Trabalhar na França: emprego, salário, vagas e melhor área

por Bruna Correia

Trabalhar na França: emprego, salário, vagas e melhor área

Você, assim como muitos brasileiros, quer trabalhar na França e deseja se informar mais a respeito? Então, continue a leitura desse artigo, pois vou dar algumas informações que podem te auxiliar a tornar seu sonho realidade.

A França é um país que atrai muitos estrangeiros, sejam eles viajantes ou pessoas que buscam uma melhor qualidade de vida e desejam se instalar de maneira definitiva em terras francesas.

Além de ser uma país riquíssimo em história, arte, cultura e belas paisagens, o custo de vida na França é um dos fatores que atraem pessoas de diferentes nacionalidades para fixar residência no país.

É importante regularizar todos os seus documentos para trabalhar na França legalmente, pois será necessária uma autorização de trabalho.

Há vagas de emprego para brasileiros, sendo assim, é importante saber o que você busca e investir no que tem mais a ver com seu perfil. Veja informações para trabalhar na França.

Prático => Chip de internet na França

Melhor seguro viagem para a França »

 

Trabalhar na França

Trabalhar na França
Veja dicas para trabalhar na França.

Basicamente, há dois requisitos fundamentais para quem sonha em trabalhar na França. Em primeiro lugar, é imprescindível estar com seus documentos em dia – estar legalizado e possuir um visto que te autorize a trabalhar em território Francês.

E, em segundo lugar, ter um conhecimento, nem que seja básico, da língua francesa.

Esse é um ponto importante para se inserir no mercado de trabalho francês e, por isso, muitas pessoas escolhem estudar na França para esse aprimoramento.

CLIQUE AQUI para fazer remessa online de dinheiro para exterior »

 

Tipos de contrato na França

Vagas de emprego na França para brasileiros
Saiba como funciona os tipos de contrato.

Na França há diferentes tipos de contrato de trabalho e é bom você chegar já conhecendo como funcionam cada um eles.

  • CDD (Contrat de travail à durée determinée) – É o contrato de trabalho de duração determinada, ele é temporário ou com um tempo pré-estipulado. Dependendo do interesse da empresa e do desempenho do trabalhador esse contrato pode acabar se tornando um CDI;
  • CDI (Contrat à durée indéterminée) – É o contrato de duração indeterminada, sendo o tipo mais buscado seja por franceses ou brasileiros. Ele te permite trabalhar por tempo indeterminado na empresa;
  • Contrat d’intérim – É um contrato de trabalho temporário onde o funcionário é contratado por meio de uma agência que recruta candidatos para empresas. Nesse tipo de contrato a pessoa é convocada para missões que podem durar dias, semanas, meses e até anos. Contudo, a empresa pode dispensar o funcionário a qualquer momento ou, dependendo do caso, propor um CDD.
  • Contrat de I’alternance – O contrato de alternância te permite trabalhar e estudar. Este é indicado para quem possui visto de estudante.

 

Onde procurar trabalho na França

Quanto ganha uma babá na França
Na França há vários sites de empregos que você pode conferir.

Uma das principais dúvidas sobre trabalhar na França é onde procurar emprego?

Existem várias maneiras de procurar vagas de trabalho na França, assim como no Brasil. Atualmente, a ferramenta mais utilizada segue sendo a internet e suas várias opções de busca.

Sites de emprego, grupos do Facebook, Linkedin, sites das próprias empresas, entre outros. Na França há vários sites de empregos muito utilizados: Indeed.fr, Meteojob.com, Pacajob.com, Glassdoor.fr, Leboncoin.fr, Monster.fr, Embauche.com.

Outra ferramenta para busca de vagas é o Pôle Emploi, que é a Agência Nacional de Emprego da França. Eles têm como objetivo ajudar os cidadãos a se inserirem no mercado de trabalho.

Eles oferecem um acompanhamento profissional, contato direto com empresas que recrutam e até formações específicas para ajudar o candidato.

Você deve criar um perfil na plataforma, completar seu dossiê e, em seguida, eles irão te contatar para uma entrevista e dar continuidade ao seu processo.

Ao andar pelas ruas e shoppings, sempre dê uma olhada nas vitrines, vários estabelecimentos divulgam seus anúncios dessa forma e pedem para os interessados deixarem um currículo na própria loja.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na França. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 
Empregos em Paris para brasileiros
Não hesite em entregar seu currículo para alguém que conheça.

Estabelecer um networking é sempre uma boa opção. Conversar com as pessoas mais próximas de você e falar sobre sua busca de emprego pode abrir caminhos.

O famoso bouche-à-oreille ou boca a boca, como falamos no Brasil, pode ser muito útil quando estamos procurando um emprego em outro país.

Não hesite em entregar seu currículo para alguém que conheça e possa te ajudar a ser indicado. Essa pode ser sua grande chance de conseguir um emprego mais rápido do que você imagina.

A tática do piston, palavra utilizada informalmente pra designar uma indicação na França, é bastante utilizada pelos franceses.

E a boa notícia é que na França, essa estratégia funciona. Candidaturas espontâneas podem ser uma outra estratégia aliada na hora da busca do emprego.

Selecione empresas que tem mais a ver com seu perfil, faça uma carta de motivação adaptada (na França ela quase sempre deverá acompanhar seu cv) e atualize seu currículo.

Aí se candidate ao posto que você gostaria de exercer. Mesmo não havendo vagas em aberto, as empresas sempre guardam seu currículo para futuras oportunidades em seus bancos de dados e se seu perfil agradar, você pode ser chamado para uma entrevista.

 
Vai viajar e precisa ter internet 100% do tempo no seu celular?

Ter internet é essencial para usar aplicativos como Uber e Google Maps, além de conversar no WhatsApp e postar aquela foto no Instagram.

Devido a nossa parceria com a America Chip, você ganha 10% de desconto com o cupom QUEROVIAJARMAIS para comprar qualquer chip e receber em casa, e assim ter conexão 4G de ALTA VELOCIDADE em diversos países. Conheça as vantagens:

  • Receber o chip na sua casa ainda no Brasi;
  • A configuração do chip é extremamente fácil;
  • Os planos têm excelente custo-benefício, com preço a partir de USD 31,00;
  • Muita economia, porque você contrata apenas os dias que for usar;
  • É sem dúvida a opção mais fácil, prática e segura para ter a melhor internet 4G;
  • Já falei internet ilimitada? ;)
 
   
Dicas para trabalhar na França
Agences d’interim são agências de trabalho e têm como função recrutar candidatos.

As Agences d’interim são agências de trabalho que têm como função recrutar candidatos para missões temporárias, podem ser também uma opção interessante pra quem procura emprego.

O tempo de trabalho pode variar, dependendo do contrato, podendo ser prolongado e futuramente se tornar um CDD (contrato de duração determinado) ou um CDI (contrato de duração indeterminada).

Essas agências podem ser especializadas em um setor, como por exemplo, o de logística, ou podem recrutar para todos os tipos de emprego. Confira o link de algumas das Agences d’interim mais conhecidas na França: manpower.fr, adecco.fr, mistertemp.com e randstad.fr.

 

Áreas para trabalhar na França

Setores para trabalhar na França
Há diversos setores em pleno crescimento que recrutam muitos trabalhadores.

Os principais setores industriais na França são aeroespacial, farmacêutica, metalurgia, eletrônica, têxteis, maquinarias, turismo, alimentos e bebidas.

Porém, há diversos setores em pleno crescimento que recrutam muitos trabalhadores, como TI, engenharia, agronegócio, construção e serviços.

Em relação a empregos que não necessitam de diploma, tem muita procura para profissionais de limpeza, atendente de restaurante, babás, delivery, entregador de panfletos, atendentes de loja, entre outros.

Para estrangeiros qualificados, há vagas nos setores da indústria química, engenharia de produção, área laboratorial, analistas de TI, engenheiros de software, hotelaria e turismo, entre outros.

É importante levar em consideração a região em que você pretende se instalar, visto que os empregos variam também de localidade.

Trabalho na França
Ramo de hotelaria oferece muitas oportunidades na França.

Nas grandes cidades, como Paris, Marseille, Toulouse e Lyon, é possível encontrar oportunidades em diversas áreas de atuação. Já em determinadas regiões, os trabalhos disponíveis vão estar mais ligados a setores específicos.

Uma dica é pesquisar bastante antes de escolher entre as cidades francesas uma para morar e se informar sobre como é o mercado de trabalho. Abaixo, alguns sites para consulta de emprego e região:

  • www.andidat.pole-emploi.fr => Você escolhe sua área de atuação e uma cidade e o site te apresenta um relatório dos dados atualizados sobre a situação do mercado de trabalho na região que você escolheu.
  • www.emploi-store.fr => É um site que te redireciona pra outros sites de emprego e te auxilia com diversas informações sobre o mercado de trabalho, formações etc.

 

Salário na França

Salário na França
Salário bruto mensal por 35 horas de trabalho semanais é de 1 521,22 euros.

O salário mínimo francês sofreu um aumento em janeiro de 2019. O valor do salário bruto mensal equivalente a 35 horas de trabalho semanais é de 1 521,22 euros.

Já o montante do salário líquido é de 1.202,92 euros. A horas extras são pagas e opcionais – feriados e domingos, você ganha o dobro do valor do dia.

Veja também como levar dinheiro para a França, para entender como é o câmbio no país.

Diferentemente do que ocorre no Brasil, em geral, as férias são contadas em dias úteis, feriados e fim de semana não reduzem seus dias de férias. Normalmente, se tem 5 semanas de férias na França, que podem ser divididas.

Um salário mínimo não vai te permitir viver com grandes luxos, mas, dependendo da cidade onde você vai morar, pode cobrir facilmente todos os seus gastos. Segundo o Ministério do Trabalho francês, essa é a lista dos dez setores em que se ganha mais na França:

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom PAI, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 
  1. Farmácia: 3.749 euros
  2. Banco: 3.669 euros
  3. Seguradora: 3.280 euros
  4. Química: 3,161 euros
  5. Pesquisa: 3.041 euros
  6. Metalurgia: 2,778 euros
  7. Cultura e Comunicação: 2.656 euros
  8. Profissões jurídicas e contabilidade: 2.571 euros
  9. Imobiliário: 2.481 euros
  10. Comércio: 2.421 euros

 

   

Vale a pena trabalhar na França

Vantagens de trabalhar na França
Se você busca uma qualidade de vida, vale a pena trabalhar na França.

Com certeza, vale muito a pena trabalhar na França. Morar no país é uma experiência enriquecedora. Conhecer a cultura francesa, os lugares maravilhosos, descobrir a história, a arte e a língua já atraem por si só novos moradores para o país.

Se você busca por mais qualidade de vida, está aberto a imergir em uma cultura diferente é uma ótima opção.

A França é uma das principais potências econômicas europeias e mundiais e é um dos países que mais recebem estrangeiros em busca de condições melhores de vida.

E sim, possui muitas oportunidades de trabalho para brasileiros. Contudo, é um dos países mais caros para se viver na Europa.

Mas um trabalhador que ganha um salário mínimo tem condições de pagar suas contas e ter uma vida digna, sem luxo.

A França é um país que possui várias políticas assistencialistas, como auxílio moradia, que ajudam muito no orçamento no final do mês. Claro que nem todos tem direito a esse auxílio, mas é sempre válido consultar.

A educação de alto nível é gratuita, a saúde pública de qualidade, o transporte eficiente e acessível, são vantagens em morar na França.

Assim, com um mercado de trabalho que cresce a cada dia mais e acolhe nativos e estrangeiros, sendo uma ótima opção para quem busca novas oportunidades e crescimento profissional.

 

Tire suas dúvidas sobre trabalhar na França

É fundamental uma pesquisa prévia sobre o mercado de trabalho na região que você deseja morar, bem como se informar sobre o custo para viver na França.

Assim, você poderá se preparar da melhor maneira para buscar um trabalho na França. É importante também descobrir quais são as cidades mais baratas.

Também defina bem seu perfil e trace metas para alcançar seus objetivos. A França é um país que acolhe muitos estrangeiros, logo, há muitas oportunidades de trabalho.

Contudo, nem sempre é fácil para todo mundo chegar e se inserir de imediato no mercado de trabalho. É um processo que requer paciência, perseverança e foco.

Por isso, a importância da busca de informações antecipadamente e planejamento. Se você sonha em vir trabalhar na França, espero que esse texto possa te ajudar a traçar seus objetivos e que logo mais você desembarque em terras francesas! Boa sorte e au revoir!

Quer trabalhar na França? O que você planeja fazer? Conte nos comentários!

Até + !!!

 

CATEGORIAS
ESCRITO POR

Bruna Correia

ESCRITO POR

Bruna Correia

Bruna, 30 anos, é mineira, turismóloga e reikiana. Aquariana e sonhadora, desde criança sempre teve em mente que o mundo é muito grande para se criar raízes em apenas um lugar. Adora viajar, descobrir novas culturas e escrever sobre suas aventuras.

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Melhores Hotéis

Descubra as melhores opções de hotéis para se hospedar

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Melhores Hotéis

Descubra as melhores opções de hotéis para se hospedar

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Quero Viajar Mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários do post

  1. Geliane

    Me chamo Geliane, tenho 30 anos. sempre tive e ainda tenho vontade de viajar e conhecer novos lugares, porém, nunca tive a oportunidade embora, eu saiba que quem cria a mesma somos nós. Continuando, quero viver na França, a minha vontade é tão grande que já faço curso para aprender e aperfeiçoar o idioma e também ja encontrei alguém que mora lá e que conversamos a bastante tempo. Espero ir logo. ❤

  2. Alexsander Domiciano dos Santos

    Sou Alexsander, tenho 40 anos. Sou casado tenho 4 filhos, sendo 3 com minha atual esposa e uma filha mais velha. Sou formado em Administração , porém minha sexperiências são nas áreas Metalúrgicas e Farmacêutica. Sendo que 15 anos de metalúrgica. Busco novos ares e gostaria muito de trabalhar e morar na França. Não ligo em começar em uma outra área, estou disposto a aprender e me reinventar para alcançar os meus objetivos. Gostei muito desse post é com certeza me ajudou muito .