Bogotá

Fazer turismo em Bogotá é surpreendente. É que a cidade respira movimento e vida cultural, é cheia de atrativos turísticos interessantes, como alguns importantes museus, lindo centro histórico, vida noturna agitada e ainda paisagens naturais lindíssimas.

Embora a capital da Colômbia, por vezes, seja preterida pelos viajantes focados em conhecer as cidades do Caribe Colombiano, como a charmosa Cartagena das Índias, a cidade se mantém pulsante e interessante fazendo com que aquele viajante que a “pulou” no roteiro se arrependa.

Por tudo isso, Bogotá é considerada uma das metrópoles mais interessantes da América Latina e, não à toa está entre os 25 melhores destinos da América do Sul e na lista de 25 melhores museus do mundo, com o Museu do Ouro, ambos no prêmio Travellers Choice 2018 do site TripAdvisor.

Quer saber mais sobre o turismo em Bogotá? Veja neste artigo os principais pontos turísticos da cidade, como se locomover, onde ficar e muito mais.

Planeje sua viagem => Hotéis em Bogotá

Seguro viagem Colômbia »

 

Turismo em Bogotá: Mapa da cidade

 

Pontos turísticos de Bogotá
Fonte: Sygic.

 

  • País: Colômbia
  • Área total: 1 635,75 km²
  • População total: 6 840 116 hab.

*Fonte: Wikipédia

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios em Bogotá »

 

 

Tudo sobre Bogotá

turismo em bogotá

Antigamente chamada de Santa Fé de Bogotá, a hoje Bogotá é a capital e maior cidade da Colômbia, com mais de 8 milhões de habitantes. É o centro político, econômico, administrativo, industrial, artístico e cultural do país, além de ser a sede do governo colombiano.

Bogotá é a cidade com maior número de universidades e centros de pesquisa do país, além de ter muitos teatros, bibliotecas e museus. Por tudo isso, é considerada uma cidade global alfa, que são aquelas cujo desenvolvimento e economia afetam os outros países do mundo.

A capital colombiana fica em um planalto chamado de Savana de Bogotá, que fica na parte do Planalto de Cundiboyacense que pertence as Cordilheiras dos Andes. Com 2.640 metros de altitude é a 3ª capital mais alta da América do Sul.

Programe-se => Passeio de bicicleta em Bogotá

 

Mais da história de Bogotá

o que fazer em bogotá
Catedral de Bogotá.

Desde o ano 10.500 a.C. já haviam habitantes na região onde hoje é Bogotá. Também foram encontrados indícios de agricultura e cerâmica do ano 3.500 a.C.De 800 a.C. até a chegada dos exploradores espanhóis, toda a região era habitada somente por índios, sobretudo da  da tribo muíscas.

A cidade foi fundada em 06 de agosto de 1538 pelo conquistador espanhol Gonzalo Jimenez de Quesada que combateu os índios. Em 1717, a cidade passou a ser a capital do vice-reinado da Granada, região da Espanha.

Na cidade foram realizados diversos conflitos em busca da independência do país, que foi declarada pela primeira vez em 1810, mas aconteceu de fato somente em 1819, quando as tropas de Símon Bolívar tomaram a cidade.

Virou capital da Grã-Colômbia, região onde hoje estão os territórios da Colômbia, Equador, Panamá e Venezuela, e depois da dissolução do grupo, em 1830, se tornou capital da Nova Granada, que depois de um tempo ganhou o nome de Colômbia.

Completa => Excursão por Bogotá

 

Outras informações de Bogotá

dicas de bogotá

O clima em Bogotá é temperado marítimo com muita nebulosidade e temperatura média anual de 14°C. Os meses mais secos são entre dezembro e março, junho e julho, e os mais úmidos entre abril e maio, e setembro e novembro.  

 Para telefonar, você deve usar o código telefônico 57 para a Colômbia e 1 para Bogotá. A cidade tem um fuso horário de -2 horas em relação a Brasília, aumentando para -3 horas no horário de verão brasileiro e diminuindo para -1 horas no horário de verão colombiano, de março a dezembro.

Brasileiros não precisam de visto de turismo ou passaporte para a Colômbia, mas é preciso levar o RG em bom estado e ainda tomar a vacina contra febre amarela. Se fala espanhol e a moeda é o peso colombiano. Essa são algumas dicas de viagem para Colômbia. 

Imperdível => Catedral de Sal saindo de Bogotá

 

O que fazer em Bogotá

Ao mesmo tempo que Bogotá tem atrativos com ares de modernidade, a cidade ainda preserva sua cultura e tradição nos principais pontos turísticos.

Os típicos costumes bogotanos podem ser vistos nos restaurantes, nos parques, no dia a dia e na vida noturna. Mas se ainda estiver na dúvida se a capital vale a visita, os atrativos turísticos abaixo irão te convencer!

Confira um pouco do que Bogotá tem a oferecer no vídeo produzido pelo site oficial de turismo da Colômbia:

 

 

Pontos turísticos e passeios

Melhor época para visitar Bogotá?
Museu do Ouro | Foto: Mariordo, via Wikimedia Commons.

Bogotá possui diversos pontos turísticos interessantes espalhados na cidade, que é bem agitada e um pouco caótica. No Centro Histórico de Bogotá há casas do período colonial construídas nas pequenas ruas ainda calçadas com paralelepípedo.

Mas antes de explorarmos as atrações turísticas dessa cidade, vamos começar pelo aeroporto de Bogotá. É um dos maiores da América do Sul e conhecer todas as opções para ir do aeroporto em direção ao Centro é super importante para quem chega na capital da Colômbia.

Bogotá é uma cidade enorme e, dependendo do seu roteiro, nem sempre será possível conhecer todos os lugares a pé.

Mesmo que você estranhe as ruas e as placas por serem baseadas nos pontos cardeais, aos poucos isso vai se tornando familiar. E, no final, vai até te ajudar a pegar o caminho certo.

locomoção em bogotá
O meio de transporte Transmilênio é semelhante ao BRT brasileiro.

Apesar de ter um trânsito muito caótico, o sistema de transporte é simples. Para saber todos os detalhes, acesso o post Dicas de locomoção em Bogotá.

Claro que usar Uber ou pesquisar os preços de táxi são sempre recomendadas para quem prefere mais praticidade.

Para se hospedar, escolha um um bairro bom e seguro, no post Onde ficar em Bogotá.  A cidade tem um ampla rede hoteleira, fazendo com que uma das principais vantagens seja o preço.

Você precisará também montar um roteiro em Bogotá. Passar 3 dias na cidade, é suficiente para conhecê-la bem.

pontos de interesse de bogotá
Catedral de Sal

Os principais pontos turísticos de Bogotá são a Catedral de Sal, fica na cidade de Zipaquirá, mas o acesso ao local é de Bogotá.

A catedral está localizada a 180 metros abaixo do solo, tem túneis amplos, boa iluminação e permite acesso a todos os públicos. Lá dentro também está um salão de evento, várias lojas e um cinema 3D que conta a história do lugar.

O local também recebe o título de Primeira Maravilha da Colômbia. Isso devido ao seu enorme patrimônio cultural, religioso e ambiental.

precisa de visto para colombia
Morro Monserrate.

O Cerro Monserrate tem um dos visuais mais incríveis, há aproximadamente 3.152 metros de altitude. Prepare o fôlego, caso opte por subir caminhando através de uma trilha.

Para os menos aventureiros, a melhor opção é o bondinho, conhecido por eles como funicular. Ou também o teleférico.

A atração está próxima do bairro Candelaria. Uma dica para assistir a uma bela paisagem do Cerro é ir próximo ao horário do sol se pôr. Mas vá preparado para sentir um pouco mais frio na altitude bogotana, já que no topo venta mais.

Já no alto do Monserrate estão a Basílica de Monserrate, o mirante da capital, restaurantes e várias lojinhas.

Outras atrações imperdíveis na cidade são o Museo del Oro, um dos principais museus sobre o tema de todo o mundo com mais de 54 mil objetos no acervo, e o Museo de Botero, dedicado ao famoso pintor Fernando Botero.

Pontos turísticos de Bogotá?
Casa da Moeda | Foto: Martinduquea, via Wikimedia Commons.

E também a Catedral de Bogotá; a Casa de Moeda de Bogotá, onde foram produzidas as primeiras moedas de ouro no continente em 1622; o Museu de Arte Moderna e o Museu Nacional da Colômbia; a Praça Bolívar; a Biblioteca Nacional; o Planetário; entre outros atrativos.

Você ainda pode conhecer o Salto de La Chorrera, uma das maiores cascatas do país; ver os objetos e construções dos índios muíscas na Villa de Leyva e mais.

 Saiba quais são os tour guiados em Bogotá, nesse artigo falarei sobre as 8 excursões que devem estar na sua lista.

o que comprar em bogotá

As ricas tradições colombianas, unidas às cores vibrantes da América Latina, estão presentes em vários produtos locais.

Fazer compras em Bogotá e trazer muitas lembrancinhas vão te ajudar a matar a saudade do país quando estiver de volta. E elas vão além dos artesanatos tradicionais.

Curtir a noite em Bogotá é uma das melhores decisões que você pode tomar na cidade. O lugar tem uma vida noturna para todos os gostos e, mais precisamente, na Zona T estão os lugares mais badalados.

restaurantes em bogotá
Restaurante é o mais procurado da capital | Foto: Andrés Carne de Res.

Se quiser curtir noites de diversão somada a boa culinária. O Andrés Carne de Rés deve entrar na sua lista de lugares para visitar em Bogotá, recomendo acrescentar. O restaurante é simplesmente o mais procurado para quem vai à capital. Quase um ponto turístico mesmo. Ele funciona como um resto-bar e seus andares são divididos em terra, céu, inferno e purgatório.

Para os mais animados, o último andar é considerado uma das melhores baladas de Bogotá. Já quem prefere curtir o lugar só como restaurante, prepare-se para os pratos deliciosos e os drinques super tropicais. Só cuidado para não se perder nas inúmeras páginas do menu ou da carta de bebidas.

Para quem viaja com tempo, conhecer as cidades perto de Bogotá pode ser uma excelente pedida para explorar ainda mais as belezas colombianas.

 

Prático => Transfer do aeroporto de Bogotá para hotel

 

Dicas de turismo em Bogotá

Bogotá é uma grande metrópole, o que se vê pela população de mais de 8 milhões de pessoas, pelos congestionamentos, mas também pela grandeza de atrativos e de passeios para todos os estilos de viajantes. Tanto que a cidade é cada vez mais procurada por viajantes tradicionais e mochileiros.

Por isso, mesmo que o foco do seu roteiro seja outro destino colombiano não deixe a capital do país de fora. Você irá se surpreender com a grandiosidade de Bogotá e com tudo o que a cidade tem para oferecer aos viajantes. Veja também quais as festas e feriados na Colômbia e programe sua viagem nessa época.

Para outras informações sobre a Colômbia ou Bogotá, vá ao site da Rede Brasileira de Blogueiros de Viagem (RBBV) e veja no post índice da Colômbia. Lá estão reunidos artigos sobre diversos destinos produzidos por vários blogueiros de viagem de todo o Brasil.

Já conhece Bogotá? Conte o que mais gosta na cidade!

Até + !!!

 

Background Tickets
Bogotá

Promoções de Passagens

Selecione um filtro para visualizar os pacotes de viagens.
Bogotá

Lazer e Diversão

Background Acomodação
Bogotá

Ofertas de Hotéis

Preços mais baixos encontrados por usuários reais.
Os valores podem variar conforme disponibilidade, datas e taxas.