Trabalhar na Argentina: vagas, salário e oportunidades

por Franco Chirizzi
5/5 - (3 votes)

Trabalhar na Argentina: vagas, salário e oportunidades

Na hora de fazer uma mudança para o país vizinho, uma das principais incertezas é como trabalhar na Argentina, se é difícil, se precisa de documentação adicional, se tem vagas, quais são os salários e benefícios entre outros.

Se você está com dúvidas sobre como é o mercado de trabalho na Argentina, principalmente na época atual de crise que atravessa o país, acompanhe a leitura e aprenda mais sobre o país!

Planeje sua viagem => Hotéis na Argentina

Seguro viagem América do Sul »

Como trabalhar na Argentina?

visto argentina turismo
País possui algumas regras trabalhistas parecidas com as do Brasil e outras nem tanto.

Para poder trabalhar na Argentina, na América do Sul,  os brasileiros somente precisam ter a residência Mercosul, com a qual ao mesmo tempo vão tramitar o CUIL, semelhante ao CPF brasileiro.

Esse número vai estar no seu DNI (Documento Nacional de Identidad) que é com o qual pode fazer qualquer tipo de trâmite no país.

Apesar de possuir bem menos sindicatos do que no Brasil, Argentina tem uma forte legislação trabalhista, na qual tem alguns benefícios a mais do que o trabalhador brasileiro, e outros a menos.

A principal diferença que muitos destacam é a questão das férias, que após um ano de trabalho, correspondem somente 15 dias, a diferença do mês que tem no Brasil.

Os descontos em impostos de renda e previdência são bem menores e todo trabalhador tem por direito um plano de saúde e odontológico ao ser contratado na empresa.

Ao igual que no Brasil, o trabalhador tem 90 dias de período de experiência e após isso fica efetivado, só que não existe nenhuma carteira de trabalho ou algo do tipo, todo o processo é digitalizado e você recebe uma cópia impressa da sua documentação.

CLIQUE AQUI para fazer remessa online de dinheiro para exterior »

Como é a situação da Argentina hoje?

visto argentina estudante
Economia atualmente é baseada em produção nacional, turismo e importações.

Durante os últimos 10 anos, a Argentina sofreu muitos fortes câmbios de governo e isso provocou um aumento da inflação que hoje não tem controle, ao mesmo tempo que o valor do dólar aumentou de forma brusca várias vezes de um dia para o outro nos últimos 4 anos.

As eleições para presidente do atual ano deixaram a economia mais instável que nunca, mas não por isso tem poucas oportunidades.

Os principais problemas que o país enfrenta hoje são a recessão econômica por causa da inflação e do dólar, junto com a instabilidade política e é por isso que não é comum que novas empresas tenham interesse em investir no país.

A economia é baseada hoje principalmente na produção nacional, no turismo e nas importações, que é onde mais vagas tem em aberto.

Por isso, os brasileiros se encontram em vantagem na hora de procurar trabalho na área de turismo, pois com o câmbio favorecendo ao Real, Argentina se consolida como um destino turístico barato pela proximidades e os custos.

Aproveite inclusive para ler sobre como tirar o visto para Argentina.

Onde procurar trabalho na Argentina?

Apesar dos avanços das tecnologias, muitos trabalhos, principalmente aqueles relacionados à serviços, são divulgados nas seções de classificados dos jornais, impressos e online e com certeza é o melhor lugar para começar a procurar emprego. Um dos mais conhecidos é o portal de classificados do jornal Clarín.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na Argentina. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

Existem muitas agências de trabalho, que podem ajudar indicando para vagas terceirizadas, tal qual em empresas como Manpower ou Adecco, que são das mais conhecidas e têm na maioria das principais cidades da Argentina.

Alguns dos portais que se destacam para procurar emprego são Glassdor, Napsix, como também é possível procurar por vagas diretamente nos sites das empresas.

Uma das principais empresas da América Latina é o Mercado Livre, cujo escritório principal fica em Buenos Aires e possui quase sempre muitas vagas em aberto.

Os brasileiros são dos mais contratados nas vagas de tecnologia nessa importante startup.

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?
Compare preços e compre online na Confidence Câmbio »

 
Vai viajar e precisa ter internet 100% do tempo no seu celular?

Ter internet é essencial para usar aplicativos como Uber e Google Maps, além de conversar no WhatsApp e postar aquela foto no Instagram.

Devido a nossa parceria com a America Chip, você ganha 10% de desconto com o cupom QUEROVIAJARMAIS para comprar qualquer chip e receber em casa, e assim ter conexão 4G de ALTA VELOCIDADE em diversos países. Conheça as vantagens:

  • Receber o chip na sua casa ainda no Brasi;
  • A configuração do chip é extremamente fácil;
  • Os planos têm excelente custo-benefício, com preço a partir de USD 31,00;
  • Muita economia, porque você contrata apenas os dias que for usar;
  • É sem dúvida a opção mais fácil, prática e segura para ter a melhor internet 4G;
  • Já falei internet ilimitada? ;)
 
   

Em que áreas trabalhar na Argentina?

entrar na argentina com cnh
Uma das melhores oportunidades de trabalho na Argentina é como guia de turismo.

Como comentei anteriormente, a atual crise pela qual está passando a Argentina limita um pouco os possíveis locais de trabalho, mas tem alguns que ainda estão em crescimento ou que vão continuar crescendo graças à crise.

O turismo é sem dúvidas a área que mais vai crescer nos próximos anos, pois o país possui enormes e incríveis belezas naturais desde Jujuy até Ushuaia, sem esquecer os vinhos de Mendoza e a beleza de Buenos Aires.

Trabalhar como guia dos turistas brasileiros é sem dúvida uma excelente opção, pois ainda são poucas as pessoas que dominam o português na Argentina, e com certeza um falante nativo que mora no país vai saber explicar com melhores palavras as atrações turísticas.

A área de TI continua crescendo no país, principalmente em Buenos Aires que é o principal polo de profissionais de TI e sistemas da América Latina, pelo tamanho das empresas que se encontram na cidade.

A área de serviços continua sendo outra onde sempre vai ter trabalho, no que se refere a supermercados, restaurantes, hotelaria e muitos outros.

Dicas para conseguir emprego na Argentina

é caro estudar no méxico
Atuar como professor também é uma das boas alternativas de trabalho no país.

Os processos de recrutamento na Argentina costumam ser bem curtos e os argentinos gostam bastante de trocar uma ideia e conhecer bem a pessoa com a qual vão trabalhar.

A presença é importante e saber se apresentar corretamente, contar sobre os motivos pelos quais você decidiu morar no país, o que você fazia no Brasil com certeza vão ser motivos interessante para a pessoa que realizar a entrevista de trabalho a você.

Para trabalhar na área pública, por exemplo no governo, não é necessário passar em nenhum concurso público, pois os cargos são por indicações então é bem difícil que um estrangeiro consiga emprego sem conhecer a pessoa certa, mas nas universidades o processo é bem diferente.

Se você tiver capacidade e currículo para trabalhar em uma universidade, pode fazer uma candidatura e os profissionais professores são contratados normalmente pelo currículo e não por uma prova.

Sem dúvida que o domínio do português será um diferencial, mas saber falar espanhol também vai ser um requisito importante, no entanto o inglês é um requisito muito procurado, pois o nível de inglês na Argentina é bem mais alto do que no Brasil.

Vale a pena trabalhar na Argentina?

A crise econômica pela qual atravessa o país, que é muito visível na inflação e na atualização dos salários é um fator a ser considerado, pois dificilmente você possa morar na Argentina para “fazer uma grana”, mas sim consegue viver com uma boa qualidade de vida.

As principais cidades da Argentina ainda se destacam pela cultura, a segurança, a limpeza das ruas e a boa recepção que tem para com os brasileiros.

Profissionalmente, Argentina é um dos países que ainda tem muito destaque internacional pelo fato de ter excelentes universidades, que formam grandes profissionais que acabam sendo empreendedores em diferentes áreas do país.

Para os brasileiros, Argentina é um bom país para crescer como profissional e aprender a “se virar” em muitas situações e também para aprender mais espanhol, que sem dúvidas faz uma importante diferença no currículo de qualquer trabalhador.

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom CRIANCA, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 

Quais são as melhores cidades para procurar emprego?

Em qual cidade trabalhar na Argentina?
Centro de Mendoza, uma das boas cidades do país para trabalhar.

Existe uma boa comunidade de brasileiros na Argentina, e a maioria se concentra nas principais cidades e perto da fronteira, por isso é bom procurar emprego nas províncias onde tem um consulado brasileiro, caso precise de alguma eventual ajuda em algum momento.

   

Atualmente o Brasil possui consulados em Buenos Aires, Córdoba, Mendoza e 2 mais na fronteira, sendo as 3 cidades mencionadas das que tem melhor qualidade de vida do país e também uma das cidades mais baratas da Argentina para morar.

Qual é o salário na Argentina?

O principal a considerar na Argentina, é que pouco mais de 30% dos trabalhadores no país não se encontram em um sistema tipo CLT, e sim contratados por fora das leis trabalhistas e por isso não recebem poucos ou nenhum tipo de benefício.

Os que trabalham sim, normalmente tem o salário atualizado periodicamente pela inflação graças aos sindicatos e o salário normalmente é um pouco em cima do salário básico.

Para poder viver relativamente bem na Argentina, você precisa estar ganhando entre 25 mil e 30 mil pesos de base mensal, que é o ganha aproximadamente um funcionário do comércio.

O transporte custa em torno da metade do que se paga no Brasil, mas não existe Vale Transporte, pelo qual muita gente opta por ir de bicicleta, pois a geografia em geral do país é bem plana e permite chegar ao trabalho sem muito esforço.

Aproveito para recomendar leitura do artigo sobre custo de vida na Argentina para morar em Buenos Aires, Córdoba etc.

Tudo sobre trabalhar na Argentina

As maravilhas naturais e arquitetônicas do país e a boa qualidade de vida são fatores muito importantes para quem decidir empreender uma nova vida no país do tango e do futebol, mas é importante também entender a atual situação que se encontra.

A Argentina é um país onde a situação laboral não é tão ruim quanto a brasileira, mas os salários perdem valor rapidamente pela alta inflação e o valor do dólar.

O dólar é um fator essencial a ser considerado, pois a economia argentina é baseada no dólar, o que você pode usar como vantagem.

Na hora de planejar sua mudança pode levar uma boa quantidade de dólares e receber um bom valor no câmbio.

As principais áreas nas quais você pode procurar emprego para trabalhar na Argentina são aquelas relacionadas a serviços, mas o turismo sem dúvidas é um dos principais beneficiados pelo dólar, pois atrai a turistas estrangeiros, sendo os brasileiros os que tem mais destaque.

Se você tem mais dúvidas sobre como é o processo para morar na Argentina e trabalhar, vagas e salário, compartilhe sua dúvida nos comentários!

Ficou com alguma dúvida sobre trabalhar na Argentina? Deixe a sua participação nos comentários!

CATEGORIAS
ESCRITO POR

Franco Chirizzi

ESCRITO POR

Franco Chirizzi

Franco Chirizzi, 26 anos, argentino, professor de português e escritor freelancer. Mora no Brasil há mais de 3 anos, primeiro em Porto Alegre e, logo, apaixonado por praia, se mudou para Floripa. Gosta de Marketing Digital e de encontrar novas experiências ao redor do mundo.

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Hotéis na Neve

Hospede-se em hotéis exclusivos para curtir destinos de neve

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Hotéis na Neve

Hospede-se em hotéis exclusivos para curtir destinos de neve

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Quero Viajar Mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários do post

  1. MOACIR

    Olá...estou interessado em trabalhos com informática em Buenos Aires. Sou técnico em informática. Como é essa área por lá? Tem trabalho?

  2. Márcia Benitez

    Oi Boa tarde! Sou brasileira, moro no Brasil. Tive o privilégio de morar em Buenos Aires aos 17e 18 anos. Amo essa cidade! Gostaria muito de ter outra oportunidade de de morar e trabalhar aí...

  3. Cleide Roberta A. De oliveira

    Estou querendo saber mais ...sobre trabalho em cordoba!

  4. Lua Beatryz

    Muito boa a leitura, me ajudou bastante. Estou me organizando para morar em Buenos Aires devido aos estudos e pretendo trabalhar ao mesmo tempo.

  5. Claudia

    Hola. Estou no Brasil e consegui um emprego na argentina . Como proceder para poder ingressar ao pais?

  6. Adriana Kelly

    Olá, sou formada em nutrição e quero trabalhar na até e fazer a faculdade de medicina na UBA, tem vagas nessa área? É difícil encontrar?

  7. Beatriz

    olá, estou cursando tecnólogo de ressonância e gostaria de saber se tem como trabalhar com essa profissão na argentina. e também se o diploma pode ser usado lá ? Como funciona a convocação para trabalhar no sistema de saúde. eu ficaria muito grata se pudesse me informar, ou indicar pessoas que possam. Muito obrigada

  8. Janaína

    Alguém que queira planejar uma viagem pra Argentina cmg pro ano que vem? Email : kirazinhaelk@gmail.com

  9. thyago sartori

    estoy procurando trabajo