Colômbia no verão: temperatura, clima, dicas e 4 destinos

Colômbia no verão: temperatura, clima, dicas e 4 destinos

Explorar a Colômbia no verão é desfrutar de paisagens fantásticas que são um presente para os olhos dos viajantes que escolher este país da América do Sul. A Colômbia tem praias banhadas pelo Mar do Caribe, cidades consideradas Patrimônio da Humanidade e até mesmo florestas com vegetação nativa e a Cordilheira dos Andes.

Tudo isso embaixo de um clima propício para o verão, como é o caso da cidade de Cartagena. Já parou para pensar se o clima em Bogotá é ideal para uma visita no verão?

Se você não vê a hora de aproveitar todas as belezas naturais da Colômbia no verão, neste artigo você descobrirá como é o clima no país, melhor época para visitar e ainda as dicas para montar um bom roteiro na Colômbia.

Planeje sua viagem => Melhores hotéis da Colômbia

Seguro viagem para a Colômbia »

 

Colômbia no verão: quando começa

Colômbia no verão
Cordilheira dos Andes interfere no clima do país.

O clima na Colômbia é definido de acordo com a altitude de cada cidade. Mesmo que oficialmente o clima tropical domine a geografia do país, por este ser cortado pela Linha do Equador, a presença da Cordilheira dos Andes interfere bastante na frequência irregular das chuvas e nas temperaturas distintas.

Uma vantagem para o turismo na Colômbia é que os termômetros do país se mantém constantes quase o ano todo.

Provavelmente, o viajante que optar por visitar várias cidades colombianas em uma mesma viagem sentirá a diferença do clima em poucos instantes. Como parte do país está no Hemisfério Norte, em algumas cidades para aproveitar a Colômbia no verão você deve visitar o país de dezembro a abril.

Apesar das altas temperaturas serem em junho, julho e agosto, nos outros meses o tempo está mais seco.

E é claro que todo mundo quer evitar perder um dia de praia por causa de chuva. Justamente pela melhor época climática, esse meses também coincidem com a alta temporada no país.

As praias são mais procuradas e as cidades são mais disputadas. Mas nada que um planejamento feito com antecedência não ajude.

Se sua intenção é realmente curtir o verão colombiano sem se preocupar em levar roupa de frio na mala, os meses entre dezembro e abril são perfeito para visitar as cidades ao nível do mar.

Por outro lado, devem ser evitados em cidades de alta altitude, como Bogotá. E já que falei da capital, veja uma lista com as cidades mais bonitas da Colômbia para seu roteiro.

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios na Colômbia »

 

Colômbia no verão: lugares para conhecer

  1. Parque Nacional Natural Tayrona
  2. Cartagena das Índias
  3. San Andrés
  4. Deserto da Tatacoa

Completa => Excursão de Cartagena para Isla Rosario

 

O que fazer na Colômbia no verão

Parque Nacional Natural Tayrona

Parque Tayrona
Parque Tayrona | Foto: OpenAperture, via Wikimedia Commons.

Localizado na costa caribenha da Colômbia e próximo a Santa Marta, está o Parque Nacional Natural Tayrona, com os seus 15 mil hectares de vegetação virgem. É uma excelente opção para quem quer relaxar, se impressionar com belas paisagens, nadar e tirar fotos incríveis.

Segundo a história, o parque era a antiga moradia da tribo Tayrona que passou por aquelas terras antes mesmo dos espanhóis chegarem. É lá que também está um dos registros arqueológicos de uma antiga cidade desse povo.

Não faltam motivos para o parque ser um dos maiores atrativos turísticos de toda a Colômbia. Descubrao que fazer no Parque Tayrona. Dentro do complexo existem seis praias para visitação.

São elas: Playa del Cabo, Playa la Piscina, Playa Cañaveral, Playa Arrecifes, Boca del Saco e Playa Brava. As quatro últimas não são permitidas para banho de mar.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na Colômbia. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

Já a Playa del Cabo é a mais bonita de todo o parque. Para quem curte mergulho com snorkel, a la Piscina deve estar no roteiro.

O que não pode faltar na mochila de quem vai ao parque é protetor solar para enfrentar as altas temperaturas durante o dia, dinheiro em espécie, repelente, roupas mais quentinhas para dormir e papel higiênico, pois caso fique nos campings, eles não costumam oferecer.

Incrível => Cruzeiro em Cartagena ao pôr do sol

 

Atrações nos arredores do Parque Tayrona

Parque Tayrona
Sítio arqueológico de Pueblito | Foto: Aliman5040, via Wikimedia Commons.

Uma boa opção para curtir o Parque Tayrona e os arredores é se hospedar em algum dos hotéis em Santa Marta. Descubra ainda o que fazer em Santa Marta e os melhores passeios em Santa Marta e incluam o Pueblito no planejamento. Essa é a cidade que foi habitada pelo povo Tayrona.

Dá para chegar em Pueblito seguindo duas trilhas com cerca de 3 a 4 horas de caminhada. As chuvas no parque não são frequentes, mas geograficamente os meses mais propícios são agosto e setembro. A melhor opção para chegar ao Parque Tayrona é de ônibus partindo de Santa Marta.

A viagem tem média de 45 minutos com saídas do Mercado Público da cidade. Aliás, essa cidade também é um destino incrível. Só existe uma opção de hotel dentro do Tayrona. O Ecohabs Tayrona Park é um daqueles hotéis fantásticos com bungalows e muito contato com a natureza.

Porém, os preços são um pouco caros. Se você prefere um turismo mais econômico, a melhor maneira é dormir em um dos vários campings espalhados pela região. Ou até mesmo fazer um bate volta dependendo da cidade que estiver.

Agende => Catedral de Sal saindo de Bogotá

 

Cartagena das Índias

Cartagena das Índias.

Queridinha dos amantes de viagem, Cartagena é um dos melhores destinos para curtir a Colômbia no verão. Com seu clima festeiro, a temperatura em Cartagena fica ainda mais calorosa. Prepare-se para dias com forte sol e termômetros que podem facilmente passar dos 30ºC.

   

A cidade tem turismo para todos os tipos e gostos. Não faltam opções de praias e ilhas belíssimas com Mar do Caribe, lojas típicas, gastronomia deliciosa e muita vida noturna. Além de claro, todo o Centro Histórico dentro de uma cidade amuralhada e que esbanja charme e história.

Ficou curioso? Então confira nossos guias;

Os locais que devem ser considerados paradas obrigatórias no seu roteiro são o Castillo de San Felipe, ver o pôr do sol no Café del Mar e caminhar pelas ruazinhas famosas por suas casas coloridas enquanto degusta um dos vários sucos feitos com frutas originais do país, como o lulo.

Prático => Ônibus turístico em Cartagena

 

Praias de Cartagena

Praias de Cartagena
Isla del Rosario | Foto: Ben Bowes, via Wikimedia Commons.

Quanto às praias, Isla del Rosario e Isla Baru são de fato fantásticas. A água transparente e seus diversos atrativos, como um oceanário na primeira completam a experiência.

Talvez seja por isso que muitas personalidades colombianas conhecidas têm casa na região. A cantora Shakira é uma delas.

Cartagena é uma cidade de fácil acesso graças à presença de seu aeroporto. Voos partindo de Bogotá são diários e com um bom planejamento é possível encontrar preços acessíveis. Veja também onde ficar em Cartagena.

A cidade também não é tão cara se considerarmos sua alta procura. Pesquisando preços e pechinchando passeios, muito provavelmente você conseguirá fazer uma viagem que cabe no bolso.

Prático => Transfer de Cartagena até o aeroporto

 

San Andrés

San Andrés Colômbia
Mar de San Andrés | Foto: Felviper, via Wikimedia Commons.

A paradisíaca ilha de San Andrés é também uma das mais em conta do Mar do Caribe. Situada mais próxima da costa da Nicarágua do que da Colômbia, a ilha atrai turistas de muitas partes do globo, principalmente do Brasil. Veja todos os pontos turísticos de San Andrés.

Para chegar até a ilha existem voos de diversas cidades como Bogotá e Cartagena. O clima da ilha é bem definido com períodos secos e chuvosos. Entre dezembro e abril é a temporada de seca. Já entre maio e novembro está o tempo com mais chuva.

E, junho e agosto são meses com menos chuvas se comparado aos demais. Além disso, setembro, outubro e novembro devem ser evitados. O motivo é que essas são épocas com mais chances de furacões, algo que não acontece com frequência em San Andrés, mas na dúvida é melhor evitar.

Apesar de ser uma ilha, San Andrés não é um lugar muito pequeno. Por isso, é importante pensar como se locomover em San Andrés. Os táxis são mais caros devido ao grande fluxo de turistas – e precisa negociar os preços. Uma opção é alugar uma scooter ou um carrinho de golfe.

Imperdível => San Andres e Providencia em um dia

 

Passeios em San Andrés

Praias colombianas
Colômbia e seus destinos de tirar o fôlego.

Sobre os passeios, San Andrés oferece uma vasta gama de praias de tirar o fôlego fazendo com que o viajante possa escolher aquela que mais o agrada. O El Acuario tem águas cristalinas e é rodeado de vários tipos de peixes, logo é ideal para quem quer fazer snorkel. Confira um mergulho diferente em San Andrés.

Por outro lado, ele está em uma área muito turística, o que atrai muitas pessoas. Mas não desanime! Ainda tem a central Praia de Spratt Bight, de San Luis, La Piscinita e as ilhas de Johnny Cay. Todas tão belas quanto.

Uma curiosidade é que para visitar a ilha é preciso pagar uma taxa de turismo. Uma vez paga, ela é válida para todos os dias que ficará.

A ‘tarjeta de turismo’ é vendida pelas companhias aéreas e devem ser apresentadas no desembarque. Lembre-se de guardá-la até o final da viagem. Quando sair de San Andrés, ela será carimbada novamente.

Imperdível => Praias mais bonitas de San Andrés

   

 

Deserto da Tatacoa

O que fazer na Colômbia
Deserto de Tatacoa | Foto: Marco A Barbosa Garces, via Wikimedia Commons.

Aos poucos sendo descoberto pelo turismo, o Deserto da Tatacoa é um daqueles lugares que podem não estar no seu roteiro, mas que merecem uma atenção especial. Com altas temperaturas, forte erosão e pouca vegetação, ele ocupa uma área de 330 km².

No deserto, o turista encontra dois tipos de paisagens: um lado com terra branca chamada de Los Hoyos e um de terra vermelha, conhecido como El Cuzco. O deserto não tem internet ou bares, mas todas as noites acontece uma palestra ao ar livre no Observatório.

Com certeza uma das mais belas experiências de observação noturna no país. Um exemplo disso é que devido a sua posição geográfica é possível ver as constelações Cruzeiro do Sul e a Ursa Maior ao mesmo tempo.

Completo => 2 dias no Deserto do Tatacoa na Colômbia

 

Dicas para encarar o deserto

Programe-se para fazer as trilhas e caminhadas pelo Tatacoa logo cedo. Faz muito calor e na parte da tarde é ainda mais quente. Leve roupas apropriadas e repelente. E, se quiser, relaxe em um banho de piscina. Só não esqueça que o local é pago.

Já para quem quer passar uns dias explorando tudo que o Deserto da Tatacoa tem para oferecer, o recomendado é se hospedar por lá. Veja as opções de hotéis no Deserto do Tatacoa.

O Deserto da Tatacoa está localizado próximo a cidade de Neiva, há mais ou menos 10h de Bogotá. Algumas pessoas preferem se hospedar na cidade e apenas conhecer o deserto, o que também é uma opção. Essa escolha depende do quão aventureiro você se considera.

Dúvida => Qual moeda levar para a Colômbia

 

Como curtir a Colômbia no verão

Praias colombianas
Colômbia e seus destinos de tirar o fôlego.

Aproveitar o tempo na Colômbia durante o verão não é uma tarefa difícil. São muitas opções de turismo, contato com a natureza e paisagens exuberantes. O clima hospitaleiro e receptivo dos colombianos ajuda na hora de decidir qual cidade escolher.

Para montar um bom roteiro, o ideal é levar em consideração quantos dias pretende ficar no país e o que mais gostaria de conhecer por lá. O verão na Colômbia pode ser uma experiência que cabe no seu bolso.

Além de não ser um país caro para brasileiros, um bom planejamento e a antecedência na compra da passagem aérea podem ser um diferencial para tornar a viagem mais barata!

Veja mais sobre um dos destinos de verão da Colômbia, o Deserto de la Tatacoa, publicado pelo site oficial de turismo da Colômbia:

Gostou das dicas para curtir a Colômbia no verão? Conte nos comentários qual destino que mais te deixou com vontade de sair fazendo as malas.

Até + !!!

 

CATEGORIAS
ESCRITO POR

Juliana Pina

ESCRITO POR

Juliana Pina

Juliana Pina, 21 anos, é mineira e recém graduada em jornalismo pela Universidade Federal de Viçosa. Apaixonada por viajar e aprender sobre diferentes culturas, gosta de escrever sobre suas experiências com sua mochila nas costas e boas companhias.

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Tours Nacionais

Reserve atividades com pagamento em até 10x

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Tours Nacionais

Reserve atividades com pagamento em até 10x

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *