Roteiro de trem no Japão: Hiroshima, Tóquio, Osaka e mais

Roteiro de trem no Japão: Hiroshima, Tóquio, Osaka e mais

Imagem do Autor por Guilherme Tetamanti
Atualizado em:

Usar o trem no Japão é uma maneira muito eficiente de se locomover e de conhecer um dos principais países da Ásia. Nas vezes em que estive no país, usei o trem como meu principal meio de locomoção. Ele compensa tanto pelo valor, como também por ser muito rÔpido.

Em qualquer lugar hĆ” uma estação, hĆ” vĆ”rios tipos de trem no JapĆ£o e vocĆŖ consegue pegar com facilidade um shinkansen – o famoso trem bala. Este Ć© muito confortĆ”vel, mesmo que vocĆŖ esteja viajando com muita bagagem, hĆ” um local que vocĆŖ consegue pĆ“r suas malas no shinkansen de maneira segura.

Não se preocupe com o tamanho de mala para o Japão, você também pode acionar o serviço de entrega que irÔ levar os seus objetos até o seu hotel sem você ter de se preocupar. Com o sistema de trem no Japão, você não tem o menor incÓmodo em ter de ir até o aeroporto, fazer check-in e ficar esperando o seu voo.

AlĆ©m disso, vocĆŖ irĆ” parar em uma estação de trem que Ć© na cidade, sem precisar fazer um longo deslocamento — quando comparado ao aeroporto — atĆ© o hotel em que irĆ” ficar hospedado. E serĆ” muito tranquilo de fazer os seus percursos, como ir de Hiroshima para Osaka, ou em como ir de Tóquio para Yokohama.

Veja aqui algumas dicas de como utilizar o trem no Japão. Veja também como e onde comprar o JR Pass para você ter todo acesso a rede de trens enquanto estiver no país.

Planeje sua viagem => Melhores hotĆ©is no JapĆ£o para uma viagem top

Entenda tudo sobre seguro viagem Japão »

Roteiro de trem no Japão

 
Ads
 
  1. Tokyo
  2. Takayama
  3. Yokohama
  4. Hakone
  5. Kyoto
  6. Nara
  7. Osaka
  8. Kobe
  9. Hiroshima

Tipos de trem no Japão

 
Ads
 
malas no shinkansen
Shinkansen esperando para partida

Assim como em outros países da Ásia, no Japão você encontrarÔ trens de diferentes empresas e de diferentes modalidades. A maior empresa é a Japan Rail, mais conhecida pela abreviação JR.

Ela é também a fornecedora do famoso Japan Rail Pass que possibilita a um turista pegar vÔrios trens em uma determinada quantidade de dias com apenas um cartão. Basicamente, o país possui esses tipos de trens, que te levarão às principais cidades do Japão:

Trens que não são da empresa JR

Existem outras empresas que cuidam do meio transporte de trem no Japão. Entretanto, a JR corta praticamente o país inteiro e é a mais importante. Nesses tipos de trem, bem como no metrÓ, não é aceito o uso do JR Pass.

Shinkansen

Esse é o famoso trem bala. Ele pode chegar a velocidade de até 300km/h. Por isso, muitas vezes é mais vantajoso pegar um trem do que ir de avião para alguns locais do país. Além do mais, com o JR Pass você poderÔ pegar quantos Shinkansen precisar.


ConheƧa a Seguros Promo para contratar o melhor seguro viagem!


Faça uma cotação online sem compromisso, comparando preços nas melhores seguradoras.


Garanta até 20% OFF no seguro viagem no Japão, usando o cupom VIAJARMAIS15.


Super express Shinkansen

Esses, apesar de também terem a velocidade mÔxima de 300km/h, conseguem chegar ao destino com mais rapidez. Normalmente, eles chegam alguns minutos antes. Porém, eles não aceitam o JR Pass.

Monorail

O monotrilho existe em Tokyo. Ele faz a ligação do aeroporto de Haneda com a cidade e aceita o JR Pass.

Express

São os trens que circulam pela cidade, mas são mais rÔpidos ou possuem uma quantidade menor de paradas. Aceitam o JR Pass.

Locais

Os trens locais são aqueles que atravessam as cidades e param em todas as estações. Por vezes, um express pode valer mais a pena para você chegar o quanto antes a um local.

Como comprar passagem de trem no Japão

preƧo shinkansen tokyo kyoto
Estação de Sapporo, Japão

Para viagens de curta distância de trem no Japão, o mais indicado é que você utilize as mÔquinas. Por mais que existam guichês, eles são utilizados para marcar lugar nos trens rÔpidos.

Assim, quando você avistar a mÔquina, não se desespere, basta apenas ter paciência que você irÔ comprar com facilidade o seu bilhete. Com o tempo, serÔ praticamente automÔtica a compra.

A primeira coisa que você deve fazer é clicar na tela para colocar no idioma em inglês. Você avistarÔ o ícone com facilidade, afinal, ele serÔ o único item escrito em letras romanas e não nos ideogramas japoneses.

Como no Japão as passagens possuem variação de valor, é importante que você saiba exatamente de onde estÔ partindo e em qual estação irÔ descer. Pois cada bilhete emitido dÔ direito a andar determinado número de estações a partir do valor que você pagou. Logo, menores distâncias, menores valores. Maiores distâncias, maiores valores.

No caso de você ter um JR Pass, serÔ diferente. Você terÔ de fazer a reserva de seu assento no trem. Muitas vezes hÔ vÔrios locais disponíveis, entretanto, pode ser que você vÔ para o Japão em um período de alta temporada e não consiga um local em um trem.

Para reservar o seu local, basta apenas ir a um guichê da JR que lÔ você consegue fazer os procedimentos com agilidade. Esteja sempre atendo ao nome do trem que você irÔ pegar, ao horÔrio que ele passarÔ na plataforma e em qual vagão você deve entrar. Existem os vagões que são para assentos reservados e os que são para assentos não reservados.

Caso o seu trem não esteja na plataforma, basta apenas você olhar as marcações no chão para saber onde cada vagão irÔ parar e em qual porta você deve esperar.

Durante a viagem, um funcionÔrio do trem passarÔ e verificarÔ se o seu JR Pass estÔ na validade. No caso de você ter um bilhete, ele irÔ perfurar. No caso se haver qualquer tipo de erro, basta você fazer o acerto de contas com o funcionÔrio mesmo.

Uma dica interessante para você aproveitar a sua viagem de trem é sempre observar as lojas nas estações. Cada região possui uma comida típica do Japão, e você poderÔ encontrar nas estações essas comidas e até melhor levar com você pela viagem.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide no Japão. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdĆ­veis para todas as idades e interesses;
  • Os preƧos mais baixos, garantidos – sem taxas de reserva ou cobranƧas ocultas;
  • FaƧa a prĆ©-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atraƧƵes com o inventĆ”rio exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexĆ­vel com cancelamento fĆ”cil atĆ© 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde vocĆŖ estiver;
  • Atendimento ao cliente amigĆ”vel e experiente, disponĆ­vel 24/7 no seu idioma.
 

JR Pass onde comprar?

JR Pass onde comprar?
Trem bala no Japão, que chega à velocidade de 300km/h

Você pode comprar o seu JR Pass com facilidade pelo site da própria empresa, bastando ter internet no Japão. Você irÔ receber um voucher em sua casa e bastarÔ apenas habilitar o documento em algum guichê da JR.

Vale ressaltar que essa habilitação deve ser feita em até 3 meses após a sua aquisição. Não se esqueça de comprar com antecedência para que seja feita a entrega do documento antes de você viajar.

Outra opção é comprar o JR Pass com uma agência de turismo, ela irÔ fazer todo o procedimento burocrÔtico e você irÔ receber o voucher em sua casa. Os bilhetes são para um determinado número de dias, você pode adquirir para 7, 14, ou 21 dias.

Tipos de JR Pass

tipos de trem no japão
Trem JR na estação de Nara, Japão

Existem duas modalidades de JR Pass que você pode adquirir, um que darÔ somente acesso à classe econÓmica e outro em que você poderÔ viajar de primeira classe. Tudo dependerÔ de quanto você prefere gastar na moeda do Japão.

JR Pass regular

Este é o cartão que te darÔ direito a usar a classe econÓmica dos trens no Japão. Você poderÔ fazer todas as reservas para os dias que quiser viajar e para onde quiser. Basta apenas que tenha lugar.

JR Pass Green

Esse tipo de cartão é o que te darÔ acesso à primeira classe dos trens no Japão. Além de desfrutar de assentos que são mais confortÔveis, você também terÔ direito a uma tolha quente para higienizar as mãos, uma bebida e a janelas maiores para apreciar a paisagem. No mais, ainda hÔ maior espaço para você acomodar as suas bagagens.

Roteiro de trem de 5 dias no Japão

  1. Tokyo
  2. Kyoto
  3. Nara/Osaka
  4. Hiroshima
  5. Miyajima

Existem diversos pontos turísticos mais visitados do Japão, um mais interessante do que o outro. Em uma viagem de 5 dias, o melhor é que você aproveite ao mÔximo.

1. Tokyo

olimpiadas de tokyo Japao

Para começar a viagem, nada melhor do que conhecer a capital, Tokyo. Não deixe de visitar os principais bairros da cidade.

Veja aqui a lista dos pontos turísticos mais bonitos de Tokyo que você deve conhecer. Aproveite o mÔximo que puder e se organize para viajar jÔ no dia seguinte rumo a Kyoto.

2. Kyoto

Pontos turĆ­sticos de Kyoto

Essa cidade é conhecida por seus inúmeros templos e por sua arquitetura que faz referência ao Japão antigo.

Como o sistema de trem do Japão é muito eficiente, você conseguirÔ se deslocar em pouco tempo. Os trens também são muito confortÔveis, aproveite para descansar um pouco e apreciar a vista.

Não deixe de passear na estação de Kyoto, pelo centro da cidade e também o Templo do Pavilhão Dourado. Aproveite para passar a noite em um ryokan, um hotel aos moldes do Japão tradicional.

Se você não tiver o JR Pass, o preço do shinkansen de Tokyo para Kyoto serÔ de até 150 dólares em uma viagem de 2 horas e 17 minutos.

3. Nara/Osaka

trem no japão
Castelo de Osaka, Japão

No terceiro dia de sua viagem, vÔ em direção à região de Nara e Osaka. Na parte da manhã e início da tarde, você pode passear por Nara e conhecer os cervos que andam livremente pelas ruas.


Chip de celular da America Chip com internet ilimitada no Japão!


ConheƧa o melhor chip internacional com internet ilimitada de alta velocidade, e garanta 10% OFF com o cupom QUEROVIAJARMAIS.


Ɖ possĆ­vel comprar guloseimas no comĆ©rcio local para alimentĆ”-los sem correr o risco de que passem mal. NĆ£o deixe de ver a maior estĆ”tua de bronze do Buda que tambĆ©m estĆ” pela regiĆ£o.

Para chegar em Osaka, não hÔ problemas. A cidade estÔ bem próxima de Nara, de trem é pouco mais de 1 hora de viagem. E se pegar o trem expresso, ainda farÔ a viagem em pouco mais de meia hora.

Essa Ʃ uma cidade incrƭvel. muito movimentada. Por isso, se puder e tiver interesse, aproveite a noite do dia em que chegar e tambƩm parte do seu quarto dia de viagem.

Você irÔ caminhar por uma cidade cosmopolita, cheia de comida de rua e muito comércio. Os seus habitantes também costumam ser mais falantes e muito mais próximos dos costumes brasileiros de receptividade. Não deixe de visitar o Castelo de Osaka e ir até o seu topo para apreciar a incrível vista.

4. Hiroshima

Viajar de trem no Japão

O Ćŗltimo destino nessa viagem rĆ”pida de 5 dias Ć© Hiroshima. Aprecie a cidade e veja a sua história que estĆ” por todos os cantos. Ɖ impressionante como ela se reconstruiu após a Segunda Guerra Mundial e hoje Ć© um dos importantes centros comerciais do paĆ­s.

Passe o dia na Cúpula Genbaku e nos museus ao seu redor. Não deixe de experimentar a culinÔria típica do local, como o okonomiyaki.

Roteiro de trem de 7 dias no Japão

  1. Tokyo
  2. Yokohama
  3. Takayama
  4. Kyoto/Osaka/Nara

1. Tokyo

Roteiro de trem de 7 dias no Japão

Aproveite a cidade em que você provavelmente irÔ desembarcar tanto para se adaptar ao fuso horÔrio, como também para conhecer os seus bairros que são muito diferentes entre si.

Use todo o sistema de trem da cidade, que é um dos melhores do país. Indico que você aproveite dois dias antes de embarcar nesse roteiro de viagem pelo Japão.

2. Yokohama

yokohama japão
Monte Fuji ao fundo da cidade de Yokohama

Se você estiver com dúvida de como ir de Tóquio para Yokohama, saiba que é muito fÔcil. Além disso, a cidade estÔ nas proximidades da capital, ou seja, a sua viagem de trem serÔ muito rÔpida para que você aproveite ao mÔximo o local.

Veja o movimento da cidade, e não deixe de ir principalmente à China Town.

3. Takayama

jardim japones Takayama
Jardim japonĆŖs em Takayama

Não deixe de passar ao menos um dia por Takayama, você poderÔ ver as casas antigas do Japão. Algumas ruas são fechadas para somente pedestres passearem.

Uma das atrações da cidade é ir a uma destilaria de saquê para conhecer como se dÔ o processo de fabricação e degustar algumas doses, sem dúvidas uma das maiores curiosidades do Japão.

4. Kyoto/Osaka/Nara

trem atƩ Kyoto

Em seguida, você pode ir de trem até Kyoto e aproveitar essa cidade histórica. Dedique ao menos dois dias por ali.

Visite os templos e toda a parte histórica do Japão que ainda é preservada na cidade. Aproveite também para fazer passeios de um dia que envolvam a cidade de Osaka e de Nara para conhecer um pouco desses locais.

Roteiro de trem de 10 dias no Japão

  1. Tokyo
  2. Hiroshima
  3. Osaka
  4. Kobe
  5. Yokohama

1. Tokyo

Roteiro de trem de 10 dias no Japão

Aproveite alguns dias em Tokyo para conhecer os seus arredores também. Tire um dia para conhecer os seus principais bairros, e no outro, uma ótima opção de passeio, ainda mais se você for um amante de animes, é ir até os Estúdios Ghibli. Também pode aproveitar, no caso de estar acompanhado de crianças, para ir à Disney.

2. Hiroshima

Miyajima japão
Miyajima em Hiroshima

Fique uns três dias em Hiroshima. Aproveite para conhecer toda a história da cidade e como foi um local muito resiliente para superar os traumas da guerra. Não deixe de passear por Miyajima, que estÔ em seus arredores, como você pode ver no mapa do Japão.

3. Osaka

Cidades japonesas

Não se preocupe em como ir de Hiroshima para Osaka, pois o caminho pode ser feito com facilidade com o sistema de trem do Japão. Em poucas horas você jÔ estarÔ nessa cidade que é uma das mais movimentadas do país.

Aproveite a sua noite e sua culinĆ”ria local.  Indico ficar por ali ao menos dois dias, para que possa tanto ir nas lojas de tecnologia, como tambĆ©m passear pelo centro e tirar ótimas fotos diante do Glico Man.

4. Kobe

roteiro de trem no japão
Museu Marítimo de Kobe, no Japão

Ao lado de Osaka estÔ Kobe, uma cidade portuÔria que vale a pena um passeio de um dia. Ali existem vÔrios museus temÔticos e parques que podem ser visitados, incluindo um museu só sobre café e outro sobre a história dessa cidade para o desenvolvimento da economia japonesa.

5. Yokohama

Sua viagem pode terminar em Yokohama, onde pode passar de dois a três dias. Com esse tempo razoÔvel, você pode aproveitar para ver uma das principais atrações da cidade: o museu do Cup Noodles.

Nele você poderÔ fazer o seu próprio macarrão com os ingredientes que quiser. Não deixe também de passear pela cidade e, se quiser, faça o passeio de um dia até Osaka se o clima no Japão estiver bom.

Roteiro de trem de 15 dias no Japão

  1. Tokyo
  2. Yokohama
  3. Hakone
  4. Nara
  5. Osaka
  6. Kyoto
  7. Miyajima
  8. Hiroshima

Em uma viagem de 15 dias, você pode aproveitar com mais calma para conhecer e se inteirar da cultura japonesa. Além disso, terÔ maior tempo para se adaptar ao fuso horÔrio.

1. Tokyo

roteiro japão 15 dias
Famosas ruas de Tokyo, Japão

Passe 3 dias na capital japonesa. Nesse tempo vocĆŖ pode conhecer lugares que nem sempre um turista tem acesso.

Além de poder aproveitar com calma a noite da cidade sem se preocupar em ter de pegar um trem correndo no dia seguinte. Aproveite também para dormir tranquilo em alguns dos melhores hotéis do Japão.

AlƩm de conhecer os bairros tradicionais nos roteiros turƭsticos, como Harajuku, Shibuya e Shinjuku, aproveite para fazer um passeio de barco pelo Odaiba.

Esse trata-se do mar que fica ao lado de uma ilha artificial construída nas proximidades da capital. Você pode passar um ótimo dia em meio a natureza e ainda observar muitos costumes japoneses.

AlĆ©m disso, vocĆŖ tambĆ©m terĆ” tempo para ir a um Neko CafĆ©, os cafĆ©s em que vocĆŖ pode brincar com os gatos. Ou tambĆ©m passar a noite em um izakaya — tradicional pequeno bar japonĆŖs — nas ruas do Shijuku Golden Gai. E se estiver em Tokyo nos dias 2 de janeiro ou 23 de dezembro, aproveite para visitar o interior do PalĆ”cio Imperial.

2. Yokohama

VocĆŖ pode fazer um bate e volta atĆ© a cidade, jĆ” que ela estĆ” bem próxima de Tokyo. Em somente um dia vocĆŖ pode aproveitar para conhecer o museu do ramen — um macarrĆ£o em um caldo saboroso. Aproveite para passear na Chinatown e experimentar comidas diferentes.

3. Hakone

monte fuji japao
Hakone Ć© um dos principais pontos para quer subir o Monte Fuji

Se você tem interesse em conhecer o famoso Monte Fuji, não deixe de passar uns 2 ou 3 dias por Hakone.

Você pode aproveitar também para se hospedar em um típico hotel japonês, um ryokan. Por lÔ, além de dedicar um dia para escalar o Monte Fuji, você pode conhecer o museu a céu aberto da cidade que também atrai muitos turistas.

Passei pelo lago Ashi para ter uma vista privilegiada do Monte Fuji. Em uma viagem de apenas 1 hora de trem saindo de Tokyo, vocĆŖ jĆ” chegarĆ” em Hakone.

4. Nara

Nara é uma cidade que carrega muito da história do Japão. Normalmente as pessoas acabam indo apenas para Kyoto, que estÔ nas proximidades e desmerecem o local.

Entretanto, é ali que você poderÔ ter acesso a uma boa parte da cultura japonesa tradicional. LÔ você irÔ encontrar cervos andando livremente pela cidade, além disso, não deixe de visitar os templos.

5. Osaka

sistema de trem no japão

Esta é uma das maiores cidades do Japão, atrÔs somente de Tokyo. A cidade é muito movimentada e vale a pena ser explorada por uns dois dias.

Não deixe de aproveitar para ver eletrÓnicos e comprar algumas lembranças. Na parte cultura, visite o Castelo de Osaka e se impressione com sua exuberância, que sobreviveu às guerras e a incêndios. Conheça também outros pontos turísticos de Osaka.

6. Kyoto

santuarios no japão
SantuÔrio de Shimogamo em Kyoto, no Japão

Com muita facilidade e de trem, você chegarÔ rapidamente a Kyoto, que também indico que você passe por lÔ uns dois dias. Saindo da movimentada e tecnológica Osaka, Kyoto irÔ te surpreender por manter muitos aspectos do Japão antigo.

Em um passeio pela cidade você jÔ irÔ ver a diferença e, se der sorte, poderÔ até mesmo encontrar com uma gueixa. Se hospede em um ryokan para ter uma experiência ainda mais completa.

7. Miyajima

roteiro de trem no japão
Os cervos jÔ se tornaram ponto turístico de Miyajima, no Japão

Continuando a utilizar o trem no Japão, nã o deixe de ir para Miyajima. Você terÔ de pegar um trem e depois um ferry, também da JR e com cobertura do Japan Rail Pass.

LÔ você também irÔ ver muitos cervos pelas ruas, mas sua principal atração é o portal Toori, que foi construído em períodos de maré baixa.

Por conta disso, quando a maré estÔ alta, temos a impressão de que o portal estÔ flutuando na Ôgua. Visite também o SantuÔrio de Itsukushima. Uma boa dica do Japão é aproveitar para comprar algumas lembranças no centro da ilha.

8. Hiroshima

O final de sua viagem de 15 dias pode ocorrer em Hiroshima. Uma cidade cheia de histórias, com um memorial da bomba que vale a pena ser visitado por até 2 dias devido a sua imensidão.

Aproveite a culinÔria local e, se for um amante de beisebol, vale a pena ir a um dos jogos do Hiroshima Caps, time que foi também um dos responsÔveis por alegrar a população local no pós-guerra.

Roteiro completo de trem no Japão

Se você gosta de facilidade, conforto e segurança, viajar de trem pelo Japão é a melhor saída. Se você jÔ teve a oportunidade de viajar para outros países e usar trens para se deslocar entre cidades, não terÔ o menor problema em compreender as estações no Japão.

No caso de não ter viajado de trem ainda, não se preocupe, tudo é muito bem sinalizado e sempre hÔ um funcionÔrio que você pode procurar.

Nas catracas existe um guichê em  que você pode tirar qualquer dúvida. E como os japoneses são muito solícitos, eles irão te explicar com calma como você  deve fazer. Adquira o seu JR Pass e se aventure pelo país.

Gostou das dicas sobre o os trens no Japão? Não deixe de ver mais informações em outros artigo aqui no Quero viajar mais. Compartilhe, curta e coloque suas dúvidas nos comentÔrios.

Dicas para ECONOMIZAR MUITO no Japão

Quer dicas para economizar com todo o planejamento da viagem para o Japão? Então confira quais são os melhores comparadores de preços para sua viagem sair muito mais barata!

Visitas guiadas no Japão

Para aproveitar ao mÔximo sua viagem, o ideal é reservar com antecedência os ingressos para seus tours e excursões no Japão. Assim, você evita filas na entrada das atrações e garante sua participação em atividades concorridas, que podem esgotar rapidamente para compras de última hora.

Recomendo os sites da Get Your Guide e Civitatis, que oferecem preços competitivos, cancelamento gratuito até 48 horas antes e bilhetes digitais para maior praticidade. Além disso, o atendimento é disponível 24/7 em português.

Internet ilimitada no Japão

Ter um chip de celular no Japão com internet 100% do tempo é essencial para usar aplicativos como Uber e Google Maps, além de conversar no WhatsApp e postar aquela foto no Instagram.

Devido a nossa parceria com a America Chip, você ganha 10% de desconto com o cupom QUEROVIAJARMAIS para comprar qualquer chip e receber em casa, e assim ter conexão 4G de ALTA VELOCIDADE durante sua viagem no Japão.

Qual o melhor seguro viagem no Japão?

Para viajar com segurança e tranquilidade, contratar um seguro viagem com cobertura no Japão é indispensÔvel. Ele oferece proteção completa para situações de emergência médica, hospitalar e odontológica, garantindo que você receba o atendimento necessÔrio em casos de imprevistos de saúde durante sua estadia, com suporte 24 horas por dia.

Utilize a ferramenta da Seguros Promo para comparar entre as melhores opções de apólice das principais seguradoras. E para economizar ainda mais, use o código promocional VIAJARMAIS15 e garanta até 20% de desconto.

CATEGORIAS
COMPARTILHE
Imagem do Autor
ESCRITO POR
ESCRITO POR
Guilherme Tetamanti

Paulistano de 40 anos e muita história pra contar. Amo e odeio a selva de pedra, e por isso faço de tudo pra viajar. Sou empresÔrio, administrador de empresas e criador de algumas lojas virtuais. Vendi tudo em 2011 para realizar o sonho de fazer uma viagem de volta ao mundo e praticar fotografia, uma de minhas paixões. Sempre fugi das aulas de redação, mas a vontade de viajar, fazer novas amizades e compartilhar minhas andanças, me motivaram a criar o Quero Viajar Mais.

Deixe um comentƔrio

O seu endereço de e-mail não serÔ publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe um comentƔrio

O seu endereço de e-mail não serÔ publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ComentƔrios do post
Quero Viajar Mais