6 principais pontos turísticos de Bogotá, na Colômbia

por Juliana Pina

6 principais pontos turísticos de Bogotá, na Colômbia

Visitar alguns dos pontos turísticos de Bogotá é obrigatório para quem quer viver a história, o estilo de vida dos bogotanos e a riquíssima cultura da Colômbia.

Afinal, o que não faltam são atrativos para conhecer na capital colombiana. Seja para uma viagem completa ou para montar um curto roteiro do que fazer em Bogotá em 2 ou 3 dias, pois a cidade é sempre uma boa pedida.

Para ter todas as informações sobre o bondinho, os museus em Bogotá e tantas outras opções na hora de decidir o seu roteiro, conheça agora quais são os principais pontos turísticos espalhados pela terceira cidade mais populosa da América do Sul.

Este artigo com os principais pontos de interesse de Bogotá é essencial tanto para quem quer se planejar antes do embarque quanto para quem já está pela cidade. Afinal, o mais importante é não deixar de curtir nenhum dos atrativos mais importantes da Colômbia.

Planeje sua viagem => Hotéis com as melhores notas em Bogotá

Valor do seguro viagem para Colômbia »

 

Principais pontos turísticos de Bogotá

O que fazer em Bogotá em 2 dias
Vista de Bogotá.
  1. Candelaria
  2. Catedral de Sal
  3. Cerro Monserrate
  4. Museu do Ouro
  5. Calle 85
  6. Chorro de Quevedo

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios em Bogotá »

 

O que fazer em Bogotá

Ao mesmo tempo que Bogotá tem atrativos com ares de modernidade, a cidade ainda preserva sua cultura e tradição nos principais pontos turísticos.

Os típicos costumes bogotanos podem ser vistos nos restaurantes, nos parques, no dia a dia e na vida noturna. Mas se ainda estiver na dúvida se a capital vale a visita, os atrativos turísticos abaixo irão te convencer!

 

Candelaria

Ônibus de turismo em Bogotá
Construções preservadas da Candelaria | Foto: Pedro Szekely, via Wikimedia Commons.

Se sentir no passado e ao lado das tradições de Bogotá é o que provavelmente acontecerá com você ao andar pelas antigas ruas do primeiro bairro da cidade: La Candelaria.

O charme das construções preservadas, que viraram cafés ou lojinhas de souvenir, estão aliadas a um visual cercado pela Cordilheira dos Andes.

Ali também estão muitos hostels que trazem os ares de jovialidade ao bairro. O ponto de partida para conhecer o bairro pode ser a praça principal, a Plaza Bolivar.

O local foi de grande importância em vários momentos da história colombiana e hoje além de ser um dos principais pontos turísticos de Bogotá, também é o centro de eventos políticos da cidade.

Nela estão:

  • o Palacio de Justicia,
  • o Capitolio Nacional,
  • a Catedral Primada de Colômbia,
  • a Casa del Cabildo Eclesiástico,
  • a Capilla del Sagrario,
  • o Palacio Arzobispal,
  • o Palacio Liévano,
  • e o Colegio Mayor de San Bartolomé.

Se prepare para encontrar muitos e muitos pombos na praça. Eles são uma atração fixa. Inclusive, há quem tire fotos com eles. As ruas próximas a Plaza Bolivar também atraem a atenção como, por exemplo, artistas de rua se apresentando.

 

Mais atrações da Candelaria

Museu Botero | Foto: Felipe Restrepo Acosta, via Wikimedia Commons.

Em uma dessas ruas da Candelaria está o belo Centro Cultural Gabriel García Márquez. Composto por uma enorme livraria e uma cafeteria, o local ainda tem uma bela vista do bairro.

Assim, depois de muita caminhada pela Candelaria, ali pode ser um bom momento para uma pausa e uma leitura. Aliás, saiba mais sobre a história de Gabo, que também morou em Bogotá, leia o artigo sobre a Cartagena de Gabriel García Márquez.

Por ser uma região completa para o turismo, o viajante já pode aproveitar o bairro para conhecer alguns museus de Bogotá, como o Museu Botero. Com um acervo impressionante, ele é certamente um dos mais visitados da capital. O local tem entrada gratuita e abre todos os dias, exceto às terças-feira. 

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da Get Your Guide em Bogotá. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 48 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

Programe-se => Passeio de bicicleta em Bogotá

 

Catedral de Sal

Pontos turísticos Bogotá, Colômbia
Catedral do Sal é um passeio diferente | Foto: Colores Mari, via Wikimedia Commons.

Sem dúvida, um passeio imperdível na cidade de Bogotá é visitar a Catedral de Sal. Construída pelos mineradores nos anos de 1954, ela foi revitalizada e inaugurada novamente em 1995.

A nova catedral está localizada a 180 metros abaixo do solo, tem túneis amplos, boa iluminação e permite acesso a todos os públicos. Lá dentro também está um salão de evento, várias lojas e um cinema 3D que conta a história do lugar.

O local também recebe o título de Primeira Maravilha da Colômbia. Isso devido ao seu enorme patrimônio cultural, religioso e ambiental.

Tem boa infraestrutura turística e até casa de câmbio dentro da catedral, porém é recomendável não realizar trocas ali porque as taxas costuma ser mais altas.

A Catedral de Sal fica na cidade de Zipaquirá, mas o acesso ao local é de Bogotá. No Portal Norte da capital partem ônibus a cada 10 minutos que custam cerca de 5 mil pesos colombianos.

Quanto aos ingressos, eles podem ser comprados na entrada da atração. Se atente a chegar com antecedência caso seja uma época de muito movimento. Seu horário de funcionamento é de 9 às 17h40, todos os dias da semana.

Imperdível => Catedral de Sal saindo de Bogotá

 
Vai viajar e precisa ter internet 100% do tempo no seu celular?

Ter internet é essencial para usar aplicativos como Uber e Google Maps, além de conversar no WhatsApp e postar aquela foto no Instagram.

Devido a nossa parceria com a America Chip, você ganha 10% de desconto com o cupom QUEROVIAJARMAIS para comprar qualquer chip e receber em casa, e assim ter conexão 4G de ALTA VELOCIDADE em diversos países. Conheça as vantagens:

  • Receber o chip na sua casa ainda no Brasi;
  • A configuração do chip é extremamente fácil;
  • Os planos têm excelente custo-benefício, com preço a partir de USD 31,00;
  • Muita economia, porque você contrata apenas os dias que for usar;
  • É sem dúvida a opção mais fácil, prática e segura para ter a melhor internet 4G;
  • Já falei internet ilimitada? ;)
 
   

 

Cerro Monserrate

O que fazer na Colômbia
Cerro Monserrate | Foto: Jair Hernández Q., via Wikimedia Commons.

Um dos pontos turísticos mais procurados em Bogotá, o Cerro Monserrate também tem um dos visuais mais incríveis, há aproximadamente 3.152 metros de altitude. Prepare o fôlego, caso opte por subir caminhando através de uma trilha.

Para os menos aventureiros, a melhor opção é o bondinho, conhecido por eles como funicular. Ou também o teleférico.

Fica a sua escolha, mas vale se informar se ambos estarão funcionando no dia da visita. É comum um ou outro entrar em manutenção.

A atração está próxima do bairro Candelaria e dos pontos turísticos que já mencionei aqui. Por isso, caso queira montar um roteiro para o que fazer em Bogotá em dois dias não terá dificuldades de visitar o máximo de lugares possível.

Uma dica para assistir a uma bela paisagem do Cerro é ir próximo ao horário do sol se pôr. Mas vá preparado para sentir um pouco mais frio na altitude bogotana, já que no topo venta mais.

O Cerro Monserrate abre de segunda a sábado de 6h30 às 23h30 e aos domingos de 5h30 às 16h30.

Já no alto do Monserrate estão a Basílica de Monserrate, o mirante da capital, restaurantes e várias lojinhas.

O local ainda tem um poço para que os supersticiosos possam jogar uma moedinha e fazer um pedido. Assim, se você é um deles, não perca a oportunidade de pedir para voltar a Bogotá mais uma vez!

 

Museu do Ouro

Museus na Colômbia
Museu do Ouro | Foto: Actividad Cultural Banco de la República, via Wikimedia Commons.

Entre os mais famosos museus em Bogotá e o mais importante acervo para a história colombiana, o Museu do Ouro é também referência para a América Latina e, com toda a certeza, é um dos pontos turísticos que valem a visita.

Sua fundação aconteceu nos anos de 1939 quando o Banco da República resolveu cuidar do patrimônio histórico da Colômbia.

Inicialmente com 1,4 mil peças, atualmente ele tem um acervo próximo aos 54 mil objetos. Toda essa preservação rendeu o título de museu do ouro mais importante do mundo, segundo a prefeitura de Bogotá.

Para conhecer o lugar, precisa separar um bom tempo do roteiro. Afinal, são 13 mil m² divididos em cinco salas: Sala El trabajo de los metales, com uma sobre mineração e manufatura.

Além da Sala La ofrenda, dedicada à interação do visitante com as cerimônias e oferendas da época;  Sala Cosmología y simbolismo, que explora temas místicos.

E ainda a Sala La gente y el oro en la Colombia prehispánica, que permite o visitante conhecer o uso dos metais nas organizações políticas e religiosas; e a Sala El Exploratório, que mostra a importância do patrimônio preservado pelo museu.

O mais bacana das salas é que elas não obedecem uma ordem, então você poderá circular no sentido que quiser. O Museu do Ouro abre de terça a sábado das 9 às 18 horas. Aos domingos a entrada é gratuita, mas seu funcionamento é reduzido: das 10 às 16 horas.

Prático => Transfer do aeroporto de Bogotá para hotel

 

Calle 85

Turismo na Colômbia
Vida noturna na Calle 85 | Foto: Felipe Restrepo Acosta, via Wikimedia Commons.

Para quem gosta de sair à noite, não pode faltar em uma viagem sugestões de lugares para curtir a vida noturna. E a completa cidade de Bogotá tem sua opção: a famosa Calle 85.

Na rua há diversos bares, boates e cassinos super badalados. Não faltam opções de ritmos, bebidas e até bares com discoteca no segundo andar. Alguns colombianos consideram a área cara se comparada com o padrão de vida de Bogotá.

Mas para o turista, vale a pena desfrutar de uma boa “perreo”, como eles falam na cidade. Uma dica para curtir e ainda gastar pouco, é entrar nas redes sociais dos lugares que deseja ir. Muitos deles oferecem entrada gratuita até certo horário.

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom CLIENTE, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 

Outra dica é caminhar pelo entorno das ruas principais. Fora da área mais turística estão lugares tão bons quanto e até mesmo mais em conta.

   

Completa => Excursão por Bogotá

 

Chorro de Quevedo

Pontos turísticos de Bogotá: Chorro de Quevedo
Chorro de Quevedo | Foto: Javier Rodriguez, via Wikimedia Commons.

O Chorro de Quevedo é um lugar alternativo na capital. Normalmente ele não é tão lembrado quando se pensa em pontos turísticos, mas a sua energia é tão especial que deve ser incluído no seu roteiro em Bogotá. Está localizado na parte alta do bairro La Candelaria.

O local mescla juventude com cultura colombiana. Espalhados entre algumas paredes grafitadas, os jovens se dividem entre livros, músicas e apresentações culturais. Não é difícil encontrar rodas de amigos conversando e cantando ritmos colombianos de sucesso.

Uma boa parada para recuperar o fôlego da subida entre as ladeiras que dão acesso ao Chorro é em um dos cafés na região. Entre as opções de chás, o feito com folha de coca é indicado para combater a falta de ar da altitude bogotana.

Mas não faltam outras opções de comidas típicas da Colômbia, como a sopa conhecida como ajiaco.

Para quem gosta de produtos hippies, pulseiras, pochetes e outras possibilidades mais alternativas, até mesmo para decoração, as lojinhas do Chorro de Quevedo são super descoladas. Difícil é decidir qual delas é mais atraente.

Experimente => Tour com degustação de cerveja em Bogotá

 

Aproveite os pontos turísticos de Bogotá

Melhores pontos turísticos de Bogotá
Há muitas opções de pontos turísticos em Bogotá.

A riqueza histórica e cultural dos principais pontos turísticos de Bogotá apresentam logo de cara o que a Colômbia tem para oferecer. São muitos lugares incríveis e com boa infraestrutura turística.

No caso da capital bogotana, a proximidade entre algumas atrações certamente ajuda na hora de montar um roteiro bom e completo. Aproveite para conferir quais são os melhores hotéis em Bogotá.

O ônibus de turismo em Bogotá também pode ser uma boa ideia. Conhecido como TurisBog, os verdinhos ônibus panorâmicos são vistos com frequência na cidade.

Com tantas opções de passeios e pontos turísticos de Bogotá, você tem que escolher quais mais te interessam e montar um roteiro com o que você quer fazer na cidade. Bogotá é sempre vibrante, movimentada e completa. E ainda é um destino que cabe no bolso!

Confira esse vídeo do site oficial de turismo da Colômbia com os motivos para visitar inserir a cidade do seu roteiro turístico!

Gostou do artigo? Então compartilhe com aquele amigo que também está louco para conhecer Bogotá!

Até + !!!

 

ESCRITO POR

Juliana Pina

ESCRITO POR

Juliana Pina

Juliana Pina, 21 anos, é mineira e recém graduada em jornalismo pela Universidade Federal de Viçosa. Apaixonada por viajar e aprender sobre diferentes culturas, gosta de escrever sobre suas experiências com sua mochila nas costas e boas companhias.

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *