Passagem de última hora: desconto em casos de emergência

por Andréia Teixeira

Passagem de última hora: desconto em casos de emergência

Infelizmente, em algum momento da vida pode ser que alguém precise comprar uma passagem de última hora. Geralmente, isso ocorre em momentos tristes, como por exemplo a morte de um ente querido.

Aqui no blog sempre mantemos o leitor informado sobre tudo que diz respeito a viagens, então, nada mais normal do que prestar um serviço de informação nesse sentido e que muita gente desconhece.

Afinal, nesses casos não se consegue comprar passagens aéreas baratas facilmente. Viagens de última hora e promoções, infelizmente, não “andam juntas”, segundo os critérios das companhias.

Portanto, se você precisa fazer uma viagem de última hora e comprará sua passagem aérea no balcão, é possível conseguir desconto. Entenda a seguir!

Planeje sua viagem => Internet na viagem

Aprenda a acumular milhas aéreas »

Passagem para viagens de última hora

Comprar uma passagem de última hora pode (e certamente vai) custar muito caro, mas o que muita gente não tem conhecimento é que o custo pode ser reduzido até pela metade em casos de emergência.

A perda de um ente querido é um momento de dor e quando isso acontece  é possível que a companhia aérea ofereça descontos que chegam até 80% do valor total, o que sem dúvida é uma grande ajuda,  já que uma passagem de última hora geralmente costuma sair bem caro.

Aqui no blog chegou, inclusive, o depoimento de um leitor em que ele relata que, recentemente, passou pela perda de uma irmã. Segundo ele, o mesmo imediatamente providenciou a compra de uma passagem aérea para viajar e despedir-se.

O leitor então foi direto ao balcão da Latam para comprar de última hora uma passagem de Brasília para o Rio de Janeiro, que custava aproximadamente R$ 3.600, segundo ele.

Viagens de última hora baratas com desconto

Nesse momento de dor, o internauta conta que foi informado pela atendente do balcão da companhia que, se o motivo dessa compra emergencial era o caso de falecimento de parente ou mesmo familiar em estado de saúde terminal, ele poderia procurar o programa de tarifa emergencial da companhia aérea.

Nesse caso, ele foi orientado a entrar em contrato com a ouvidoria da Latam para que pudesse comprovar o motivo da viagem e com isso obter o desconto de 80% na viagem.

E foi o que ele fez: com os documentos cabíveis em mãos, isto é, certidão de óbito e documentos de identificação, ele fez contato com a companhia assim que retornou ao seu estado de origem.

Com isso, ou seja, com a comprovação do motivo emergencial da viagem, ele conseguiu a devolução de 80% do valor pago, isso é, ele foi restituído em R$3.250 no prazo de 10 dias após a solicitação. Mesmo assim, não deixe de contratar um seguro saúde para viagem para evitar ainda mais chateações.

Quais casos são considerados de emergência?

Passagem de última hora: desconto em casos de emergência
Falecimento de um parente próximo é um dos casos enquadrados.

De acordo com as  informações da empresa aérea, são considerados casos de emergência que permitem o desconto de 80% no valor da tarifa o falecimento de familiares próximos, a hospitalização de um parente próximo com risco de morte, ou ainda o desaparecimento de um parente próximo.

Nesses casos o passageiro precisa entrar em contato com a companhia para obter as informações necessárias e procedimentos referente ao reembolso.

 
Procurando opção de turismo sustentável para viajar no Brasil?

A melhor alternativa é participar de expedições em unidades de conservação com profunda interação com a natureza e imersão nas comunidades locais, através do turismo de base comunitária e voluntariado.

Conheça as vivências organizadas pela Vivalá, negócio social que tem a missão de ressignificar as relações das pessoas com o turismo no Brasil. Algumas vantagens de viajar com a Vivalá:

  • Ajudar a fortalecer pequenos negócios regionais;
  • Vivenciar experiências em comunidades locais;
  • Voluntáriado em comunidades ribeirinhas e indígenas;
  • Reserva flexível e viagens em feriados.
 
   

No site da Latam, no entanto, as informações sobre o assunto são bem escassas e, por esse motivo, para que o cliente obtenha maiores informações ele precisa entrar em contato via telefone da empresa.

Leia, a seguir, a informação que a LATAM disponibiliza no site sobre o tema:

Tenho uma emergência familiar. Como posso viajar de última hora?

Sentimos muito pelo que você está passando. Na LATAM você pode ter acesso a uma política comercial flexível para compra de passagens para viagens de última hora, não planejadas, em situações de emergência familiar. Se você se encontra em uma situação assim, ligue para a nossa Central de Vendas e Serviços para que possamos ajudar você a encontrar uma opção. 

Os seguintes casos são considerados emergências familiares:

  • Falecimento de um parente próximo
  • Hospitalização de um parente próximo com risco de morte
  • Desaparecimento de um parente próximo

Vale ressaltar que você deverá apresentar documentação que comprove sua situação, como atestado de óbito, declaração médica, boletim de ocorrência etc., além de documentação legal que ateste a relação familiar.

Todas as companhias têm tarifa emergencial?

Passagem aérea no balcão com desconto
Somente a LATAM têm esse serviço | Foto: Rafael Luiz Canossa, via Wikimedia Commons.

Você deve estar se perguntando porque mencionei somente a Latam. A resposta é simples: porque as outras companhias, ou seja, Gol e a Azul, ainda não disponibilizam essa facilidade para o passageiro.

Não contam com um programa de compra emergencial para casos como morte de parentes, acidentes ou doenças graves na família, somente a Latam até o momento oferece essa facilidade.

Nas outras companhias, dependendo da situação e somente em casos muito específicos. é possível pedir o reembolso da passagem, porém o procedimento é bem burocrático e demorado, muitas vezes necessitando passar pelo aval do poder judiciário.

Mas, voltando ao tema, para ter acesso a compra da passagem de última hora com desconto o viajante precisa fazer a compra diretamente no balcão da companhia, e se lá no balcão ele apresentar os documentos exigidos como o atestado de óbito, comprovante de parentesco etc., ele já pode obter o desconto na hora da compra, do contrário, poderá solicitar a restituição quando regressar para sua cidade natal.

Desconto em passagem de última hora na lei

Em termos jurídicos, existe atualmente um projeto de lei que prevê o desconto de até 60% na passagem aérea no caso de falecimento de parente próximo.

   

O projeto em tramitação na Comissão de Constituição e Justiça prevê o desconto para aqueles que precisam viajar para visitar parentes próximos  hospitalizados  e sob risco de morte, e claro, em caso de falecimento.

Esse projeto altera o Código Brasileiro de Aeronáutica e estabelece o desconto mínimo de 60% baseado na maior classe tarifária para permitir que, se comprovado o falecimento ou a hospitalização de familiar, o passageiro possa comprar a passagem mais barata.

Um ponto interessante do projeto é o que garante ao próprio passageiro uma restituição no valor sob o mínimo de 90% da passagem caso ele precise cancelar a viagem por esse mesmo motivo.

Imprevistos acontecem e todos estamos a mercê de passar por situações desagradáveis como essas, principalmente quem mora distante da família. Por isso o projeto de lei  é visto com bons olhos pela maioria dos parlamentares.

O texto desse projeto de lei ainda está aguardando as emendas na Comissão de Constituição e Justiça para futuramente, se aprovado, seguir para a Câmara dos Deputados.

Tudo sobre passagem de última hora

Conforme eu mencionei, atualmente essa facilidade do desconto em caso de passagem de última hora de emergência é disponibilizada somente pela Latam.

Contudo, com o crescente número de viajantes e pessoas que utilizam os serviços das companhias aéreas é plenamente possível que num futuro próximo as demais empresas também venham a oferecer esse beneficio aos seus clientes.

Gostou desse conteúdo? Então, compartilhe com aquele amigo que vez por outra precisa de uma passagem de última hora!

Até + !!!

CATEGORIAS
ESCRITO POR

Andréia Teixeira

ESCRITO POR

Andréia Teixeira

Andréia Teixeira, advogada, redatora e pós graduanda em Direito do Trabalho e Previdenciário. Apaixonada por leitura, viagens e desafios. Atualmente morando no norte do México e totalmente encantada com a cultura local. Saludos!

Organize sua viagem

10 dicas para você
planejar sua viagem

Separamos as principais ofertas dos nossos parceiros para você economizar.
Clique nos itens abaixo e confira:

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Tours Nacionais

Reserve atividades com pagamento em até 10x

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Tours Nacionais

Reserve atividades com pagamento em até 10x

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Quero Viajar Mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *