O que fazer em Oaxaca, México: lugares históricos para ver

por Raquel Araujo

O que fazer em Oaxaca, México: lugares históricos para ver

O que fazer em Oaxaca? Esse é um questionamento comum se esta é a primeira vez que você está ouvindo falar da cidade ou se você ainda não teve a oportunidade de conhecê-la.

Oaxaca pode não fazer parte dos roteiros tradicionais no México, assim, como Cidade do México, Chiapas ou Puebla, mas é perfeita para quem busca uma experiência além das famosas praias caribenhas e curte uma imersão cultural.

Oaxaca de Juarez, capital do estado de Oaxaca, é uma cidade incrível de várias maneiras. É acessível, é destaque pela gastronomia, possui diversas belezas naturais, preserva costumes milenares, tem um colorido maravilhoso e um povo super simpático.

Uma vez em Oaxaca é certeza de que você cairá de amores pela cidade. E não é para menos. A cidade foi considerada um dos cinco melhores destinos para se visitar pela National Geografic em 2018.

Nesse artigo, reúno diversas informações úteis sobre o que fazer em Oaxaca para que o seu roteiro fique o mais completo possível. Descubra onde ficar em Oaxaca, os melhores tours e passeios guiados na cidade, assim como os pontos turísticos de Oaxaca e aproveite tudo o que a cidade tem para oferecer.

Planeje sua viagem => Como viajar para o México com internet

Seguro viagem para o México: qual é o melhor? »

 

Tudo sobre o que fazer em Oaxaca

Roteiro no México
Oaxaca | Foto: Enrique López, via Wikimedia Commons.
  • Como chegar em Oaxaca
  • Principais pontos turísticos
  • Como se locomover
  • Onde ficar
  • Melhores restaurantes
  • Roteiro para dois dias em Oaxaca

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios em Oaxaca »

 

Como chegar em Oaxaca

Oaxaca de Juárez Chiapas
Oaxaca fica a 6 horas da Cidade do México | Foto: Thelmadatter, via Wikimedia Commons.

A 490 km da Cidade do México está Oaxaca de Juarez. O estado faz fronteira com Puebla, Veracruz, Chiapas e Guerrero. Saindo da capital mexicana são cerca de seis horas de viagem de carro ou apenas uma hora de avião.

A opção mais barata é ir de ônibus ou alugar um carro, principalmente se a sua intenção for visitar outras cidades do país. Se preferir ir de ônibus, eu indico a empresa ADO.

A frota é confortável, tem espaço para carregar celular e banheiro. Caso opte pelo carro, leve em consideração o trajeto. Para chegar em Oaxaca você passará por regiões montanhosas, então tome cuidado com o caminho.

Quando estive em Oaxaca, optei por chegar de avião. Várias empresas pousam no Aeroporto Internacional de Oaxaca.

 

Oaxaca de avião

oaxaca méxico
Viagem de avião da Cidade do México até Oaxaca dura uma hora.

Para Oaxaca tem voos da United, saindo do Texas, nos Estados Unidos. Entre as nacionais estão:

  • Aeroméxico;
  • Volaris, low cost mexicana que faz voos internos e para os países caribenhos;
  • Aeromar, para voos domésticos;
  • VivaAerobus, outra low cost;
  • E, por fim, a minha escolhida, Interjet.

Na minha experiência com a Interjet é que a companhia é impecável. Desde o atendimento no check in até a hora de embarque passando pelo serviço de bordo. O espaço para as pernas é excelente, a comida uma delícia e as pessoas são muito simpáticas. Os aviões são novinhos e confortáveis e o voo saiu pontualmente.

O aeroporto de Oaxaca não é grande, mas atende muito bem a região. A melhor forma de chegar à cidade é de táxi ou van. Há um guichê oficial, mas a fila é grande porque só há uma opção. Você pode optar por um táxi privado ou uma van compartilhada, que vai parando nos principais hotéis de Oaxaca.

Há ainda a opção de contratar um transfer do Aeroporto de Oaxaca. O aeroporto fica na vizinha Xoxocatlán (lê-se o X com som de “rr”) o deslocamento é de cerca de 20 minutos.

 

Pontos turísticos de Oaxaca

Roteiro em Oaxaca
Basílica de Nuestra Señora de la Soledad | Foto: Ulisesmorales, via Wikimedia Commons.

Agora vamos saber o que fazer em Oaxaca. Para isso, conheça os principais atrativos turísticos de Oaxaca. A cidade é, sobretudo, cultural e conta muito sobre um México genuíno, sem a americanização de outras regiões.

Em Oaxaca é comum ouvir oaxaqueños falando zapoteco, língua dos indígenas. Oaxaca, aliás, é o estado com maior diversidade de línguas indígenas, todas passadas através das gerações. Pode perguntar quando estiver lá, muitos deles falam espanhol e uma segunda língua indígena.

Também vale a pena ler o artigo sobre os passeios, que lista os tours guiados mais procurados no local. Fora isso, é um dos melhores lugares para curtir o Dia dos Mortos. Veja abaixo outros lugares imperdíveis em Oaxaca:

 

Museu das Culturas e Templo de Santo Domingo

Passeios em Oaxaca
Museu das Culturas | Foto: Anagoria, via Wikimedia Commons.

Para aprender ainda mais sobre esta região, vá ao Museu das Culturas de Oaxaca, uma visita praticamente obrigatória para quem está passeando pela cidade. O mais curioso sobre o museu é que ele funciona onde já foi um convento.

O local é maravilhoso para aprender mais sobre a cultura pré-hispânica e sobre a caminhada de resistência de Oaxaca diante da dominação espanhola. O museu é também uma ótima introdução para o que você verá em Monte Alban, que falarei mais abaixo.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide no México. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

Dentro do complexo do museu está o Templo de Santo Domingo, uma igreja barroca que de tão linda recebe casais de todo o país interessados em celebrarem o matrimônio nela. Só de entrar nela você entende porque tantas pessoas fazem questão de casar nesta Igreja. Ela é toda decorada e tem muitos detalhes banhados em ouro.

 

Jardim Etnobotânico

o que fazer em puebla
Jardim tem grande biodiversidade | Foto: Kaldari, via Wikimedia Commons.

Ainda na mesma área da Igreja está o Jardim Etnobotânico de Oaxaca. Ele ocupa o que já foi o jardim do convento. O local é praticamente um museu a céu aberto com espécies de plantas de todo o estado de Oaxaca.

Para você ter uma ideia da relevância histórica do estado, não basta ser o que tem a maior diversidade étnica do México e com a melhor culinária do país, Oaxaca também é o estado com a maior biodiversidade.

Passeando pelo jardim Etnobotânico você percebe espécies de climas áridos, de zonas tropicais, etc. Por questões de segurança das próprias plantas e para evitar a degradação do lugar, as visitas são feitas apenas com guias em horários determinados com opções em inglês, espanhol ou francês.

 

Mercado Benito Juarez

Mercados em Oaxaca
Mercado Benito Juarez | Foto: Anagoria, via Wikimedia Commons.

Oaxaca é destaque também pela gastronomia, sendo um ótimo lugar pra experimentar os pratos típicos do México. A melhor forma de comprovar é visitando o Mercado Benito Juarez. Ele é um mercado municipal onde você encontra barraquinhas de comida e artesanato típicos de Oaxaca.

O que experimentar? Comece pelos chapulines, os famosos gafanhotos fritos. Pode parecer exótico demais, mas é muito bom, são crocantes e bem temperados, aliás, um aviso, mesmo que o vendedor diga que não é picante, vai ser! Se você não gosta de pimenta, tome cuidado ao mergulhar a comida no molho.

Depois prove um dos sete moles da culinária oaxaqueña, o mais famoso é o negro, que leva cerca de 30 ingredientes, entre eles cacau, chili e canela. E para beber, aproveite o mezcal, bebida destilada “prima” da tequila. A diferença está no tipo de agave utilizado na produção. Na tequila é o azul e no mezcal é comum haver uma mistura.

 

Monte Albán

oaxaca monte albán
Passeio ao Monte Alban mistura cultura com uma bela vista.

No entorno da cidade também estão dois pontos turísticos que você precisa incluir na sua lista do que fazer em Oaxaca. Estou falando do sítio arqueológico de Monte Alban e de Hierve el Agua. Monte Alban está a apenas 10 km de Oaxaca de Juarez.

Já foi a capital da civilização zapoteca no período pré-hispânico. Essa foi uma das primeiras civilizações da Mezoamerica, teve mais de 35 mil habitantes e foi construída num ponto estratégico: no alto de uma montanha. A vista de lá é absolutamente linda, dá para ver toda a cidade.

Muitos objetos encontrados na região estão expostos no Museu das Culturas de Oaxaca, que já citei acima. Não deixe de conhecer de perto este local histórico que exerceu controle político, econômico e religioso em toda a região do vale do Oaxaca desde antes de Cristo.

Confira => Passeio para o Monte Alban

   

 

Hierve el Agua

Pontos de Interesse no México
Hierve el Agua tem paisagens incríveis | Foto: Gaam310, via Wikimedia Commons.

Por fim, mas não menos importante, Hierve el Agua. A 70 km de Oaxaca de Juarez e a 200 metros de altura se esconde Hierve el Agua. Se “esconde” mesmo porque a subida é cheia de curva e numa estrada de terra batida. Mas lá em cima está a recompensa. Hierve el água é um verdadeiro presente da natureza.

As formações rochosas foram esculpidas há milhares de anos graças ao escoamento de água carbonatada  do alto das montanhas. O resultado? Piscinas naturais com aparência de borda infinita e uma água com a temperatura média de 24 graus. O lugar é incrível.

Depois de se refrescar nas piscinas naturais você ainda pode fazer uma trilha de nível leve na qual você consegue ter uma visão melhor das cascatas. Há algumas opções para chegar a Hierve el Agua. A mais prática delas é contratando um tour que passará por Hierve el Agua e por outros pontos de interesse da região.

Outra opção é pegar um ônibus na rodoviária de Oaxaca, que custa cerca de 20 pesos, ou ainda um táxi até o povoado de Mitla. Se for de táxi, peça para que o motorista te deixe onde saem as caminhonetes para Hierve el Agua. As caminhonetes cobram 50 pesos por pessoa para ir até a entrada do parque.

Chegando lá em cima, há uma taxa de entrada, afinal, trata-se de uma reserva. O preço é 25 pesos. Há barraquinhas de comida e banheiros para você colocar sua roupa de banho.

 

Como se locomover em Oaxaca

Como se locomover no México
Ônibus turístico de Oaxaca | Foto: Thelmadatter, via Wikimedia Commmons.

A melhor forma de se locomover por Oaxaca é a pé, assim você aproveita toda a atmosfera da cidade (e ainda economiza).

Como a cidade não é muito grande, os principais pontos turísticos e os melhores restaurantes estão concentrados no Centro Histórico. Por isso recomendo que você busque uma hospedagem dentro desta área, vou falar com mais detalhes abaixo.

 

Onde ficar em Oaxaca

Hotéis em Oaxaca
É vasta a oferta de hotéis em Oaxaca | Foto: Reforma, via Wikimedia Commons.

Oaxaca possui opções de onde ficar para todos os tipos de viajantes, desde hotéis butique até hostels. No geral, os preços se mantém atrativos ao longo do ano, mas cuidado com a alta temporada (Dia dos Mortos, por exemplo). Nessa época, os valores não apenas sobem, como os hotéis ficam lotados.

Se você for viajar nessa temporada, antecipe-se mais ainda. Vale a pena destacar que Oaxaca é uma cidade com economia voltada para a mão de obra local. Sendo assim, você não encontrará grandes redes de hotéis pela cidade, mas sim negócios próprios dos oaxaquenhos.

Como falei no tópico acima, a maior parte dos pontos turísticos de Oaxaca estão dentro do Centro Histórico da cidade, por isso, aposte numa hospedagem por ali e faça tudo a pé, só aproveitando o cenário lindo que Oaxaca tem a oferecer.

Para te ajudar, veja as opções de hotéis no artigo onde se hospedar em Oaxaca.

 

Centro Histórico e praça de Santo Domingo

Bairros de Oaxaca
Região do Zócalo é uma das mais movimentadas | Foto: Nsaum75, via Wikimedia Commons.

Dentro do Centro Histórico há algumas regiões bem legais para você se hospedar, como o Zócalo (praça central). Ela é o coração de Oaxaca, bem movimentada e o principal ponto turístico dela é a Catedral da cidade. Além disso, por ali você encontra ótimos restaurantes e um ponto de táxi.

Outra sugestão é ficar próximo à praça Santo Domingo. Recomendo demais essa região, principalmente se você for durante à festa do Dia dos Mortos. Por aqui também estão ótimas opções de restaurantes e, claro, você estará próximo do Museu das Culturas de Oaxaca e do jardim Etnobotânico.

 

Região da Igreja de Nossa Senhora de Soledad

Hoteis no Mexico
Região da Igreja é tranquila | Foto: Adam Jones, via Wikimedia Commons.

Quando estive em Oaxaca, fiquei próximo da Igreja de Nossa Senhora da Soledad, uma área um pouco mais tranquila. Ainda assim, é bem próxima do Zócalo e da Igreja de Santo Domingo. Também há hotéis bem interessantes saindo da área do Centro Histórico.

A vantagem deles é que a estrutura é maior. É mais fácil achar um hotel com piscina, por exemplo. E se tem uma coisa que eu posso dizer de Oaxaca é que os dias quentes são quentes! Para compensar a distância do centro histórico, é comum ver hotéis fora da região que oferecem transfer até o Zócalo.

 

O que e onde comer em Oaxaca

O que conhecer em Oaxaca
Vendedora de chapulines | Foto: DavidConFran, via Wikimedia Commons.

Oaxaca ostenta o título de culinária mais tradicional do México. E não é atoa. Não há lugar melhor que Oaxaca para provar uma típica comida mexicana. Por lá, a culinária une os temperos mexicanos com receitas milenares.

Claro que há vários restaurantes magníficos em Oaxaca. Mas eu recomendaria que você começasse pelos mercados municipais. Ali, sim, comendo o mesmo que um mexicano come diariamente, você verá uma país genuíno.

Burritos, tortilhas e quesadillas provavelmente já apareceram no seu prato em algum Tex-Mex brasileiro. No México esses pratos são diferentes, principalmente o guacamole que os acompanha (muito mais saboroso, devo dizer). Mas concentre a sua experiência nos mercados municipais de Oaxaca naquilo que não temos aqui.

Chapulines são um clássico. Os gafanhotos fritos estão por toda parte no mercado. São fritos e bem temperados. Outro prato típico da culinária oaxaqueña e um dos mais procurados, é tamal ou tamale. Sua massa normalmente é feita à base de milho e ele pode ser recheado com carne, frango, queijo, legumes, etc.

Sabe pizza? Pois é. A “pizza oarraqueña” se chama Tlayuda e é outro prato típico da cidade. É uma tortilla de 40 centímetros de diâmetro bem crocante por fora e macia por dentro. A Tlayuda leva queijo, alface, carne e molho. Por último, mas não menos importante, estão os sete moles. Mole é um molho, sendo o mole negro oaxaqueño o mais famoso.

   

Ele leva, pelo menos, 34 ingredientes, entre eles, seis tipos de pimenta e, claro, chocolate, que é o que dá a cor escura ao mole. Após conhecer as comidas típicas de Oaxaca – não se esqueça de prová-las no mercado municipal bebendo um bom Mezcal, destilado “primo” da tequila, mas considerado mais rústico.

 

Dicas de restaurantes

Restaurantes em Oaxaca
Experimente as delícias de Oaxaca | Foto: StellarD, via Wikimedia Commons.

Confira abaixo quatro excelentes lugares para comer bem em Oaxaca. De padarias a restaurantes, não faltam opções para desfrutar na cidade.

El Asador Vasco: O El Asador Vasco é tão bom que fui duas vezes nele. Não só a comida é saborosa como o atendimento é bom, feito por mulheres muito simpáticas. Há pratos típicos e também carnes deliciosas. E o melhor é o custo-benefício é maravilhoso. O restaurante fica no segundo andar de um prédio bem pertinho do zócalo.

Boulenc: Trata-se de uma padaria comandada por franceses, onde não é raro encontrar fila na porta. Parece improvável, mas a Boulenc é uma ótima opção para um brunch. A padaria serve pizzas e sanduíches muito saborosos e os pães são simplesmente divinos. Vale muito a pena fazer uma visita. Mas vá cedo para evitar a fila.

Los Danzantes: Se você estiver em busca de uma comida gostosa e um jantarzinho romântico, aposte no Los Danzantes. O cardápio contém produtos locais e mistura a culinária tradicional com um toque contemporâneo. Além de possuir uma boa carta de drinks. O restaurante fica bem próximo da Igreja Santo Domingo.

Tr3s 3istro Restaurant & Oyster Bar: Meu restaurante favorito de Oaxaca foi o Tr3s 3istro Restaurant & Oyster Bar. A comida é deliciosa, os pratos são bem elaborados com opções de frutos do mar e cozinha europeia. Mas também há pratos tradicionais oarraqueños incríveis. O ambiente é bem aconchegante e o preço é convidativo. Aliás, Oaxaca, no geral, não é uma cidade cara.

 

Roteiro em Oaxaca para dois dias

Primeiro dia em Oaxaca

Roteiro México
Igreja de Santo Domingo em Oaxaca.

Com um roteiro de dois dias em Oaxaca é possível conhecer o básico da cidade. Talvez fique um pouco corrido, mas nada que um viajante empolgado não tire de letra. Para começar bem o dia, siga para uma caminhada pelo Centro Histórico da cidade e percorra a região a pé.

Visite o Zócalo e a Catedral de Oaxaca. Aproveite e dê uma passadinha no Mercado Municipal Benito Juarez para provar alguma iguaria local. Em seguida siga para a Igreja de Santo Domingo. Não deixe de entrar nela para apreciar toda a beleza do seu interior.

E já que estará por ali, entre no Museu de las Culturas de Oaxaca. Ele abre às 10 horas e está fechado nas segundas. Aproveite o museu com calma porque ele  é bem informativo e muito bacana para se aprofundar na história de Oaxaca.

Em seguida, dê a volta no complexo do Tempo de Santo Domingo e entre no Jardim Etnobotanico. Confira no site os horários das visitas guiadas e qual é o idioma de sua preferência para ajustar os seus horários.

 

Segundo dia em Oaxaca

Roteiro de 3 dias Oaxaca
Admire a vista do alto do monte Alban | Foto: Adam Jones, via Wikimedia Commons.

No segundo dia acorde cedo e vá para o sítio arqueológico de Monte Alban. Ele fica pertinho de Oaxaca, a apenas 10 km de distância. Você pode fazer um tour, ir de táxi por conta própria ou ir numa van operada pela empresa Lascas Co que sai de hora em hora em frente do hotel Rivera Del Angel Hotel.

A dica de chegar logo cedo em Monte Alban é não apenas para que você consiga fazer tudo do roteiro, mas porque há poucas sombras e mais para perto do meio dia o calor aperta. Não esqueça do protetor solar e da água. Outra opção para este segundo dia é aproveitar Hierve el Agua. Qualquer uma das duas opções deixará o seu roteiro incrível.

 

Dicas de o que fazer em Oaxaca

Agora que você já saber o que fazer em Oaxaca, espero que este artigo tenha instigado você a visitar e a se aprofundar na cultura de Oaxaca. A cidade tem ótimas opções do que fazer, muita história, uma gastronomia excelente. Além de paisagens naturais incríveis.

Confira quando é melhor ir ao México, mas independente da época do ano, não deixe de dar uma passadinha nesta joia situada no sul do país. Tenho certeza de que você não irá se arrepender. Confira mais de Oaxaca nesse vídeo o site oficial de turismo do México.

Ainda precisa de alguma alguma dica sobre Oaxaca? Deixe seu comentário!

Até + !!!

 

ESCRITO POR

Raquel Araujo

ESCRITO POR

Raquel Araujo

Raquel Araujo, de 28 anos, é jornalista formada pela PUC-Rio, com pós graduação em Transmídia. É carioca, pisciana, ama os livros e batatas fritas. Para ela, viajar é se conectar com outras culturas enquanto descobre um pouco mais de si mesma.

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Atrações

Explore os lugares turísticos mais famosos entre os turistas

#05
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#06
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Atrações

Explore os lugares turísticos mais famosos entre os turistas

#05
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#06
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Quero Viajar Mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *