Como ir dos 2 aeroportos de Tokyo (HND e NRT) para o Centro

por Isabela Scalioni

Como ir dos 2 aeroportos de Tokyo (HND e NRT) para o Centro

Em um país onde o idioma é tão distinto e poucos dominam o inglês, saber como ir dos 2 aeroportos de Tokyo para o Centro é tarefa fundamental para aqueles que planejam uma viagem para a capital do Japão.

A metrópole conta com dois excelentes aeroportos que servem o distrito e arredores, o Narita International Airport (NRT) e o Haneda Airport (HND), e juntos, representam o terceiro sistema de aeroportos urbanos mais movimentados do mundo, ficando atrás apenas de Londres e Nova York.

Separei dicas essenciais para você se deslocar dos aeroportos de Tokyo até a região central, com detalhes de transportes públicos disponíveis e os prós e contras de desembarcar em cada um deles. Confira.

Planeje sua viagem => Onde é melhor ficar em Tokyo

Seguro viagem obrigatório Japão »

 

Aeroportos de Tokyo: como chegar no Centro

Como chegar no centro dos aeroportos de Tokyo
Painel de aeroporto japonês | Foto: Kentaro Iemoto, via Wikimedia Commons.

Terceiro mais movimentado da Ásia e quarto do mundo no ano de 2017, o Haneda International Airport (HND) foi o primeiro aeroporto internacional da capital japonesa e atualmente opera como principal base de voos domésticos do Japão.

Localizado em Ōta, região metropolitana de Tokyo, a cerca de 15 km da região central (como a Tokyo Station, por exemplo), Haneda tem capacidade para noventa milhões de passageiros ao ano, recebendo, somente no ano anterior, mais de oitenta e cinco milhões. Saiba mais sobre o mapa do Japão.

O aeroporto, que funciona 24 horas por dia, conta com três terminais, tendo como principais 1 e 2, conectados por uma passarela subterrânea. O Terminal 1 oferece seis andares de restaurantes, lojas, salas de conferência e um deck para observação, localizado no último andar.

O Terminal 2 dispõe, além de restaurantes e lojas, um hotel com 387 quartos, o Haneda Excel Hotel Tokyu. Por fim, o Terminal 3, conhecido como International Passenger Terminal, foi inaugurado em 2010 e abriga as principais salas de espera operadas pelos grupos Star Alliance, oneworlde SkyTeam, e até um hotel para pets.

Já se você está voando para Tokyo a partir de destinos internacionais, é bem provável que irá pousará no Narita International Airport (NRT), ou Aeroporto Internacional de Narita.

Transporte público no aeroporto de Narita
Aeroportos de Tokyo: Narita | Foto: (WT-ja) Tatata, via Wikimedia Commons.

Localizado na província de Chiba, fronteira entre as cidades Narita e Shibayama, o aeroporto, segundo mais movimentado do Japão, está localizado a cerca de 60 km da região central da capital. Veja como planejar um roteiro de viagem no Japão.

Por lá desembarca cerca da metade de todos os passageiros internacionais que viajam para o país, entre 06 e 22:30, e é hub internacional da Japan Airlines (JAL) e All Nippon Airways (ANA), além das norte-americanas United e a Delta.

Praticamente todas as principais companhias aéreas internacionais operam voos que chegam e partem de Narita.

Aeroporto de Narita
Saguão de Narita | Foto: Contri, via Wikimedia Commons.

Somente no ano de 2016, o aeroporto serviu mais de trinta e nove milhões de passageiros, ocupando o 48º lugar no ranking dos aeroportos mais movimentos de todo o mundo em termos de tráfego aéreo de passageiros.

O aeroporto conta, também, com três terminais, divididos, basicamente, entre vôos internacionais (Terminal 1), domésticos (Terminal 2) e low-coast (Terminal 3), todos muitíssimo bem estruturados.

Como já falei por aqui, no artigo como locomover em Tokyo, a cidade é conhecida pela excelência no transporte público, e em Haneda e Narita não é diferente.

Os aeroportos contam com diversas opções de transporte público para a região central, permitindo acesso direto às principais estações, como a Tokyo Station, Shinjuku Station, Shibuya Station e Ikebukuro Station. 

Se você preferir, depois de sair dos aeroportos de Tokyo e chegar ao Centro, também pode conhecer a cidade por meio de um passeio incrível de bicicleta em Tokyo.

Confira => Passeios no Japão

 

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da Get Your Guide em Tokyo. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 48 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

Aeroporto de Haneda para centro de Tokyo

Distância do Haneda para o centro de Tokyo
Aeroporto de Haneda em Tokyo | Foto: Sekicho, via Wikimedia Commons.

O Aeroporto de Haneda está relativamente próximo ao centro de Tokyo, e conta com menos opções de transporte que Narita, porém oferece maior rapidez no translado, que costuma ser mais curto e barato.

Veja => Dicas do Japão

 

De trem para o centro de Tokyo

De trem para o centro de Tokyo
Linha Keikyu | Foto: Cheng, via Wikimedia Commons.

Trens costumam ser a opção mais rápida e barata para chegar até a região central, porém não há uma linha direta entre Haneda até as principais estações, sendo necessário fazer baldeação.

A linha Keikyu dá acesso até Shinagawa Station em 15 minutos, por 410 yens. A partir dali, é possível fazer trocar para outro trem com destino as principais regiões, como Shinjuku Station (cerca de 19 minutos, 200 yens), Shibuya Station (cerca de 12 minutos, 170 yens) e Tokyo Station (cerca de 11 minutos, 170 yen). O horário de funcionamento se inicia às 05:26 e encerra 00:01.

Maneira rápida de chegar ao centro de Tokyo do aeroporto
Tokyo Monorail | Foto: Lover of Romance, from Wikimedia Commons.

Uma outra possibilidade é utilizar a linha de monotrilho Tokyo Monorail com destino a Hamamatsucho Station, e então trocar para um trem da linha JR. A viagem leva cerca de 15 minutos e o ticket custa 490 yens.

A partir dali, é possível pegar um trem JR para as principais estações, como Shinjuku Station (cerca de 25 minutos, 200 yens), Shibuya Station (cerca de 18 minutos, 200 yens) e Tokyo Station (cerca de 6 minutos, 160 yens), e o horário de funcionamento se inicia às 05:18 e encerra 00:10.

Os tickets de ambos podem ser adquiridos nas vending machines das próprias empresas.

Interessante => Curiosidades do Japão

 
Vai viajar e precisa ter internet 100% do tempo no seu celular?

Ter internet é essencial para usar aplicativos como Uber e Google Maps, além de conversar no WhatsApp e postar aquela foto no Instagram.

Devido a nossa parceria com a America Chip, você ganha 10% de desconto com o cupom QUEROVIAJARMAIS para comprar qualquer chip e receber em casa, e assim ter conexão 4G de ALTA VELOCIDADE em diversos países. Conheça as vantagens:

  • Receber o chip na sua casa ainda no Brasi;
  • A configuração do chip é extremamente fácil;
  • Os planos têm excelente custo-benefício, com preço a partir de USD 31,00;
  • Muita economia, porque você contrata apenas os dias que for usar;
  • É sem dúvida a opção mais fácil, prática e segura para ter a melhor internet 4G;
  • Já falei internet ilimitada? ;)
 
   

 

De ônibus para o centro de Tokyo

Do aeroporto para o centro de Tokyo de ônibus
Limousine buses Foto: Toshinori, via Wikimedia Commons.

A linha de ônibus da Keikyu oferece confortáveis e espaçosos limousine buses sem a necessidade de transfer. Os valores variam de acordo com o destino final, que vão até as principais estações, pontos turísticos imperdíveis de Tokyo e hotéis, como Tokyo Sky Tree Town (cerca de 50 minutos, por 920 yens) e Shibuya (cerca de 60 minutos, por 1,030 yens).

É preciso verificar a disponibilidade de acordo com o horário e destino. Agora, se você prefere uma limousine de verdade, veja como ir do aeroporto de Haneda de limousine até o centro.

Lindos => Pontos turísticos incríveis do Japão

 

De táxi para o centro de Tokyo

Preço do táxi do aeroporto de Tokyo
Foto: Jopetsy, via Wikimedia Commons.

Desembarcou fora do horário de cobertura dos trens e não consegue encontrar ônibus disponíveis? A linha de taxis ofertadas também pela rede Keikyu realiza viagens com tarifas fixas para as principais regiões, como:

  • Chiyoda: 5,600 yens para horários regulares e 6,800 durante a madrugada;
  • Shibuya: 6,400 yens para horários regulares e 7,600 durante a madrugada;
  • Shinjuku: 6,800 yens para horários regulares e 8,200 durante a madrugada.

Atenção! É importante ter em mãos o endereço do destino escrito em japonês, pois a maioria dos motoristas não falam inglês. Há também as opções de shuttle para o centro de Tokyo.

 Incrível => Reserve os melhores lugares de Tokyo para conhecer

 

Aeroporto de Narita para centro de Tokyo 

Aeroporto de Narita para centro de Tokyo
Aeroportos de Tokyo: Narita | Foto: GFDL, via Wikimedia Commons.

O Aeroporto Internacional de Narita está a uma distância maior da região central, e justamente por isso, conta com uma abundância de opções de transporte público, que se diferenciam pelo custo, destinos e frequência. Por conta dos horários de chegada dos voos (entre 06:00 e 22:30), você não terá dificuldades em se locomover até a região central.

 Fácil => Veja um transfer do Aeroporto de Narita

 

De trem até o centro de Tokyo

De trem de Narita até o centro de Tokyo
Narita Express | Foto: DAJF, via Wikimedia Commons.

Viajar de trem é sempre uma opção rápida e econômica para se deslocar dentro do Japão, e se essa for a sua escolha, poderá optar por duas empresas que operam trens entre Narita e o centro de Tokyo, a JR East e a Keisei Electric Railway.

A JR East oferece duas opções de trens para se deslocar até o centro de Tokyo, o Narita Express (N’EX) e o Narita Line Rapid Train.

O primeiro, mais caro e confortável, faz paradas nas principais estações ao redor de Tokyo, como Tokyo Station, Shinjuku Station, Shibuya Station e Ikeburo Station, e alguns vão até regiões mais distantes, como Yokohama, Totsuka e Ofuna.

Suas poltronas, confortáveis e espaçosas, são equipadas com telas de LCD que disponibilizam informações sobre chegadas e partidas dos voos, localização do trem e tempo estimado da viagem.

Melhor opção de transporte para ir até o centro de Narita
Parte interna do trem japonês | Foto: DAJF, via Wikimedia Commons.

Os tickets podem ser adquiridos nos centros de atendimento da JR (JR EAST Travel Service Center), nos JR Ticket Office, (Midori-no-madoguchi) e nos centros de atendimento ao viajante (Travel Service Center). Os preços variam de acordo com a estação e seu destino final, portanto é importante se atentar para a estação que deverá desembarcar. Saiba mais sobre a moeda do Japão.

Os mais comuns são:

  • Tokyo Station: a viagem dura cerca de 60 minutos e custa 3,020 yens (tarifa regular) e 4,560 (primeira classe).
  • Shinagawa, Shibuya, Shinjuku e Ikebukuro Station: a viagem dura cerca de 70 minutos e custa 3,190 yens (tarifa regular) e 4,730 (primeira classe). Outras informações estão disponíveis no JR-East, o site oficial da operadora do trecho. Veja como ter internet no Japão.

A segunda opção, mais lenta, porém mais barata, é o Narita Line Rapid Train / Sōbu Line Rapid Train, com destino a Tokyo Station. Os trens são menos espaçosos e podem ficar lotados, portanto é possível que não tenha assentos disponíveis para todos nem espaço livre pra malas muito grandes.

O embarque é feito na estação JR Narita Line com destino a Chiba, e é necessário fazer uma baldeação na estação Sōbu. O desembarque deve ser feito na Tokyo Station. A viagem dura cerca de 90 minutos e custa 1,320 yens. Os tickets podem ser adquiridos nas vending machines da JR.

A Keisei Electric Railway opera três linhas entre o aeroporto e o centro de Tokyo:

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom CLIENTE, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 
  • o Skyliner;
  • o Keisei Narita Sky Access Line (Access Express);
  • e o Keisei Main Line (Limited Express).
Qual é o aeroporto mais perto do centro de Tokyo
Aeroporto de Tokyo: Keisei Skyliner | Foto: Alt_winmaerik, via Wikimedia Commons.

O Keisei Skyliner é uma das formas mais rápidas de chegar até a região central da cidade, alcançando 160 quilômetros por hora. O interior do trem se assemelha ao N’EX, com poltronas confortáveis e espaçosas e wi-fi gratuito, e conecta o aeroporto à estação Keisei de Ueno.

   

Para desembarcar em estações mais centrais, como Tokyo Station ou Shibuya Station, é necessário fazer baldeação. A viagem dura cerca de 40 minutos e os tickets custam 2,470 yens.

O Keisei Narita Skyliner Access Line (Access Express) também vai para a estação de Ueno, assim como o Skyliner, porém mais devagar e com uma frequência menor, e suas tarifas variam de acordo com o destino final. Os mais comuns são Keisei-Ueno Station (cerca de 65 minutos, 1,240 yens),  Asakusa Station – Tobu Toei Metro (cerca de 60 minutos, 1,290 yens) e Higashi-Ginza Station (cerca de 70 minutos, 1,330 yens).

Para facilitar a sua viagem, conheça  uma opção de bilhetes do metrô de Tokyo para 24, 48 e 72 horas.

O Keisei Main Line (Limited Express) é a opção mais barata e também a mais lenta para se deslocar até os principais destinos de Tokyo. O trem faz o mesmo trajeto do Access Express, porém com mais paradas, e os valores também variam de acordo com o destino final. As principais são Keisei-Funabasgi Station (cerca de 50 minutos, 740 yens) e Keisei-Ueno Station (cerca de 83 minutos, 1,030 yens).

Os tickets podem ser adquiridos no próprio aeroporto, nas vending machines do Skyliner Ticket Counter e da Keisei Electric Railway, e nos Centros de Atendimento Skyliner & Keisei. Outras informações estão disponíveis no site da Keisei.

 Para conhecer => Cidades do Japão

 

De ônibus para o centro de Tokyo

Melhor forma de sair dos aeroportos de Tokyo
Ônibus no Aeroporto de Narita | Foto: (WT-ja) Tatata, via Wikimedia Commons.

Oito empresas e suas diversas linhas fazem a conexão entre o aeroporto de Narita até Tokyo e arredores de ônibus. Os valores para acesso às regiões mais centrais custam cerca de 3,500 yens para limousine buses e 1,000 yens via low-fare (ônibus mais simples), e partem dos primeiros andares de cada terminal.

A lista completa das opções, valores e horários estão disponíveis no site do aeroporto de Narita. Por falar em ônibus, confira um bilhete Ônibus Turístico de Tokyo válido por 24 Horas.

Como é? => Aluguel de carro no Japão

 

De táxi para o centro de Tokyo

De táxi do aeroporto de Narita para o centro de Tokyo
Táxi no aeroportos de Tokyo | Foto: Comyu, via Wikimedia Commons.

Se a sua opção for táxi, prepare o bolso! Por conta da distância significativa, o valor pago para uma viagem de Narita até o centro de Tokyo pode ser bastante alto. Para evitar surpresas, os táxis criaram tarifas fixas para as principais localizações.

Para chegar até os bairros mais conhecidos e turísticos como Shinjuku, Shibuya e Meguro, é preciso desembolsar entre 22,000 e 22,500 yens. Os táxis podem ser encontrados nos primeiros andares de cada terminal. Há também as opções de shuttle para o centro de Tokyo.

 

Melhor forma de sair dos aeroportos de Tokyo

Como você pode perceber, escolher o meio de transporte variará de acordo com seu horário de desembarque, orçamento e até mesmo disposição. Porém, com tantas opções disponíveis, seja via Haneda ou Narita, ficou mais fácil chegar até o centro. Descubra os principais feriados no Japão.

E então, qual a melhor opção para sua viagem a Tokyo?

Até + !!!

 

CATEGORIAS
ESCRITO POR

Isabela Scalioni

ESCRITO POR

Isabela Scalioni

Isabela, designer gráfico por formação, entusiasta das subculturas e aficionada por moda, música, viagens e o que mais proporcionar novas experiências e provocar a criatividade. Atualmente, reside em Belo Horizonte - MG.

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Atrações

Explore os lugares turísticos mais famosos entre os turistas

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Atrações

Explore os lugares turísticos mais famosos entre os turistas

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *