Mapa da Colômbia: 3 regiões turísticas do país da América do Sul

Mapa da Colômbia: 3 regiões turísticas do país da América do Sul

Entender o mapa da Colômbia é uma boa maneira de conhecer as regiões do país e descobrir quais mas te interessam e ainda quais são as melhores para o turismo. Neste artigo, te conto como se divide a Colômbia.

Assim, você saberá onde está localizada geograficamente cada cidade e região colombiana, além das características de cada local – informações fundamentais na hora de planejar um roteiro de turismo na Colômbia.

O país é daqueles destinos ideais para explorar com calma e se aventurar pelos hábitos e costumes dos moradores.

Para te ajudar na hora de montar o roteiro da sua próxima viagem ao país, separei três regiões turísticas da Colômbia com diversas dicas sobre cada uma delas.

Tenho certeza que com todas essas dicas sobre o mapa turístico da Colômbia, um dos países mais animados da América do Sul, sua viagem vai ficar ainda melhor!

Planeje sua viagem => Melhores hotéis na Colômbia

Seguro viagem para Colômbia »

 

Mapa da Colômbia: regiões turísticas

A Colômbia é um país maravilhoso e com atrativos turísticos para todos os gostos de viajantes, desde aqueles que curtem praias do Caribe Colombiano à aqueles que gostam de lugares históricos. As regiões turísticas do país se dividem em:

  1. Costa do Caribe
  2. Cordilheira dos Andes
  3. Região Amazônica

Cada uma dessas regiões possui diversas construções muito importantes para a história colombiana até lugares paradisíacos. E distribuídas nestas regiões estão muitas das principais atrações da Colômbia que você pode conhecer fazendo passeios guiados pelo país.

Por isso, na hora de montar um roteiro pela Colômbia, é preciso considerar a distância entre as cidades mais procuradas. Analise se vale a pena, dentro do seu orçamento, alugar um carro na Colômbia porque tenho certeza que a viagem será incrível assim.

Antes de conhecer um pouco mais das regiões turísticas e dos atrativos do Mapa da Colômbia, veja toda a cultura e arte espalhadas pelo país, no vídeo do site oficial de turismo da Colômbia:

CLIQUE AQUI para agendar passeios na Colômbia »

 

Regiões turísticas: como se divide a Colômbia

1. Costa do Caribe

dicas de cartagena das índias
Cartagena das Índias é uma cidade cheia de história.

O charme e a animação da Costa do Caribe colombiano ficam ainda mais interessantes ao lado das belas praias com cenários paradisíacos. Por isso, te mostrarei como se divide a Colômbia iniciando aqui neste ponto do mapa da Colômbia.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na Colômbia. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

O viajante que vai fazer turismo nessa região conhece Cartagena das Índias, Santa Marta e Barranquilla e a Ilha de San Andrés. Antes de programar sua viagem, descubra quando ir para o Caribe colombiano.

Nesta região colombiana, começo falando da Ilha de San Andrés, que faz parte do arquipélago de San Andrés, Providencia e Santa Catalina, localizado a cerca de 775 quilômetros do território, no mar do Caribe.

Com a fama clichê de ter o “mar de siete colores”, San Andrés é um destino de tirar o fôlego. A ilha tem praias verdadeiramente caribenhas, tanto que é até difícil escolher quais são as praias mais bonitas do local. E não para por aqui, uma vez que há outros interessantes e belos atrativos turísticos em San Andrés.

Para quem vai combinar o lugar com mais alguma cidade colombiana, reserve três dias somente para a região de San Andrés. Com esses dias é possível fazer passeios e aproveitar a ilha. Para explorar mais o lugar, o roteiro pode chegar até uma semana.

Dicas de Barranquilla
Carnaval em Barranquilla.

Outro destino bastante conhecido entre as regiões turísticas da Colômbia é a cidade natal da cantora Shakira, Barranquilla. As praias não são tão bonitas nesta região quanto outras do Caribe, mas o Carnaval é o mais famoso do país.

Quem escolhe essa época para viajar, deve estar preparado para passeios lotados e muitas pessoas. Mas nada que a maior cidade da região caribenha já não esteja acostumada.

Inclusive, é na cidade que o turista pode entender um pouco da história dessa região colombiana. O Museu do Caribe é uma ótima atração. De Barranquilla, vale a pena visitar Santa Marta. Um dos destinos com mais belezas naturais, a cidade mistura história, florestas, praias belíssimas, esportes de aventura e banhos termais.

Santa Marta é um lugar para todos os gostos, pois há muito o que fazer na cidade. Nos arredores ainda está uma parada obrigatória para quem quer vivenciar isso tudo: o Parque Nacional Natural Tayrona. O parque é cercado pelo mar do Caribe, mas também está aos pés da Serra Nevada da cidade.

   
Mapa da Colombia
Vista de Tayrona.

Em dias com céu aberto é possível ver a praia de Cañaveral e o pico da Serra Nevada com neve. Para aproveitar bem esse destino, conheça os melhores passeios em Santa Marta e ainda o que fazer no Parque Tayrona.

Finalize seu tour por essa região, passando pela apaixonante Cartagena das Índias. A cidade que é Patrimônio Mundial da Humanidade da Unesco é também a mais turística de toda a Costa. Suas fortificações cercam todo o Centro Histórico e, por isso, é conhecida como Cidade Amuralhada.

As várias praias e ilhas ao redor de Cartagena também são paradisíacas. Com destaque para Isla do Rosario e Isla Baru. Outro charme da cidade são as suas ruelas e casinhas preservadas e coloridas dão um tom ainda mais especial ao local. Alugar uma bicicleta e sair pedalando pela cidade é uma ótima pedida, assim como fazer um cruzeiro ao pôr do sol.

Veja no artigo o que fazer em Cartagena e como é a vida noturna na ilha. O destino tem ainda uma excelente infraestrutura para o turismo com hotéis e hostels, passeios e vida noturna pulsante. Para se planejar, já veja onde ficar em Cartagena das Índias.

 

2. Cordilheira dos Andes

Regiões turísticas da Colombia
Catedral de Bogotá.

Essa região do mapa da Colômbia representa o que o país é atualmente e como se divide a Colômbia. Modernas, populosas e cheias do que fazer, as cidades mais turísticas dessa divisão são Bogotá e Medellín. Com mais dias no roteiro, dá para também visitar Cali.

No passado essas cidades tinham fama negativa por conta da violência e do tráfico. Mas hoje em dia é o oposto. Medellín é uma cidade-modelo para o resto do mundo, e uma vez na Colômbia, é imperdível. Visitar o lugar é se surpreender e se orgulhar da transformação de um povo que cresceu marcado por momentos difíceis.

Locais como o metrocable, são fundamentais para entender essa superação. Outros pontos turísticos importantes para visitar e entender a história da cidade são os museus Casa de La Memoria e Antióquia. Todos esses atrativos estarão em tours guiados por Medellín que você pode fazer enquanto estiver na cidade.

Quem curte uma boa vida noturna pode aproveitar os bares e boates do Parque Lleras. Muito provavelmente você ficará hospedado ali por perto, uma vez que o Parque Lleras, localizado no do bairro El Poblado, é a área com melhor infraestrutura hoteleira e também o bairro mais antigo da cidade.

Com mais tempo, conheça Guatapé e sua vista belíssima do alto da pedra. Se prepare para os mais de 600 degraus! Outra parada obrigatória na região da Cordilheira dos Andes é a capital colombiana, Bogotá.

dicas Medellín
Medellín é a segunda cidade mais importante do país.

Com cerca de 8 milhões de habitantes e 2.640 metros de altitude, a cidade tem muitas atrações turísticas da capital colombiana. A principal delas com certeza é o Cerro de Monserrate. Prepare seu fôlego para uma altitude de 3.152 metros e uma vista espetacular de toda a cidade.

Uma dica é visitar o local próximo ao entardecer. Além de ver o pôr-do-sol, a iluminação de Bogotá durante a noite é ainda mais bonita. Não deixe de incluir no seu roteiro o bairro Candelaria, museus e a famosa Catedral de Sal, próximo a Bogotá.

A cidade conta ainda com várias opções de bares e boates próximas à “calle 85”. Neles você ouvirá muitos ritmos musicais, mas com certeza o reggaeton não sairá dos seus ouvidos pois ele estará presente em muitos dos passeios em Bogotá que você fará.

Um pouco mais distante da rota turística, mas ainda assim bastante procurada está a capital colombiana da salsa: Cali. Fundada em 1536, a arquitetura da cidade contrasta com os morros e colinas da região.

Entre as atividades imperdíveis estão a casa arcebispal, praça Caycedo e alguns museus. Porém, quem passa pela capital da salsa não pode sair de lá sem aprender um pouco da dança, certo? Além de vários shows de salsa para assistir, o viajante pode se aventurar pelas aulas do ritmo.

 

3. Região Amazônica

como se divide a Colombia
Letícia | Foto: Valter Campanato, via Wikimedia Commons.

Apesar de ser a região menos populosa da Colômbia, o turismo na região amazônica tem crescido nos últimos anos graças a várias agências com roteiros turísticos bem completos. Por isso, não poderia ficar de fora do mapa da Colômbia.

   

O ponto de partida para se aventurar na Amazônia é em Letícia. Na cidade já dá para ver um pouco do que o local reserva: muitas árvores formando um corredor em volta do rio Amazonas de tonalidade amarronzada.

O maior rio do mundo tem 6.800 metros de extensão também está no Brasil. Do lado colombiano, não faltam animais exóticos e comunidades indígenas preservando as tradições culturais. Alguns passeios inesquecíveis pela região são as visitas às tribos indígenas Yagua e La Libertad.

Além de subir no Mirante Naipata II, onde se tem uma vista panorâmica de toda a floresta. Para aproveitar a região amazônica é recomendado programar sua viagem entre novembro e março. Nessa época o rio está mais alto e é possível apreciar melhor o local.

Nesta região, você pode conhecer a Amazônia do lado colombiano em Letícia, cidade que faz fronteira com o Brasil. Entendendo como se divide a Colômbia você percebe que não precisa ir tão longe para ter uma experiência incrível no país!

Em Letícia, além da floresta, visite a praça central, admire o pôr do sol e experimente os pratos do mercado central.

 

Tudo sobre o mapa da Colômbia

É fácil perceber que a Colômbia é um país rico em cultura e repleta de cidades imperdíveis. Com o mapa da Colômbia o viajante pode facilmente montar um roteiro para seu tipo de turismo, já que o país tem opções para todos os gostos.

Quem escolhe passar mais tempo no país, pode aproveitar ainda mais cada uma dessas regiões turísticas da Colômbia e ter uma experiência completa pelas terras dos nossos vizinhos. A maior vantagem de viajar para um país na América Latina é custo-benefício.

Com o mapa turístico da Colômbia, o viajante pode conhecer destinos surpreendentes, como as praias banhadas pelo mar do Caribe, a preços baixos. Aproveite e descubra quando ir para a Colômbia e as principais atrações no inverno e verão colombiano.

Agora que você conhece como se divide a Colômbia e tem dicas importantes para montar seu roteiro de turismo no país vizinho, não tem mais desculpas. É só organizar, escolher as cidades da Colômbia que quer conhecer, verificar qual a moeda oficial e como está o câmbio, além das curiosidades para não estranhar e nem cometer uma gafe durante a trip.

Ah, e para postar suas belas fotos nas redes sociais sem necessidade de wi-fi, não vá viajar sem internet para a Colômbia. Pronto, com tudo isso de informação é só pegar sua mala e aproveitar nosso vizinho sul-americano. Boa viagem!

Você está com planos de viajar para a Colômbia? Então, tire suas dúvidas nos comentários abaixo.

Até + !!!

 

CATEGORIAS
ESCRITO POR

Juliana Pina

ESCRITO POR

Juliana Pina

Juliana Pina, 21 anos, é mineira e recém graduada em jornalismo pela Universidade Federal de Viçosa. Apaixonada por viajar e aprender sobre diferentes culturas, gosta de escrever sobre suas experiências com sua mochila nas costas e boas companhias.

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Tours Nacionais

Reserve atividades com pagamento em até 10x

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Tours Nacionais

Reserve atividades com pagamento em até 10x

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *