Onde ficar em Oaxaca, no México: dicas de bairros e hotéis

por Raquel Araujo

Onde ficar em Oaxaca, no México: dicas de bairros e hotéis

Descobrir onde ficar em Oaxaca é tarefa fácil, difícil mesmo vai ser querer ir embora dessa cidade tão surpreendente ao sul do México.

Oaxaca de Juarez, capital do estado de mesmo nome, é um lugar que mistura uma gastronomia incrível, muita cultura mexicana e paisagens de tirar o fôlego.

Por isso, esqueça os roteiros “tradicionais” pelo país e aposte numa viagem em busca de um México mais genuíno. A escolha do local onde ficar em Oaxaca irá te ajudar nesse objetivo.

A cidade possui opções de hospedagem para todos os tipos de viajantes, desde hotéis boutique até hostels mais simples. No geral, os preços se mantém atrativos, exceto na alta temporada e feriados, como o Dia dos Mortos e o Festival Guelaguetza, que atraem muitos turistas.

É importante destacar que Oaxaca é uma cidade voltada para o turismo e o povo valoriza muito a mão de obra local; sendo assim, você não encontrará grandes redes de hotéis e sim negócios próprios dos oaxaquenhos.

Selecionei algumas opções de hospedagens bem legais para você escolher onde ficar em Oaxaca, veja qual tem o seu estilo de viagem e não deixe de incluir a cidade no seu roteiro por esse país da América do Norte

Planeje sua viagem => Chip de celular no México

Seguro viagem para o México: qual contratar? »

 

Onde ficar em Oaxaca

Roteiro México
Oaxaca tem muitas opções de hotéis | Foto: Juan Porter, via Wikimedia Commons.

Oaxaca é uma cidade pulsante. Principalmente se visitá-la durante os feriados mexicanos, principalmente no Dia dos Mortos ou no Guelaguetza, verá que tudo acontece dentro dos limites do Centro Histórico.

Por ali concentram-se a maioria dos hotéis e também estão os melhores restaurantes, os principais pontos turísticos de Oaxaca e é de onde saem ônibus ou táxis compartilhados para as atrações nos arredores de Oaxaca.

Sendo assim, o melhor local para ficar é no Centro Histórico; outra vantagem de ficar na região é que a melhor forma de se locomover por Oaxaca é a pé e por ali tudo é perto. Selecionei alguns pontos específicos dentro do Centro Histórico que são opções interessantes de onde ficar em Oaxaca:

  • Zócalo de Oaxaca
  • Igreja de Santo Domingo
  • Igreja Nossa Senhora da Soledad
  • Fora do Centro Histórico

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios em Oaxaca »

 

Hotéis em Oaxaca

Zócalo

Hotéis no México
Praça principal em Oaxaca | Foto: Nsaum75, via Wikimedia Commons.

Todas as praças centrais mexicanas se chamam Zócalo, o que quer dizer que, não importa em qual cidade do México você esteja, sempre terá um Zócalo.

A de Oaxaca é o coração do Centro Histórico, com a Catedral da cidade bem ao lado; no seu entorno estão vários restaurantes.

Há ainda ponto de táxi que pode ser útil caso queira utilizá-lo para fazer algum passeio nos arredores de Oaxaca.

Essa é uma região bastante movimentada, tanto que frequentemente você irá encontrar artistas de rua e feiras ao ar livre. No Zócalo também há um ponto de informações turísticas.

 

Luxo | Hotel Boutique Parador San Miguel: Colado no Zócalo de Oaxaca está o Hotel Boutique Parador San Miguel. O prédio tem estilo colonial, TV a cabo, ar condicionado nos quartos; dentro do hotel também está o bem avaliado Restaurant Andariego, uma ótima opção para provar um dos sete famosos moles de Oaxaca, sendo que os hospedes possuem 10% de desconto nas refeições.

O hotel também oferece serviços de transfer até o aeroporto por um custo adicional. Há um terraço bem bacana com espreguiçadeiras para curtir um fim de tarde em Oaxaca. Outro ponto interessante é que Parador San Miguel é petfriendly, ideal caso esteja viajando com o seu animalzinho de estimação; entre em contato com o hotel para saber sobre as condições de hospedagem.

Custo-Benefício | Hotel Casona Oaxaca: Para quem está de olho no custo-benefício, o Hotel Casona Oaxaca fica a um quarteirão do Zócalo. Suas principais comodidades são wi-fi gratuito em todo o hotel, TV com canais a cabo, ar condicionado em todos os quartos, além de recepção 24 horas; o hotel também oferece transfer para o aeroporto por um custo adicional.

Barato | Andaina Youth Hostel: O Andaina Youth Hostel  é muito bem avaliado, o que faz dele uma ótima opção para os viajantes econômicos ficarem em Oaxaca. Os quartos possuem banheiro compartilhado e cozinha de uso comum. O hotel possui recepção 24 horas, churrasqueira, terraço e mesa de pingue-pongue; enquanto o wi-fi é gratuito em toda a área do hotel.

 

Praça Santo Domingo

Hotéis em Oaxaca
Igreja de Santo Domingo em Oaxaca.

A Igreja de Santo Domingo é um dos atrativos da cidade. Além de ser belíssima e muito disputada por casais mexicanos que querem casar no local, o complexo engloba também o museu das culturas de Oaxaca, um dos locais indispensáveis no seu roteiro pela cidade, assim como o jardim Etnobotânico.

Se você for a Oaxaca no Dia dos Mortos, na praça Santo Domingo sempre terá alguma bandinha de caveiras. Escolha ficar neste lugar se quiser ficar próximo dos principais pontos turísticos; por ali também estão ótimos restaurantes.

 

Luxo | Hotel Palacio Borghese: Hotel Palacio Borghese é um dos mais bem avaliados de Oaxaca. Os quartos são amplos e luxuosos, possui wi-fi e estacionamento gratuitos, recepção 24 horas e café da manhã incluso nas diárias. Ele fica a apenas 120 metros da praça de Santo Domingo e há serviço de transfer por um valor adicional. No hotel há ainda o restaurante mexicano La Purisima.

Custo-Benefício | Casa Catrina: Casa Catrina é daqueles hotéis com excelente custo-benefício. Os quartos possuem ar-condicionado, TV de tela plana e chaleira elétrica; além disso, a recepção é 24 horas e o café da manhã está incluído na diária.

Barato | Casa Nina: Uma ótima opção de hospedagem barata em Oaxaca é a Casa Nina. Os quartos possuem banheiro privativo, wi-fi gratuito, TV e máquina de café. O café da manhã não está incluída no preço. Se você estiver interessado em fazer um dos passeios nos arredores de Oaxaca, o hotel possui um balcão de turismo.

 

Igreja Nossa Senhora da Soledad

Melhores hotéis em Oaxaca
Igreja de Nossa Senhora de la Soledad | Foto: Ulisesmorales, via Wikimedia Commons.

Se você for para Oaxaca no período do Dia dos Mortos, vá para Igreja de Nossa Senhora da Soledad. É que na data há várias atividades culturais em frente a igreja como apresentações musicais e concurso de fantasias; o bacana de ficar no entorno é ficar próximo das atividades.

Caso vá numa outra temporada, essa é uma opção que fica entre o Zócalo e a praça de Santo Domingo e ainda é muito bem localizada dentro do Centro Histórico, com a vantagem de ser um pouco mais tranquila que as outras opções.

 

Luxo | Hotel con Corazón: Um dos campeões de venda de Oaxaca é o Hotel con Corazón, o layout dele é moderno e super aconchegante. Mas o mais bacana é que os lucros do hotel são investidos em  projetos de educação local. O hotel oferece transfer para o aeroporto por um custo adicional e há um terraço e um jardim. Os quartos possuem camas grandes, vista para o jardim, Wi-fi gratuito e banheiro privativo.

Custo-benefício | Casa Abuela: Me hospedei no hotel Casa Abuela Maria quando estive em Oaxaca e adorei. Criado em 2017, o local é simples, mas muito aconchegante. O café da manhã é gostoso, os quartos possuem chaleira, ar condicionado e TV; e há um terraço bem gostoso para relaxar. O destaque fica por conta do staff muito simpático. Tive uma ótima experiência por lá.

Barato | Hotel Pousada del Centro: Se o seu estilo de viagem é mais econômico, no Hotel Pousada del Centro você terá uma ótima localização por um preço melhor ainda. Há opções de quartos com banheiro compartilhado e outros com banheiro privativo.

 

Saindo do Centro Histórico

Melhores hotéis em Oaxaca
Encontre também ótimos hotéis fora do centro de Oaxaca | Foto: Booking.com.

Como falei, o Centro Histórico de Oaxaca é onde estão a maioria dos hotéis, mas isso não quer dizer que você não achará boas opções fora desta área para ficar em Oaxaca.

Há algumas propriedades nos limites do Centro Histórico e que merecem a sua atenção.

A vantagem desses hotéis é que, no geral, eles são maiores, muitos tem piscina.

Mas, o melhor é que há alguns que oferecem transfer até o Centro Histórico, o que compensa a distancia maior. Caso prefira dirigir pela cidade, saiba mais sobre aluguel de carro no México.

 

Luxo | Victoria Oaxaca: Se você procura uma experiência junto à natureza, o hotel Victoria Oaxaca é a opção. Ele é cercado de jardins e oferece uma vista panorâmica do Vale do Oaxaca, graças à sua localização no sopé do Cerro el Fortín. Possui piscina, restaurante, TV a cabo nos quartos, wi-fi gratuito, serviço de câmbio e loja de presentes. O Victória Oaxaca também oferece transfer gratuito até o Centro.

Custo-benefício | Fontin Plaza: O Fontin Plaza possui um ótimo custo-benefício, além de oferecer piscina ao ar livre aquecida e wi-fi gratuito em todo o hotel. Dentro das dependências está o restaurante Nizhanda com pratos de culinária internacional. Para chegar ao Centro Histórico, a propriedade dispõe de uma van.

Barato | Dom Mario: Uma pousada super gracinha (e pet friendly) é a Dom Mario. Ela oferece wi-fi gratuito, um minimercado e terraço. Há quartos com banheiro privativo e também opções com banheiro compartilhado. O hotel disponibiliza também um transfer até o aeroporto e balcão de turismo; para chegar ao Centro Histórico você pode alugar uma bicicleta no hotel.

 

Descubra onde ficar em Oaxaca

Oaxaca trata-se de uma cidade mexicana incrível, cheia de coisas bacanas para ver e muitos programas culturais. Escolha um bom hotel para ficar em Oaxaca e desfrute do melhor da cidade, aproveitando muito os passeios para fazer em Oaxaca.

Mas lembre-se, caso vá para a festa do Dia dos Mortos ou alguma outra festa específica da cidade, reserve o seu hotel com bastante antecedência, pois a cidade fica cheia e as melhores hospedagens esgotam com facilidade.

Fora isso, é só checar as sugestões de hotéis em Oaxaca, com opções de melhores hotéis em Oaxaca, com bom custo-benefício, os mais baratos. Depois é só escolher onde ficar em Oaxaca e curtir a cidade mexicana.

Curta esse vídeo do site oficial de turismo da Oaxaca sobre a cidade e já comece a se programar para o destino:

E você, pretende visitar Oaxaca? Deixe sua resposta nos comentários!

Até + !!!

 

ESCRITO POR

Raquel Araujo

ESCRITO POR

Raquel Araujo

Raquel Araujo, de 28 anos, é jornalista formada pela PUC-Rio, com pós graduação em Transmídia. É carioca, pisciana, ama os livros e batatas fritas. Para ela, viajar é se conectar com outras culturas enquanto descobre um pouco mais de si mesma.

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Atrações

Explore os lugares turísticos mais famosos entre os turistas

#05
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#06
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Atrações

Explore os lugares turísticos mais famosos entre os turistas

#05
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#06
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Quero Viajar Mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *