Bibliotecas mais bonitas do mundo: 12 incríveis para visitar

Bibliotecas mais bonitas do mundo: 12 incríveis para visitar

Imagem do Autor por Guilherme Tetamanti
Atualizado em:

Nesse artigo, listo as bibliotecas mais bonitas do mundo. Essa seleção é perfeita para você que ama ler e deseja conhecer de perto esses lugares incríveis. Portanto, não a deixe de considerar na hora de criar o seu roteiro!

Bibliotecas, em geral, encantam os olhos de qualquer leitor, mas sentir o cheiro e observar a beleza de um livro em um lugar que mais parece um cenário de filme, torna a experiência dos apaixonados pela literatura ainda melhor.

É óbvio que as opções não se restringem apenas a essas que apresento mas, com certeza, elas estão entre as que possuem uma beleza, no mínimo, excepcional. Essas mega construções são realmente de tirar o fôlego de qualquer apaixonado por aspectos históricos e culturais.

A maioria das bibliotecas mais bonitas do mundo localiza-se nos Estados Unidos e na Europa, porém vale destacar também que, além dessas opções, temos, por exemplo, uma bela opção localizada no Rio de Janeiro. Portanto, sem perder mais tempo, confira as bibliotecas mais bonitas do mundo, além de detalhes de cada um desses monumentos.

Livro => Como organizar uma viagem incrível

Como ficar com internet durante uma viagem »

Bibliotecas mais bonitas do mundo

  1. Biblioteca Real Gabinete Português de Leitura – Rio de Janeiro, Brasil
  2. Biblioteca do Monastério Beneditino de Admont – Admont, Áustria
  3. Biblioteca Trinity College – Dublin, Irlanda
  4. Biblioteca Central – Seattle, EUA
  5. Biblioteca Real de Copenhagen – Copenhagen, Dinamarca
  6. Biblioteca Pública de Nova York – Nova York, EUA
  7. Biblioteca Nacional Marciana – Veneza, Itália
  8. Biblioteca Nacional da República Tcheca – Praga, República Tcheca
  9. Biblioteca Nacional da Áustria – Áustria
  10. Biblioteca John Rylands – Manchester, Inglaterra
  11. Biblioteca George Peabody – Baltimore, EUA
  12. Biblioteca de Sainte-Geneviève – Paris, França

Bibliotecas imperdíveis ao redor do mundo

Biblioteca do Real Gabinete Português de Leitura – Rio de Janeiro, Brasil

Dicas de bibliotecas para visitar
Foto: www.realgabinete.com.br

Localizada na Rua Luís de Camões, no centro da cidade do Rio de Janeiro, a Biblioteca do Real Gabinete Português de Leitura é a primeira indicação que faço aqui nesta lista incrível. A beleza de tirar o fôlego somada ao fato de estar situada em terras brasileiras, torna essa opção ainda mais especial.

Estabelecida em 14 de maio de 1837, ela foi fundada por 43 imigrantes portugueses e hoje possui o maior e mais valioso acervo de obras de autores portugueses fora de Portugal (mais de 350 mil livros).

Criada com o intuito de promover a cultura entre a comunidade portuguesa e garantir o nível de instrução dos imigrantes que viviam na capital do Império, o prédio possui um estilo neomanuelino e teve como arquiteto Rafael da Silva e Castro.

O português desenvolveu o projeto baseado no Mosteiro dos Jerônimos, localizado na cidade de Lisboa. A fachada do prédio foi construída na capital portuguesa, chegando ao Brasil através de um navio.

E por falar em fachada, ela composta pelas estátuas de Pedro Álvares Cabral, Luís de Camões, Infante D. Henrique e Vasco da Gama. Além disso, também retratam escritores portugueses através de medalhões.

O interior do local possui estantes de madeira muito grandes para abrigar os livros e monumentos comemorativos. Além disso, há no teto um candelabro e uma claraboia em ferro. Há um belo Salão de Leitura também.

A Biblioteca Real Gabinete Português de Leitura é de acesso público desde 1900, tendo sido inaugurada pela Princesa Isabel no ano de 1887.

Para se ter dimensão da beleza do local, ela já foi eleita a como a 4ª biblioteca mais bonita do mundo. Em julho de 2014, a revista Times concedeu essa honraria à biblioteca, que vale a pena ser incluída em um roteiro pelos principais atrativos turísticos do Rio de Janeiro.

E, como se não bastasse, já serviu de cenário para obras como O Primo Basílio (1988), de Daniel Filho; Os Maias (2001), de Luiz Fernando Carvalho e O Xangô de Baker Street (2001), de Miguel Faria Jr.

Como já foi mencionado, a Biblioteca Real Gabinete Português de Leitura é aberta ao público e o seu funcionamento ocorre todos os dias das 9h às 18h. Portanto, aproveite!

Biblioteca do Monastério Beneditino de Admont – Admont, Áustria

Dia da Biblioteca
Foto: Rollroboter, via Wikimedia Commons.

Localizada na cidade de Admont, pertencente ao estado de StyriaI, na Áustria, a Biblioteca do Monastério Beneditino de Admont foi inaugurada no ano de 1776 e ganha destaque por estar integrada ao Mosteiro Beneditino. A construção surgiu a partir de uma ordem dada pelo monarca Abade Matthäus Offner.

Ela, que é a maior biblioteca monástica do mundo, possui mais de 180 mil obras: são mais de mil manuscritos, 530 incunábulos (livros impressos antes de início de 1500), volumes antigos e edições originais de obras raras.

Projetada pelo arquiteto Joseph Hueber, a Biblioteca do Monastério Beneditino de Admont possui design arquitetônico que representa ideais Iluministas. O teto da cúpula (ela possui ao todo sete cúpulas) da Biblioteca estampa pinturas de Bartolomeo Altomonte, artista austríaco, e têm como tema a ciência e a fé.

A biblioteca é de acesso público e pode ser visitada no período de 25 de março a 4 de novembro. Portanto, não deixa de inclui-la em seu roteiro e conhecer esse monumento histórico excepcionalmente belo.

Biblioteca Trinity College – Dublin, Irlanda

Bibliotecas abertas ao público
Foto: Diliff, via Wikimedia Commons.

Localizada em Dublin, capital da Irlanda, a Biblioteca Trinity College pertence à Universidade de Trinity (a mais antiga da Irlanda) e recentemente foi eleita a biblioteca mais deslumbrante do mundo pela Architecture and Design.

Com fundação datada em 1712, a Biblioteca se destaca com seus mais de 4 milhões de obras: são quase três milhões de livros, alguns tesouros artísticos (bustos de mármore de nomes importantes como John Locke, Aristóteles, Francis Bacon e Shakespeare, além de uma harpa irlandesa de carvalho do século 15), etc. Lá, estão expostos os 200 mil livros mais antigos.

A Biblioteca possui uma sala principal chamada Long Room, que possui dois andares e é feita de madeira escura. Ao longo dos seus 65 metros de comprimento, se pode encontrar cerca de 200.000 títulos, os mais antigos do acervo da instituição.

A Biblioteca está aberta para visitação e, geralmente, custa apenas €9 para visitá-la. Confira também os melhores hotéis da Irlanda para curtir tudo isso.

É recomendável que você procure por maiores informações de quais prédios e salões estão funcionando. Normalmente, o funcionamento é de segunda a sábado, das 9h30 às 17h. Aos domingos, entre os meses de maio e setembro, o horário também é das 9h30 às 17h, porém entre outubro e abril, é ajustado para as 12h até as 16h30.

Não deixe de visitar essa deslumbrante biblioteca, situada no coração de Dublin. E não deixe ela de fora do seu roteiro, já que está situada em uma entrada cuja via, a College Green, é muito movimentada e famosa.

Biblioteca Central – Seattle, EUA

Melhores bibliotecas dos EUA
Foto: DVD R W, via Wikimedia Commons.

Localizada no centro da cidade de Seattle, a maior cidade do estado de Washington, a Biblioteca Central é a principal dos edifícios que formam o sistema da Biblioteca Pública de Seattle.

Com uma arquitetura bastante moderna em relação àquelas já destacadas nessa lista e também das que ainda serão, ela é uma das mais recentes, tendo sido aberta para público no dia 23 de maio de 2004.

E apenas 3 anos mais tarde, American Institute of Architects incluiu ela entre as 150 estruturas favoritas nos Estados Unidos.

Os arquitetos responsáveis por sua construção foram Rem Koolhaas e Joshua Prince-Ramus, que projetaram um belo edifício em vidro e em linhas retas que se cruzam.

A Biblioteca Central não se resume apenas a “moderno”: ela está em harmonia com a linha do horizonte de Seattle e com a paisagem urbana da cidade.

Sua capacidade de armazenamento está em torno de 1 milhão e meio de livros e outros materiais.

A Biblioteca Central funciona das 10h às 20h, de segunda à quinta-feira, já no final de semana, o horário é um pouco diferente: sexta-feira à domingo, você poderá visita-la das 10h às 18h.

Não deixe de visitar uma das bibliotecas mais bonitas do mundo, que possui um design arrojado, uma aparência marcante e harmônica, marcada pelas várias “plataformas flutuantes”, além de um acesso bastante tranquilo, o que facilita na hora de criar o seu roteiro.

Biblioteca Real de Copenhague – Copenhague, Dinamarca

Bibliotecas interessantes ao redor do mundo
Foto: Pudelek, via Wikimedia Commons.

Localizada em Copenhague, capital da Dinamarca, a Biblioteca Real de Copenhague é a maior dentre todos os países escandinavos.

Revestida de granito, esse incrível monumento foi fundado em 1648 pelo rei Federico III de Dinamarca e guarda todas as obras impressas na Dinamarca desde o século XVII. Há livros impressos no país em 1482 que podem ser encontrados no local.

A Biblioteca Real só passou ter acesso público em 1793 e, no ano de 1989, se uniu a diversas outras bibliotecas universitárias. Hoje, ela possui cerca de 6 milhões de livros e publicações periódicas e um total de mais de 32 milhões de documentos.

Na parte interna da Biblioteca, há um auditório com capacidade para 600 lugares. O Queen’s Hall recebe shows e apresentações constantemente. É possível encontrar por lá também espaços de exposição, além do Museu Nacional de Fotografia e do Museu da Arte Dinamarquesa dos Desenhos animados.

A Biblioteca Real de Copenhague possui o seguinte horário de visitação: segunda a sexta das 8 às 19 e sábado das 9 às 19.

Não deixe de incluir essa bela biblioteca no seu roteiro quando estiver se programando para conhecer a capital dinamarquesa.

Biblioteca Pública de Nova York – NY, EUA

Biblioteca de Nova York
Foto: Diliff, via Wikimedia Commons

Localizada na cidade de Nova York, nos Estados Unidos, a Biblioteca Pública de Nova York foi inaugurada em 1895 e é o resultado da junção de outras três bibliotecas menores: em meados do século XIX, surgiu a ideia de transformar a Astor Library, a Lenox Library e a Tilden Trust em uma única, maior e mais abrangente biblioteca.

Assim, sendo reinaugurada no ano de 1911, a Biblioteca Pública de Nova York passou a ser uma das principais do mundo e uma das mais significantes do país.

Com um design que se destaca pela beleza e pela imponência das duas estátuas de leões na escadaria da entrada principal, ela é considerada a terceira maior biblioteca pública do mundo, comportando um acervo de mais de 50 milhões de exemplares.

Rose Main Reading Room” é a ampla sala de leitura e possui uma quantidade de livros impressionante.

Outros destaques também podem ser atribuídos a essa linda biblioteca: através de iniciativa conjunta com o Google, ela está digitalizando todos os livros e disponibilizando-os na internet. Além disso, possui cursos gratuitos de alfabetização digital, cursos de línguas, palestras e cursos de especialização.

Além de todo o destaque que já abordamos aqui, a Biblioteca Pública de Nova York foi cenário de filmes como Sex and the City, na oportunidade em que Carrie & Mr.Big desejavam se casar.

E por falar em casamento, muitos deles ainda acontecem por lá na vida real, especialmente no verão em Nova York. Ou seja, a Biblioteca Pública de Nova York é o cenário dos casais apaixonados.

Para visitar a Biblioteca, você precisa fazer um cadastro. Os horários de funcionamento são os seguintes: segunda, quinta, sexta, sábado das 10h às 18h; na terça e na quarta das 10h às 20h; e no domingo – 13h às 17h.

Biblioteca Nacional Marciana – Veneza, Itália

Bibliotecas para visitar na Itália
Foto: Remi Mathis, via Wikimedia Commons.

Localizada em Veneza, cidade situada no nordeste da Itália, a Biblioteca Nacional Marciana (também conhecida como Biblioteca di San MarcoLibreria MarcianaLibreria SansovinianaLibreria VecchiaLibreria di San Marco ou simplesmente La Marciana) é uma das mais antigas na Itália e está situada na margem do Grande Canal.

A Biblioteca possui dois andares e neles podem ser encontradas belas coleções de manuscritos como gregas, latinas e orientais. Além disso, existem por lá atlas, mapas e, principalmente, volumes raros. Algumas obras extremamente conhecias estão por lá, dentre elas: dois códices da Ilíada, o Homerus Venetus A (século X) e o Homerus Venetus B (século XI).

Apesar de propor a criação de uma biblioteca pública em Veneza, Petrarca não conseguiu ver o seu projeto se concretizar em 1362. O poeta, porém, doou o acervo pessoal à cidade que, aliás, vale a pena visitar todos os pontos de interesse de Veneza.

O cardeal Bessarion foi um dos primeiros a validar o projeto público de biblioteca que desejava-se criar, doando os seus livros à República de Veneza em 31 de maio de 1468.

Dessa forma, as doações enriqueceram em muito o acervo da Biblioteca, já que contou também com incorporação de outras bibliotecas da cidade e da República.

Constantinopla, por exemplo, contribuiu bastante com o sucesso da Biblioteca, uma vez que a cidade foi tomada pelos otomanos, tornando Veneza o principal centro de estudo dos clássicos gregos.

O horário para visitação é de segunda-feira a sexta-feira, das 08h00 às 19h00, e sábado, das 08h00 às 13h30.

Aos domingos, a Biblioteca não funciona nas seguintes datas: 1 e 6 de janeiro; 25 de abril; 1 de maio; 2 de junho; 15 de agosto; 1 e 21 novembro; 8, 25 e 26 de dezembro.

Portanto, se programe bem para conhecer a Biblioteca Nacional Marciana, uma das bibliotecas mais bonitas do mundo.

Biblioteca Clementinum – Praga, República Tcheca

Lugares para visitar em Praga
Foto: Bruno Delzant, via Wikimedia Commons.

Localizada na cidade de Praga, capital da República Tcheca, a Biblioteca Nacional da República Tcheca (também conhecida como Biblioteca Clementinum) foi criada no dia 6 de fevereiro de 1777. A criação da Biblioteca se deu através de uma ordem dada por Maria Teresa da Áustria.

Como todo reconhecimento é bem-vindo, o site Bored Panda deu a honra de denominá-la como a biblioteca mais bonita do mundo. Incrível!

Clementinum é um complexo histórico de edifícios em Praga e sua fundação se deu século XI. Esse nome passou a ser associado à Biblioteca Nacional da República Tcheca (um dos edifícios do complexo), sendo comumente usado como seu próprio nome, daí tira-se “Biblioteca Clementinum”.

Hoje, essa grande obra barroca dispõe de um acervo (maior do país) de mais de 6 milhões de livros/documentos e importantes manuscritos medievais, como o Codex Vyssegradensis e o Passional of Abbess Kunigunde.

A Biblioteca Clementinum está aberta ao pública e seu horário de funcionamento é o seguinte: janeiro e fevereiro, das 10h às 16h; de março a outubro, das 10h às 18h; novembro e dezembro, das 10h às 17h.

No local, você poderá contar com visitas guiadas em inglês todos os dias a cada 30 minutos. A primeira delas se inicia às 10h.

Com a visita, você irá à Capela dos Espelhos, à Biblioteca Barroca e à Torre Astronômica. Portanto, não deixe de planejar e visitar essa maravilha de monumento histórico e cultura. Aproveite para ver dicas de roteiro em Praga, bem completo!

Biblioteca Nacional da Áustria – Áustria

Bibliotecas mais bonitas da Europa
Foto: Daniel Gran, via Wikimedia Commons.

Localizada no Palácio Höfburg, em Viena, na Áustria, a Biblioteca Nacional da Áustria é uma das bibliotecas históricas mais bonitas do mundo e foi construída no século XVIII.

Até o ano de 1920, a Biblioteca Nacional Austríaca era conhecida como Biblioteca do Tribunal de Justiça (Hofbibliothek).

A sua criação se deu na Idade Média pelos Habsburgos, sob a autorização do Imperador Carlos VI. Atualmente, ela é uma das mais ricas bibliotecas da Áustria, contando com um acervo de mais de 8 milhões de registros.

A biblioteca pode ser consultada pelo público sem nenhum impedimento, porém, em relação às visitas turísticas, as pessoas poderão acessar apenas uma parte da biblioteca.

A Prunksaal é uma sala barroca incrível que está disponível para visita! Vale bastante a pena visitar! Bem como as principais atrações turísticas de Viena.

O horário de funcionamento para visitação acontece de segunda a domingo (exceto às quintas), das 10h às 18h; já nas quintas-feiras, o horário é das 10h às 21h. Entre os meses de outubro e maio, a biblioteca fica fechada às segundas-feiras.

Biblioteca John Rylands – Manchester, Inglaterra

Bibliotecas mais bonitas da Inglaterra
Foto: Michael D Beckwith, via Wikimedia Commons.

Localizada em Deansgate, na cidade de Manchester, na Inglaterra, a Biblioteca John Rylands teve sua formação em 1972, após a junção da Universidade de Manchester com a Biblioteca John Rylands.

Com um design neogótico do período vitoriano, a Biblioteca passou a ser aberta ao público a partir de 1900 e se tornou desde então centro de informação da Universidade de Manchester.

Fundada por Enriqueta Augustina Rylands, como forma de homenagear o próprio marido, John Rylands, o acervo da Biblioteca tinha aproximadamente 40.000 livros no início de sua formação.

Com a fusão das universidades, os acervos também foram reunidos em só lugar, tornando a Biblioteca John Rylands a maior do Reino Unido. Ela possui o fragmento original mais antigo do Novo Testamento e uma das duas cópias existentes da impressão de William Caxton da obra Le Morte d’Arthur, de 1485.

O horário de funcionamento da Biblioteca é o seguinte: domingo e segunda das 12h às 17h e de terça a sexta das10h às 17h.

Biblioteca George Peabody – Baltimore, EUA

Bibliotecas para visitar nos Estado Unidos
Foto: Carol M. Highsmith, via Wikimedia Commons.

Localizada no bairro cultural histórico de Mount Vernon-Belvedere, ao norte do centro de Baltimore, Maryland, a Biblioteca George Peabody (antes conhecida como Biblioteca do Instituto Peabody da Cidade de Baltimore)  pertence à Universidade de Johns Hopkins.

Planejado para ser inaugurado em 1860, mas construído de fato em 1878, o prédio, assinado pelo arquiteto Baltimore Edmund G. Lind, é repleto de mármore preto e branco, decorações de ferro e cinco fileiras de balcões com colunas douradas.

Seu acervo conta com mais de 300 mil livros das mais diversas áreas e, apesar de ser aberta ao público, você só poderá realizar consultas dentro dos salões.

Por causa da sua arquitetura interior incrível, a biblioteca é palco constante de casamentos e festas privadas.

O seu horário de visitação é de terça a quarta das 10h às 17h, na sexta-feira de 10h às 15h e no sábado das 10h às 13h.

Biblioteca de Sainte-Geneviève – Paris, França

Biblioteca em Paris
Foto: Harmonia Amanda, via Wikimedia Commons.

Localizada em Paris, na França, a Biblioteca de Sainte-Geneviève teve sua construção desenvolvida entre os anos de 1838 e 1850.

Os primeiros leitores da Biblioteca foram conhecidos em 1851, após o edifício ser finalmente terminado no terreno onde antes ficava o antigo colégio Montaigu, fundado no século XIV.

Herdeira das preciosas coleções históricas da abadia de Sainte-Geneviève, a Biblioteca recebeu a doação de doação de 600 volumes da coleção do cardeal de la Rochefoucould.

Com um designe interior impressionante, a Biblioteca se mostra espaçosa e bastante luminosa. Uma livraria pode ser avistada no térreo. No primeiro andar, você encontrará a sala de leitura, separada por dois corredores.

Com uma fachada neorrenascentista italiana e paredes caracterizadas pela gravura do nome dos autores mais importantes, a Biblioteca de Sainte-Geneviève possui o seguinte horário de funcionamento: segunda a sábado das 10h às 22h e domingo das 13h às 19h.

Lindas bibliotecas ao redor do mundo

Neste artigo, eu indiquei para você as bibliotecas mais bonitas do mundo, com o intuito de que você possa entender as melhores opções de acordo com os seus gostos e planejamento, podendo ser incluídas no seu roteiro, claro, dependendo da sua disponibilidade.

As bibliotecas são um ótimo destino para os amantes da leitura e, diante do crescimento avassalador da tecnologia, que aumenta cada vez mais o número de leitores digitais, elas estão sendo esquecidas, mas nada como ótimas opções para que possam ser contempladas e admiradas como verdadeiros pontos turísticos que são.

Essa lista destaca algumas ótimas opções com arquiteturas incríveis e dimensões impressionantes, acervos diversificados e obras de dezenas de anos, que realmente vão te deixar encantado e ansioso por conhecê-las mais detalhadamente.

Portanto, essas bibliotecas fantásticas ao redor do mundo não possuem somente milhares de livros ou quaisquer outros objetos, mas, acima de tudo, possuem um legado histórico e cultural fortíssimo capaz de resistir a dezenas de anos.

Assim, comece a partir de agora a ter uma visão diferente sobre esses monumentos que são autênticas obras de arte, seja pela arquitetura em geral deslumbrante ou mesmo pela capacidade de carregar o legado do amor pelos livros através das gerações.

Gostou das bibliotecas mais bonitas do mundo? Deixe seu comentário!

Até + !!!

CATEGORIAS
COMPARTILHE
Imagem do Autor
ESCRITO POR
ESCRITO POR
Guilherme Tetamanti

Paulistano de 40 anos e muita história pra contar. Amo e odeio a selva de pedra, e por isso faço de tudo pra viajar. Sou empresário, administrador de empresas e criador de algumas lojas virtuais. Vendi tudo em 2011 para realizar o sonho de fazer uma viagem de volta ao mundo e praticar fotografia, uma de minhas paixões. Sempre fugi das aulas de redação, mas a vontade de viajar, fazer novas amizades e compartilhar minhas andanças, me motivaram a criar o Quero Viajar Mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quero Viajar Mais