Início / Ásia / Japão / Como ir dos 2 aeroportos de Tokyo (HND e NRT) para o centro

Como ir dos 2 aeroportos de Tokyo (HND e NRT) para o centro

Em um país onde o idioma é tão distinto e poucos dominam o inglês, saber como ir dos 2 aeroportos de Tokyo para o centro é tarefa fundamental para aqueles que planejam uma viagem para a capital do Japão.

A metrópole conta com dois excelentes aeroportos que servem o distrito e arredores, o Narita International Airport (NRT) e o Haneda Airport (HND), e juntos, representam o terceiro sistema de aeroportos urbanos mais movimentados do mundo, ficando atrás apenas de Londres e Nova York.

Separei dicas essenciais para você se deslocar até a região central, com detalhes de transportes públicos disponíveis e os prós e contras de desembarcar em cada um deles. Confira.

Planeje sua viagem => Onde ficar em Tokyo: melhores bairros e hotéis

Como escolher o melhor seguro viagem para a Ásia »

 

Aeroportos de Tokyo: como chegar no centro

Como chegar no centro dos aeroportos de Tokyo
Painel de aeroporto japonês | Foto: Kentaro Iemoto, via Wikimedia Commons.

Terceiro mais movimentado da Ásia e quarto do mundo no ano de 2017, o Haneda International Airport (HND) foi o primeiro aeroporto internacional da capital japonesa e atualmente opera como principal base de voos domésticos do Japão.

Localizado em Ōta, região metropolitana de Tokyo, a cerca de 15 km da região central (como a Tokyo Station, por exemplo), Haneda tem capacidade para noventa milhões de passageiros ao ano, recebendo, somente no ano anterior, mais de oitenta e cinco milhões.

Distância do Haneda para o centro de Tokyo
Aeroporto de Haneda em Tokyo | Foto: Sekicho, via Wikimedia Commons.

O aeroporto, que funciona 24 horas por dia, conta com três terminais, tendo como principais 1 e 2, conectados por uma passarela subterrânea. O Terminal 1 oferece seis andares de restaurantes, lojas, salas de conferência e um deck para observação, localizado no último andar.

O Terminal 2 dispõe, além de restaurantes e lojas, um hotel com 387 quartos, o Haneda Excel Hotel Tokyu. Por fim, o Terminal 3, conhecido como International Passenger Terminal, foi inaugurado em 2010 e abriga as principais salas de espera operadas pelos grupos Star Alliance, oneworlde SkyTeam, e até um hotel para pets.

Já se você está voando para Tokyo a partir de destinos internacionais, é bem provável que irá pousará no Narita International Airport (NRT), ou Aeroporto Internacional de Narita.

Transporte público no aeroporto de Narita
Aeroporto de Narita | Foto: (WT-ja) Tatata, via Wikimedia Commons.

Localizado na província de Chiba, fronteira entre as cidades Narita e Shibayama, o aeroporto, segundo mais movimentado do Japão, está localizado a cerca de 60 km da região central da capital.

Por lá desembarca cerca da metade de todos os passageiros internacionais que viajam para o país, entre 06 e 22:30, e é hub internacional da Japan Airlines (JAL) e All Nippon Airways (ANA), além das norte-americanas United e a Delta.

Praticamente todas as principais companhias aéreas internacionais operam voos que chegam e partem de Narita.

Metrô no aeroporto de Narita
Saguão de Narita | Foto: Contri, via Wikimedia Commons.

Somente no ano de 2016, o aeroporto serviu mais de trinta e nove milhões de passageiros, ocupando o 48º lugar no ranking dos aeroportos mais movimentos de todo o mundo em termos de tráfego aéreo de passageiros.

O aeroporto conta, também, com três terminais, divididos, basicamente, entre vôos internacionais (Terminal 1), domésticos (Terminal 2) e low-coast (Terminal 3), todos muitíssimo bem estruturados.

Como já falei por aqui, no artigo como locomover em Tokyo, a cidade é conhecida pela excelência no transporte público, e em Haneda e Narita não é diferente.

Os aeroportos contam com diversas opções de transporte público para a região central, permitindo acesso direto às principais estações, como a Tokyo Station, Shinjuku Station, Shibuya Station e Ikebukuro Station. 

Se você preferir também pode conhecer a cidade por meio de um passeio incrível de bicicleta em Tokyo.

  

Aeroporto de Haneda para centro de Tokyo

Aeroportos de Tokyo dicas de locomoção
Foto: Hide1228, via Wikimedia Commons.

O Aeroporto de Haneda está relativamente próximo ao centro de Tokyo, e conta com menos opções de transporte que Narita, porém oferece maior rapidez no translado, que costuma ser mais curto e barato.

 

De trem para o centro de Tokyo

De trem para o centro de Tokyo
Linha Keikyu | Foto: Cheng, via Wikimedia Commons.

Trens costumam ser a opção mais rápida e barata para chegar até a região central, porém não há uma linha direta entre Haneda até as principais estações, sendo necessário fazer baldeação.

A linha Keikyu dá acesso até Shinagawa Station em 15 minutos, por 410 yens. A partir dali, é possível fazer trocar para outro trem com destino as principais regiões, como Shinjuku Station (cerca de 19 minutos, 200 yens), Shibuya Station (cerca de 12 minutos, 170 yens) e Tokyo Station (cerca de 11 minutos, 170 yen). O horário de funcionamento se inicia às 05:26 e encerra 00:01.

Tokyo Monorail em Narita
Tokyo Monorail  | Foto: Lover of Romance, from Wikimedia Commons.

Uma outra possibilidade é utilizar a linha de monotrilho Tokyo Monorail com destino a Hamamatsucho Station, e então trocar para um trem da linha JR. A viagem leva cerca de 15 minutos e o ticket custa 490 yens.

A partir dali, é possível pegar um trem JR para as principais estações, como Shinjuku Station (cerca de 25 minutos, 200 yens), Shibuya Station (cerca de 18 minutos, 200 yens) e Tokyo Station (cerca de 6 minutos, 160 yens), e o horário de funcionamento se inicia às 05:18 e encerra 00:10.

Os tickets de ambos podem ser adquiridos nas vending machines das próprias empresas.

 

De ônibus para o centro de Tokyo

Do aeroporto para o centro de Tokyo de ônibus
Limousine buses Foto: Toshinori, via Wikimedia Commons.

A linha de ônibus da Keikyu oferece confortáveis e espaçosos limousine buses sem a necessidade de transfer. Os valores variam de acordo com o destino final, que vão até as principais estações, pontos turísticos de Tokyo e hotéis, como Tokyo Sky Tree Town (cerca de 50 minutos, por 920 yens) e Shibuya (cerca de 60 minutos, por 1,030 yens).

É preciso verificar a disponibilidade de acordo com o horário e destino. Agora, se você prefere uma limousine de verdade, veja como ir do aeroporto de Haneda de limousine até o centro.

 

De táxi para o centro de Tokyo

Preço do táxi do aeroporto de Tokyo
Foto: Jopetsy, via Wikimedia Commons.

Desembarcou fora do horário de cobertura dos trens e não consegue encontrar ônibus disponíveis? A linha de taxis ofertadas também pela rede Keikyu realiza viagens com tarifas fixas para as principais regiões, como:

  • Chiyoda: 5,600 yens para horários regulares e 6,800 durante a madrugada;
  • Shibuya: 6,400 yens para horários regulares e 7,600 durante a madrugada;
  • Shinjuku: 6,800 yens para horários regulares e 8,200 durante a madrugada.

Atenção! É importante ter em mãos o endereço do destino escrito em japonês, pois a maioria dos motoristas não falam inglês. Há também as opções de shuttle para o centro de Tokyo.

 Incrível => Reserve os melhores lugares de Tokyo para conhecer

Vai viajar e não contratou seu Seguro Viagem?
 

 

Aeroporto de Narita para centro de Tokyo 

Aeroporto de Narita para centro de Tokyo 
Aeroporto Internacional de Narita | Foto: GFDL, via Wikimedia Commons.

O Aeroporto Internacional de Narita está a uma distância maior da região central, e justamente por isso, conta com uma abundância de opções de transporte público, que se diferenciam pelo custo, destinos e frequência. Por conta dos horários de chegada dos voos (entre 06:00 e 22:30), você não terá dificuldades em se locomover até a região central.

 Fácil => Veja um transfer do Aeroporto de Narita

 

De trem até o centro de Tokyo

De trem de Narita até o centro de Tokyo
Narita Express | Foto: DAJF, via Wikimedia Commons.

Viajar de trem é sempre uma opção rápida e econômica para se deslocar dentro do Japão, e se essa for a sua escolha, poderá optar por duas empresas que operam trens entre Narita e o centro de Tokyo, a JR East e a Keisei Electric Railway.

A JR East oferece duas opções de trens para se deslocar até o centro de Tokyo, o Narita Express (N’EX) e o Narita Line Rapid Train.

O primeiro, mais caro e confortável, faz paradas nas principais estações ao redor de Tokyo, como Tokyo Station, Shinjuku Station, Shibuya Station e Ikeburo Station, e alguns vão até regiões mais distantes, como Yokohama, Totsuka e Ofuna.

Suas poltronas, confortáveis e espaçosas, são equipadas com telas de LCD que disponibilizam informações sobre chegadas e partidas dos voos, localização do trem e tempo estimado da viagem.

Melhor opção de transporte para ir até o centro de Narita
Parte interna do trem japonês | Foto: DAJF, via Wikimedia Commons.

Os tickets podem ser adquiridos nos centros de atendimento da JR (JR EAST Travel Service Center), nos JR Ticket Office, (Midori-no-madoguchi) e nos centros de atendimento ao viajante (Travel Service Center). Os preços variam de acordo com a estação e seu destino final, portanto é importante se atentar para a estação que deverá desembarcar. Os mais comuns são:

Tokyo Station: a viagem dura cerca de 60 minutos e custa 3,020 yens (tarifa regular) e 4,560 (primeira classe).

Shinagawa, Shibuya, Shinjuku e Ikebukuro Station: a viagem dura cerca de 70 minutos e custa 3,190 yens (tarifa regular) e 4,730 (primeira classe). Outras informações estão disponíveis no JR-East, o site oficial da operadora do trecho.

 Mapa do aeroporto de Tokyo
Sōbu Line Rapid Train | Foto: 本屋 (本屋’s, via Wikimedia Commons.

A segunda opção, mais lenta, porém mais barata, é o Narita Line Rapid Train / Sōbu Line Rapid Train, com destino a Tokyo Station. Os trens são menos espaçosos e podem ficar lotados, portanto é possível que não tenha assentos disponíveis para todos nem espaço livre pra malas muito grandes.

O embarque é feito na estação JR Narita Line com destino a Chiba, e é necessário fazer uma baldeação na estação Sōbu. O desembarque deve ser feito na Tokyo Station. A viagem dura cerca de 90 minutos e custa 1,320 yens. Os tickets podem ser adquiridos nas vending machines da JR.

Pensando na viagem e não sabe como começar?
"Quero Viajar Mais", o livro, por R$ 14,95 »
Ganhe 10% OFF no Seguro Viagem + bônus!
 

A Keisei Electric Railway opera três linhas entre o aeroporto e o centro de Tokyo: o Skyliner, o Keisei Narita Sky Access Line (Access Express) e o Keisei Main Line (Limited Express).

Formas mais rápidas de chegar até o centro de tokyo do aeroporto
Keisei Skyliner | Foto: Alt_winmaerik, via Wikimedia Commons.

O Keisei Skyliner é uma das formas mais rápidas de chegar até a região central da cidade, alcançando 160 quilômetros por hora. O interior do trem se assemelha ao N’EX, com poltronas confortáveis e espaçosas e wi-fi gratuito, e conecta o aeroporto à estação Keisei de Ueno.

Para desembarcar em estações mais centrais, como Tokyo Station ou Shibuya Station, é necessário fazer baldeação. A viagem dura cerca de 40 minutos e os tickets custam 2,470 yens.

Duração da viagem do aeroporto para o centro de Tokyo
Keisei Narita Skyliner Access Line |Foto: Sui-setz, via Wikimedia Commons.

O Keisei Narita Skyliner Access Line (Access Express) também vai para a estação de Ueno, assim como o Skyliner, porém mais devagar e com uma frequência menor, e suas tarifas variam de acordo com o destino final. Os mais comuns são Keisei-Ueno Station (cerca de 65 minutos, 1,240 yens),  Asakusa Station – Tobu Toei Metro (cerca de 60 minutos, 1,290 yens) e Higashi-Ginza Station (cerca de 70 minutos, 1,330 yens).

Para facilitar a sua viagem, conheça  uma opção de bilhetes do metrô de Tokyo para 24, 48 e 72 horas.

Comprar passe de trem online em Tokyo
Keisei Main Line | Foto: Yamisame3001, via Wikimedia Commons.

O Keisei Main Line (Limited Express) é a opção mais barata e também a mais lenta para se deslocar até os principais destinos de Tokyo. O trem faz o mesmo trajeto do Access Express, porém com mais paradas, e os valores também variam de acordo com o destino final. As principais são Keisei-Funabasgi Station (cerca de 50 minutos, 740 yens) e Keisei-Ueno Station (cerca de 83 minutos, 1,030 yens).

Os tickets podem ser adquiridos no próprio aeroporto, nas vending machines do Skyliner Ticket Counter e da Keisei Electric Railway, e nos Centros de Atendimento Skyliner & Keisei. Outras informações estão disponíveis no site da Keisei.

 

De ônibus para o centro de Tokyo

De ônibus de Narita para o centro de Tokyo
Ônibus no Aeroporto de Narita | Foto: (WT-ja) Tatata, via Wikimedia Commons.

Oito empresas e suas diversas linhas fazem a conexão entre o aeroporto de Narita até Tokyo e arredores de ônibus. Os valores para acesso às regiões mais centrais custam cerca de 3,500 yens para limousine buses e 1,000 yens via low-fare (ônibus mais simples), e partem dos primeiros andares de cada terminal.

A lista completa das opções, valores e horários estão disponíveis no site do aeroporto de Narita. Por falar em ônibus, confira um bilhete Ônibus Turístico de Tokyo válido por 24 Horas.

 

De táxi para o centro de Tokyo

De táxi do aeroporto de Narita para o centro de Tokyo
Táxi em Tokyo | Foto: Comyu, via Wikimedia Commons.

Se a sua opção for táxi, prepare o bolso! Por conta da distância significativa, o valor pago para uma viagem de Narita até o centro de Tokyo pode ser bastante alto. Para evitar surpresas, os táxis criaram tarifas fixas para as principais localizações.

Para chegar até os bairros mais conhecidos e turísticos como Shinjuku, Shibuya e Meguro, é preciso desembolsar entre 22,000 e 22,500 yens. Os táxis podem ser encontrados nos primeiros andares de cada terminal. Há também as opções de shuttle para o centro de Tokyo.

 

Melhor forma de sair dos aeroportos de Tokyo

Como você pode perceber, escolher o meio de transporte variará de acordo com seu horário de desembarque, orçamento e até mesmo disposição. Porém, com tantas opções disponíveis, seja via Haneda ou Narita, ficou mais fácil chegar até o centro.

E então, qual a melhor opção para sua viagem a Tokyo?

 

Posts anteriores sobre a Ásia:

Vai viajar? Comece a planejar sua viagem!

seguro viagem

Nunca se esqueça do Seguro Viagem! Além de ser obrigatório para entrar nos países da Europa, é essencial a contratação caso você tenha viagem marcada para qualquer lugar do mundo. Veja como o seguro me salvou na Alemanha, quando precisei de internação devido a uma infecção alimentar. Também precisei usar meu seguro viagem nos Estados Unidos, logo quando estava curtido uma das ilhas do Hawaii…acabei economizando R$ 2.000,00. Sem contar que auxilia quando há extravio de bagagem ou qualquer outro imprevisto. Utilize o comparador da Seguros Promo, que faz a pesquisa entre as melhores seguradoras para você economizar tempo e dinheiro. Por serem parceiros do blog, nós recebemos uma comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Ao contrário, leitores do blog ganham 5% de desconto usando o cupom QUEROVIAJARMAIS5. O pagamento pode ser feito em até 12 x no cartão, ou com + 5% off no boleto bancário!

celular no exterior

Saia do Brasil com internet 4G (Confira o comparativo entre os chips)

reserva de carros

Compare os melhores preços para alugar um carro na Rent Cars => Saiba mais

Cadastre seu email para receber nossas atualizações!

Sobre Isabela Scalioni

Isabela, designer gráfico por formação, entusiasta das subculturas e aficionada por moda, música, viagens e o que mais proporcionar novas experiências e provocar a criatividade. Atualmente, reside em Belo Horizonte - MG.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *