Início / Américas / América do Sul / Chile / Tudo sobre sobre o Deserto do Atacama: dicas imperdíveis

Tudo sobre sobre o Deserto do Atacama: dicas imperdíveis

Quer saber tudo sobre o Deserto do Atacama, no Chile? Então, está no lugar certo. Neste artigo, darei dicas valiosas e também um resumo de tudo o que você precisa saber para planejar sua viagem e aproveitar ao máximo tudo que o Atacama tem a lhe oferecer.

O Deserto do Atacama é o sonho de viagem de muitas pessoas que desejam explorar todos os seus atrativos. E olhe que não são poucos os pontos de interesse que a região oferece. Mas esse destino, apesar de cada vez ser mais visitado, ainda gera muitas dúvidas na hora do planejamento da viagem.

Por isso, preparei este post, para ajudar os viajantes que querem visitar o Deserto do Atacama, mas ainda têm algumas dúvidas sobre a viagem. O Atacama é um lugar para ficar marcado para sempre na vida de qualquer viajante! Pode ter certeza.

Planeje sua viagem => Onde ficar no Deserto do Atacama

Melhor seguro viagem para América do Sul

 

Tudo sobre o Deserto do Atacama

Para te ajudar a conhecer e planejar sua viagem para o Deserto do Atacama, no Chile, separei o artigo nos seguintes tópicos: Como chegar no Atacama; Onde se hospedar; Quanto custa viajar para o Deserto do Atacama; Qual moeda levar para o Chile?; Quando ir para o Atacama; Melhores passeios; Dicas do que comer; O que levar; e como escolher uma agência de viagens.

Roteiro => Dicas para organizar sua viagem para o Atacama

 

Como chegar no Atacama

Tudo sobre o Deserto do Atacama
Minha chegada ao Deserto do Atacama | Foto: QVM.

Uma das dúvidas mais recorrentes é como chegar no Deserto do Atacama, no Chile. As pessoas sempre me perguntam se tem voo direto do Brasil, se é melhor passar por Santiago, se vale a pena de ir de ônibus ou até mesmo se compensa alugar um carro.

A cidade de San Pedro do Atacama, que serve de base para quem quer visitar o deserto, fica na região norte do Chile a cerca de 1.630 km de Santiago. Mas, apesar de não ser tão pertinho da capital não é complicado chegar até ela!

Partindo de Santiago é possível ir de avião, de ônibus ou mesmo de carro. No artigo Como chegar no Atacama: carro x ônibus x avião, eu explico detalhadamente todas as opções para você escolher a que mais te agrada.

Chip => Internet no Chile

 

Onde se hospedar no Atacama

Onde ficar no Deserto do Atacama?
Meu hotel tinha pet | Foto: QVM.

O Deserto do Atacama tem uma extensão de mais de 1.000 km² e a região apresenta algumas vilas e cidades. Mas, sem dúvida, a melhor opção para se hospedar e explorar o deserto é a partir de San Pedro do Atacama.

A cidade abriga uma grande rede hoteleira, agências de turismo e restaurantes, oferecendo todos os serviços essenciais ao turista. Confira todas as dicas no post Onde é melhor se hospedar no Atacama?

Imperdível => Passeio de balão pelo Deserto do Atacama

 

Quanto custa viajar para o Atacama

Preços do Atacama
Conta de um dos restaurantes no Atacama | Foto: QVM.

Uma das grandes preocupações na hora de planejar uma viagem para o Deserto do Atacama é o orçamento. A fama que o destino tem de ser caro assusta muito as pessoas que desejam visitar a região.

De fato, entre os principais destinos turísticos do Chile, o Atacama é um dos mais caros. Mas apesar dos preços mais elevados, com planejamento e pesquisa é possível programar uma viagem para explorar a região.

No post Quanto custa viajar para o Deserto do Atacama eu conto como calcular todos os gastos da viagem.

Dica => Passeios pelos Geysers el Tatio

 

Qual moeda levar para o Chile

Levar real para o Atacama
Moeda no Chile é peso | Foto: QVM.

Antes de viajar para qualquer destino internacional sempre questionamos qual é a melhor moeda para levar. No caso do Chile, as pessoas ficam em dúvida se é melhor levar dólar, real ou comprar peso chileno ainda no Brasil.

Na verdade, essa resposta vai depender de vários fatores, como quantidade de dinheiro que pretende levar, cotação das moedas na época, entre outras. No artigo Dólar x real x peso: qual moeda levar para o Chile? eu explico com detalhes como calcular qual é a mais vantajosa no momento, para fazer essa escolha de forma consciente.

Tour => Passeio para a Laguna Chaxar no Atacama

Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe 5% de desconto usando o cupom QUEROVIAJARMAIS5, é só clicar no botão.
 

 

Quando ir para o Atacama

Melhor época para viajar para o Deserto do Atacama
Clima do deserto é bem peculiar | Foto: QVM.

O Atacama é o deserto mais seco do mundo. E por causa desse clima tão árido, é comum ficarmos em dúvida de qual é a época mais indicada para conhecer a região.

Será se não chove mesmo nunca por lá? E o inverno, é muito frio? Tem algum atrativo que fica fechado em alguma época do ano? São algumas das perguntas que mais escuto de quem está planejando uma viagem para o Atacama.

No post Clima e qual é a melhor época para conhecer o Atacama eu respondo a todas essas perguntas.

Descubra => Seguro viagem para esporte radical, de neve e aventura

 

Melhores passeios no Atacama

Tour de balão no Atacama
Voo de balão no Atacama | Foto: QVM.

Sem dúvida, a parte mais difícil na hora de planejar uma viagem para o Deserto do Atacama é montar um roteiro. O Atacama é enorme e a lista de atrativos é bastante diversa.

Vale da Morte, Vale da Lua, Lagunas Altiplânicas, Gêisers, Salar de Tara, Salar do Atacama e Vulcão Lascar são apenas algumas das opções de passeios que o visitante pode fazer. E fica difícil ter que escolher apenas alguns deles, principalmente para quem vai ficar poucos dias na região.

Por isso, o primeiro passo é conhecer os pontos turísticos mais procurados pelos turistas no Deserto da Atacama e escolher os seus preferidos. Preparei uma lista com os atrativos que não podem faltar no roteiro de ninguém, confira no post Os 15 melhores passeios do Atacama que você precisa fazer.

Bike => Aluguel de bicicleta no Atacama

 

O que comer no Atacama

Melhores restaurantes do Deserto do Atacama
É possível achar boas opções com preços justos no Atacama | Foto: QVM.

A culinária do Deserto do Atacama é muito saborosa. Os pratos típicos têm como base o milho, o trigo e as carnes. Mas além dos restaurantes de culinária típica, a cidade oferece várias opções de culinária internacional, como francesa, italiana, mexicana, japonesa, entre outras. E, apesar da fama de ser um destino caro, é possível achar boas opções a preços justos.

Conheça os principais pratos típicos e algumas dicas de restaurantes no post O que comer e dicas de restaurantes no Atacama.

Romântico => Lua de mel na América do Sul

 

O que levar para o Deserto do Atacama

Como fazer a mala para o Deserto do Atacama
Peças da sua mala são importantes para o clima do deserto | Foto: QVM.

O Deserto do Atacama é um destino bastante peculiar e não é nada fácil arrumar as malas para quem vai visitá-lo pela primeira vez. Bate aquela insegurança, ficamos em dúvidas do que levar, do que não pode ficar para trás de jeito nenhum, de que tipo de roupas colocar na mochila, etc.

Vai viajar e precisa ter internet 100% do tempo no seu celular?

Ter internet é essencial para usar aplicativos como Uber e Google Maps, além de conversar no WhatsApp e postar aquela foto no Instagram.

Devido a nossa parceria com a EASYSIM4U, clicando no botão abaixo você ganha 10% OFF para comprar qualquer chip e receber em casa, e assim ter conexão em até 210 países.
 

Para ajudar, no post Check list: o que levar para o Atacama eu dou todas as dicas de como montar uma mala com tudo o que é essencial para sua viagem.

Mais opções => Passeio em Salar de Tara, no Atacama

 

Como escolher agência de viagem no Atacama

Como escolher agência de viagem para o Deserto do Atacama
Agências fazem os passeios mais incríveis do Atacama | Foto: QVM.

O segredo de uma viagem legal para o Deserto do Atacama é saber montar um bom roteiro e escolher bem os passeios que pretende fazer. Mas para que tudo dê certo, o jeito é contratar uma agência de receptivo turístico de confiança. Afinal, ninguém quer estragar a viagem com imprevistos.

Quando o assunto é agência de receptivo turístico, a concorrência é grande em San Pedro do Atacama. São mais de 50 agências, que oferecem um cardápio variado de passeios.

Como há muitas opções, há também uma grande variação de preço. Então, a dica é pesquisar bem antes de contratar e verificar se a agência contratada é de confiança. No post Agências de viagem no Atacama: qual escolher? (em breve) eu preparei um guia para lhe ajudar na escolha.

Trekking => Caminhada no cânion Quebrada de Guatin, no Atacama

 

Dicas e tudo sobre o Deserto do Atacama

Melhores dicas de viagem para o Atacama
Deserto do Atacama é surpreendente | Foto: QVM.

Não é à toa que o Deserto do Atacama está na lista de viagens dos sonhos de muitas pessoas. O lugar é fantástico e bem diferente de qualquer lugar que você possa conhecer aqui na América do Sul. Pode ser por isso, inclusive, que as pessoas tem dúvidas na hora de montar seu roteiro de viagem para lá. Descubra qual é a melhor época para viajar pela América do Sul.

Espero, com este artigo reunindo diversas dicas sobre a viagem e o roteiro para o Atacama, ter te ajudar a organizar as ideias e, porque não, já ter começado a tirar a trip da cabeça e passado para o papel para, em seguida, torná-la realidade. Leia, planeje, viaje e aproveite muito. O Deserto do Atacama é um lugar fantástico.

Gostou das dicas? Deixe nos comentários se o Atacama está na sua lista de próximos destinos!

 

Últimos artigos sobre o Chile:

Vai viajar? Comece a planejar sua viagem!

seguro viagem

Nunca se esqueça do Seguro Viagem! Além de ser obrigatório para entrar nos países da Europa, é essencial a contratação caso você tenha viagem marcada para qualquer lugar do mundo. Veja como o seguro me salvou na Alemanha, quando precisei de internação devido a uma infecção alimentar. Também precisei usar meu seguro viagem nos Estados Unidos, logo quando estava curtido uma das ilhas do Hawaii…acabei economizando R$ 2.000,00. Sem contar que auxilia quando há extravio de bagagem ou qualquer outro imprevisto. Utilize o comparador da Seguros Promo, que faz a pesquisa entre as melhores seguradoras para você economizar tempo e dinheiro. Por serem parceiros do blog, nós recebemos uma comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Ao contrário, leitores do blog ganham 5% de desconto usando o cupom QUEROVIAJARMAIS5. O pagamento pode ser feito em até 12 x no cartão, ou com + 5% off no boleto bancário!

celular no exterior

Saia do Brasil com internet 4G (Confira o comparativo entre os chips)

reserva de carros

Compare os melhores preços para alugar um carro na Rent Cars => Saiba mais

Cadastre seu email para receber nossas atualizações!

Sobre Guilherme Tetamanti

Paulistano de 35 anos e muita história pra contar. Amo e odeio a selva de pedra, e por isso faço de tudo pra viajar. Sou empresário, administrador de empresas e criador de algumas lojas virtuais. Vendi tudo em 2011 para realizar o sonho de fazer uma viagem de volta ao mundo e praticar fotografia, uma de minhas paixões. Sempre fugi das aulas de redação, mas a vontade de viajar, fazer novas amizades e compartilhar minhas andanças, me motivaram a criar o Quero Viajar Mais.

2 Comentários

  1. Fernando Cavalcanti

    Fala aí Guilherme, estou viajando para o Chile agora dia 15/11, fico em Santiago nos 3 primeiros dias (16-18/11) e dia 19/11 parto pra Atacama, passo 5 dias completos (20-24/11); no dia 25/11 sigo pra Salar Uyuni e no fim do dia 28/11 volto pra Santiago (por Atacama), finalizo mais um dia em Santiago (+1 = 4; 29/11) e dia 30/11 volto para o Brasil. O que achou da divisão dos dias? 4 dias completos em Santiago + 5 dias completos em Atacama + 2 dias e meio (fazer o pacote de passeios de 3 dias) em Salar Uyuni. Aproveitando, vi que tá preparando um post sobre quais agências escolher em Atacama, poderia adiantar alguma(s)? Desde já agradeço

    • Oi Fernando,

      Achei bom o roteiro, você conseguirá ver o principal de cada destino. Mas, eu acho que você ficará com vontade de voltar para o Atacama hehehehe. Eu fiquei 30 dias e ainda sinto isso!

      A Ayllu foi a agência que fiz boa parte dos passeios, mas é mais cara. A Araya é boa também. Mas uma amiga montou uma agência recentemente, chama Fui Gostei Trips. Fechando por esse link tem 10% de desconto, só informar que foi minha indicação.

      Abraços

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *