Pontos turísticos de Oaxaca, no México: tudo sobre o que fazer

Pontos turísticos de Oaxaca, no México: tudo sobre o que fazer

A apenas uma hora de voo da Cidade do México, os pontos turísticos de Oaxaca são lugares que você precisa conhecer! Localizado no estado de mesmo nome, esse é um lugar incrível que muita gente não conhece.

Ainda! Nesse artigo, mostro tudo sobre o que fazer em Oaxaca e falo sobre suas principais atrações turísticas. Ahh, saiba que a cidade tem a fama de ser uma das capitais gastronômicas e culturais do país.

Pense em uma cidade com uma culinária incrível, biodiversidade imensa e muita história saindo de cada ruela. Bom, então você pensou em Oaxaca. Nesta cidade é muito fácil encontrar senhoras usando roupas tradicionais indígenas e pessoas falando dialetos locais.

Também, pudera, a cidade conta com 15 grupos etnolinguísticos.

Oaxaca é sinônimo de cor e de um povo sempre alegre e talentoso que valoriza a produção local. Ela possui uma das melhores festas do Dia dos Mortos de todo o país.

Mas, para além das festividades sazonais, a cidade é riquíssima e um ótimo lugar para fugir dos roteiros tradicionais pelo México.

Planeje sua viagem => Dicas de onde se hospedar em Oaxaca

Seguro viagem para o México »

 

Quais são os pontos turísticos de Oaxaca?

  1. Zócalo
  2. Jardim Etnobotanico
  3. Mercado 20 de Noviembre
  4. Mercado Benito Juárez
  5. Igreja de Santo Domingo
  6. Museu de Culturas de Oaxaca
  7. Museu Textil de Oaxaca

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios em Oaxaca »

 

O que fazer em Oaxaca?

*Vídeo oficial produzido pelo site de turismo do México

O charme de Oaxaca com seu ar colonial, ruas de paralelepípedo, prédios baixos e pessoas sorridente já são o cartão de visitas para quem chega na cidade. Oaxaca vive do turismo 365 dias no ano, o que significa que você vai se sentir extremamente acolhido.

Fora isso, a cidade preserva a sua memória e tem importantes polos culturais que contam a sua história, desde o período que antecede a dominação espanhola. Com tanta informação para absorver, vale a pena aproveitar ao máximo cada um dos pontos turísticos de Oaxaca.

 

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide no México. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

1. Zócalo

México Oaxaca
Pontos turísticos de Oaxaca: Zócalo | Foto: Nsaum75, via Wikimedia Commons.

Todas as cidades do México possuem um Zócalo. Esse é o nome dado às praças centrais e significa “base”. O Zócalo de Oaxaca é movimentado, o que significa que sempre há alguma coisa para ver ou fazer: bandinhas, feiras, apresentações teatrais… Além de andar, é ótimo sentar na sombra de uma árvore enquanto escuta um músico tocar.

Ao redor do zócalo estão restaurantes e prédios históricos, como a imponente Catedral de Oaxaca. É aqui que também partem alguns free walk tours. Eu tive a sorte de cruzar com um deles bem no dia da minha chegada, e foi ótimo participar da caminhada.

  • Endereço: Portal del Palacio, OAX_RE_BENITO JUAREZ, Centro

 

2. Catedral de Santo Domingo

Igrejas em Oaxaca
Pontos turísticos de Oaxaca: Catedral de Santo Domingo | Foto: Pablo Fossas, via Wikimedia Commons.

Você sabia que casais de todo o México vão a Oaxaca só para casar na Igreja de Santo Domingo? O seu interior é de tirar o fôlego, muito mais do que a sua fachada possa fazer parecer. A cor predominante é dourada, fios de ouro adornam o seu revestimento.

A decoração é um dos exemplos mais marcantes do barroco mexicano, com 36 pinturas ilustrando paisagens do Antigo Testamento. A parte superior traz cenas da vida de Cristo e da Virgem Maria. A construção da Igreja data do período entre 1570 e 1608.

Na entrada, alguns moradores locais se oferecem para fazer passeios guiados por ela, caso não esteja interessado, basta agradecer e seguir o seu tour por conta própria. A Igreja abre diariamente e dá uma pausa no horário de almoço, entre meio-dia e 14h. A visita vale a pena não só pela beleza do lugar, mas pela relevância do templo para a cidade.

A Catedral é apenas uma parte do grande complexo de Santo Domingo. Na parte de trás está o Jardim Etnobotânico e, ao lado, o Museu de Culturas de Oaxaca. Vale muito a pena aproveitar e visitar esses outros locais também.

  • Endereço: Calle de Macedonio Alcalá s/n, Centro, 68000 Oaxaca
  • Entrada: Gratuita

 

3. Jardim Etnobotânico

Jardim de Oaxaca
Pontos turísticos de Oaxaca: Jardim Etnobotânico | Foto: Kaldari, via Wikimedia Commons.

Um dos passeios no México mais bacanas de se fazer em Oaxaca é visitar o Jardim Etnobotânico. Esqueça o conceito “tradicional” de um jardim. Esse é diferente, construído de forma que conta uma história através da biodiversidade.

   

O Jardim Etnobotânico ocupa o pátio do antigo convento de Santo Domingo. São dois hectares com diferentes espécies da flora de todo o estado de Oaxaca.

Depois que a Igreja se separou do Estado, o governo tomou para si alguns prédios da Igreja, foi o que aconteceu com o convento. De meados do século XIX até o inicio dos anos 90, o espaço serviu como quartel, para então, finalmente, ser transformado em Jardim Etnobotânico, um espaço para mostrar ao vivo a relação entre a vegetação e a cultura de Oaxaca.

São quase mil espécies expostas. Parece muito, né? Mas ainda assim esse número representa apenas 11% do que pode ser encontrado em Oaxaca. O estado, aliás, é o maior em biodiversidade do México.

O tour funciona da seguinte forma: eles são feitos obrigatoriamente com guias. Pode parecer uma regra “chata”, mas segundo a nossa guia, houve casos de plantas roubadas e danificadas por turistas. Ele te explica sobre as espécies, fala sobre os cuidados com as plantas e traz curiosidades.

O tour dura mais ou menos uma hora. A maioria dos grupos é em espanhol, mas há também alguns horários em inglês, francês e alemão. Não é necessário reservar antecipadamente, mas aconselho chegar cerca de 20 minutos antes para garantir o seu lugar no tour. Os grupos em inglês são os que ficam mais cheios.

  • Endereço: Reforma s/n, Centro, 68000 Oaxaca
  • Horário: Tour em espanhol, de Segunda a sábado, 10h, 12h e 17h; tour em inglês, terça, quinta e sábado, 11h; tour em francês, terça, 17h; tour em alemão, quarta às 17h.
  • Preço: Tour em espanhol, 50 pesos; tour em inglês, 100 pesos

 

4. Museu das Culturas de Oaxaca

Melhores museus de Oaxaca
Pontos turísticos de Oaxaca: Museu das Culturas de Oaxaca | Foto: Ovedc, via Wikimedia Commons.

Imaginar um museu nas instalações de um antigo convento é capaz de deixar qualquer turista curioso. Mas a verdade é que o Museu das Culturas de Oaxaca é tão rico que ultrapassa todas as expectativas.

Ele é enorme! São 14 salas de exposições permanentes e 13 temporárias, que contém mais de 10 mil anos de história, dando um panorama arqueológico, etnológico e histórico das culturas de Oaxaca.

A coleção é imensa, com artigos datados da época dos zapotecas — grupos que habitaram o vale do Oaxaca durante o período pré-hispânico — até os dias de hoje.  Uma das peças mais importantes são os tesouros da Tumba VII de Monte Albán, sítio arqueológico que foi capital do império zapoteca.

Aliás, recomendo que visitem o museu antes de irem ao Monte Alban. As informações que você encontra no museu irão introduzir o tour ao sítio arqueológico e farão com que seja mais proveitoso.

O cuidado que os oaxaquenhos têm com a cultura é impressionante. Além da excelente conservação do museu, ele mostra a resistência dos povos indígenas que habitavam a região, desde antes da dominação espanhola até a luta pela preservação de sua identidade e tradições nos dias de hoje.

  • Endereço: Macedonio Alcalá s/n, Centro, 68000 Oaxaca

 

5. Mercado 20 de Noviembre

Mercado de Oaxaca
Pontos turísticos de Oaxaca: Mercado 20 de Noviembre | Foto: ProtoplasmaKid, via Wikimedia Commons.

Não sei você, mas eu adoro um mercado municipal e em Oaxaca tem dois para você se divertir. O Mercado 20 de Noviembre é referência quando o assunto é comida. Se quiser provar um quitute típico mexicano, não deixe de dar uma passadinha.

Quer chapulines, os famosos grilos fritos? Vá para lá! Quer tacos? Também tem! Quer tortilhas? Já sabe onde encontrar!

Apesar do nome oficial, você também vai encontrar muita gente chamando o 20 de Noviembre de “mercado de carnes”, isso porque, quando se entra pela Rua Miguel Cabrera, há um enorme corredor de carnes, que podem ser preparadas na hora, e você ainda escolhe acompanhamentos: guacamole, chapulines, legumes… Tudo a gosto do freguês.

O mercado existe há mais de uma década. Antes, os comerciantes expunham suas mercadorias nas ruas, até que surgiu a necessidade de colocá-los em um ambiente amplo e único. Muitos turistas vão ao 20 de Noviembre almoçar.

Os preços são bem baratos e é uma oportunidade de provar um pouco da culinária local. Se você não encontrar o que procura no 20 de Nivembre, aposte no mercado vizinho, o Benito Juarez. Esses são, de fato, os principais pontos turísticos de Oaxaca.

  • Endereço: 20 de Noviembre 512, Centro, 68000 Oaxaca

 

   

6. Mercado Benito Juarez

Melhores mercados de Oaxaca
Pontos turísticos de Oaxaca: Mercado Benito Juarez | Foto: Nsaum75, via Wikimedia Commons.

Benito Juarez foi um presidente que nasceu no estado de Oaxaca, ele fez muita coisa pelo seu estado natal e dá nome a vários lugares públicos, como o Mercado Benito Juarez. Você encontra muito da mistura que caracteriza o estado de Oaxaca: especiarias, comidas típicas, artesanatos e tapetes.

É um ótimo lugar para conhecer mais sobre as tradições locais, provar um bom mezcal, um destilado que é primo da tequila e cuja fabricação é feita no estado de Oaxaca, ou talvez um chocolate quente, que também é uma das especialidades de Oaxaca.

Diferente de outras partes do mundo, aqui o chocolate é predominantemente amargo.

  • Endereço: Las Casas S/N, Oax – Benito Juarez, Centro, 68000

 

7. Museu Têxtil de Oaxaca

Museu Têxtil de Oaxaca
Museu Têxtil de Oaxaca | Foto: Erwin Verbruggen, via Wikimedia Commons.

Oaxaca é um estado de múltiplas tradições. Além de ser o maior produtor de mezcal, referência gastronômica em todo o México, também é modelo na confecção de artesanato e de produtos têxtis, heranças dos indígenas da região. Por isso, não podia faltar um museu têxtil em sua capital.

O museu é pequeno, mas muito bonito, instalado em um casarão do século XVIII que, assim como o Museu das Culturas de Oaxaca, pertenceu a um convento. No caso do museu têxtil, convento de São Paulo. A construção resistiu às tentativas de demolição até abrir as portas como museu em 2008.

Por ali, você tem uma ótima visão da arte têxtil indígena até a produção contemporânea. Tudo com muita riqueza de detalhes. No final do passeio, há uma lojinha com alguns trabalhos de tecelãs locais. São ótimas opções de lembranças de um dos pontos turísticos de Oaxaca.

  • Entrada: Gratuita
  • Endereço: Miguel Hidalgo 917, Centro Histórico, 68000 Oaxaca

 

Aproveite os pontos turísticos de Oaxaca

Aproveite a cidade em qualquer época do ano. Além de visitar os pontos turísticos de Oaxaca, converse com os moradores, é a melhor forma de absorver mais um pouco da cultura deles.

Me encantei com o local, com a simpatia do povo e com o cuidado que eles têm em preservar o passado. Não deixe de visitar os museus nem de degustar as comidas típicas nos mercados.

Ficou com vontade de incluir a cidade no seu roteiro? Qual dos pontos turísticos de Oaxaca você mais gostou? Deixe seu comentário!

Até + !!!

 

 

ESCRITO POR

Raquel Araujo

ESCRITO POR

Raquel Araujo

Raquel Araujo, de 28 anos, é jornalista formada pela PUC-Rio, com pós graduação em Transmídia. É carioca, pisciana, ama os livros e batatas fritas. Para ela, viajar é se conectar com outras culturas enquanto descobre um pouco mais de si mesma.

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Atrações

Explore os lugares turísticos mais famosos entre os turistas

#05
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#06
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Atrações

Explore os lugares turísticos mais famosos entre os turistas

#05
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#06
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Quero Viajar Mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *