Mapa da Colômbia: 3 regiões turísticas do país

Mapa da Colômbia: 3 regiões turísticas do país

Entender o mapa da Colômbia é uma boa maneira de conhecer as regiões do país e descobrir quais mas te interessam e ainda quais são as melhores para o turismo. Neste artigo, te conto como se divide a Colômbia.

Assim, você saberá onde está localizada geograficamente cada cidade e região colombiana, além das características de cada local – informações fundamentais na hora de planejar um roteiro de turismo na Colômbia.

O país é daqueles destinos ideais para explorar com calma e se aventurar pelos hábitos e costumes dos moradores.

Para te ajudar na hora de montar o roteiro da sua próxima viagem ao país, separei três regiões turísticas da Colômbia com diversas dicas sobre cada uma delas.

Tenho certeza que com todas essas dicas sobre o mapa turístico da Colômbia, um dos países mais animados da América do Sul, sua viagem vai ficar ainda melhor!

Planeje sua viagem => Melhores hotéis na Colômbia

Seguro viagem para Colômbia »

 

Mapa da Colômbia: regiões turísticas

  1. Costa do Caribe
  2. Cordilheira dos Andes
  3. Região Amazônica

CLIQUE AQUI para agendar passeios na Colômbia »

 

Regiões turísticas: como se divide a Colômbia

Costa do Caribe

dicas de cartagena das índias
Cartagena das Índias é uma cidade cheia de história.

O charme e a animação da Costa do Caribe colombiano ficam ainda mais interessantes ao lado das belas praias com cenários paradisíacos. Por isso, te mostrarei como se divide a Colômbia iniciando aqui neste ponto do mapa da Colômbia.

O viajante que vai fazer turismo nessa região conhece Cartagena das Índias, Santa Marta e Barranquilla e a Ilha de San Andrés. Antes de programar sua viagem, descubra quando ir para o Caribe colombiano.

Nesta região colombiana, começo falando da Ilha de San Andrés, que faz parte do arquipélago de San Andrés, Providencia e Santa Catalina, localizado a cerca de 775 quilômetros do território, no mar do Caribe.

Com a fama clichê de ter o “mar de siete colores”, a ilha é um destino de tirar o fôlego. San Andrés tem praias verdadeiramente caribenhas.

Conheça:

Para quem vai combinar o lugar com mais alguma cidade colombiana, reserve três dias somente para a região de San Andrés. Com esses dias é possível fazer passeios e aproveitar a ilha. Para explorar mais o lugar, o roteiro pode chegar até uma semana.

Dicas de Barranquilla
Carnaval em Barranquilla.

Outro lugar bastante conhecido entre as regiões turísticas da Colômbia é a cidade natal da cantora Shakira, Barranquilla. As praias não são tão bonitas quanto outras do Caribe, mas o Carnaval da região é o mais famoso do país.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na Colômbia. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

Quem escolhe essa época para viajar, deve estar preparado para passeios lotados e muitas pessoas. Mas nada que a maior cidade da região caribenha já não esteja acostumada. Inclusive, é na cidade que o turista pode entender um pouco da história dessa região colombiana. O Museu do Caribe é uma ótima atração.

De Barranquilla, vale a pena visitar Santa Marta. Um dos destinos com mais belezas naturais, a cidade mistura história, florestas, praias belíssimas, esportes de aventura e banhos termais. Santa Marta é um lugar para todos os gostos.

Veja tudo o que fazer em Santa Marta. Perto da cidade está uma parada obrigatória para quem quer vivenciar isso tudo: o Parque Nacional Natural Tayrona. O parque é cercado pelo mar do Caribe, mas também está aos pés da Serra Nevada da cidade.

Mapa da Colombia
Vista de Tayrona.

Em dias com céu aberto é possível ver a praia de Cañaveral e o pico da Serra Nevada com neve. Para aproveitar bem esse destino, conheça os melhores passeios em Santa Marta e ainda o que fazer no Parque Tayrona.

Finalize seu tour por essa região, passando pela apaixonante Cartagena das Índias. Veja no artigo o que fazer em Cartagena e como é a vida noturna em Cartagena. A cidade que é Patrimônio Mundial da Humanidade da Unesco é também a mais turística de toda a Costa.

Suas fortificações cercam todo o Centro Histórico e, por isso, é conhecida como Cidade Amuralhada. As várias praias e ilhas ao redor de Cartagena também são paradisíacas. Com destaque para Isla do Rosario e Isla Baru.

Outro charme da cidade são as suas ruelas e casinhas preservadas e coloridas dão um tom ainda mais especial ao local. Alugar uma bicicleta e sair pedalando pela cidade é uma ótima pedida.

O destino tem ainda uma excelente infraestrutura para o turismo com hotéis e hostels, passeios e vida noturna pulsante. Entendendo como se divide a Colômbia, você verá que vale a pena se hospedar em Cartagena. Assim, veja onde ficar em Cartagena das Índias.

Dica => Passeio de iate ao pôr do sol em Cartagena

   
   

 

Cordilheira dos Andes

Regiões turísticas da Colombia
Catedral de Bogotá.

Essa região do mapa da Colômbia representa o que o país é atualmente e como se divide a Colômbia. Modernas, populosas e cheias do que fazer, as cidades mais turísticas dessa divisão são Bogotá e Medellín. Com mais dias no roteiro, dá para também visitar Cali.

No passado essas cidades tinham fama negativa por conta da violência e do tráfico. Mas hoje em dia é o oposto.

Medellín é uma cidade-modelo para o resto do mundo, e uma vez na Colômbia, é imperdível. Visitar o lugar é se surpreender e se orgulhar da transformação de um povo que cresceu marcado por momentos difíceis.

Locais como o metrocable, são fundamentais para entender essa superação. Outros pontos turísticos importantes para visitar e entender a história da cidade são os museus Casa de La Memoria e Antióquia. Conheça os melhores tours guiados por Medellín.

Quem curte uma boa vida noturna pode aproveitar os bares e boates do Parque Lleras. Muito provavelmente você ficará hospedado ali por perto, uma vez que o Parque Lleras, localizado no do bairro El Poblado, é a área com melhor infraestrutura hoteleira e também o bairro mais antigo da cidade.

Com mais tempo, conheça Guatapé e sua vista belíssima do alto da pedra. Se prepare para os mais de 600 degraus! Outra parada obrigatória na região da Cordilheira dos Andes é a capital colombiana, Bogotá.

dicas Medellín
Medellín é a segunda cidade mais importante do país.

Com cerca de 8 milhões de habitantes e 2.640 metros de altitude, a cidade tem muitas atrações. A principal delas com certeza é o Cerro de Monserrate. Prepare seu fôlego para uma altitude de 3.152 metros e uma vista espetacular de toda a cidade.

Uma dica é visitar o local próximo ao entardecer. Além de ver o pôr-do-sol, a iluminação de Bogotá durante a noite é ainda mais bonita. Não deixe de incluir no seu roteiro o bairro Candelaria, museus e a famosa Catedral de Sal, próximo a Bogotá.

A cidade conta ainda com várias opções de bares e boates próximas à “calle 85”. Neles você ouvirá muitos ritmos musicais, mas com certeza o reggaeton não sairá dos seus ouvidos. Conheça as opções de hotéis em Bogotá.

Um pouco mais distante da rota turística, mas ainda assim bastante procurada está a capital colombiana da salsa: Cali. Fundada em 1536, a arquitetura da cidade contrasta com os morros e colinas da região.

Entre as atividades imperdíveis estão a casa arcebispal, praça Caycedo e alguns museus. Porém, quem passa pela capital da salsa não pode sair de lá sem aprender um pouco da dança, certo?

Além de vários shows de salsa para assistir, o viajante pode se aventurar pelas aulas do ritmo. Fique hospedado em um dos melhores hotéis de Cali, para explorar melhor o destino.

Como ter? => Internet na viagem

 

Região Amazônica

como se divide a Colombia
Letícia | Foto: Valter Campanato, via Wikimedia Commons.

Apesar de ser a região menos populosa da Colômbia, o turismo na região amazônica tem crescido nos últimos anos graças a várias agências com roteiros turísticos bem completos. Por isso, não poderia ficar de fora do mapa da Colômbia.

O ponto de partida para se aventurar na Amazônia é em Letícia. Na cidade já dá para ver um pouco do que o local reserva: muitas árvores formando um corredor em volta do rio Amazonas de tonalidade amarronzada.

   
   

O maior rio do mundo tem 6.800 metros de extensão também está no Brasil. Do lado colombiano, não faltam animais exóticos e comunidades indígenas preservando as tradições culturais. Alguns passeios inesquecíveis pela região são as visitas às tribos indígenas Yagua e La Libertad.

Além de subir no Mirante Naipata II, onde se tem uma vista panorâmica de toda a floresta. Para aproveitar a região amazônica é recomendado programar sua viagem entre novembro e março. Nessa época o rio está mais alto e é possível apreciar melhor o local.

Nesta região, você pode conhecer a Amazônia do lado colombiano em Letícia, cidade que faz fronteira com o Brasil. Entendendo como se divide a Colômbia você percebe que não precisa ir tão longe para ter uma experiência incrível no país!

Em Letícia, além da floresta, visite a praça central, admire o pôr do sol e experimente os pratos do mercado central.

Lista => Hotéis em Letícia

 

Tudo sobre o mapa da Colômbia

É fácil perceber que a Colômbia é um país rico em cultura e repleta de cidades imperdíveis. Com o mapa da Colômbia o viajante pode facilmente montar um roteiro para seu tipo de turismo, já que o país tem opções para todos os gostos.

Quem escolhe passar mais tempo no país, pode aproveitar ainda mais cada uma dessas regiões turísticas da Colômbia e ter uma experiência completa pelas terras dos nossos vizinhos. A maior vantagem de viajar para um país na América Latina é custo-benefício.

Com o mapa turístico da Colômbia, o viajante pode conhecer destinos surpreendentes, como as praias banhadas pelo mar do Caribe, a preços baixos. Aproveite e descubra quando ir para a Colômbia.

Agora que você conhece como se divide a Colômbia e tem dicas importantes para montar seu roteiro de turismo na Colômbia, não tem mais desculpas. É só organizar e aproveitar nosso vizinho sul-americano.

E, para finalizar, confira esse vídeo produzido sobre a história e cultura do país, pelo site oficial de turismo da Colômbia:

Você está com planos de viajar para a Colômbia? Então, tire suas dúvidas nos comentários abaixo.

Até + !!!

 

CATEGORIAS
ESCRITO POR

Juliana Pina

ESCRITO POR

Juliana Pina

Juliana Pina, 21 anos, é mineira e recém graduada em jornalismo pela Universidade Federal de Viçosa. Apaixonada por viajar e aprender sobre diferentes culturas, gosta de escrever sobre suas experiências com sua mochila nas costas e boas companhias.

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *