Qual moeda levar para Colômbia: peso colombiano ou dólar?

por Juliana Pina

Qual moeda levar para Colômbia: peso colombiano ou dólar?

Em algum momento durante seu planejamento de viagem para as terras colombianas, você poderá se perguntar qual moeda levar para a Colômbia. Mesmo sabendo que a moeda do país é o peso colombiano é importante saber se é ideal comprar no Brasil, levar o Real e tentar um bom câmbio lá ou se o melhor mesmo é ter outra moeda em mãos, como o dólar, por exemplo.

Para ter essas dúvidas sanadas antes da viagem e curtir o país sem se preocupar, mostro neste post as melhores opções de câmbio e onde fazê-los. É um fato que a questão financeira influencia e muito na hora de montar um roteiro e escolher os melhores preços dos passeios.

Pensando nisso, também vou apresentar dicas sobre quanto levar comparando o seu custo diário na Colômbia e para gastar menos dinheiro por lá! Já adianto que o país tem um excelente custo-benefício.

Planeje sua viagem => Melhores hotéis na Colômbia

Seguro viagem mais barato para a Colômbia »

 

Moedas aceitas na Colômbia
Qual moeda levar para Colômbia?

Apenas o peso colombiano é aceito no país, mas dificilmente você poderá comprá-lo no Brasil, pois a moeda não é muito forte no mercado.

Logo não terá disponível em muitas casas de câmbio. Cidades maiores e aeroportos são mais fáceis de encontrar, porém a cotação provavelmente será bem alta e você perderá dinheiro se comprar no Brasil.

Por isso, o ideal é ter dólar em mãos para facilitar a troca já em território colombiano; o euro também pode ser uma boa, caso já tenha de alguma outra viagem, vale a pena levá-lo para a Colômbia.

O país tem uma taxa de conversão bem conveniente para ambas as moedas

CLIQUE AQUI para comprar online moeda estrangeira »

 

Onde fazer câmbio para a Colômbia?

Dicas de câmbio para viagem internacional
Qual moeda levar para Colômbia?

Só faça câmbio no Brasil se precisar muito. O mais indicado é comprar dólares antes de viajar e trocá-los por peso quando chegar na Colômbia.

Por ser uma moeda de mercado, o dólar tem uma boa cotação para os colombianos e mesmo com a diferença para o real, a conversão final é vantajosa.

A mesma regra vale caso esteja levando euro. Uma dica importante é procurar não realizar essas trocas em aeroportos, pois geralmente a cotação nesses lugares são inferiores às da cidade.

Se você não puder esperar para trocar em outros pontos, opte por trocar apenas o necessário. Deixe quantias maiores para o centro da cidade, onde terão diversas casas de câmbio e você poderá pesquisar qual delas está com o melhor valor no dia.

Outra recomendação é não trocar o seu dinheiro na rua ou com taxistas. Procure sempre uma casa de câmbio confiável e procure se informar sobre ela; no bairro La Candelaria, em Bogotá, ou próximo ao Museu do Ouro por exemplo, haverá bons lugares.

 

Dica para fazer câmbio seguro e barato para Colômbia

Já sabemos que o câmbio varia a todo instante e mesmo que estejamos atentos acompanhando a moeda, quando vamos comprar o valor já é outro.

Essas oscilações de mercado geram estresse antes da viagem e podem acabar atrapalhando seu planejamento; afinal, ninguém quer pagar mais caro e desperdiçar uma grana quando se pode economizar.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na Colômbia. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

Quer reduzir seus custos enquanto conhece novos lugares? Confira dicas para quem vai viajar com pouco dinheiro.

Nem sempre você poderá parar o que está fazendo e correr em uma casa de câmbio para comprar uma moeda forte no mercado por um preço bom e pensando nisso, a dica é o Confidence Câmbio.

Funciona assim: você entra no site, escolhe a moeda de compra, acompanha a cotação e quando ela está baixa, você compra online; depois, eles levam a quantia até o seu endereço. Além de praticidade, você economiza tempo e dinheiro.

Se sua ideia é viajar com um cartão pré-pago, é a mesma coisa, basta escolher o valor, pagar e esperar que ele seja entregue na sua casa.

E para ficar por dentro do valor da moeda desejada e saber qual é o momento ideal para realizar a compra, ative as notificações e receba um aviso sempre que mude a cotação. Percebeu como é bem mais fácil? É o fim das taxas altas, estresse antes da viagem e medo de transportar o dinheiro por aí.

Para saber mais, não deixe de ler o post sobre comprar dólar e euro online; se preferir, compare os preços agora mesmo no site da Confidence Câmbio.

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?
Compare preços e compre online na Confidence Câmbio »

 

Como enviar dinheiro para a Colômbia

Para quem viaja por mais tempo ou está fazendo um intercâmbio e ficará um bom período fora do Brasil, enviar dinheiro online pode ser uma boa saída. A Remessa Online é um site que permite transferir dinheiro da sua conta para uma conta no exterior ou vice-versa.

   

É bem simples e seguro, a única coisa que você precisa fazer é preencher seus dados e inserir as informações da conta de destino. É importante verificar tanto a cotação quanto às taxas e impostos aplicados. Depois é só enviar.

Toda a operação é reconhecida e autorizada pelo Banco Central do Brasil, por isso não precisa se preocupar; além disso, o beneficiário recebe o dinheiro sempre em dia útil e você poderá planejar o melhor dia para enviar.

Não perca tempo e faça sua simulação agora no Remessa Online. Coloque o cupom de desconto QUEROVIAJARMAIS e obtenha ainda mais vantagens!

 

Quanto vou gastar por dia na Colômbia?

Quanto gasto em Cartagena?
Qual moeda levar para Colômbia?

Essa é uma pergunta que todo viajante deve fazer antes de viajar. Na Colômbia, o custo de vida não é alto e por isso isso visitar o país é mais um atrativo para os brasileiros.

Em média, um turista pode levar entre 60 a 80 reais para gastos diários em Bogotá e ter um excelente padrão de viagem.

Só lembrando que esse valor varia de acordo com o seu tipo de turismo e quais lugares pretende conhecer. É sempre possível gastar menos dinheiro em diversas cidades colombianas.

Por exemplo, os colombianos comem bem e barato. Tanto na capital quanto em cidades turísticas como Cartagena, é comum refeições com prato feito, um copo de suco e uma sobremesa.

Em alguns restaurantes ainda há entrada, normalmente uma sopa. Toda essa comida custa em média de 8 a 10 reais, já fazendo a conversão.

Os valores nas praias da Colômbia são justos e os passeios para as praias do Caribe variam de preço, sendo que visitar Isla Blanca é mais barato que Bora Bora, se colocar tudo na ponta do lápis.

A noite de Cartagena pode ser comparada a de Bogotá e posso dizer que drinques e coquetéis não são tão baratos, mas se aproximam dos preços das capitais carioca e paulista no Brasil.

As diárias em hostels e hotéis em Bogotá custam entre 23 e 1.000 reais, ou seja, para todos os gostos e bolsos.

No país, uma opção de transporte é o Uber, mas para economizar mais, uma saída é usar o Transmilenio, transporte público da capital; você compra um cartão e recarrega cerca de 2.400 cop, valor da passagem. Em cidades como Medellín, o metrô também pode ajudar a poupar.

Procurar comprar em supermercados é sempre vantajoso, já que na Colômbia a maioria abre de segunda à segunda e tem preços bastante acessíveis.

Outra dica é sempre andar com sua carteirinha de estudante, caso seja um no Brasil ou esteja fazendo um intercâmbio de espanhol pelo país. Muitos museus e cinemas aceitam a meia entrada.

Já quem curte uma boa vida noturna aliada com bons preços, vale pesquisar quais dias as boates estão com a chamada “barra libre”. Nesses dias você pagará apenas a entrada, pois a bebida está inclusa no valor do ingresso.

Outras boates funcionam com entrada gratuita até um horário específico. Enfim, estar por dentro do destino é fundamental para poupar uma grana!

 

Dicas para lidar com o dinheiro na Colômbia

Vale a pena usar cartão de crédito na Colômbia?
Cartão de crédito têm taxas cobradas em dólar na Colômbia.

Levar um cartão de crédito para a Colômbia pode ajudar a lidar com o dinheiro, mas lembre-se que as taxas sempre virão em dólar na fatura. Novidade: o câmbio considerado agora é o do dia da compra e não mais o do fechamento da fatura.

Se ele for pré-pago, melhor, assim você sabe quanto gastou no momento da compra e não corre o risco de se assustar no final do mês, já que com ele o valor descontado é imediato.

   

Caso opte por usar a sua conta e o seu cartão brasileiro em território colombiano, se atente ao valor que irá sacar. Assim como é comum ao comprar moeda estrangeira, o peso colombiano pode confundir, pois a contagem da moeda é diferente.

Por exemplo, 1 real seria aproximadamente 822 pesos; essa mudança pode fazer com que você saque muito mais do que pretendia. Garanto, não é difícil encontrar pessoas que já erraram na conversão.

Procure saber também quais são as taxas do seu cartão para saque e débito. Muitos cartões brasileiros são aceitos em bancos colombianos ou nos caixas ATM em vários pontos das cidades e shoppings; porém, é essencial saber se as cobranças valem a pena ou não.

Essas informações você pode conseguir diretamente com o sua agência bancária no Brasil. Para viajar com maior tranquilidade, saiba como funciona o seguro viagem para cartão de crédito.

Para os turistas estrangeiros e não residentes na Colômbia é possível pedir o IVA (Impuesto sobre las ventas) de volta. Cada vez que você realiza uma compra de mercadoria no país, é acrescido um valor de 16% de imposto. Mas desde 2014 existe uma lei que permite a devolução ao turista.

A regra vale apenas para quem fizer compra com cartão de crédito internacional e que somadas dão um valor mínimo de 274.850 pesos colombianos. Para obter o IVA de volta é necessário passar por algumas burocracias:

  • Procure a sala da DIANwww.dian.gov.co – (Dirección de Impuestos y Aduanas Nacionales) no aeroporto, antes de despachar a bagagem;
  • Apresente as mercadorias compradas;
  • Preencha um formulário;
  • Mostre a nota fiscal e o comprovante do cartão de crédito juntamente com passaporte.

Em seguida, o funcionário confere o formulário, recolhe as notas fiscais e comprovantes do cartão de crédito e o libera o check-in e despacho das malas.

Mesmo depois do processo, o turista ainda deve voltar ao DIAN portando o cartão de embarque para receber a cópia do formulário carimbado. O reembolso pode chegar em um prazo de até três meses.

O processo para receber a devolutiva de impostos é simples, mas requer tempo. Faça os cálculos e veja se realmente o valor compensa.

 

Qual moeda levar para a Colômbia: dicas

Comprar dólar no Brasil e trocá-los por peso colombiano já na Colômbia é a melhor alternativa para ter uma boa conversão.

Dependendo de quantos dias pretende ficar no país e quanto gostaria de levar, o cartão pré-pago pode ajudar; além de oferecer mais segurança, já que você não precisa andar com muito dinheiro.

O ideal é colocar no papel e decidir qual será o estilo da sua viagem e qual dessas opções é a melhor para o seu planejamento!

Você já esteve na Colômbia ou pretende conhecê-la? Deixe suas principais dúvidas nos comentários!

Até + !!!

 

CATEGORIAS
ESCRITO POR

Juliana Pina

ESCRITO POR

Juliana Pina

Juliana Pina, 21 anos, é mineira e recém graduada em jornalismo pela Universidade Federal de Viçosa. Apaixonada por viajar e aprender sobre diferentes culturas, gosta de escrever sobre suas experiências com sua mochila nas costas e boas companhias.

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Melhores Hotéis

Descubra as melhores opções de hotéis para se hospedar

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Melhores Hotéis

Descubra as melhores opções de hotéis para se hospedar

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10