Argentina no verão: descubra o que fazer e para onde ir

por Franco Chirizzi

Argentina no verão: descubra o que fazer e para onde ir

A Argentina no verão costuma apresentar temperaturas muito elevadas em alguns lugares do país, mas você só precisa de uma boa organização para conhecer aqueles destinos que são perfeitos para essa época do ano.

A Patagônia Argentina tem dezenas de pontos turísticos com clima muito agradável que, apesar de não ter neve, mostram a sua beleza de uma forma tão linda que a maioria das pessoas prefere acampar e curtir o clima ameno. Já Buenos Aires no verão continua tendo suas belezas arquitetônicas como atrativos, além de outros pontos em seus arredores.

Neste artigo conto mais sobre as belezas da Argentina no verão e qual o melhor roteiro que você pode fazer para aproveitar ao máximo sua viagem. Acompanhe a leitura!

Planeje sua viagem => Hotéis em Buenos Aires

Seguro viagem América do Sul »

Quando começa o verão na Argentina?

O verão na Argentina começa no mês de dezembro, mas é possível encontrar temperaturas altas desde novembro, principalmente no norte do país, nas províncias vizinhas ao Paraguai, à Bolívia e ao Brasil.

Lugares para conhecer na Argentina no verão

  • Buenos Aires
  • Córdoba
  • Mendoza
  • Cataratas do Iguaçu
  • Jujuy
  • Entre Ríos
  • Bariloche
  • El Chaltén
  • Villa La Angostura
  • El Calafate
  • Ushuaia

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios na Argentina »

Buenos Aires

Buenos Aires no verão
Galeria na Recoleta | Foto: QVM.

Um roteiro pela Argentina precisa começar pela sua capital, Buenos Aires.

Apesar de não ser o destino mais visitado durante o verão, pois é uma metrópole muito grande e não tem praias nem contato com a natureza por perto, Buenos Aires oferece sim uma enorme variedade de eventos culturais e gastronômicos.

A capital portenha, tem vistas maravilhosas do porto, boa gastronomia em bairros renomados como La Boca, Recoleta e Palermo, e ainda oferece aulas de Tango. Afinal, qualquer época é boa para aprender dançar um pouco. Aproveite para ler mais sobre tudo o que conhecer em Buenos Aires.

No charmoso bairro de Puerto Madero se encontra a Puente de la Mujer, onde tem muitos bares e imponentes edifícios. No Réveillon, é comum que aconteçam shows de fogos de artifício para os visitantes.

E, claro, os inúmeros parques da cidade que são um convite para aproveitar o dias de sol e calor na capital portenha, como o Jardim Japonês, o gramado próximo à Torre dos Ingleses, El Rosendal e inúmeras outras áreas verdes de Buenos Aires.

Córdoba

Córdoba no verão
Vista noturna de Córdoba. | Foto: Cholka Pablo Gautero, via Wikimedia Commons

A cidade é famosa pelo clima muito agradável que tem durante o verão, principalmente nas serras e no interior.

Cidades como Villa Carlos Paz, Rio Cuarto, Cosquin e Calamuchita são das mais visitadas, por se encontrarem rodeadas de serras, lagoas, com belas pousadas e cabanas para desfrutar em família ou com amigos.

Para os que costumam viajar sozinhos, já é comum ter várias cidades pequenas onde se encontram acampamentos de mochileiros, como no Cerro Uritorco.

O Lago San Roque, entre as cidades de Villa Carlos Paz e Cosquin é muito famoso por sua tranquilidade, oferecendo ainda a possibilidade de pescar, uma temperatura entre 25º e 30º durante o verão e muitas peças teatrais.

O teatro na Argentina, aliás, é muito famoso e concorrido. Por isso, assistir a uma peça faz parte do roteiro de viagem. Leia também sobre outros costumes e curiosidades sobre a Argentina.

Mendoza

Pico do Aconcágua
Vista do Aconcágua em Mendoza | Foto: QVM.

A capital do vinho é pouco visitada nos meses mais quentes como dezembro ou janeiro, mas em fevereiro já é alta temporada em Mendoza. Por lá acontece a Festa Nacional da Vendimia, a maior festa em homenagem ao vinho do mundo.

Centenas de turistas aproveitam para chegar à cidade nessa época e conhecer diversas vinícolas, desfrutar dos passeios no centro e conhecer mais sobre a cultura da vinha local.

A cidade fica até paralisada para ver as carroças com as rainhas distritais em competição pelo reinado nacional, entregando uvas, vinhos e melões para os turistas.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na Argentina. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

A cordilheira também é muito visitada e tem um clima muito agradável no verão. É possível visitar inclusive o Aconcágua. A partir de outubro começa a época de andinismo, onde turistas do mundo todo tentam chegar em cima da maior montanha das América, que tem 6.962 metros.

Outros pontos turísticos muito visitados são Potrerillos, Uspallata e San Rafael, onde é possível fazer diversas atividades relacionadas aos esportes de aventura, trilhas e até saborear um churrasco tipicamente argentino feito na montanha. Confira também um roteiro na Argentina para até 30 dias de viagem.

Cataratas do Iguaçu

Cataratas na Argentina
Parte argentina das Cataratas do Iguaçu.

Uma das 7 maravilhas naturais do planeta, que são divididas com o Brasil, se encontram em seu esplendor durante o verão na Argentina. Você poderá ver as quedas d’água em seu potencial máximo e com muito volume. Gostou?

A proximidade com o Brasil, saindo desde a cidade brasileira de Foz do Iguaçu, permite que esse seja um destino às vezes mais econômico para os brasileiros, pois não é preciso pagar uma viagem internacional até Buenos Aires, mas sim até o Paraná. Ficou na dúvida de qual local incluir no seu roteio? Então descubra qual é o lado mais bonito das cataratas.

Logo, a partir de Foz do Iguaçu você pode continuar a viagem por outras cidades argentinas, pois tem muitas conexões aéreas, principalmente com Buenos Aires, Córdoba e Salta.

Jujuy

Jujuy na Argentina
Pucará de Tilcara | Foto: Niels Elgaard Larsen, via Wikimedia Commons.

A província de Jujuy faz divisa com a Bolívia e é por isso que tem muitas raízes andinas e indígenas, como nas festas em homenagem à Pachamama, a mãe terra.

 
Vai viajar e precisa ter internet 100% do tempo no seu celular?

Ter internet é essencial para usar aplicativos como Uber e Google Maps, além de conversar no WhatsApp e postar aquela foto no Instagram.

Devido a nossa parceria com a America Chip, você ganha 10% de desconto com o cupom QUEROVIAJARMAIS para comprar qualquer chip e receber em casa, e assim ter conexão 4G de ALTA VELOCIDADE em diversos países. Conheça as vantagens:

  • Receber o chip na sua casa ainda no Brasi;
  • A configuração do chip é extremamente fácil;
  • Os planos têm excelente custo-benefício, com preço a partir de USD 31,00;
  • Muita economia, porque você contrata apenas os dias que for usar;
  • É sem dúvida a opção mais fácil, prática e segura para ter a melhor internet 4G;
  • Já falei internet ilimitada? ;)
 
   

Durante o mês de fevereiro, no norte da província, na pequena cidade de Tilcara se celebra o carnaval, que é bem diferente do que conhecemos no Brasil, já que contam com fortes influências indígenas de povos Aymará ou Incas.

Entre Rios

Rio Uruguai na Argentina
Rio Uruguai, uma das belezas da região. | Foto: Deyvid Setti e Eloy Olindo Setti, via Wikimedia Commons.

Entre Rios se encontra na região litoral, na fronteira com o Uruguai. E quer destino melhor que praias para conhecer na Argentina no verão?

Como seu nome diz é uma região rodeada de rios, o que faz que tenha um clima muito úmido, mas ao mesmo tempo muito agradável durante o verão. Isso porque nunca fica muito quente se comparado com outras regiões mais secas da Argentina.

Cidades como Colón, que tem várias praias sobre o rio Uruguai e com muita infraestrutura, acabam sendo as favoritas dos turistas.

Outro dos atrativos desse lugar é o carnaval de Gualeguaychú, o maior da Argentina e um dos maiores do mundo.

Pessoas do país inteiro chegam nessa cidade durante os meses de fevereiro e março para dançar e se divertir, pois esse é o único lugar da Argentina que se celebra de forma comercial e massiva o carnaval, sendo do agrado de todos os visitantes. Para saber mais sobre quais destinos da Argentina visitar, confira este outro post sobre as melhores cidades da Argentina.

Bariloche

Argentina no verão
Nem só de neve vive Bariloche e o destino pode ser uma grande surpresa no verão.

Sem dúvidas, Bariloche é a cidade mais famosa da Patagônia Argentina e é possível ser visitada em qualquer época do ano, mas no verão você poderá desfrutar do contato com a natureza sem passar frio.

Os diferentes morros (cerros) têm vistas panorâmicas maravilhosas, que permitem que você tire fotos que ficam para a eternidade.

No verão, é comum se encontrar com muitos estudantes dos últimos anos da escola que estão celebrando sua formatura, por isso acontecem muitas festas em algumas das maiores boates da Argentina.

Já para os amantes da gastronomia argentina, é bom desfrutar um cordeiro patagônico, ou desfrutar de uma boa cerveja na famosa cervejaria Patagônia.

El Chaltén

El Chalten Patagônia
As paisagens de El Chaltén são de tirar o fôlego. | Foto: rodoluca, via Wikimedia Commons.

Essa pequena cidade da Patagônia é famosa por ser a capital nacional do trekking e onde centenas de mochileiros chegam para acampar e ficar em contato com a natureza. Por esse motivo é um excelente programa para se fazer na Argentina no verão.

Todas as pessoas que visitam esse povoado dizem se sentir encantadas pelo magnetismo do lugar, provocado pelas enormes montanhas que o rodeiam.

O monte Fitz Roy é o mais destacado, onde a maioria vem para fazer algumas trilhas e captar belas fotos, mas é bom levar roupa para chuva, que é muito comum nesse lugar.

Aqui é possível encontrar algumas lagoas como a Capri, o Rio Branco, Lagoa dos Três e vários mirantes.

Villa La Angostura

verão na Argentina
Villa la Angostura é um destino popular no verão argentino.

A vizinha de Bariloche, e que é tão charmosa quanto, é indicada para os turistas com espírito mais aventureiro e que desejam ficar em contato com a natureza.

Villa La Angostura se encontra no início do caminho dos Sete Lagos, um roteiro delimitado e muito famoso que centenas de viajantes fazem todos os anos.

A cidade tem uma arquitetura bem peculiar e característica, pela influência dos imigrantes alemães, e por isso fazer um tour de um dia vale muito a pena. Uma dica é se hospedar em Bariloche e fazer o famoso bate volta.

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom PAI, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 

O Lago Nahuel Huapi também se encontra em Villa La Angostura e é muito famoso pelo Nahuelito, um monstro que, segundo a antiga lenda, mora em suas águas.

   

El Calafate

Perito Moreno em El Calafate
Plataformas oferecem vista de tirar o fôlego | Foto: QVM.

O bom de visitar El Calafate durante o verão é que é possível ver o rompimento da geleira Perito Moreno, a maior reserva de água doce superficial do planeta.

O Perito Moreno, com sua extensão de mais de 250 km² tem rompimentos de enormes massas de gelos, criando um espetáculo incrível, quase inigualável com um som incrível.

Se você alugar o equipamento e a roupa necessária, também é possível que você caminhe pela geleira e possa tirar um pouco de gelo para desfrutar de um bom drinque.

Muita gente leva uma garrafa de uísque, rum ou outra bebida para acompanhar com gelo em seu estado mais natural.

Ushuaia

Ushuaia Patagônia
Belezas naturais de Ushuaia estão por toda a parte.

A cidade mais austral do mundo é ótima para ser visitada durante o verão. Apesar de nunca fazer calor nessa cidade, Ushuaia chega a alcançar temperaturas recordes de 10º ou até 15º na temperatura mais quente do ano.

A vista é inigualável, pois você estará praticamente em frente à Antártica, recebendo alguns ventos frios e até encontrando um pouco de neve se der sorte, pois ela é mais rara na Argentina no verão.

Já o espetáculo mais procurado nessa estação é o dia mais longo do ano: que acontece no dia 21 de dezembro. O sol nasce por volta da 4:30 da manhã e se põe somente após às 22hs da noite, tendo escuridão somente às 23hs. Outro passeio bem comum no verão é um cruzeiro pelo Estreito de Beagle e Farol Les Eclaireurs longe de nevoeiros típicos do inverno.

O povo costuma sair para as ruas e comemorar essa data e até não dormem para ficar em festas que duram madrugada afora.

Ficou curioso para conhecer esse lugar incrível? Então descubra também o que fazer no verão de Ushuaia.

Como aproveitar a Argentina no verão

Há muito o que fazer no país hermano em todas as estações do ano, mas a Argentina no verão se torna um destino altamente convidativo, pois você aproveitará todas as suas belezas naturais e atrações culturais sem passar tanto frio.

Nessa estação, há climas muito quentes ao norte, até mais agradáveis no sul. Ademais, diferentes celebrações como a Vendimia, o Carnaval, ou eventos culturais em Córdoba e Buenos Aires também são destaques no verão argentino. Por isso, vale até conferir o post sobre os eventos e feriados na Argentina.

E, para finalizar, fique com o vídeo incrível publicado pelo site oficial de turismo da Argentina, sobre Salta, perdtinho de Jujuy, um dos destinos de verão do país:

Agora que você já sabe o que fazer na Argentina no verão, compartilhe este artigo com os seus companheiros de viagem e escolham juntos os destinos do seu roteiro.

Até + !!!

CATEGORIAS
ESCRITO POR

Franco Chirizzi

ESCRITO POR

Franco Chirizzi

Franco Chirizzi, 26 anos, argentino, professor de português e escritor freelancer. Mora no Brasil há mais de 3 anos, primeiro em Porto Alegre e, logo, apaixonado por praia, se mudou para Floripa. Gosta de Marketing Digital e de encontrar novas experiências ao redor do mundo.

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Hotéis na Neve

Hospede-se em hotéis exclusivos para curtir destinos de neve

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Hotéis na Neve

Hospede-se em hotéis exclusivos para curtir destinos de neve

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Quero Viajar Mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *