Pontos turísticos da Colômbia: 11 lugares para visitar

por Juliana Pina

Pontos turísticos da Colômbia: 11 lugares para visitar

Passar pelos pontos turísticos da Colômbia na sua próxima viagem pela América do Sul é voltar com a certeza de que teve uma experiência completa de turismo na Colômbia. O país tem pontos imperdíveis que vão desde museus, passando por importantes construções para a história colombiana até lugares paradisíacos.

O que não faltam são atrativos turísticos na Colômbia. São maravilhas espalhadas por todo o território e que devem estar no seu roteiro. Por isso, é importante separar os locais de interesse na Colômbia na hora de fazer turismo no país.

Para você não deixar de visitar nenhuma parada obrigatória ao longo do mapa turístico da Colômbia, confira a lista que preparei com locais incríveis.

Alguns pontos turísticos já começam logo na capital, Bogotá, mas fique tranquilo: eles se estendem até Cartagena e passam por várias outras cidades do país.

Planeje sua viagem => Melhores hotéis da Colômbia

Seguro viagem para a Colômbia »

 

Pontos turísticos da Colômbia

  1. Catedral de Sal
  2. Museu do Ouro
  3. Monserrate
  4. Metrocable
  5. Casa de La Memoria
  6. Piedra del Peñol
  7. Parque Tayrona
  8. Arquipélago Islas del Rosario
  9. Castelo de San Felipe de Barajas
  10. West View
  11. Santuário de las Lajas

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios na Colômbia »

 

Dicas de atrativos turísticos da Colômbia

Catedral de Sal

Atrativos turísticos da Colômbia
Catedral de Sal | Foto: Javadumper, via Wikimedia Commons.

Pertinho da capital Bogotá está uma das maiores belezas da Colômbia. Localizada a 180 metros abaixo do solo, a Catedral de Sal ocupa o lugar onde já estiveram minas de sal, na cidade de Zipaquirá, a 50km de Bogotá.

Segundo a história, o local foi criado pelos mineiros, substitutos do trabalho escravo, mas que também tinham como objetivo a exploração de sal.

Religiosos, esses mineiros criaram uma capela perto do local de trabalho, que depois se tornou uma completa catedral finalizada em 1954.

Em 1990, a Catedral de Sal foi fechada por problemas estruturais, mas suas visitações foram retomadas algum tempo depois.

Hoje o local é super seguro e um ponto turístico imperdível para quem está na capital. Diferente de outras minas, os túneis amplos da Catedral de Sal permitem a presença de crianças, idosos e cadeirantes, o que torna o turismo na Colômbia mais acessível.

Dentro do local ainda é possível fazer uma pausa para comprar souvenirs e apreciar um cinema 3D contando a história da Catedral. Aproveite para reservar um passeio à Catedral de Sal saindo de Bogotá.

 

Museu do Ouro de Bogotá

Pontos turísticos da Colômbia
Museu do Ouro de Bogotá | Foto: Mariordo, via Wikimedia Commons.

Bogotá é um daqueles lugares que quanto mais se visita, mais pontos turísticos incríveis você descobre. E um deles com certeza é o Museu do Ouro.

Situado bem próximo do Centro Histórico, o local é considerado um dos acervos de ouro mais importantes do mundo.

Fundado em 1939, o museu inicialmente servia para proteger o patrimônio histórico do país. Mas, ao longo do tempo, o Museu do Ouro ganhou destaque no turismo na Colômbia e cresceu, atualmente tem cerca de 54 mil peças.

Além disso, ele também recebe o título de Patrimônio Histórico e Arqueológico Colombiano e ocupa uma área de 13 mil metros quadrados. Você pode conhecê-lo em um city tour em Bogotá com Cerro Monserrate e Museu do Ouro.

 

Cerro de Monserrate

 

Locais de interesse da Colômbia
Vista de Bogotá do Cerro Monserrate.

Finalizando a seleção de pontos turísticos da Colômbia na capital bogotana, nada melhor do que ter uma vista de tirar o fôlego de toda a cidade. O Cerro Monserrate é um santuário a 3.152 metros de altitude e um ícone de Bogotá.

Existem três maneiras para chegar ao topo. Pode-se ir a pé, de teleférico ou de funicular. O ingresso é vendido nas bilheterias na base da montanha.

Lá em cima, além da capela com a imagem do Santo Cristo Caído de Monserrate no altar, estão localizadas lanchonetes, lojas, restaurantes.

E também um poço onde as pessoas podem jogar uma moeda e fazer um pedido. Quem passa pelo Cerro não pode deixar de admirar a vista de toda a capital.

Uma dica é visitar o local próximo ao pôr do sol para ter uma experiência ainda mais bonita.

Por ser muito alto, caminhar pelo Monserrate pode ser bem cansativo. Para ajudar a adquirir fôlego na altitude, vale mascar folha de coca ou tomar um chá da folha nos restaurantes lá em cima.

Para não deixar de fora do roteiro de turismo na Colômbia, já agende uma excursão ao Cerro Monserrate.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na Colômbia. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

 

Metrocable

Turismo na Colômbia
Passeio de Metrocable é imperdível.

Outra rota que não deve ficar de fora do seu roteiro pela Colômbia é Medellín. A cidade teve tantos problemas no passado, mas hoje é tida como modelo de desenvolvimento.

Entre tantas modernizações, uma delas se tornou um ponto turístico super procurado. O Metrocable é um sistema de transporte usado diariamente por muitos colombianos. Ele possui quatro linhas que conectam a cidade.

A linha Santo Domingo Savio é mais turística e passa pelo Parque Biblioteca Espanha, a comunidade de Santa Elena e as comunas 7 e 13 da zona oeste.

Para aproveitar mais a cidade, veja os melhores tours guiados por Medellín.

Para chegar a Medellín vindo da capital há duas opções: pela estrada, o trajeto dura em média 7 horas. Outra possibilidade é ir de avião já que ambas cidades têm aeroportos com boa infraestrutura.

 

Casa de La Memoria

Dicas de pontos turísticos da Colômbia
Casa da Memória de Medellín.

É muito difícil não associar Medellín a Pablo Escobar e ao movimento guerrilheiro FARC. Porém, a Colômbia luta todos os dias para mostrar que esses tempos difíceis ficaram no passado e até incluí-los nos pontos turísticos da Colômbia.

Para compreender toda a história do país e principalmente de Medellín, a Casa de La Memoria não deve ficar de fora do seu roteiro pelos pontos turísticos imperdíveis da Colômbia.

O museu retrata os anos dominados pelo tráfico com relatos de pessoas que viveram a época.

Extremamente tecnológico e moderno, o local permite que o turista aflore sentidos e sentimentos, além de apresentar números importantes para compreender tudo que aconteceu.

 
Vai viajar e precisa ter internet 100% do tempo no seu celular?

Ter internet é essencial para usar aplicativos como Uber e Google Maps, além de conversar no WhatsApp e postar aquela foto no Instagram.

Devido a nossa parceria com a America Chip, você ganha 10% de desconto com o cupom QUEROVIAJARMAIS para comprar qualquer chip e receber em casa, e assim ter conexão 4G de ALTA VELOCIDADE em diversos países. Conheça as vantagens:

  • Receber o chip na sua casa ainda no Brasi;
  • A configuração do chip é extremamente fácil;
  • Os planos têm excelente custo-benefício, com preço a partir de USD 31,00;
  • Muita economia, porque você contrata apenas os dias que for usar;
  • É sem dúvida a opção mais fácil, prática e segura para ter a melhor internet 4G;
  • Já falei internet ilimitada? ;)
 
   

É impossível sair do museu sem se sentir tocado pelo passado do país e admirando ainda mais a Colômbia dos dias atuais.

Dúvida => Qual moeda levar para a Colômbia

 

Piedra del Peñol

Mapa turístico da Colômbia
Piedra del Peñol.

A poucas horas de Medellín está a cidade de Guatapé. Para quem viaja com tempo, vale a pena fazer um bate volta no lugar e desbravar os mais de 600 degraus para subir na Piedra del Peñol.

O motivo do ponto turístico ser tão procurado pelos viajantes é a vista panorâmica lá de cima. E se você se cansar, não se preocupe, tanto em cima quanto embaixo da escadaria existem várias lojinhas com água e comida para reabastecer.

Além do mais, não há pressa para subir. O turista pode fazer no seu tempo e o movimento por lá é constante.

Quem puder separar um dia para conhecer o lugar, pode finalizar o roteiro pela charmosa cidade de Guatapé. A sensação é de estar em uma casa de bonecas.

As construções se parecem com miniaturas e as ruas coloridas transmitem calmaria. Almoçar por lá também é uma boa pedida.

Pratos com peixes são encontrados em diversos restaurantes. Falando em comida, não deixe de conhecer as principais comidas tradicionais da Colômbia.

 

Parque Tayrona

Roteiro de pontos turísticos da Colômbia
Paisagens do parque são imperdíveis.

Entrando na rota dos lugares paradisíacos que são paradas obrigatórias do seu roteiro pela Colômbia, destaco o Parque Nacional Natural Tayrona. Próximo à cidade caribenha de Santa Marta, o parque tem paisagens naturais fantásticas.

São praias banhadas pelo Mar do Caribe, florestas com vegetação virgem e o pico da Serra Nevada. O lugar nos faz sentir de volta aos tempos das terras inexploradas. Assim, não ia ficar fora da lista de pontos turísticos da Colômbia. Descubra o que fazer no Parque Tayrona.

Uma boa opção é se hospedar em algum dos hotéis em Santa Marta. Assim, dá para aproveitar cada minuto em um dos cenários mais bonitos da Colômbia.

Mas também é possível apenas passar o dia no local. Os valores da entrada podem sofrer alteração, mas ficam em torno de R$ 60 por pessoa.

A vantagem de conhecer o local é que dá ainda para aproveitar a encantadora cidade de Santa Marta no mesmo roteiro, um dos points de surf na Colômbia. Gostou da ideia? Então, descubra tudo o que fazer em Santa Marta.

 

Arquipélago Islas del Rosario

Dicas da Colômbia
Arquipélago Islas del Rosario.

Continuando pela Costa do Caribe no mapa turístico da Colômbia, nada melhor do que aproveitar as praias paradisíacas para conhecer o Arquipélago Islas del Rosario.

O local fica na famosa cidade de Cartagena das Índias – veja no artigo tudo sobre Cartagena.

Saindo de Bogotá, a melhor maneira de chegar no arquipélago é de avião. E, para aproveitar tanto a praia quanto as ilhas do arquipélago é indicado fazer o passeio de lancha. A primeira parada é no Oceanário, localizado na Ilha de San Martín de Pajares.

O viajante também pode optar por alugar um snorkel e não entrar no Oceanário. A terceira opção para quem não quer gastar com nenhum dos dois é aguardar na lancha.

Depois de um tempinho no local, a lancha retorna até Playa Blanca, uma das praias mais lindas da Colômbia.

Mesmo com alguns vendedores ambulantes passando com frequência, é impossível não aproveitar o visual do mar caribenho para relaxar, nadar ou até mesmo pedir o delicioso e típico arroz de coco colombiano na hora do almoço.

 

Castelo de San Felipe de Barajas

Atrações turísticas da Colômbia
Fortaleza San Felipe de Barajas.

Estar em Cartagena e não ir ao Castelo de San Felipe de Barajas é um erro. O enorme forte recebe turistas o dia inteiro e é um daqueles monumentos importantes para o país.

No passado, o Castelo simbolizava a defesa do Vice-Reino de Nova Granada e foi fundamental para várias guerras na região.

Hoje em dia, ele mantém a preservação da época colonial e impressiona pela construção e passagens subterrâneas. Chegar ao local é bem fácil. Para quem curte conhecer uma cidade caminhando, a fortaleza está há uns 20 minutos do centro histórico.

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom PAI, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 

Uma outra maneira, talvez a mais interessante para quem não tem muito tempo em Cartagena, é fazer um city tour em Cartagena. Além de visitar vários outros pontos turísticos da cidade ainda é possível visitar o Castelo no mesmo dia.

   

Se a ideia de conhecer o litoral colombiano te agrada, aproveite para descobrir a melhor época para visitar a Colômbia e aproveitar melhor as praias.

 

West View

Principais pontos turísticos da Colômbia
Impressionante mar de West View | Foto: João Carlos Medau, via Creative Commons.

O sonho de muitos turistas é visitar a tão comentada Ilha de San Andrés. Apesar de estar mais afastada do território colombiano, ela pertence ao país e é um destaque no turismo na Colômbia.

Se quer visitar essa região, saiba que sua viagem ficará ainda melhor se incluir a famosa área do West View no roteiro.

A praia é uma das principais atrações de San Andrés e, claro, está na lista de praias mais bonitas de San Andrés.

Se você é daqueles que pesquisa tudo antes de ir ao destino, já deve ter visto fotos de pessoas saltando de um trampolim com um cenário paradisíaco em torno dele quando digitou San Andrés.

Essas fotos são em West View, que não é exatamente uma praia, está mais para um parque, mas mesmo assim é um dos mais incríveis pontos turísticos da Colômbia. O local é indicado para os praticantes de snorkel ou para fazer mergulhos com balão.

Por ser super movimentado, a região oferece boa infraestrutura para os turistas. Por lá, o conhecido mar das sete cores de San Andrés é ainda mais espetacular. Ou seja, West View é um ponto turístico mais que imperdível na Colômbia.

 

Santuário de las Lajas

Turismo religioso na Colômbia
Santuário de Las Lajas.

Fugindo das cidades colombianas mais conhecidas por nós, e quase na divisa com o Equador, está uma das mais belas construções do país: o Santuário de las Lajas. A igreja foi construída em um vale e mesmo distante da capital Bogotá ainda é referência no turismo da Colômbia.

Situado na região de Nariño, o santuário ficou pronto no século XX e está há 50 metros de altura. Em seu interior está a imagem de Nossa Senhora do Rosário que, segundo a lenda, pertencia a uma índia e foi encontrada enquanto a mesma fugia.

A igreja, que já recebeu o título de Basílica concedido pelo Vaticano, remete ao estilo gótico rico em detalhes. O local fica ainda mais deslumbrante por causa de uma enorme cachoeira ao lado. Ela é uma das igrejas mais bonitas do mundo.

As opções para quem vai até o Santuário vindo de Bogotá é comprar uma passagem de avião até Pasto ou enfrentar longas horas de ônibus.

 

Dicas de pontos turísticos da Colômbia

O turismo na Colômbia de destaca pelas belezas que mesclam arquitetura, natureza e história de maneira impressionante. Difícil é escolher quais são os pontos turísticos da Colômbia mais imperdíveis.

Quem tem a sorte de ficar mais tempo no país pode aproveitar para conhecer muitos desses lugares que selecionei e ainda incluir outros atrativos turísticos da Colômbia no seu roteiro.

Já quem tem menos dias, vale escolher aqueles locais de interesse da Colômbia que mais combinam com o seu tipo de turismo.

Independente da decisão, a Colômbia é um daqueles destinos que sempre vamos querer voltar. Afinal, é impossível não se apaixonar pelo país.

Para finalizar, confira o vídeo feito pelo site oficial de turismo da Colômbia, com esse ponto turístico incrível do país que é a Piedra del Peñol:

Gostou dos pontos turísticos da Colômbia? Compartilhe esta lista com seus amigos.

Até + !!!

 

CATEGORIAS
ESCRITO POR

Juliana Pina

ESCRITO POR

Juliana Pina

Juliana Pina, 21 anos, é mineira e recém graduada em jornalismo pela Universidade Federal de Viçosa. Apaixonada por viajar e aprender sobre diferentes culturas, gosta de escrever sobre suas experiências com sua mochila nas costas e boas companhias.

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Melhores Hotéis

Descubra as melhores opções de hotéis para se hospedar

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Melhores Hotéis

Descubra as melhores opções de hotéis para se hospedar

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *