Colômbia no inverno: Temperatura e 4 destinos para conhecer

Colômbia no inverno: Temperatura e 4 destinos para conhecer

Imagem do Autor por Guilherme Tetamanti
Atualizado em:

As altas atitudes fazem com que a Colômbia no inverno tenha temperaturas baixas e as paisagens ainda mais fantásticas.

Por ter diversas atrações diferentes, é possível fazer turismo na Colômbia praticamente o ano todo, sobretudo em algumas cidades. Com isso, planejar uma viagem para esse país tão pertinho do nosso se torna mais fácil.

Para quem gosta de frio, o inverno na Colômbia tem um charme a mais. E, em alguns pontos do país, a Cordilheira dos Andes é um atrativo extra.

Nesta estação você pode conhecer a vegetação e o clima de algumas cidades, como a capital Bogotá, ou até mesmo entender o porquê de o inverno do país não influenciar a temperatura em Cartagena, por exemplo.

Como sei que você quer ficar por dentro de como é a Colômbia no inverno preparei este artigo com os melhores destinos para visitar no frio. Além de, é  claro, muitas dicas para uma viagem perfeita no friozinho colombiano.

Planeje sua viagem => Hotéis bem avaliados na Colômbia

Seguro viagem Colômbia: quanto custa? »


Sabia que o seguro viagem é essencial para sua segurança na Colômbia?


Utilize o comparador de preços da Seguros Promo, encontre as melhores ofertas e garanta até 20% OFF com o cupom VIAJARMAIS15.


Colômbia no inverno: como é o clima e temperatura

Colombia no inverno
Cordilheira dos Andes influência o clima da Colômbia.

A Colômbia fica na América do Sul, sendo cortada pela Linha do Equador. Assim, a maior parte do país está no Hemisfério Norte e segue as estações do ano daquela parte do planeta (ao contrário das estações do Brasil, no Hemisfério Sul).

Mas, não é apenas isso que determina o clima na Colômbia. O país está na zona tropical do Caribe, mas diferente de muitos países, o clima tropical colombiano não interfere muito nas suas temperaturas. Isso acontece porque quem “manda” no clima do país é a altitude.

Boa parte da Colômbia está a Cordilheira dos Andes, área responsável pela presença irregular de chuva e por criar zonas climáticas distintas. Por isso, uma regra importante para quem vai ao país é: quanto mais alta a cidade, mais fria ela será.

Um bom exemplo é o clima frio de Bogotá, cidade que está a 2.640 metros de altitude e terceira capital mais alta do mundo. O oposto acontece com a temperatura em Cartagena das Índias. Por ser cercada pelo mar, o inverno não interfere no clima. Os termômetros mantém a média durante o ano, mas as chuvas têm estações bem definidas.

Mesmo que o inverno na Colômbia não seja como os de alguns países do Hemisfério Norte, vale viajar mais agasalhado neste período. Normalmente, dezembro e janeiro tendem a ser mais frios nas cidades mais altas. Para quem curte ter boas recordações de viagens no inverno, os melhores meses para viajar ficam entre dezembro e março.

Inclusive, nesse período, as chuvas são mais escassas nas áreas de altitude no país. Já se a intenção é ver neve, o turista encontrará alguns picos nevados na Colômbia. Para te ajudar, veja a melhor época para viajar para a América do Sul.

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios na Colômbia »

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na Colômbia. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos – sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

Colômbia no inverno: lugares para conhecer

  1. Bogotá
  2. Nariño
  3. El Nevado del Ruiz
  4. Villa de Leyva

O que fazer na Colômbia no inverno

Bogotá

Inverno em Bogotá
Bogotá é uma metrópole fria e agitada.

Uma das capitais mais altas do mundo e também uma das mais incríveis da América do Sul para se visitar na Colômbia no inverno. É sempre bastante movimentada, ainda mais em dezembro e janeiro, quando fica mais cobiçada graças ao friozinho aos pés da Cordilheira dos Andes.

As montanhas são tão importantes para a cidade que é super comum ouvir indicações de ruas através das regiões norte, sul, leste e oeste. Os bogotanos estão habituados a uma média de temperatura entre 12ºC e 15ºC. Em alguns meses, os termômetros chegam aos 20ºC, mas as noites são geladas.

Porém, nada que desanime os moradores e nem os turistas. A cidade oferece várias atrações imperdíveis em lugares fechados, como o Museu do Ouro, o Planetário de Bogotá e o badalado Centro Comercial Andino. Conheça todos os atrativos turísticos de Bogotá.

Mesmo com o frio, o turismo no bairro da Candelária não diminui. Pelo contrário, muitos restaurantes e cafés da região investem em chás, nas famosas marcas de café do país e nas sopas bastante típicas, como a ajiaco. Uma dica é se agasalhar e caminhar pelo bairro sem se preocupar.

Dica importante sobre Bogotá

turismo na Colômbia
Bogotá está a 2.640 metros de altitude e é fria.

Para quem visita o Cerro Monserrate, é bom saber que o super procurado ponto turístico da cidade está situado a 3.152 metros de altitude. Por isso, é recomendado conhecer o local preparado para o frio, principalmente durante a noite. Lembre-se sempre: quanto mais alto, mais frio.

Já o turista que gosta de uma boa vida noturna, com certeza a encontrará em Bogotá. Se optar por lugares fechados tenha sempre um casaco por cima da roupa.

A maioria dos bares e boates da capital tem aquecedor e local para deixar a roupa de frio logo na entrada. Em lugares abertos procure se agasalhar melhor. Se você gosta do vento gelado no rosto, experimente fazer um passeio de bicicleta em Bogotá.


Chip de celular da America Chip com internet ilimitada na Colômbia!


Conheça o melhor chip internacional com internet ilimitada de alta velocidade, e garanta 10% OFF com o cupom QUEROVIAJARMAIS.


Nariño

Carnaval na Colômbia
Carnaval de Negros e Brancos em Nariño | Foto: Tapiz de Retazos, via Creative Commons.

Nariño é um departamento colombiano, o que para nós significa um estado. Na cidade de Pasto, capital do departamento, acontece um dos maiores carnavais da Colômbia.

Conhecido como Carnaval de Negros e Brancos, o evento é realizado em janeiro e atrai muitos turistas à região. Você pode estar se perguntando como esse pode ser um programa de inverno já que estamos acostumados com a celebração em pleno verão brasileiro.

Pasto está localizada a 2.527 metros de altitude e, apesar do evento ser em uma época mais fria, a temperatura baixa não atrapalha a folia. A festa é um dos principais atrativos turísticos de Nariño e se divide em pré-Carnaval, Carnavalito, chegada da família Castañeda, Dia dos Negros e Dia dos Alvos.

Quem não curte pular Carnaval, também pode aproveitar a região. Por estar na divisa com o Equador, sua vegetação é diferente do restante do país e, logo, suas paisagens ainda mais fantásticas. Um bom exemplo é o Vulcão Azufral na cidade de Tuquerres.

Para chegar ao vulcão, você pode ir de ônibus ou carro. Depois há 1 km de trilha, onde o turista pode se aproximar da laguna e sentir o cheiro de enxofre que dá o nome Azufral ao vulcão. Uma dica é se agasalhar para driblar o frio do local e levar água para tomar ao longo do trajeto.

Mais atrações de Nariño

Santuário em Nariño
Santuário Las Lajas | Foto: Diego Delso, via Wikimedia Commons.

Além do vulcão e do Carnaval, o departamento tem ainda um dos lugares mais disputados do país. O Santuário Las Lajas é parada obrigatória para quem viaja para região. Cerca de 2 horas da capital do departamento e localizado em Ipiales, o santuário é uma das maiores referências em turismo religioso da América Latina.

Situado em cima de um vale e com uma arquitetura detalhista em estilo gótico, o cenário é impressionante. Ao lado da construção também há uma bela cachoeira. Apesar de não ser tão conhecido pelos brasileiros, Nariño é um importante destino para a Colômbia no inverno.

Mesmo com uma distância considerável da capital do país, ele não deve ficar de fora do seu roteiro. Quem não gosta de enfrentar longas horas de ônibus pode optar por ir de avião.

Durante o dia, a temperatura de Nariño fica entre 10ºC e 15ºC, mas nas regiões próximas às montanhas o frio deixa as médias mais baixas.

El Nevado del Ruiz

Vulcão na Colômbia
Vulcão Nevado del Ruiz | Foto: Edgar, via Wikimedia Commons.

A cidade de Manizales é cercada por montanhas que formam uma paisagem clássica para o país. Para deixar o cenário mais bonito é lá que está localizado o vulcão Nevado del Ruiz.

Capital do departamento de Caldas, a cidade pode ser facilmente incluída na sua rota pela Colômbia graças à proximidade de Bogotá e Medellín, que estão a cerca de 30 minutos de avião.

Em 1985, a cidade sofreu com a erupção do Nevado, mas de lá para cá se reergueu e se tornou uma das cidades mais empreendedoras do país. O pico do vulcão está a 5.321 metros de altitude e a cidade em torno dos 2.153 metros.

O lugar é único, mas só é recomendado para quem gosta do turismo de aventura e está preparado para trilhas com forte subidas. É indicado também vestir roupas que suportem o frio e a neve, caso se aproxime da parte nevada.

Não é possível chegar muito próximo do vulcão porque às vezes ele é considerado em atividade. Mas, não desanime. A vista e o contato com a natureza a 5.000 metros de altitude são de tirar o fôlego, literalmente.

O ideal é visitar o local com o dia mais aberto. Assim é possível se impressionar ainda mais e sair com a sensação de ter tido a experiência completa. Ao longo do trajeto, o viajante encontra banheiros e lanchonetes para tomar um chá com facilidade.

Villa de Leyva

Villa de Leyva Colômbia
Villa de Leyva | Foto: Aztlek, Luis Alejandro Bernal Romero, via Wikimedia Commons.

Mesmo em busca de modernidade, a Colômbia ainda preserva suas raízes coloniais como é o caso da Villa de Leyva. Uma das mais encantadoras, a vila fica a aproximadamente 3 horas de Bogotá e é cercada pela Cordilheira dos Andes.

O local foi fundado em 1572 e mantém até hoje sua arquitetura original. No ano de 1954, ela foi considerada Monumento Nacional e, por isso, vive basicamente do turismo. A maioria dos atrativos de Leyva estão próximos à Plaza Mayor.

Mas vale a pena incluir alguns lugares fora dessa rota nos seus dias por lá. Um deles é a Casa de Terracota. Elaborada pelo arquiteto Octávio Mendoza Morales, é considerada a maior estrutura de cerâmica do mundo. Sua ideia era provar que ser possível construir uma casa usando os 4 elementos da natureza: terra, ar, fogo e água.

Outro belo lugar são os Pozos Azules. As lagoas artificiais ganham uma coloração azul impressionante nos dias de sol. Você pode chegar até elas de táxi, tour ou até caminhando cerca de 50 minutos. Só não vale a pena ir nos dias nublados. A beleza da região está na cor azul refletida pela luz solar.

Quem se hospeda em uma das várias opções hoteleiras da vila ou até mesmo nos campings, tem a oportunidade de curtir a charmosa noite do local.

Dicas para curtir a Colômbia no inverno

Não é segredo para ninguém que a Colômbia no inverno também pode ser um destino fascinante. São diversas opções de belos pontos turísticos, vegetação característica e um clima típico da altitude para compor a paisagem e deixar seu roteiro na Colômbia ainda melhor. Saiba também como é o verão na Colômbia.

Como são muitos os atrativos do país, o ideal é montar um roteiro que caiba no seu bolso e que encaixe no seu tipo de turismo. É importante também levar em consideração a distância entre os lugares na hora de escolher quantos dias terá sua viagem à Colômbia. Depois disso é só fazer as malas e curtir a viagem.

E para finalizar veja um vídeo divulgado pelo site oficial de turismo na Colômbia sobre o Nevado del Ruiz, um dos destinos de inverno da Colômbia:

Ficou com vontade de aproveitar a Colômbia no inverno? Conte nos comentários.

Até + !!!

Descubra como ECONOMIZAR MUITO na Colômbia – dez/2024

Quer dicas para economizar com todo o planejamento da viagem para a Colômbia? Então confira quais são os melhores comparadores de preços para sua viagem sair muito mais barata!

Dicas de atrações na Colômbia

O ideal é reservar com antecedência os ingressos para seus passeios na Colômbia, para evitar filas de espera na entrada das atrações e garantir presença em atividades mais concorridas, pois elas podem ficar indisponíveis para compra de última hora.

Recomendo os sites da Get Your Guide e Civitatis, que oferecem os preços mais baixos, cancelamento gratuito até 48hs antes da data agendada e bilhetes otimizados para celular. Além de atendimento disponível 24/7 em português.

Onde comprar chip de celular na Colômbia?

Durante sua viagem pela América do Sul, é indispensável ter um chip de internet na Colômbia com dados ilimitados. Assim você consegue utilizar sem restrição aplicativos essenciais como Waze, Google Tradutor e ainda enviar mensagens, fotos e vídeos.

Depois de tantas viagens pelo mundo, recomendo a America Chip devido à alta velocidade de conexão, estabilidade do sinal e ampla cobertura. Para garantir o melhor preço, use o código promocional QUEROVIAJARMAIS para ganhar 10% OFF em todas as compras pelo site.

Qual o melhor seguro viagem na Colômbia?

Para uma viagem segura e sem preocupações, é essencial adquirir um seguro viagem válido na Colômbia. Esse seguro oferece ampla proteção em casos de emergências médicas, hospitalares e odontológicas, assegurando atendimento imediato em situações de imprevistos de saúde durante sua estadia, com assistência disponível 24 horas por dia.

Na Seguros Promo, você faz o comparativo das melhores seguradoras, fácil e rápido. Para garantir um ótimo preço, use o cupom de desconto VIAJARMAIS15 e economize até 20%.

CATEGORIAS
COMPARTILHE
Imagem do Autor
ESCRITO POR
ESCRITO POR
Guilherme Tetamanti

Paulistano de 40 anos e muita história pra contar. Amo e odeio a selva de pedra, e por isso faço de tudo pra viajar. Sou empresário, administrador de empresas e criador de algumas lojas virtuais. Vendi tudo em 2011 para realizar o sonho de fazer uma viagem de volta ao mundo e praticar fotografia, uma de minhas paixões. Sempre fugi das aulas de redação, mas a vontade de viajar, fazer novas amizades e compartilhar minhas andanças, me motivaram a criar o Quero Viajar Mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quero Viajar Mais