Guadalajara, México: onde fica, o que fazer e dicas de hotéis

Guadalajara, México: onde fica, o que fazer e dicas de hotéis

Guadalajara, no México, é a terceira maior cidade do país ficando atrás apenas da capital, Cidade do México e da grandiosa Monterrey. Sem dúvidas, é uma cidade com uma grande riqueza cultural, considerada como a oitava melhor cidade para visitar no México.

Guadalajara é berço de tradição e modernidade, conserva cultura e tradições centenárias, como por exemplo, os típicos bailes folclóricos mexicanos e a tequila, bebida típica do México e conhecida no mundo inteiro. Saiba mais sobre Guadalajara no México e as principais dicas para visitar e se se hospedar na cidade.

Planeje-se => Melhores resorts no México

Seguro viagem para o México »

 

Dicas sobre Guadalajara, no México

A cidade de Guadalajara, no México, cada vez mais tem atraído turistas. Mas muita gente ainda fica em dúvida na hora de montar o roteiro. Então, vou contar mais sobre essa cidade tão rica culturalmente! Separei algumas dicas dos pontos turísticos, de onde ficar e como se deslocar.

 

Onde fica e como chegar em Guadalajara

Guadalajara é a capital do estado de Jalisco e fica localizada na região Oeste do país. Ela fica a aproximadamente  554 km da capital Cidade do México. A viagem de carro dura cerca de 6 horas.

Já de avião, partindo do Aeroporto Internacional da Cidade do México, o tempo de vôo é de aproximadamente 1 hora, com desembarque  no Aeroporto internacional de Guadalajara.

O clima em Guadalajara é subtropical, com umidade média. Em resumo, no inverno não faz tanto frio, e o durante o verão as temperaturas podem ultrapassar aos 35 graus. Portanto, se você pretende visitar a cidade no verão, não esqueça  de usar protetor solar e beber muita água.

Em Guadalajara, existem muitas opções de transporte: ônibus, metrô, táxi e Uber. Os mais utilizados pela população local são o metrô e o ônibus, já os turistas preferem locomover-se através de transporte particular, como táxis e Uber.

O metrô é conhecido como trem ligereiro e, atualmente, há duas empresas que fazem as rotas pela cidade. As linhas do trem ligeiro atendem basicamente aos principais pontos turísticos de Guadalajara, como por exemplo, Zapopan e Tlaquepaque.

Além do metrô, existe também na cidade o serviço especial chamado Sitren, sistema de ônibus que funciona como um trem, que conecta os principais pontos da cidade, passando pelo centro histórico.

Confira => Dicas de viagem para o México

 

Pontos turísticos de Guadalajara no México

O turismo em Guadalajara é muito forte, por isso, há inúmeras opções do que se fazer! Afinal, a cidade é a capital da tequila, do mariachi e da típica cultura mexicana.

Justamente por isso, ela é considerada um importante centro cultural e, em algumas épocas do ano, sedia grandes eventos, como o Festival internacional de Cinema de Guadalajara e a feira do livro de Guadalajara.

A partir de agora, falarei mais sobre as principais atrações turísticas de Guadalajara.

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios no México »

 

Catedral de Guadalajara

O que fazer em Guadalajara
Arquitetura da Catedral de Guadalajara

A Catedral de Guadalajara é a sede da arquidiocese e o maior templo católico da cidade. A primeira Catedral foi construída em 1541 em adobe, seguindo o padrão das construções coloniais do México.

Anos mais tarde, em 1574, o edifício pegou fogo. A catedral foi reconstruída, mas em 1818 foi parcialmente destruída devido a um terremoto. O edifício atual da Catedral de Guadalajara foi finalizado em 1854. Ele segue um estilo renascentista, tendo os campanários em estilo neogótico.

Confira => Excursão pela Catedral de Guadalajara no México


Centro Histórico de Guadalajara

Centro histórico de Guadalajara

É um local para ser visitado com tempo e disposição. É muita coisa interessante e linda para conhecer, e o melhor, sem precisar usar qualquer transporte, basta ir caminhando e apreciando!

Sugiro começar conhecendo a Plaza de Armas, lugar emblemático. Também não deixe de visitar o quiosque da Plaza de armas, rodeado com  esculturas grego latinas que representam as quatro estações do ano, é um dos o lugares preferido pelos turistas para tirar fotos encantadoras.

Veja também => City Tour por Guadalajara

 

Plaza Tapatia

Pontos de interesse em Guadalajara
Plaza Tapatia | Foto: Kapela, via Wikimedia Commons

Outro lugar imperdível no centro histórico é a Plaza Tapatia. Com  inúmeros monumentos históricos, a Plaza tem dois andares. Isso mesmo: dois andares! Sendo que um deles é pela parte superior do Teatro Degolado, a parte inferior pela rua Morellos, que vai até o Instituto Cultural Cabañas.

Mais uma vez repito: prepare-se para caminhar, pois a Plaza Tapatia é grande! Tem uma superfície de 70,000 m², rodeada por históricas esculturas. Uma delas é o escudo da cidade de Guadalajara.

Dúvida => Qual moeda levar para o México?

 

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide no México. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

Palácio Municipal

Lugares para visitar em Guadalajara
Palácio Municipal | Foto: Ivan Alfonso Guerrero Esparza, via Wikimedia Commons

Se você gosta de prédios históricos, não pode deixar de conhecer o Palácio Municipal. Trata-se de prédio de estilo colonial inaugurado no ano de 1952 de onde é possível conhecer elementos típicos do Estado de Jalisco. O horário de funcionamento é das 9hs da manhã as 7h da noite, com entrada livre.

Saiba também=> Tipos de visto para o México

 

Mercado de San Juan de Dios

Mercado para visitar em Guadalajara
Interior do Mercado San Juan de Dios | Foto: Digitaldreamer, via Wikimedia Commons

Ainda no centro histórico, a parada obrigatória para compras de produtos artesanais e típicos do estado de Jalisco é no Mercado San Juan. Esse é  o maior mercado coberto da América Latina e tem opções de compras para todos os gostos e bolsos. O horário de funcionamento é das 7h  da manhã até às 9h da noite.

Roteiro => Região da Tequila no México

 

Magno Centro Joyero San Juan de Dios

E ainda, se você gosta de jóias, a dica é passar no Centro Joyero San Juan de Dios. Inaugurado em outubro de 2002, localizado quase ao lado do mercado San Juan, é um grande centro comercial.

É o mais importante centro de jóias da América Latina e super indicado  para quem quer comprar prata e ouro a preços excelentes.

Imperdível​ => Conheça as principais festas mexicanas

 

Tlaquepaque

Passeios nos arredores de Guadalajara
Atrativos de Tlaquepaque

Saindo da região central de Guadalajara, um lugar em que a parada é praticamente obrigatória é o Município de Tlaquepaque. Localizado a 20 minutos do centro da cidade, Tlaquepaque é um lugar indescritível, de um colorido e uma beleza cultural sem precedentes.

Para conhecer Tlaquepaque, basta disposição para caminhar por suas coloridas e encantadoras ruas, rodeadas de restaurantes e comércios que vendem produtos típicos do México e do Estado de Jalisco.

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom VERAO, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 

Andando pelas ruas de Tlaquepaque é possível observar os monumentos, praças, igrejas e comércio de rua. De quebra, é possível ainda escutar o som animado e típico  dos mariachis que estão por todas as partes com seus sombreros e instrumentos musicais.

Um lugar que você não pode deixar de visitar em Tlaquepaque é o restaurante El Parian, localizado bem no coração de Tlaquepaque. O restaurante tem uma decoração típica Mexicana, super colorido e conta com 19 cantinas que servem os mais tradicionais pratos da região de Jalisco,

E claro, muuuuita tequila, que pode ser degustada em shots ou em jarros de barro. Além de muita comida e bebida típica, no El Parian, também se apresentam os mais típicos grupos de dança de folclore mexicano. Sem dúvida, um lugar riquíssimo em cultura e arte. O restaurante abre às 10hs da manhã e fecha à meia-noite. Os preços variam de 300 a 1.500 pesos.

Fácil => Tudo sobre aluguel de carro no México

 

Zapopan

Bate-volta de Guadalajara no México
Arcos Zapopan | Foto: Sachavir, via Wikimedia Commons.

Outro típico município vizinho de Guadalajara para visitar é o Zapopan. Ele fica distante 15 minutos do centro de Guadalajara, e é um mais visitados pelos turistas, depois de Tlaquepaque.

Zapopan possui  vários lugares incríveis para conhecer. Um deles é o arco de ingresso, uma belíssima escultura construída pelos espanhóis. Ele está localizado no que antigamente era a principal rua de Zapopan.

O Museu de Arte de Zapopan é outro excelente lugar para conhecer. É possível encontrar obras-primas dos maiores pintores do mundo, como Pablo Picasso, Toledo, além de obras de artistas Mexicanos. O horário de funcionamento é de terça a domingo, das 10hs às 18hs e o valor de entrada custa 15 pesos.

Outro lugar imperdível em Zapopan é o Paseo Teopotzintli, o lugar é uma pequena praça, onde o visitante encontrará lugares para comer, músicos, feiras, artesanatos e antiguidades. Andando pelo Paseo é possível chegar à Plaza das Américas e ao Arco de Zapopan.

Curiosidades => Cultura e fatos interessantes do México

 

Onde ficar em Guadalajara e arredores

Agora, veja dicas de locais onde se hospedar em Guadalajara, confira:

 

Centro Histórico de Guadalajara

onde ficar guadalajara
Rua do centro histórico de Guadalajara | Foto: Adrián Cerón, via Wikimedia Commons.

Ficar hospedado próximo ao centro histórico de Guadalajara é, sem dúvida, uma grande vantagem, pois você economiza tempo com deslocamento e dinheiro. O centro de Guadalajara possui muitos  pontos turísticos, por isso, ficar próximo a esses locais é sempre uma boa opção.

Hotel econômico em Guadalajara

Uma boa opção de hotel econômico no centro de Guadalajara é o Hotel Latino. Ele fica que fica localizado a 500 metros da Catedral de Guadalajara e do Teatro Degolado. Desses pontos é possível ir caminhando e conhecendo todos as outras atrações turísticas do centro.

Além do mais, fica a uma distância de 17 km do Aeroporto Internacional de Guadalajara. O valor da diária nesse hotel custa em torno de R$ 80, não incluído o café da manhã.

Hotel melhor custo-benefício em Guadalajara

Um excelente hotel custo-benefício localizado no centro de Guadalajara é o Hotel Perla Central.

Esse hotel está a uma distância de 300 metros do Centro Histórico de Guadalajara. Os quartos contam com ar-condicionado, internet wi-fi, estacionamento, academia e translado para o aeroporto. A diária custa em torno de R$ 180, com café da manhã incluído.

Hotel de luxo em Guadalajara

Para quem não abre mão de luxo e conforto, uma boa opção de hospedagem na região é o Hotel Krystal Urban Guadalajara, situado a 3km do centro e a 18 km do aeroporto.

O valor da diária  sai por R$ 320, incluído café  da manhã, além do mais, o Hotel oferece sala de ginástica, bar, TV tela plana e estacionamento gratuito.

Descubra => Clima e a melhor época para visitar o México

 

Tlaquepaque

Tlaquepaque centro histórico
Rua do centro de Tlaquepaque / Foto: Omar, from Wikimedia Commons

Conforme já mencionei, Tlaquepaque é um município bem perto do centro de Guadalajara. Ele também oferece boas opções de hospedagem.

Hotel Econômico em Tlaquepaque

Uma boa opção de hotel econômico em Tlaquepaque é o Hotel Aquiles, que conta com quartos confortáveis e todos os serviços essenciais. Distante 1,6km do centro, esse hotel possui estacionamento gratuito, quartos com internet, TV e ar-condicionado, além de translado para o aeroporto. A diária custa em torno de R$ 100 e está incluído o café da manhã, vale a pena conhecer!

 
Procurando opção de hospedagem mais segura por causa do Coronavírus?

A melhor alternativa é alugar imóveis, para se hospedar com conforto e segurança!

Devido a nossa parceria com a Airbnb, você receberá até R$ 350,00 de desconto na primeira reserva, e o cadastro é sem compromisso. Algumas vantagens do Airbnb:

  • Possibilidade de dividir o imóvel com um grupo de amigos ou família;
  • Tarifas mais baratas que hotéis;
  • Comentários 100% autorais;
  • A comodidade de sertir-se em casa.
 

Hotel custo-benefício em Tlaquepaque

Uma boa dica de hospedagem com melhor custo-benefício em Tlaquepaque é o hotel San Pietro Boutique Hotel. Ele oferece aos hóspedes piscina ao ar livre, wi-fi, translado ao aeroporto, bar e um ótimo café da manhã.

Fica situado próximo ao Museu Regional da Cerâmica, e o valor da diária sai por R$ 240 incluindo o café da manhã. Sem dúvida, uma  ótima opção custo-benefício.

Hotel de Luxo em Tlaquepaque

Um luxuoso Hotel também situado em Tlaquepaque é o Quinta Don José Boutique Hotel. Esse magnífico lugar dispõe de piscina ao ar livre, restaurante, instalações para reuniões e confraternizações e balcão de informação turística.

Para hospedagens de mais de 3 noites, o translado de ida e volta do Aeroporto é gratuito. Nesse hotel, a diária custa R$ 380 reais e está incluído café da manhã.

Confira => Tours guiados em Tlaquepaque 

 

Zapopan

Zapopan onde ficar
Zapopan / Foto: 200661king, Via Wikimedia Commons

A região de Zapopan é uma das mais procuradas para hospedagem, por isso geralmente os preços são mais caros. Mas mesmo assim, possui diversas opções de estabelecimentos, para todos os bolsos, vou indicar alguns dentre os mais acessíveis:

Hotel econômico em Zapopan

Um hotel econômico na região de Zapopan é o Hotel Malibu, localizado próximo ao centro comercial Gran Plaza. Ele hotel, apesar de econômico, oferece aos seus  hóspedes serviço de academia, sauna, piscina ao ar livre e internet gratuita.

Além do mais, conta com estacionamento gratuito  e restaurante, o valor da diária custa aproximadamente R$ 160 com café incluído.

Hotel custo-benefício em Zapopan

Excelente opção de hospedagem custo x beneficio é o hotel Holiday inn Guadalajara Autônoma. Situado a 600 do shopping Plaza Andares e a 15 minutos do centro da cidade. Dispõe de piscina coberta, academia, TV tela plana nos quartos, cafeteira, cofre e mesa de trabalho. Próximo ao hotel há diversos restaurantes e bares que servem culinária típica de Jalisco.

O valor da diária nesse hotel sai aproximadamente R$ 250,00, com café da manha incluído e servido das 06h30 as 10h30.

Hotel de Luxo em Zapopan

O Hyatt Regency Andares Guadalajara é um dos hotéis de luxo mais procurados pelos visitantes. O hotel oferece restaurante que serve requintados pratos da culinária mexicana, bar com salão e terraço, além de piscina descoberta e academia. Os quartos são super  bem decorados e dispõem de alta tecnologia para os hóspedes.

Localizado a 2,2 km do Museu Trompo Mágico e a 24 km do Aeroporto, o valor da diária no Hyatt Regency Andares Guadalajara custa aproximadamente R$ 500, com café da manhã. Ele é uma excelente opção para quem não abre mão de se hospedar com luxo e conforto.

Conheça => Pontos turísticos imperdíveis no México

 

Vale a pena visitar Guadalajara, no México?

Se eu posso dar uma dica preciosa de viagem é: quando vier ao México não deixe de conhecer  Guadalajara! Vale mesmo muito a pena separar no seu roteiro pelo menos uns 3 dias para conhecer os principais pontos turísticos da cidade.

Garanto a você que a experiência será inesquecível. Você irá voltar para casa com um rico acervo de conhecimento sobre a cultura mexicana, afinal, Guadalajara é o berço do  que existe de mais típico no México:  a tequila e os Mariachis. Venha e conheça!

Você já esteve no México ou pretende conhecer o país? Deixe nos comentários!

Até + !!!

 

CATEGORIAS
ESCRITO POR

Andréia Teixeira

ESCRITO POR

Andréia Teixeira

Andréia Teixeira, advogada, redatora e pós graduanda em Direito do Trabalho e Previdenciário. Apaixonada por leitura, viagens e desafios. Atualmente morando no norte do México e totalmente encantada com a cultura local. Saludos!

Organize sua viagem

10 dicas para você
planejar sua viagem

Separamos as principais ofertas dos nossos parceiros para você economizar.
Clique nos itens abaixo e confira:

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Quero Viajar Mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários do post

  1. João

    Em novembro estarei aí para o show do Travis!!

  2. Thais

    e eu para o show do interpol!

  3. Mariana Marques

    Olá vc tem algum contato de guia turistico para nos acompanhar em Guadalajara ??? Passarei 3 dias la e gostaria de um! Obrigada

  4. Polly Batista

    Oi, Mariana. Tudo bem?! Eu recomento o nosso parceiro Get Your Guide que tem alguns passeios em Guadalajara. Dá uma olhada e boa viagem!!!