Quando ir para o Caribe colombiano: melhor época para viajar

Quando ir para o Caribe colombiano: melhor época para viajar

Para que as suas férias não tenham surpresas, é imprescindível saber quando ir para o Caribe colombiano. A Colômbia fica próxima à linha do Equador, isso quer dizer que ela não possui as quatro estações do ano bem definidas, tendo a temperatura constante na maior parte do ano.

Também chamado de Mar das Caraíbas, o Caribe colombiano fica entre a América do Sul e América Central, sendo considerado um oceano semiaberto. Algumas das suas principais regiões urbanas são Cartagena das Índias, Bogotá, Medellin, Santa Marta, Barranquilla e Valledupar. Mas claro, o Caribe colombiano também abriga várias ilhas: Ilha da Providência, San Andrés, Ilha do Rosário, Santa Catalina e por aí vai.

O clima tropical se baseia praticamente em dois períodos: o verão (melhor época para viajar) e o inverno, que geralmente é marcado por chuvas frequentes. Porém, é necessário se atentar a altitude do país que você irá, pois a temperatura cai conforme a altitude em relação ao mar aumenta. Basicamente, a cada mil metros de altitude, a temperatura cai seis graus. Nesse artigo, você saberá quando ir para o Caribe colombiano!

Planeje sua viagem => Melhores hotéis da Colômbia

Seguro viagem para Colômbia »

 

Quando ir para o Caribe colombiano?

Quando ir para o Caribe Colombiano
Ilha de San Andrés | Foto: Mr.Jhosimar, via Wikimedia Commons.

Essa pergunta é respondida, dependendo de qual é a finalidade do seu passeio e qual é o seu destino. Porém, selecionei alguns dos lugares mais visitados para você ter uma noção da melhor época para viajar para cada região da Colômbia. Confira.

CLIQUE AQUI para agendar os melhores tours na Colômbia » 

 

San Andrés

Clima em San Andrés
San Andrés.

Se você for, por exemplo, para San Andrés, onde a maioria dos seus passeios serão na praia, o ideal é viajar em uma época que tem menos probabilidade de chover. A época de chuva em San Andrés é entre abril e junho e a segunda temporada entre setembro e novembro.

 

Bogotá

Quando chove em Bogotá
Catedral de Bogotá.

Já na capital da Colômbia, Bogotá, o clima é mais ameno, pois a altitude da cidade é alta. Em média, a temperatura anual fica entre 14ºC e 20ºC. Você encontra chuva entre os meses de março e maio e entre outubro e novembro. O clima seco e mais quente (máxima de 20ºC), propício para fazer um tour, costuma ser entre dezembro e fevereiro e entre junho e setembro.

Aproveite => Melhores passeios de Bogotá

 

Cartagena

Temperatura em Cartagena das Índias, Colômbia
Cidade Amuralhada /Foto: Aline Schons

Já em Cartagena, o período de seca e também o mais quente vai de dezembro a abril. O mês no qual mais chove é em outubro. Durante todo o ano, a temperatura não oscila muito, fica entre 23ºC e 31ºC. Mas, falando no geral do Caribe colombiano, a época mais chuvosa é em meados de setembro até início de novembro. Por ser a época mais chuvosa, você corre o risco de perder alguns passeios.

Guia => O que fazer em Cartagena

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na Colômbia. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

 

Todo o país

Melhor época para o Caribe Colombiano

De dezembro e abril é o melhor período para embarcar nessa viagem em quase todo o país, pois é um época de tempo seco. Pode até ser que você pegue algum dia de chuva, pois não dá para prever a vontade da natureza, mas geralmente essa é época mais seca. Em abril começa o período de chuvas em Bogotá, mas ainda dá pra aproveitar. Já de maio a agosto são meses que podem chover ou não, vamos dizer que são meses imprevisíveis e, por isso, não dá pra ter muita noção.

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom VERAO, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 

Descubra => Melhores passeios na Colômbia

 

Qual é o clima do Caribe colombiano?

Estações do ano na Colômbia
Ilha de Providência | Foto: Felviper, via Wikimedia Commons.

Como disse anteriormente, o clima é basicamente tropical em todo o Caribe colombiano. A temperatura fica em torno de 27º C, na maior parte do ano, como a cidade de Barranquilla, que está localizada próximo da costa do Caribe.

Lá o clima é quente, úmido e bem estável. Algumas regiões podem proporcionar uma sensação térmica maior por conta da umidade do ar, como na Ilha da Providência e em San Andrés. No geral, o clima se modifica conforme a ação dos ventos alísios e a altitude de cada região em relação ao mar. Conheça também as praias mais bonitas da Colômbia para ajudar no seu roteiro.

Em Bogotá, por ter uma altitude acima do mar de 2.640 metros, a temperatura é mais amena. A mínima pode chegar a 7,5ºC em janeiro e a máxima chega a 20ºC em fevereiro, ou seja, pra quem gosta desse clima friozinho, é uma ótima cidade para se conhecer.

Falando de uma forma geral, duas estações predominam durante o ano no Caribe colombiano: o período úmido, que é no inverno (de abril a junho e de setembro a novembro) e o período seco, que é no verão (de novembro a março e julho a agosto). Uma curiosidade é que a península La Guajira, no extremo norte da Colômbia, é a região mais seca do país, onde a precipitação de chuva anual chega a no máximo 250 milímetros.

Confira => Dicas de viagem para a Colômbia

 

Furacões

Cartagena é perigoso
Cartagena | Foto: Laslovarga, via Wikimedia Commons.

Muita gente se preocupa com furacões na hora de programar suas viagens para o Caribe colombiano. Mas fique tranquilo, pois a incidência de furacões nessa região é bem rara, apesar de já ter acontecido. O ideal é pesquisar alguns dias antes para ver se há alerta para a região. Porém, já adianto, se você ler alguma reportagem dizendo que começou a temporada de tornados, não significa que terá algum tornado. Apenas um alerta, que vai de 1º de junho até 30 de novembro.

Com exceção das cidades de Aruba, Barbados, Curaçao e Los Roques, que não estão na rota dos tornados, entre julho e agosto e em novembro, há alerta para possíveis furacões, mas a chance é bem remota.

Com a tecnologia moderna, é possível que os especialistas descubram a presença de um furacão alguns dias antes. Por isso, fique atento e faça a sua pesquisa nos sites de notícias mais confiáveis. E não deixe de conhecer também as cidades bonitas da Colômbia.

Dicas => Passeios para ilhas próximas a Cartagena

 
Sabia que aprender através de cursos on-line nunca foi tão fácil?

Assista seus cursos pelo computador, tablet ou até mesmo pelo celular!

Devido a nossa parceria com a Learn Café, você terá acesso a cursos para todas as áreas do conhecimento, com alta qualidade, comodidade e de forma acessível. Cursos online para você:

  • Aprender rápido e ganhar dinheiro;
  • Se preparar para um novo emprego;
  • Melhorar seu currículo;
  • Continuar aprendendo sempre!
 

 

Qual é o fuso do Caribe colombiano?

San Andrés Colômbia
San Andrés | Foto: …some guy, via Wikimedia Commons.

O horário da Colômbia tem uma diferença de menos duas horas em relação ao horário de Brasília. Se no Brasil o relógio marcar 18h, na Colômbia será 16h. Porém, se atente ao horário de verão do Brasil, pois, nesse caso, a diferença será de menos três horas.

Entretanto, alguns lugares da Colômbia adotam também o horário de verão, como San Andrés, que dura de março a dezembro. Dessa maneira, se no Brasil não estiver em horário de verão, a diferença será de apenas uma hora. Agora, se no momento da sua viagem, tanto o Brasil como a Colômbia estiverem funcionando com o horário de verão, a diferença volta a ser de menos duas horas na Colômbia em relação ao Brasil.

Para quem mora em outras regiões do Brasil, com horário inferior ao de Brasília, é interessante calcular sempre com a referência do horário de Brasília. O bom da tecnologia é que podemos atualizar o relógio do celular a qualquer momento, escolhendo a opção do país que iremos, só não se esqueça de se organizar e mudar o horário já no aeroporto, enquanto espera seu embarque.

Destinos => Lua de mel na América do Sul

 

Melhor época para o Caribe colombiano

A sua preferência e personalidade é que vão ditar quando ir para o Caribe Colombiano, o que é bem importante, pois muita gente não liga para chuva, por exemplo. Entretanto, as chuvas costumam ser muito fortes e, em algumas regiões, acontecem alagamentos, como em Cartagena e Bogotá. Para ir mais a fundo, leia o artigo sobre a melhor época para ir a Cartagena.

O verão é mesmo a melhor época para se divertir com tranquilidade e sem perrengues. Quer uma dica certeira? Em meados de novembro e em dezembro, o clima fica bem agradável e as chuvas já começam a amenizar em algumas e regiões e em outras quase nem aparecem.

Espero ter tirado a sua dúvida de quando ir para o Caribe Colombiano. Dá só uma olhada que vídeo lindo promovido pelo site oficial de turismo da Colômbia. Só para você sentir a vibe do Caribe Colombiano.

Ficou com alguma dúvida de quando ir para o Caribe Colombiano? Conte nos comentários qual cidade você pretende ir.  Ótima viagem!

 

CATEGORIAS
ESCRITO POR

Caroliny Anache

ESCRITO POR

Caroliny Anache

Caroliny Anache, 29 anos, é jornalista, apresentadora e Terapeuta de Thetahealing. Busca sempre expandir a consciência e acredita que somos seres de luz experienciando uma vida humana e que viajar é uma forma profunda de autoconhecimento. Criou o projeto Vida Expandida para auxiliar na jornada de expedição interior. Siga no Instagram e youtube!

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários do post

  1. Camila

    Olá! Boa tarde! Afinal, ir em agosto é uma boa época? Quero aproveitar as praias... de santa marta e san andres... então quero tempo seco e quente... Pelo que entendi não é a época que mais chove e é quente, mas depois lendo tudo fiquei na dúvida... não consigo ir em outra época... na vdd se não fosse agosto conseguiria ir em outubro ou novembro, mas daí vi que é época chuvosa... Fico no aguardo! Muito obrigada!

  2. Guilherme Tetamanti

    Oi Camila, Leia esse post sobre o clima em Cartagena, uma base para a viagem no Caribe colombiano. Outubro e novembro são os meses que mais chovem, dezembro a abril os mais secos. Ir em junho é arriscar um pouco de chuva, mas acho tranquilo. Abraços