Início / Américas / América do Sul / Colômbia / Festas e feriados na Colômbia para programar sua viagem

Festas e feriados na Colômbia para programar sua viagem

O calendário de feriados de Colômbia é grande e antes de planejar uma viagem é sempre importante pesquisá-lo. Saber dos feriados locais é um dos principais tópicos a se pesquisar para construir seu roteiro de viagem.

Pois, os dias festivos e grandes comemorações no país de destino podem compor a sua programação para aproveitar as festas típicas da Colômbia. Mas também podem provocar justamente o contrário: evitar essas datas se você não quiser passar seus dias fugindo das multidões.

A Colômbia é um país agitado, colorido e com um povo muito alegre. Não precisam de um motivo para dar uma festa. Por isso, em muitos eventos nacionais o país para. E, como bons latinos, o importante é aproveitar ao máximo essas datas para festejar com a família e amigos.

Na minha opinião, estar no país durante alguma dessas celebrações pode ser uma excelente oportunidade de conhecer bem de perto a cultura local e aproveitar para viver um momento único.

Entretanto, para os turistas desavisados pode ser uma dor de cabeça chegar ao país buscando tranquilidade e encontrar um trânsito caótico, preços exorbitantes e muitos locais fechados. Para evitar esse tipo de situação, listei a seguir alguns dos principais eventos e feriados na Colômbia para você se planejar.

Planeje sua viagem => Melhores hotéis da Colômbia

Seguro viagem da América do Sul »

 

Principais Feriados na Colômbia

  • Carnaval de Barranquilla
  • Fiestas Del Mar
  • Feria de Las Flores
  • Festival Mundial de la Salsa
  • Fiestas Patronales de San Andrés y Providencia
  • Feria de Manizales
  • El Día de Las Velitas
  • Estereo Picnic

Descubra => Melhores passeios na Colômbia

 

Carnaval de Barranquilla

Carnaval de Barranquilla
Desfile de carnaval | Foto: Norma Gòmez, via Wikimedia Commons.

Barranquila, na Colômbia, é a terra natal da Shakira. Não é à toa que a cantora consegue envolver todos com suas músicas animadas. Os barranquilleros possuem um grande talento para festas e estão sempre de bom humor, características que fizeram deles figuras famosas em todo o país.

Barranquilla é uma das mais importantes cidades da costa caribenha e também um grande polo industrial. Inclusive, ela possui praias para surf na Colômbia.

Além disso, ela também é muito conhecida por seu carnaval, o maior do país. Ele acontece no primeiro trimestre do ano, geralmente entre fevereiro e março.

Muito parecido com o carnaval brasileiro, mas em proporções menores, também dura alguns dias, ocorrem shows e há um desfile denominado La Batalla de Flores com carros alegóricos, pessoas fantasiadas e muita música típica.

Nada se compara ao carnaval do Brasil, mas em Barranquilla a festa também é muito bonita e atrai pessoas de todas as partes do país e outros lugares do mundo. E há bons hotéis em Barranquilla para receber a todos.

Com certeza vale a pena investir seu tempo nesse evento, pois é uma experiência bastante diferente e o momento perfeito para sentir o calor do povo caribenho. Porém, cuidado, muitos turistas são enganados por taxistas e comerciantes.

Além disso, o policiamento em alguns locais triplica, e muitas vezes os turistas, principalmente, são abordados nas ruas por essas autoridades. Por isso aí vai uma dica: ande com cópias de todos os documentos

Saiba mais => Dicas de viagem para a Colômbia

 

Fiestas Del Mar

Acontece em Santa Marta, outra cidade do caribe colombiano, as Fiestas del Mar. Para aproveitar bem esse destino, conheça  os melhores passeios perto de Santa Marta, na Colômbia e também leia o post sobre o que fazer em Santa Marta.

Ainda com dúvidas sobre as atrações turísticas?
 

Essa festa trata-se de uma celebração extremamente turística onde são apresentados esportes aquáticos, além de ocorrer outras atividades culturais de integração, muita música e dança típica.

Geralmente, é realizada na metade do ano e tem o objetivo de comemorar o Reinado Nacional y Internacional del Mar e também os Juegos Nacionales Náuticos y de Playas. O Centro Histórico da cidade fica todo enfeitado e, durante a noite, a diversão é garantida pelos bares e discotecas que seguem com as festas temáticas.

Se estiver em Santa Marta nessa época não deixe de visitar outros pontos turísticos próximos, como o Parque Tayrona e a Ciudad Perdida. Para te ajudar, leia o post super completo sobre o que fazer no Parque Tayrona.

Confira => Praias mais bonitas da Colômbia

 

Feria de Las Flores

Feriados na Colômbia
Cavalgada na Feria de las Flores | Foto: Scabredon, via Wikimedia Commons.

Com o intuito de enaltecer os valores e as belezas da região de Antioquia (interior do país), é celebrado em Medellín todos os anos a Feria de Las Flores. Descubra os melhores tours guiados por Medellín.

Trata-se de um evento nacional, que recebe milhares de pessoas e que já está enraizado nas tradições culturais do país.

Possui esse nome por fazer menção ao crescimento (ao florescer) da cultura paisa (cultura da região de Antioquia) e é oferecido mais de 400 espetáculos, shows e outras atividades.

Nem todos têm relação direta com flores, apesar de que os símbolos da Feria são o girassol e a orquídea, mas sempre reafirmando o título de “Cidade da Eterna Primavera”, que a Medellín foi concedido.

Dica => Hotéis em oferta em Medellín

 

Festival Mundial de la Salsa

Cali Colômbia eventos e festas
Salsódromo | Foto: By Jyon, via Wikimedia Commons.

Realizado em Cali, capital da salsa, o Festival Mundial acontece geralmente no mês de setembro. Ele conta com a apresentação de em torno 5.000 bailarinos. Muitos das academias e escolas de dança de Cali, mas vem gente de outras cidades e até do exterior, que escolhem os hotéis bem avaliados de Cali para aproveitar o evento.

Durante o evento, são realizados oficinas, aulas em grupo, espetáculos e homenagens. Cali é uma cidade que transborda energia e cor! Durante o festival, Cli recebe centenas de pessoas. Inclusive, ela é considerada uma das cidades bonitas da Colômbia.

 

Fiestas Patronales de San Andrés y Providencia

Festa em San Andrés

Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 15% de desconto usando o cupom PROTETORSOLAR (até 28/02), é só clicar no botão.
 

Em honra ao padroeiro da Ilha de San Andres e Providencia, todos os anos no mês de novembro é organizado o evento mais importante do arquipélago.

Nele, além das Fiestas Patronales também ocorre ao mesmo tempo o International Coconut Reign, algo parecido com um concurso de miss. Aproveite e confira um roteiro por Cartagena das Índias e San Andrés.

Durante a celebração, os visitantes e moradores locais podem sentir a alegria da música caribenha, das danças típicas e acompanhar os candidatos que participam do concurso. Além, obviamente, de desfrutarem do verdadeiro paraíso que é essa ilha do mar do caribe.

A programação das festividades garante outros eventos como concertos, desfiles, recitais e festas populares.

Já o Reinado Internacional del Coco, conta sempre com a participação de competidores não somente colombianos, mas também de lugares como Bahamas, Belize, Honduras, Jamaica e Panamá.

Após a competição, os ganhadores são escolhidos de acordo com diferentes tópicos, tais como simpatia, beleza, carisma e conhecimento do estilo de vida que eles chamam de “O Coco”.

Programe-se => Melhor época para ir a Cartagena

 

Feria de Manizales

Eventos e festas na Colômbia
Tourada na Feria Manizales | Foto: Sos, via Wikimedia Commons.

A Feira Maniezales é considerada uma das maiores e mais importantes do país. Ela é reconhecida pelas touradas, shows, exposições e pelo International Coffee Reing.

Normalmente, ocorre nas primeiras semanas de janeiro e possui uma extensa programação cheia de grandes eventos. Onde os turistas e moradores podem contar com desfiles, apresentações musicais do folclore nacional, entre muitas outras coisas.

Foi inspirada na Feira de Abril de Sevilha. Dessa forma, possui traços da colonização espanhola. Mas com a diferença que seu foco principal é introduzir os visitantes aos muitos costumes da região do café.

Vai viajar e precisa ter internet 100% do tempo no seu celular?

Ter internet é essencial para usar aplicativos como Uber e Google Maps, além de conversar no WhatsApp e postar aquela foto no Instagram.

Devido a nossa parceria com a EASYSIM4U, clicando no botão abaixo você ganha 10% OFF para comprar qualquer chip e receber em casa, e assim ter conexão em até 210 países.
 

 

El Día de Las Velitas

Dia das velas Colômbia
Foto: Melissa Álvarez, via Wikimedia Commons.

Uma espécie de feriado bastante tradicional na Colômbia é o Dia das Velas, ou Día de las Velitas no orginal. É um costume natalino que acontece todos os anos nos dias 7 e 8 de dezembro.

Nele, as pessoas colocam velas nas ruas, em frente suas casas, varandas, janelas e até mesmo em lugares públicos como praças. Ao cair da noite, acendem todas elas para que o lugar fique iluminado em homenagem a Virgem Maria Imaculada.

Ainda que tenha sido criado com um propósito religioso, o Dia das Velas é usado para celebrar a união da família. São duas noites bonitas que todos se juntam para se desejar o melhor. Vale a pena passear pelas ruas do país nesse período pela beleza dos lugares iluminados.

 

Estereo Picnic

Festival Colômbia
Foto: Robert Steven, via Wikimedia Commons.

Estereo Picnic é um grande festival de música alternativa e de entretenimento cultural. Ele acontece todos os anos na capital Bogotá normalmente no mês de março. Confira os melhores passeios de Bogotá.

Artistas nacionais e internacionais se reúnem para dois dias intensos de muita música! A programação sempre promete abalar a mais populosa cidade colombiana. Além disso, os visitantes podem desfrutar das atividades paralelas, como outros entretenimentos culturais e artísticos, além da comida ao ar livre.

O festival segue a mesma estética que o Coachella e Lollapalooza, por isso vem crescendo a cada ano com cada vez mais visitantes. Quem sabe você não é o próximo!

Aproveite => Hotéis em oferta em Bogotá

 

Datas comemorativas na Colômbia

Saber construir um bom roteiro é essencial para que sua estadia na Colômbia seja aproveitada ao máximo. Para isso, é necessário decidir se prefere evitar importantes datas no país, como as citadas ou se você achará uma ótima oportunidade para entender melhor da cultura colombiana, ao participar dos seus eventos ou feriados.

Depois de ler este artigo é fácil ter uma ideia do quão diverso são as comemorações na Colômbia. Fica claro que viver a experiência de algumas delas pode ser bastante interessante, principalmente pelas diferenças culturais existentes.

Desse modo, é importante ressaltar que em muitas dessas datas comemorativas, a logística do local em que ocorre pode mudar e até parar totalmente. E é fundamental que você esteja preparado para eventuais situações e, mais do que isso, esteja com um bom roteiro para que sua viagem seja incrível.

 

Confira os últimos artigos sobre a Colômbia:

Vai viajar? Comece a planejar sua viagem!

seguro viagem

Nunca se esqueça do Seguro Viagem! Além de ser obrigatório para entrar nos países da Europa, é essencial a contratação caso você tenha viagem marcada para qualquer lugar do mundo. Veja como o seguro me salvou na Alemanha, quando precisei de internação devido a uma infecção alimentar. Também precisei usar meu seguro viagem nos Estados Unidos, logo quando estava curtido uma das ilhas do Hawaii…acabei economizando R$ 2.000,00. Sem contar que auxilia quando há extravio de bagagem ou qualquer outro imprevisto. Utilize o comparador da Seguros Promo, que faz a pesquisa entre as melhores seguradoras para você economizar tempo e dinheiro. Por serem parceiros do blog, nós recebemos uma comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Ao contrário, leitores do blog ganham 5% de desconto usando o cupom QUEROVIAJARMAIS5. O pagamento pode ser feito em até 12 x no cartão, ou com + 5% off no boleto bancário!

celular no exterior

Saia do Brasil com internet 4G (Confira o comparativo entre os chips)

reserva de carros

Compare os melhores preços para alugar um carro na Rent Cars => Saiba mais

Cadastre seu email para receber nossas atualizações!

Sobre Redação QVM

A redação do Quero Viajar Mais está sempre em busca das melhores dicas para você conseguir planejar sua viagem, seja um simples final de semana na praia ou mesmo uma volta ao mundo. Siga nossos perfis nas redes sociais: @QueroViajarMais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *