também não é fácil, é preciso persistência e disposição para enfrentar os desafios diários.

 

Mercado de trabalho

Morar no México
Estrangeiros precisam de visto para trabalhar no México.

Antes de pensar em morar no México é preciso pensar em como sobreviverá no país. O mercado de trabalho é bem competitivo e a maioria dos mexicanos são super bem preparados para enfrentá-lo. O primeiro fato que deve ser levado em consideração é que para morar no México se necessita um visto, seja ele de estudos, trabalho ou união familiar, sem o visto não é possível morar no país.

Muitas pessoas acreditam que é fácil para um estrangeiro conseguir um trabalho no México, quando na verdade, é bem complicado. Para trabalhar no México primeiro é preciso encontrar uma empresa que tenha autorização do Instituto de Imigração Mexicano para contratar estrangeiros, caso contrário, terá que iniciar o processo que é bem democrático.

Junto a isso, é preciso pensar também porque a empresa contrataria um estrangeiro, se pode contratar um local com igual ou mais experiência profissional? Outro ponto que acho importante mencionar é quanto à rotina de trabalho. No México, o trabalhador tem hora para entrar mas não tem hora para sair da empresa, podendo ficar ali por até 12 ou 13 horas diárias.

Em termos de direitos trabalhistas, a legislação brasileira é uma mãe se comparada com o México. Por aqui, nenhum trabalhador terá 30 dias de férias, o máximo é 15 dias atribuídos para funcionários com mais de 5 anos de empresa.

Descubra​ => Qual é o custo de vida no México?

 

Idioma

Quanto ao idioma, não há razões para preocupação, pois com o passar do tempo e com a convivência a fluência irá aparecer naturalmente. Para aqueles que não dominam ou possuem pouco conhecimento do espanhol, há muitas escolas de idiomas que proporcionam cursos para estrangeiros. A fluência virá somente com a prática. Se você quer ter fluência, leia também sobre os países para intercâmbio de espanhol.

Muitos que chegam ao México tendem a preocupar-se excessivamente com o idioma, mas na verdade, não há razão para pânico pois, conforme mencionei, os mexicanos são muito solícitos e sempre que puderem tentarão ajudar na pronúncia de uma outra palavra.

Confira​ => Tipos de visto para viajar ao México

 

Trânsito

Dicas para quem vai morar no Mexico
Trânsito na Cidade do México.

O trânsito no México é caótico e conforme a cidade pode ser insuportável, por isso, é preciso muita paciência para enfrentar  o trânsito mexicano. Nas grandes cidades como Cidade do México, Monterrey e Guadalajara o tráfego é muito pesado e demorado. Não bastasse o excessivo tráfego, principalmente nos horários de pico, a educação dos mexicanos no trânsito não é das melhores.

A maior queixa é quanto à sinalização de manobras, a maioria troca de pista sem sinalizar, sai de estacionamento sem sinalizar, faz retornos proibidos, transportam pessoas, animais e crianças na carroceria de caminhonetes e em motos, além de dirigir com excesso de velocidade.

Um fato curioso é que na cidade de Saltillo quase não se vê motociclistas ou ciclistas transitando pelas ruas, tudo isso devido à imprudência dos demais motoristas que não sinalizam suas manobras. Por segurança, eles evitam circular pelas ruas de bicicleta ou moto.

Vai viajar e precisa ter internet 100% do tempo no seu celular?

Ter internet é essencial para usar aplicativos como Uber e Google Maps, além de conversar no WhatsApp e postar aquela foto no Instagram.

Devido a nossa parceria com a EASYSIM4U, clicando no botão abaixo você ganha 10% OFF para comprar qualquer chip e receber em casa, e assim ter conexão em até 210 países.
 

Imperdível​ => Conheça as principais celebrações mexicanas

 

Serviços profissionais

É preciso ter muita paciência com alguns profissionais, como carpinteiros, marceneiros, costureiras. A maioria desses profissionais tarda muito para entregar o serviço acordado. Algumas vezes pode levar meses para a entrega daquela tão sonhada cozinha, ou daquela roupa que foi levada para ajuste na costureira.

Saiba mais => Melhores passeios no México

 

Comida

Tudo sobre como morar no Mexico
Comida mexicana é muito condimentada.

Uma das maiores dificuldades que ouço de estrangeiros que moram no México é a adaptação à comida mexicana, que é bem condimentada e muito apimentada. Quem gosta de preparar suas refeições em casa também pode encontrar algumas dificuldades, por exemplo, marcas de diferentes de feijão, arroz, cortes diferentes de carnes, temperos e bebidas.

O café do México não é bom e é difícil encontrar por aqui produtos brasileiros como a farinha de mandioca, picanha boa para churrasco, guaraná Antártica, chocolates Nestlé, brigadeiro, pão de queijo, dentre outros. Se você é brasileiro e não abre mão desses produtos, prepare-se para trazer um pequeno estoque na sua  mala da mudança.

Não perca​ =>Dicas de ouro para embarcar para o México

 

Planejamento para morar no México

A decisão de mudar de país é, geralmente, muito difícil e envolve uma série de ajustes, pesquisas e preparação, por isso, antes de pensar em morar no México tudo precisa ser muito bem planejado.

Cada ser humano é diferente, portanto, cada um irá reagir de forma diferente com a mudança, uns se adaptam rapidamente, outros sofrem pela saudade, pela falta de emprego, pela situação financeira. Enfim, antes de uma mudança de vida tão séria é preciso pesquisar e muito para ser feliz na nova escolha.

No mais, se todos os pontos já foram analisados e a mudança já está certa, venha para o México com a certeza de que será muito bem recebido!

E você, já pensou em morar no México? Conte nos comentários o que você gosta no país.

 

Leia outros artigos do México:

Vai viajar? Comece a planejar sua viagem!

seguro viagem

Nunca se esqueça do Seguro Viagem! Além de ser obrigatório para entrar nos países da Europa, é essencial a contratação caso você tenha viagem marcada para qualquer lugar do mundo. Veja como o seguro me salvou na Alemanha, quando precisei de internação devido a uma infecção alimentar. Também precisei usar meu seguro viagem nos Estados Unidos, logo quando estava curtido uma das ilhas do Hawaii…acabei economizando R$ 2.000,00. Sem contar que auxilia quando há extravio de bagagem ou qualquer outro imprevisto. Utilize o comparador da Seguros Promo, que faz a pesquisa entre as melhores seguradoras para você economizar tempo e dinheiro. Por serem parceiros do blog, nós recebemos uma comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Ao contrário, leitores do blog ganham 5% de desconto usando o cupom QUEROVIAJARMAIS5. O pagamento pode ser feito em até 12 x no cartão, ou com + 5% off no boleto bancário!

celular no exterior

Saia do Brasil com internet 4G (Confira o comparativo entre os chips)

reserva de carros

Compare os melhores preços para alugar um carro na Rent Cars => Saiba mais

Cadastre seu email para receber nossas atualizações!

Sobre Andréia Teixeira

Andréia Teixeira, advogada, redatora e pós graduanda em Direito do Trabalho e Previdenciário. Apaixonada por leitura, viagens e desafios. Atualmente morando no norte do México e totalmente encantada com a cultura local. Saludos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *