O que fazer em Santa Marta, na Colômbia: paraíso caribenho

por Bruna Sanches

O que fazer em Santa Marta, na Colômbia: paraíso caribenho

Se você está se planejando uma viagem para a Colômbia, aqui vai uma série de dicas de o que fazer em Santa Marta. A cidade é incrível e tenho certeza que você vai querer arrumar suas malas mais rápido!

A cidade de Santa Marta fica localizada no litoral caribenho. Ela é um roteiro alternativo para aqueles que buscam cultura, beleza e tranquilidade! Apesar de turística, não é abarrotada de estrangeiros como Cartagena, que fica há algumas horas de distância.

A Colômbia é um país integrante do Mercosul que vem atraindo milhares de turistas todos os anos, graças aos incentivos e investimentos do governo no setor. Com esse investimento, cada vez mais o destino tem sido vista como um país alegre, colorido e receptivo. Tentando não esconder, mas sim deixar para trás seu passado com o narcotráfico. É definitivamente um bom país para você acrescentar em sua lista de destinos. Confira!

Planeje sua viagem => Hotéis imperdíveis da Colômbia

Seguro viagem para as cidades colombianas »

O que fazer em Santa Marta

Santa Marta é uma cidade para todos os gostos. Abriga alguns dos atrativos mais turísticos mais bonitos da Colômbia. Confira o que fazer em Santa Marta:

  • Centro Histórico
  • Parque de Los Novios
  • Baía de Santa Marta
  • Quinta de San Pedro Alejandrino
  • El Rodadero
  • Taganga
  • Parque Nacional Natural Tayrona
  • Sierra Nevada
  • Minca

CLIQUE AQUI para reservar passeios perto de Santa Marta »

Centro Histórico

O que fazer em Santa Marta
Fachada das casas no Centro Histórico de Santa Marta.

Muitas das cidades colombianas buscam preservar a arquitetura original e o Centro Histórico de Santa Marta não é diferente. Ele é formado por casinhas e ruas estreitas, que são um diferencial e charme na beleza do lugar.

O centro histórico hoje é o principal ponto da cidade, ele abriga hostels, restaurantes, bares, lojas de artesanato e baladas. Por esse motivo quase sempre tem um número considerado de pessoas no local.

De dia é mais tranquilo, mas à noite sempre é uma festa, cheio de gente, e a grande maioria do público é jovem. Aconselho a tomar cuidado com o celular e às mulheres não andarem sozinhas fora da zona principal ou pegar um táxi muito tarde, caso esteja hospedada fora do centro.

Parque de Los Novios

Atrações de Santa Marta na Colômbia
Parque de Los Novios | Foto: Pedro Felipe, via Wikimedia Commons.

É um adendo do item anterior, já que ele se localiza praticamente no mesmo lugar, mas achei interessante destacar. O Parque de Los Novios é na verdade uma grande praça bastante calma de dia, perfeito pra dar uma relaxada depois de bater perna pelas lojas do centro.

Ele é muito arborizado, acessível e fica ao lado de ótimos restaurantes. Durante à noite, seus arredores são bastante movimentados, mas dá pra sentar em um banco e curtir com alguém especial, já que é, como seu próprio nome diz, a praça é dos namorados.

Excursão => Passeio na praia de Playa Cristal em Santa Marta

Baía de Santa Marta

Lugares bonitos de Santa Marta Colômbia

Localizada bem próxima do centro histórico, a Baía de Santa Marta tem muitos atrativos. A avenida de frente para o mar abriga algumas das melhores lojas de lembrancinhas e ótimos restaurantes.

A praia em si não é grande coisa, só uma faixa de areia após um calçadão de pedra e um mar calmo. Mas é um bom lugar para sentar e descansar se você não se importar com o barulho dos carros passando logo atrás.

O interessante é neste lugar estão algumas estátuas que, segundo as superstições, servem para proteger a cidade. Existe também um porto logo ao lado, que abriga os barcos e alguns restaurantes que oferecem desde comida típica até hambúrgueres com batata frita.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da Get Your Guide em Santa Marta. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 48 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

Quinta de San Pedro Alejandrino

Pontos de interesse em Santa Marta na Colômbia
Anfiteatro da Quinta | Foto: Mijotoba assumed, via Wikimedia Commons.

Famosa por ser onde Simon Bolívar, O Libertador, morreu em 1830, a fazenda é um lugar com árvores tão antigas quanto o próprio terreno. Hoje funciona o Museu Bolivariano de Arte Contemporânea.

O ingresso para entrada custa cerca de 30 reais. Você pode contratar um guia que te leve para conhecer a fazenda e o jardim, onde você pode descobrir mais sobre a história. Esses guias cobram uma “propina”, a parte do preço do ingresso, que é uma espécie de gorjeta pelo trabalho.

Ela fica próxima ao Centro Comercial Buenavista (um ótimo shopping). Para chegar é possível pegar um táxi (menos de 10 reais a partir do Centro) ou um mototáxi que é um valor mais barato e bastante comum. Não recomendo o uso do ônibus circulares (os azuis) por serem ruins e lotados.

Aproveite => Caminhada guiada em Cabo San Juan em Santa Marta

El Rodadero

Bairros de Santa Marta na Colômbia
Orla de El Rodadero | Foto: Julieth Gómez Durán, via Wikimedia Commons.

El Rodadero é um bairro mais afastado do centro que te proporciona praias mais movimentadas, mas ainda assim, lindas. É um bairro mais “nobre”, por isso você verá inúmeros edifícios residenciais à beira da praia e restaurantes com o custo um pouco mais elevado.

É aqui que você comprará a tão famosa bolsa colombiana, a chamada Wayuu Bag, bem mais em conta que em outras partes de Santa Marta. Feitas manualmente por indígenas, elas são vendidas de todas as cores e tamanhos em lojas ou na própria calçada, com o valor médio de 70 reais. Para chegar, você precisa pegar um táxi que custa cerca de 15 reais.

Agendado => Mergulho em Santa Marta

 
Vai viajar e precisa ter internet 100% do tempo no seu celular?

Ter internet é essencial para usar aplicativos como Uber e Google Maps, além de conversar no WhatsApp e postar aquela foto no Instagram.

Devido a nossa parceria com a America Chip, você ganha 10% de desconto com o cupom QUEROVIAJARMAIS para comprar qualquer chip e receber em casa, e assim ter conexão 4G de ALTA VELOCIDADE em diversos países. Conheça as vantagens:

  • Receber o chip na sua casa ainda no Brasi;
  • A configuração do chip é extremamente fácil;
  • Os planos têm excelente custo-benefício, com preço a partir de USD 31,00;
  • Muita economia, porque você contrata apenas os dias que for usar;
  • É sem dúvida a opção mais fácil, prática e segura para ter a melhor internet 4G;
  • Já falei internet ilimitada? ;)
 
   

Taganga

Pontos de interesse em Santa Marta
Foto: Mijotoba, via Wikimedia Commons.

Outra parte mais afastada de Santa Marta, não é considerada um bairro, mas sim um vilarejo de pescadores. O trajeto até lá é maravilhoso, e você pode parar em alguns “miradores” que possuem uma vista panorâmica do lugar.

No vilarejo, você pode fazer mergulhos e conhecer a abundante vida marinha. Os restaurantes oferecem comida típica e existem muitas lojas vendendo roupas bastante caribenhas. Além de alguns hippies que te oferecem suas pulseiras.

É uma vilazinha muito charmosa e receptiva. Para chegar lá, desde o Centro de Santa Marta, é preciso um táxi que pode te custar em média 30 reais e pode levar meia hora.

Parque Nacional Natural Tayrona

Parque Nacional Natural Tayrona fica onde

Sem dúvida, o mais conhecido ponto turístico de Santa Marta é o Parque Nacional Natural Tayrona. Ele fica afastado da cidade, mas você já vai entender o porquê.

Conhecido por ter algumas das praias mais lindas (e limpas) de toda a Colômbia, o Parque é reserva natural do governo, com muitas trilhas que atravessam a selva e chegam às praias de areia fofa e branca, com um mar azul maravilhoso. É um verdadeiro paraíso.

Dicas => Mergulho com snorkel ao Parque Nacional Tayrona

Como chegar no Parque Tayrona

Para chegar, você tem algumas opções: de táxi desde Santa Marta (pode ser direto do aeroporto) que pode custar até 150 reais. Mas se você não liga tanto para conforto e for mochileiro raiz pode pegar um ônibus por 10 reais.

Para isso você precisa ir até o Mercado, que você pode ir de táxi ou mototáxi. Basta pedir ao motorista para te levar “hasta el terminal de los buses para palomino” que ele vai entender. Já dentro do ônibus basta pedir para descer no Parque Tayrona, que eles te deixam na porta.

É possível fazer um bate-volta para Santa Marta. Mas existe uma outra opção (e a mais aconselhável) que é pegar o mesmo ônibus, mas seguir adiante uns vinte minutos mais e se hospedar em algum hostel na praia ou na selva.

Do local a recepção pode chamar um mototáxi credenciado que vai te levar até a entrada do parque. Deve custar no máximo 5 reais e você evita a hospedagem dentro da reserva e uma viagem longa de retorno até Santa Marta.

Para entrar custa cerca de 60 reais e você precisa andar muito (cerca de 2h, dependendo do seu ritmo até mais) para chegar até a praia, mas se preferir pode fazer o trajeto de barco, a partir da Baía de Neguanje, que é mais caro. Você pode fazer um bate-volta, mas algumas praias oferecem serviço de hospedagem e restaurante caso queira curtir com mais calma.

Prático => Transfer de Cartagena até o Parque Tayrona

Mais dicas sobre o Parque Tayrona em Santa Marta

Principal pontos turístico de Santa Marta

O Parque abre às 8 horas da manhã, mas chegue cedo, porque a fila em quase todos os dias é desanimadora. Quem preferir voltar no mesmo dia precisa agilizar para começar a subida de volta por volta das 16h30, porque senão vai ter que enfrentar a trilha longa no escuro, e o parque fecha a noite.

Mas uma das grandes dicas sobre a Colômbia é: não deixe de ir a esse lugar! A beleza do lugar encanta qualquer um e faz cada segundo valer a pena! E atenção para um conselho importante: leve repelente eficiente! Nos mercados e farmácias em Santa Marta só existe um que funcione, se chama Nopikex e precisa ser o de formato em barra. Custa em torno de 15 reais.

Sierra Nevada

Lugares bonitos em Santa Marta na Colômbia
Amanhecer na Sierra Nevada | Foto: Alejandro Bayer, via Wikimedia Commons.

Esse tópico é bastante abrangente, uma vez que existem muitas atrações aos pés das montanhas da Sierra Nevada. Ela é uma espécie de reserva natural com muita mata e vida selvagem. É conhecida por ser a maior cadeia de montanhas próximas ao mar do mundo e foi onde surgiu o mito do El Dorado.

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom PAI, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 

Você encontra cachoeiras, vilarejos muito ricos em cultura, reservas de indígenas que preservam suas tradições até hoje, entre outros. O passeio mais conhecido é uma expedição para a Ciudad Perdida.

   

Ele pode durar de 4 a 5 dias, totalmente imersos na selva, longe da civilização. A Cidade Perdida se encontra a uma altitude de 950 a 1.300 metros e é um conjunto de natureza intocável e ruínas do que sobrou do império dos índios Tayrona.

Foi reconhecido em 1981 como Patrimônio da Humanidade pela Unesco. Você só chega lá através do serviço de uma agência, que você pode contratar já desde o Brasil ou em Santa Marta, basta perguntar em seu hotel ou hostel pela informação.

O valor pode variar entre 1.000 a 1.400 reais, dependendo de onde está saindo, quantos dias e o que está incluso. É uma experiência única e cativante para os amantes de natureza e história.

Aproveite => City Tour em Santa Marta, na Colômbia

Minca

Santa Marta o que ver
Foto: Stoni1, via Wikimedia Commons.

Do outro lado da Sierra Nevada, partindo de Santa Marta, você encontra um povoado no alto das montanhas que busca a preservação ambiental. Minca fica há 30 minutos de Santa Marta e é conhecida por seus produtos orgânicos e conexão com a natureza.

Onde vive um povo simples, animais por todos os lados e possui estradas de terra um pouco ruins por conta do sobe e desce, típico de vilarejo na montanha. É um destino turístico relativamente novo e se tornou uma parada obrigatória dos mochileiros de Santa Marta.

Você pode visitar fazendas, cervejarias artesanais e vários rios. Além disso, é possível comprar o café orgânico, muito popular e considerado um dos melhores da Colômbia. Como bônus, temos uma vista incrível de toda Santa Marta.

Para chegar é preciso de um táxi (mototáxi é um pouco perigoso por conta das curvas fechadas e precipícios, mas é possível). Para voltar, pode conseguir um táxi colaborativo que sai de hora em hora na entrada. Os valores variam muito e é uma experiência interessante para quem buscar um roteiro diferente de praias.

Dicas de Santa Marta, na Colômbia

Vale destacar que a cidade de Santa Marta não se resume a somente esses pontos turísticos. Há muito mais o que  fazer em Santa Marta. Mas se você conseguir visitar esses, perceberá o quão especial e único é esse lugar e para aproveitar tudo isso!

Desde seus moradores simpáticos e prestativos, passando por seu clima que aquece o coração, a comida que enche seu paladar até suas paisagens deslumbrantes. Uma cidade que construiu com maestria uma grande harmonia entre o trânsito caótico do centro, as montanhas sagradas e as praias mais lindas do caribe colombiano.

Você não encontrará em lugar nenhum do mundo um paraíso como Santa Marta, e tenho certeza que o seu único arrependimento vai ser de não ter ficado mais. Duvida? Veja todo o encanto de Santa Marta no vídeo abaixo feito pelo site oficial de turismo da Colômbia:

Você já ouviu falar em Santa Marta? Pretende incluí-la no seu roteiro pela Colômbia?

Até + !!!

ESCRITO POR

Bruna Sanches

ESCRITO POR

Bruna Sanches

Bruna Sanches, 20 anos, é estudante de cinema, surfista e fotógrafa amadora. Formada em Técnico de Nutrição e Dietética em São Paulo, aos 18 deixou sua cidade no interior e se dedicou a viver novas experiências, como morar em uma cabana de madeira na costa caribenha da Colômbia por 1 ano e passar outros 6 meses imersa na cultura chilena, onde de sua janela ela apreciava as Cordilheiras dos Andes. Apaixonada pela cultura latina, pela natureza e pelas artes, para ela, sair da zona de conforto, já virou rotina.

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Melhores Hotéis

Descubra as melhores opções de hotéis para se hospedar

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Melhores Hotéis

Descubra as melhores opções de hotéis para se hospedar

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Quero Viajar Mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *