Planejar uma viagem: checklist com 7 dicas para economizar

por Guilherme Tetamanti

Planejar uma viagem: checklist com 7 dicas para economizar

Conheça um ótimo checklist para planejar uma viagem e economizar! Todo mundo que ama viajar sabe que existem alguns truques e dicas que fazem a gente poupar um bom dinheiro. E como economizar nunca é demais, vou te mostrar todos os segredos que conheço.

Em primeiro lugar, lembre-se que todos os passos que vou te ensinar precisam ser pensados no planejamento da viagem. É nessa etapa, principalmente, onde a gente encontra várias brechas para economizar um dinheirão.

Por isso, se você quer planejar uma viagem da forma mais barata possível, você está no lugar certo! Veja aqui como economizar uma boa grana. Essa quantia, inclusive, pode ser usada em próximas viagens.

Planeje sua viagem => Dúvidas sobre seguro viagem

Melhores preços de hotéis pelo mundo »

 

Dicas para planejar uma viagem

Planejar uma viagem
Veja dicas essenciais para planejar uma viagem.
  1. Época certa
  2. Localização do hotel
  3. Seguro viagem
  4. Sem bagagem
  5. Free walking tour
  6. Cozinhar no hotel
  7. Menos deslocamentos

Incrível => Lugares mais bonitos do mundo

 

Época certa

Como planejar uma viagem sozinha
Planejar uma viagem: procure viajar em baixas temporadas.

Primeiramente, vou ao tópico mais conhecido: a época certa para viajar. Algumas pessoas acham que isso é besteira, e são as mesmas pessoas que acabam gastando uma grana alta, muitas vezes sem necessidade!

Procure viajar em baixas temporadas (quando o seu destino não está sendo muito visitado), nos meses do meio do semestre, como maio, junho e outubro. Evite viajar em janeiro, fevereiro, julho e dezembro, pois é quando os preços ficam mais altos devido as férias e datas comemorativas (são altas temporadas).

Praias e locais com pontos turísticos geralmente são frequentados por temporadas. Por isso, os preços nessas épocas do ano sobem muito! Inclusive, em alguns locais e regiões os valores de hospedagem e alimentação chegam a triplicar.

E não ache que isso acontece porque os comerciantes e hotéis são maus e querem extorquir o seu dinheiro. Para você ter uma ideia, muitas praias turísticas têm baixíssima visitação durante o ano. E é somente nessas temporadas que a economia da cidade aquece.

Às vezes, as altas temporadas são os únicos períodos do ano que sustentam a economia local, por isso os preços aumentam. Mais um motivo para você viajar fora de época!

Pois na baixa temporada, a economia está parada e há um monte de promoções e descontos, inclusive de passagens de avião.

Porém, vou repetir aqui o trecho do meu livro Quero Viajar Mais, onde dedico uma parte do primeiro capítulo ao tema “Qual é a melhor época para viajar”:

mas, é preciso ter cuidado. Não é porque uma passagem aérea está super barata […] que vale a pena comprar. Imagine a Tailândia na época das monções asiáticas, que são chuvas que castigam a região?

Logo, deve prevalecer o bom senso e muita pesquisa para você descobrir porque os preços estão mais baixos e se vale a pena a economia para viajar mais.

Comparativo => Como usar celular no exterior

 

Localização do hotel

Como planejar uma viagem internacional
Encontrar uma hospedagem próxima dos locais que você quer ver e visitar pode poupar um bom dinheiro.

Outro grande problema que pode levar um monte de dinheiro dos nossos bolsos é a localização do hotel. Infelizmente, ótimas hospedagens, pousadas e resorts ficam muito longe da cidade e do comércio. E toda vez que precisamos sair, gastamos com táxis, gasolina ou outros serviços de mobilidade.

Encontrar uma hospedagem próxima dos locais que você quer ver e visitar pode poupar um bom dinheiro. E, se você gosta de sair muito e curtir toda a programação dos locais que visita, procure um hotel perto, para que você não precise ficar indo de carro toda vez.

Ao pensar na hospedagem, pense também nas suas preferências. Por exemplo, se você gosta de piscina e banho de mar, procure um local que seja acessível aos dois. Imagina o trabalhão que é sempre ter que ir à praia de carro, encontrar lugar para estacionar, pagar estacionamento… Isso pode ser evitado.

Outro exemplo: se você é apaixonado(a) por gastronomia local, procure uma hospedagem próxima a restaurantes e bares. Mas, se você prefere o conforto de um resort ou pousada em específico, quando a localização não lhe interessar muito (é um lugar que você já conhece), então, você pode escolher a seu critério.

Luxo => Hotéis incríveis ao redor do mundo

 

Seguro viagem

Como planejar uma viagem Wikihow
Em caso de emergência, o seguro viagem pode cobrir tudo ou parte das despesas médicas.

Alguns países exigem o seguro viagem, outros não. Mas, sempre se recomenda fazer um seguro viagem internacional quando for viajar para o exterior, uma vez que alguns serviços de emergência lá fora podem sair muito caro, muito caro mesmo!

Por isso, pesquise bastante em agências de viagens e seguradoras apólices que tem um preço legal e cubram todas (ou a maioria) das possíveis necessidades que possam surgir durante a viagem. Acredite! Em caso de imprevisto, isso pode lhe salvar de uma dívida gigantesca!

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom BFRIDAY, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 

Diferente do Brasil, muitos países não possuem serviços de saúde gratuitos. Por isso, em viagens mais longas, caso você adoeça, será preciso pagar para ir ao médico ou mesmo conseguir remédios que são distribuídos de graça.

Em caso de emergência, como uma pancada, uma queda ou acidente, o seguro viagem pode cobrir tudo ou boa parte das despesas médicas. O que vai lhe livrar de uma dívida internacional enorme.

Pelo mundo => Cicloturismo e roteiros para viajar de bike

 

Sem bagagem

Como planejar uma viagem por conta própria
Algumas passagens aéreas já incluem o valor da taxa de bagagem.

Sabe como em filmes quando as madames chegam com um monte de malas no hotel quando viajam? Pois saiba que elas devem ser milionárias, pois quem viaja sabe que as despesas de bagagem são enormes!

Por isso, durante o planejamento da viagem, pense também seus looks e as roupas necessárias! Isso mesmo, pense nas fotos, nos locais que você quer visitar, nas coisas que você quer fazer… Pense nas roupas que vai usar e aquelas que você pode reutilizar sem precisar lavar!

Acredite em mim, isso vai fazer muita diferença. Dessa maneira, você vai levar menos roupas e se vestir planejadamente. Isso vai diminuir uma boa grana em taxas e impostos de bagagem.

Outra dica superinteressante é comprar uma boa mochila e se organizar para que caiba todas as roupas e produtos necessários nela. Dessa maneira, se for uma viagem de avião, você pode ir com a mochila no voo e não vai pagar nada de taxa de bagagem!

Mas, cuidado! Algumas passagens aéreas já incluem o valor da taxa de bagagem. Por isso, se você já tiver pago essa taxa, é melhor ter uma bagagem para despachar! Assim o seu dinheiro não terá sido pago em vão.

Planeje-se => Internet na viagem

 

Free walking tour

Como planejar uma viagem de qualidade
Planejar uma viagem: Free Walking Tour

Você sabe o que é free walking tour? É uma prática usada por muita gente hoje em dia. A sua tradução literal pode ser tida como “Tour da Caminhada Livre”, ou seja, o famoso andar a pé! A modalidade surgiu na Europa, mas atualmente é uma realidade em muitas cidades e países. Consiste em caminhar pela cidade, com um guia local e, no final, pagar o quanto você acha que valeu o passeio. Isso mesmo, você paga o quanto quiser e puder.

Geralmente, os guias são estudantes ou imigrantes que estão desempregados e querem ter alguma renda no fim do mês. Eles podem dar dicas de locais para comer, sair, se divertir e passear. Dessa forma, sempre pesquise para saber se existem guias de free walking tour no destino da sua viagem. Você pode economizar um bom dinheiro, caminhar (que é a melhor forma de conhecer a cidade), curtir a viagem e ainda fazer amigos.

Inclusive, há vários estudantes intercambistas brasileiros que oferecem esse serviço em várias cidades do mundo. Assim, você ainda vai ter um guia falando em português! Tem como ser melhor? Cada empresa e guia autônomo trabalha de acordo com os seus critérios e horários, por isso, é bom pesquisar direitinho para agendar com todo o cuidado e segurança possível.

 

Cozinhar no hotel

Como planejar uma viagem sem estresse
Ter uma cozinha e utensílios à disposição pode ser uma grande economia.

As viagens também são experiências gastronômicas! Mas todo mundo sabe que fazer todas as refeições fora pode custar um dinheirão! Por isso, muitos hotéis e pousadas já possuem cozinhas e utensílios para os hóspedes.

Essa estratégia é levada em conta por quem viaja muito e é uma forma dos hotéis conseguirem mais hóspedes. Ter uma cozinha e utensílios à disposição pode ser uma grande economia. Basta ir em um supermercado, comprar ingredientes e preparar algo para comer por ali mesmo, sem precisar gastar comendo fora.

É ótimo para viagens mais longas, por exemplo. E como essas cozinhas, às vezes, são compartilhadas, dá para interagir com outros hóspedes e aprender um pouco sobre a culinária de outros países e regiões.

 
Sabia que aprender através de cursos on-line nunca foi tão fácil?

Assista seus cursos pelo computador, tablet ou até mesmo pelo celular!

Devido a nossa parceria com a Learn Café, você terá acesso a cursos para todas as áreas do conhecimento, com alta qualidade, comodidade e de forma acessível. Cursos online para você:

  • Aprender rápido e ganhar dinheiro;
  • Se preparar para um novo emprego;
  • Melhorar seu currículo;
  • Continuar aprendendo sempre!
 

Viagem saudável => Vacinas necessárias para viajar

 

Menos deslocamentos

Como planejar uma viagem simples
Tente diminuir ao máximo a distância e quantidade de deslocamentos.

Essa dica tem relação com a localização do hotel e com todo o processo de planejamento da viagem. Diminuir ao máximo a distância e quantidade de deslocamentos durante a trip sempre vai ser vantajoso para a carteira.

Procure se hospedar em locais próximos a tudo (ou ao máximo) de locais que você pretende visitar. Se a sua cidade destino tiver mais que um aeroporto, sempre prefira o que fica mais perto da sua hospedagem.

Se quiser fazer uma pequena viagem dentro de uma viagem maior, pense nela antes de viajar. Procure saber qual é o meio de transporte mais barato, quem pode fornecer o serviço e conheça todos os horários possíveis. Tenha sempre um plano B de deslocamento também!

Às vezes, quando a primeira opção de deslocamento dá errado, ficamos desesperados e aceitamos algum serviço muito mais caro! Por isso, tenha sempre opções em mente e tente ser o menos leigo(a) possível.

Se não for possível, procure saber sobre os cartões de transporte público. Tem cidades que oferecem tickets válidos pelo número de dias que você ficará e você pode usa-lo ilimitado no metrô e ônibus.

Saúde => Remédio para o estresse

 

Viajar pode sair barato com planejamento

É muito comum ouvir que viagens são luxo e que são muito caras, mas essas frases geralmente vêm de quem não sabe planejar uma viagem e sempre acaba pagando muito mais do que o necessário. Planejar uma viagem seguindo as dicas mostradas nesse artigo pode torná-la barata e muito mais segura (devido a atenção usada no planejamento).

Não é preciso gastar todo o orçamento para fazer uma boa viagem. Outro engano comum é achar que só viagens longas e distantes são boas e inesquecíveis. Há viagens curtas, mesmo de fim de semana, que dá para viver experiências mais marcantes do que viagens de 1 mês. E olha que estou falando por experiência própria. Já dei a volta ao mundo e, em alguns lugares, não precisei de muito tempo para me conectar totalmente. Inclusive, eu conto meu relato no Livro Quero Viajar Mais.

Use toda a sua inteligência e boa parte do seu tempo para tratar a viagem como um projeto da sua vida. Você consegue fazer dar certo e economizar muito dinheiro se usar atenção e destreza aos detalhes. E por falar em detalhes, dá uma olhada no meu vídeo de volta ao mundo:

Tem alguma outra dica para planejar uma viagem? Deixe a resposta nos comentários!

Até + !!!

 

CATEGORIAS
ESCRITO POR

Guilherme Tetamanti

ESCRITO POR

Guilherme Tetamanti

Paulistano de 37 anos e muita história pra contar. Amo e odeio a selva de pedra, e por isso faço de tudo pra viajar. Sou empresário, administrador de empresas e criador de algumas lojas virtuais. Vendi tudo em 2011 para realizar o sonho de fazer uma viagem de volta ao mundo e praticar fotografia, uma de minhas paixões. Sempre fugi das aulas de redação, mas a vontade de viajar, fazer novas amizades e compartilhar minhas andanças, me motivaram a criar o Quero Viajar Mais.

Organize sua viagem

10 dicas para você
planejar sua viagem

Separamos as principais ofertas dos nossos parceiros para você economizar.
Clique nos itens abaixo e confira:

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Quero Viajar Mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários do post

  1. Marcela

    Eu gosto muito desse site, o conteudo é de muita qualidade, Recomendo a todos