Praias mais bonitas da Colômbia: destinos famosos e turísticos

Praias mais bonitas da Colômbia: destinos famosos e turísticos

Já não é mais novidade que os países latinos vêm se destacando entre os destinos preferidos pelos turistas, e é cada vez mais comum brasileiros viajarem em busca das praias mais bonitas da Colômbia, um dos países que merece toda a atenção que ganhou nos últimos anos.

Com uma cultura fascinante, culinária muito rica e paisagens incríveis, a Colômbia está se tornando um dos países mais desejados pelos viajantes. O atrativo mais famoso e também o mais cobiçado, sem dúvida, é a costa caribenha. Com uma beleza exuberante, as praias mais frequentadas pelos turistas são aquelas entre Cartagena das Índias e a Ilha de San Andrés.

O Caribe colombiano se estende por uma boa parte da costa do país e tem paisagens distintas em cada microrregião. Desde praias desertas com natureza selvagem até pontos extremamente turísticos com uma cidade movimentada à beira-mar. Especialmente nessa parte do país é possível encontrar o melhor que seu povo tem a oferecer: hospitalidade. Por tudo isso, as praias e ilhas do Caribe colombiano com certeza estão entre as mais bonitas do mundo.

Planeje sua viagem => Melhores hotéis na Colômbia

Seguro viagem para Colômbia »

 

Praias mais bonitas da Colômbia

  • Punta Gallinas
  • Praias do Parque Tayrona
  • Playa Taganga
  • Praias em Rodadero
  • Islas del Rosario
  • Playa Punta Arenas
  • San Andrés

CLIQUE AQUI para agendar os melhores tours na Colômbia » 

 

Como chegar às praias da Colômbia

Praias mais bonitas da Colômbia
Companhia aérea low cost | Foto: Santiago Narayana, via Wikimedia Commons.

Para chegar ao litoral da Colômbia, você pode pegar um voo direto saindo do Brasil. Até porque as cidades principais possuem bons aeroportos, como é o caso de Cartagena, Santa Marta, Barranquilla e a Ilha de San Andrés.

Mas, se preferir visitar outras partes da Colômbia é melhor que deixar a costa por último. Assim, saindo de Bogotá ou Medellín, opte por algum voo da companhia low cost colombiana, a Viva Colombia, que tem preços bastante atrativos, uma vez que o transporte terrestre não é tão barato assim. Se quiser dá uma parada na capital, escolha entre os melhores hotéis de Bogotá.

 

Santa Marta ou Cartagena?

Cartagena ou Santa Marta
Santa Marta.

Você também pode escolher uma cidade como base (Santa Marta ou Cartagena) e a partir dela fazer excursões até os outros destinos, que estão relativamente próximos uns dos outros. Nesse caso, pode contratar um pacote de alguma agência para visitar todas as praias, mas sinceramente é tudo muito simples e é preferível fazer os passeios por conta própria.

Há opção de alugar um carro, utilizar o transporte público (quando disponível) ou até mesmo comprar passagens de ônibus (que são muito estruturados) pela empresa MarSol que pode variar desde 18 mil a 64 mil pesos colombianos (COP) dependendo do seu ponto de partida e chegada (exceto para San Andrés que só se chega de avião) e fazer o restante dos trechos de barco, custando em torno de 10 mil a 15 mil COP.

Guiados => Melhores passeios na Colômbia

 

7 praias mais bonitas da Colômbia

1) Punta Gallinas

Quais as Praias mais bonitas da Colômbia
Punta Gallinas | Foto: Uhkabu, via Wikimedia Commons.

Diferente de tudo o que você já viu, Punta Gallinas é uma praia de mar aberto bastante isolada, situada em um deserto, por isso seu visual é distinto. Com pouquíssima vegetação, muitas dunas e uma vasta área de areia, é um lugar com uma energia mágica.

Entretanto, a infraestrutura é escassa, uma vez que só quem habita a região é o povo indígena Wayúu e todo o esquema de hospedagem é por conta deles. Por isso, não é recomendado para crianças e é importante ir preparado e com planejamento caso queira passar alguns bons dias. Pelo menos dois é necessário.

Para chegar é preciso ir até Rioacha, capital da península de La Guajira. De Bogotá saem voos para a cidade, mas você pode chegar por terra desde Santa Marta (prepare-se para uma viagem longa). A partir de Rioacha você precisa pegar um transporte (4×4) até a praia de Punta Gallinas, onde o trajeto pode ser longo (cerca de 4 horas), mas a paisagem compensa.

Vantagens de contratar um seguro viagem + 5% de desconto »

 

2) Praias do Parque Tayrona

Melhores praias da Colômbia
Playa Tayrona | Foto: Adventourscolombia, via Wikimedia Commons.

A tão conhecida reserva natural mais preservada e turística da Colômbia abriga um bioma muito singular, com vegetação e animais selvagens, uma mistura de mar, selva e montanha que encanta qualquer um.

Dentro do Parque Tayrona é possível encontrar diversas praias, cada uma com suas particularidades e todas sendo acessíveis por trilha.

A mais famosa e podendo ser diferenciada por seu mirador é Cabo San Juan, praia de mar calmo, areia branca e muita vegetação. Descubra tudo o que fazer no Parque Tayrona.

Localizado a 40 minutos aproximadamente da cidade de Santa Marta, você pode chegar ao parque pegando um ônibus desde o Mercado, no Centro Histórico, que custa cerca de 7 mil COP e te deixa na entrada. Ou ainda pode preferir pegar um barco desde outras partes, custando um pouco mais.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na Colômbia. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

 

Infraestrutura do Parque Tayrona

Praias mais bonitas do Parque Tayrona

Ao entrar você ainda precisa caminhar um bom tempo, já que carros não podem ir muito longe. A entrada do Parque é cerca de 56 mil COP e dentro você encontra diversas opções de hospedagem, desde redes, barracas até um resort mais estruturado. Há restaurantes e spa também. É importante saber que tudo é bastante rústico e caro.

Porém, cada pedacinho desse pequeno paraíso é deslumbrante, perfeito para se conectar com a natureza. É possível fazer um bate e volta, mas se quiser aproveitar ao máximo é bom reservar pelo menos 2 dias. Por ter que caminhar muito (e por conta dos insetos monstruosos) pode não ser ideal para crianças ou idosos.

Descubra => Melhor época para viajar pela América do Sul

 

3) Playa Taganga

Dicas de praias na Colômbia
Playa Taganga | Foto: Fredy Garcia, via Wikimedia Commons.

Outra praia que se pode chegar através de um ônibus ou táxi desde Santa Marta. Por falar nisso, conheça os melhores passeios perto de Santa Marta, na Colômbia.

Playa Taganga é um povoado de pescadores localizado nos pés de montanhas semi-áridas. Isso quer dizer que, no trajeto, você verá cactos e grama em tom amarelado. Em contrapartida, o azul do mar é aquele tom típico caribenho.

É uma praia bastante hippie, com vendedores por todos os lados, muitas lojinhas, restaurantes de boa comida e hospedagens para todos os gostos. É um excelente lugar para fazer mergulho, inclusive possui escolas com instrutores, aluguel de equipamento e certificação.

É no geral um destino bastante barato, simples e tranquilo, com um pôr do sol maravilhoso. Algumas horas é suficiente para aproveitar o que há de melhor, mas se quiser ter mais tranquilidade 1 dia em Taganga.

Saiba mais => Passeio para ilhas do Caribe colombiano

 

   

4) Praias em Rodadero

Praias colombianas mais famosas
Praias de Rodadero | Foto: Julieth Gómez Durán, via Wikimedia Commons.

Muito diferente do item anterior, Rodadero é uma parte bastante glamourosa de Santa Marta, com muita vida noturna, muita infraestrutura e muitos prédios. Próxima ao aeroporto, é bastante turística. As praias estão quase sempre lotadas, como é o caso da Playa del Ritmo e Playa Tortuga.

A partir do centro de Santa Marta você pode pegar um táxi que te vai custar cerca de 15 mil COP. Por ter uma enorme variedade de restaurantes e até mesmo pessoas vendendo ceviches e outras comidinhas na areia, se você não se controlar vai provavelmente passar o dia comendo – e gastando – já que tudo tem um cheiro ótimo.

Você pode se hospedar em algum hostel ou outra hospedagem, mas é perfeitamente possível fazer um bate-volta se você utilizar Santa Marta como sua cidade base. Veja mais em sobre o que fazer em Santa Marta, um post cheio de dicas.

Dica => Lugares para lua de mel na América do Sul

 

5) Islas del Rosario

Praias em Cartagena, na Colômbia
Islas del Rosario | Foto: SebastianGalvis, via Wikimedia Commons.

Sem sombra de dúvidas é aqui que você encontrará as praias mais bonitas e bem estruturadas de Cartagena das Índias. Islas del Rosario são pequenas ilhas com praias particulares. São diversos hotéis e resorts por toda a extensão das ilhas que atuam como donos das praias, por isso para chegar até lá e desfrutar de um dia nesse paraíso é preciso pagar.

Você não necessariamente precisa reservar a hospedagem, até porque é possível fazer bate-volta de Cartagena. Por isso, saiba onde ficar em Cartagena.

 

Day-use das praias colombianas

mar da Isla del Rosario
Isla del Rosario | Foto: ElPapuKawai, via Wikimedia Commons.

Para entrar nas Islas del Rosario é preciso pagar o day-use (“pasadia” em espanhol). Os valores variam de acordo com o hotel e ilha escolhida, mas você pode encontrar pacotes de passeios desde 120 mil até 190 mil COP.

Não é exatamente barato, mas é um valor razoável, pois o pacote costuma oferecer transporte ida e volta em lancha rápida (leva aproximadamente 1 hora cada trajeto), cadeira em área de sombra, wifi e uma refeição típica, geralmente peixe frito, arroz de coco, salada e patacon (plátano frito).

Isla Grande é a maior ilha e com mais variedade de hotéis nas Islas del Rosario, com um ganhador em disparada: o Gente de Mar. É o que oferece o serviço mais caro, porém é um hotel com excelente infraestrutura, atendimento de primeira e duas praias privativas maravilhosas do jeito que o brasileiro imagina: água cristalina e areia branca.

Principais => Pontos turísticos de Cartagena

 

6) Playa Punta Arenas

Melhores praias da Colômbia
Punta Arenas | Foto: Wilfredo Rodriguez, via Wikimedia Commons.

Localizada na Isla Tierra Bomba, a apenas 10 minutos de lancha de Cartagena das Índias, Punta Arenas é uma praia para os que buscam o cenário perfeito caribenho: areia branca e mar turquesa. Com temperaturas altas quase todo o ano, em Cartagena o sol é de queimar, por isso aqui vai uma dica valiosa: muito protetor solar, labial e chapéu.

Para chegar a Punta Arenas basta pegar uma lancha que parte da praia de Castillogrande (em finais de semana é preciso reservar antes), que custa em volta de 12 mil COP. Costumam partir cedo, como 8 ou 9 horas e regressam às 16 horas, aproximadamente.

Chegando à ilha, você tem a opção de aproveitar os serviços de hospedagem completos ou somente o day-use que pode incluir cadeiras, guarda-sol, toalhas e almoço simples.

Se quiser dispensar todos os serviços é preciso ter em conta que é uma praia um tanto privativa, mas existem alguns trechos um pouco mais isolados que você pode curtir sem necessariamente estar nas vistas de algum garçom. É possível aproveitar em um dia tudo o que a praia tem a oferecer.

 

Playa Blanca em Cartagena

Playa Blanca Colômbia fotos
Playa Blanca | Foto: David Shankbone, via Wikimedia Commons.

Antes de ir para a próxima praia, destaco que poderia ter citado Playa Blanca, uma das praias mais famosas (e bonitas) da Isla Barú em Cartagena, porém devido à massiva onda de turistas no último ano e por ser uma das poucas praias públicas das redondezas, o pequeno paraíso se tornou uma fonte de estresse aos que a visitam.

Há uma quantidade absurda de vendedores ambulantes que, como em qualquer outra parte da Colômbia, são extremamente insistentes, o que gera um grande desconforto em quem está ali para relaxar. Mas, se ainda sim, você prefere visitá-la, confira uma excursão até Playa Blanca saindo de Cartagena.

Além disso, o índice de qualidade da praia também caiu, justamente por conta da grande quantidade de gente que passa por ela todos os dias, gerando mais lixo, mais movimentação (cuidado com seus pertences!) e, consequentemente, menos tranquilidade.

A verdade é que Playa Blanca continua linda em natureza, com água cristalina no melhor aspecto caribenho, porém já deixou de ser ponto de referência a quem visita Cartagena devido aos seus atuais problemas.

Leia mais => Melhores lugares para comer em Cartagena

 

San Andrés

Melhores praias colombianas
San Andrés | Foto: Felviper, via Wikimedia Commons.

Chegamos ao destino colombiano mais desejado dos últimos tempos. Com a perfeita caracterização do estilo caribenho e com todo a sua atmosfera tropical, San Andrés se tornou um dos locais mais turísticos da Colômbia.

   

É uma ilha que está, na verdade, mais próxima da Nicarágua, porém é um arquipélago colombiano, e por isso existe uma antiga disputa entre os países.

Só é acessível de avião, independente de onde você vai sair. É necessário pagar uma taxa de turismo para entrar, como forma de manutenção da ilha, primeiro porque são os turistas que movem a economia local, uma vez que praticamente todos os moradores da ilha se dedicam a esse ramo, e segundo porque se não houvesse a taxa chegariam mais turistas do que a ilha poderia suportar.

A taxa é de 105 mil COP e é paga no momento do check-in, antes de voar até San Andrés. Reserve pelo menos 3 dias para conhecer esse paraíso, mas se não tiver pressa dedique uma semana para visitar todas as praias com calma, até porque você depois que colocar seus pés na ilha não vai mais querer ir embora.

Conhecida como Mar de Sete Cores, a ilha está situada no meio do mar do Caribe e sua água, quase sempre quentinha, tem uma coloração muito diferente de tudo o que já viu. É um azul intenso e infinito que a cada metro muda de tom.

As praias de San Andrés estão entre as mais bonitas do mundo e não é exagero, é realmente uma paisagem de tirar o fôlego. Com uma abundante vida marinha, a maioria de suas praias é excelente para prática de snorkel ou mergulho, além de que possuir boas condições para prática de outros esportes aquáticos como surf e kitesurf.

Balada => Tudo sobre a vida noturna de Cartagena

 

Melhores praias de San Andrés

Praias para familia na Colômbia
West View | Foto: Joao Carlos Medau, via Wikimedia Commons.

Por ser uma ilha há uma grande variedade de praias e todas possuem algo de encantador, contudo as melhores praias (se é que é possível escolher) e mais famosas são:

  • Peatonal: a mais turística e com melhor infraestrutura.
  • San Luís: com o mar de água mais cristalina.
  • West View: não tem areia, mas é perfeita para mergulhar.
  • Cocoplum: ótima para snorkel e dá para caminhar pelo mar até uma ilhazinha próxima.
  • Spratt Bright: a mais urbana e badalada, próxima ao centro de San Andrés.
  • Johnny Cay: uma pequena ilha do arquipélago, oferece um conjunto de piscinas naturais, muitas palmeiras e bons restaurantes. É possível chegar a ela por meio de lancha e o percurso é menos de 10 minutos.

Um dica importante é que em muitos pontos das praias da ilha a areia e o mar podem conter pedras que podem acabar machucando ou escorregando, por isso é vendido nas lojinhas do centro sapatilhas de neoprene que facilitam a vida dos turistas.

Com todo um clima de reggae e boas vibrações, San Andrés possui uma cultura e um povo à parte, diferentes do restante do país, devido à história de intensa miscigenação, mas que ainda carrega um forte vínculo com suas raízes colombianas.

É o destino perfeito para quem busca tranquilidade, mas com direito à badalação noturna, muita natureza deslumbrante e atmosfera caribenha.

Roteiro => Cartagena das Índias e San Andrés

 

Praias lindas da Colômbia

Por tudo isso, é fácil dizer que a Colômbia está fazendo justiça ao seu lugar na lista de países com praias mais bonitas, afinal, são muitos os atrativos e vantagens que possui. Praias para todos os gostos e companhias, boas para famílias em viagem de férias ou para mochileiros que saíram para desbravar o mundo sozinhos, com certeza ninguém vai sair decepcionado depois de visitar esse paraíso na América do Sul.

Existe um ditado popular entre os locais que não poderia ser mais verdadeiro: “O risco é você querer ficar”, que só quem conhece sabe o quão impressionante pode ser a beleza natural das praias do Caribe colombiano e o desejo de não precisar ir embora.

E se você gosta de mais contato com a natureza, veja também esse vídeo que mostra cachoeiras, trilhas e matas incríveis na Colômbia, uma promoção do site oficial de turismo da Colômbia:

Gostou das dicas? Para você, quais são as praias mais bonitas da Colômbia? Deixe nos comentários.

Até + !!!

 

CATEGORIAS
ESCRITO POR

Bruna Sanches

ESCRITO POR

Bruna Sanches

Bruna Sanches, 20 anos, é estudante de cinema, surfista e fotógrafa amadora. Formada em Técnico de Nutrição e Dietética em São Paulo, aos 18 deixou sua cidade no interior e se dedicou a viver novas experiências, como morar em uma cabana de madeira na costa caribenha da Colômbia por 1 ano e passar outros 6 meses imersa na cultura chilena, onde de sua janela ela apreciava as Cordilheiras dos Andes. Apaixonada pela cultura latina, pela natureza e pelas artes, para ela, sair da zona de conforto, já virou rotina.

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Tours Nacionais

Reserve atividades com pagamento em até 10x

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Tours Nacionais

Reserve atividades com pagamento em até 10x

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *