13 comidas típicas da Colômbia: sucos, produtos e culinária

13 comidas típicas da Colômbia: sucos, produtos e culinária

As comidas típicas da Colômbia são mais um entre tantos motivos que farão você se apaixonar pelo vibrante país. A culinária colombiana é riquíssima. São pratos coloridos, infinitos tipos de frutas, sopas excelentes para o frio da altitude e alimentos que compõem diferentes sabores da mesa de um país alegre e receptivo.

Sabemos que a comida faz parte da cultura de um povo e conhecê-la é um privilégio para o viajante. Pensando nisso, preparei uma lista com todas as comidas típicas da Colômbia que você deve estar por dentro antes de embarcar e não ter erro quando for pedir em algum restaurante. Tem suco, arepa e outros produtos típicos da culinária colombiana.

Mas já aviso: esse post vai te dar água na boca e fazer você sentir de perto a energia desse país ao lado do nosso.

Planeje sua viagem => Melhores hotéis na Colômbia

Seguro viagem para Colômbia »

 

O que os colombianos comem?

  1. Arepas
  2. Empanadas
  3. Bandeja Paisa
  4. Arroz de coco
  5. Ajiaco
  6. Lechona
  7. Patacones
  8. Frijoles con garra
  9. Arequipe
  10. Boñuelo
  11. Limonada de coco
  12. Lulada
  13. Café

CLIQUE AQUI para agendar os melhores tours na Colômbia » 

 

O que comer na Colômbia

1. Arepas

Comidas tipicas da colombia
Arepas é muito comum no café da manhã colombiano.

A lista das comidas típicas da Colômbia começa com as arepas. No café da manhã de um bom colombiano, elas estarão lá. Feitas de farinha de milho e no formato arredondado como o de uma panqueca, as arepas podem ser recheadas com queijo ou apenas com manteiga.

Recentemente, sua fama saudável vem chegando ao Brasil, mas quem está por lá deve provar a original, o que não será muito difícil já que as arepas estão por toda parte.

Quem não conseguir comer durante o café, pode procurar pelas lanchonetes e padarias espalhadas nas ruas e experimentar. Em cidades litorâneas como Cartagena, as arepas são facilmente encontradas nas barraquinhas próximas aos clubes. Muitas pessoas saem das boates colombianas em busca de algo para matar a fome e por isso, as arepas estão sempre lá!

Dica => Excursão de bicicleta em Bogotá

 

2. Empanadas

Gastronomia da Colombia
Empanadas são um ótimo lanche.

A empanada é um dos pratos mais deliciosos da gastronomia colombiana e é ideal para um lanche rápido. Quem preferir também pode comer acompanhada de outros aperitivos, como os sucos que vou falar mais para frente.

O importante é saber que as empanadas são fritas e tem sua massa feita de farinha, sal, água quente e um pouco de açafrão para dar a cor amarela à elas. Depois de pronta, elas ficam em um formato de meia-lua.

Você provavelmente encontrará empanadas recheadas de carne, queijo ou milho, mas existem várias opções de recheios. Para finalizar, coma com um molho de alho ou “salsa de ajo” como eles falam por lá. O sabor fica ainda mais gostoso!

Bogotá => Tour ao Santuário de Monserrate

 

3. Bandeja Paisa

comidas tipicas da colombia para cafe da manha
Bandeja Paisa | Foto: TitiNicola, via Wikimedia Commons.

A Colômbia não é a Colômbia sem a bandeja paisa. Essa super refeição é composta por ovo frito, carne moída, arroz, feijão, arepa, abacate e outros dois ingredientes famosos na culinária do país: chicharrón, parecido com um torresmo, e plátano, que é um chips de banana verde frita.

A bandeja é um prato farto e pode ser que você precise dividir com alguém. A receita original, por exemplo, tem 15 ingredientes. Ela é como um prato feito e pode ser encontrado em diversos restaurantes e em várias cidades da Colômbia, principalmente em Medellín.

O motivo é que Paisa é o nome de uma região formada pelos departamentos de Caldas, Risaralda, Quindío e Antioquia, onde está localizada a famosa cidade de Medellín.

Uma dica para comer barato na Colômbia é encontrar restaurantes com o menu do dia, como os PFs no Brasil. Geralmente, esse prato típico da Colômbia vem ainda com um copo de suco. Por falar em economia, saiba qual moeda levar para a Colômbia.

Opção => Tour em Medellín

 

4. Arroz de coco

Comidas tipicas de Cartagena, na Colombia
Arroz de coco é típico de Cartagena.

Para um experiência completa pelo Caribe colombiano, prove o arroz de coco. Normalmente acompanhado por um peixe e uma salada, o prato é típico da cidade de Cartagena. A receita do saboroso arroz tem leite de coco ou coco ralado e passas.

Um pouco de açúcar mascavo ajuda a completar o paladar. Se tiver a oportunidade, deguste o prato em frente a uma das belas praias do litoral caribenho. Com certeza o arroz de coco fica ainda melhor! Confira quando ir para Caribe colombiano.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na Colômbia. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

Excursão => Passeio de bonde por Cartagena

 

5. Ajiaco

Comida de inverno na Colombia
Aijaco | Foto: Jdvillalobos, via Wikimedia Commons.

Sopa é um dos pratos típicos que colombianos mais gostam. Para cidades mais altas como Bogotá, as “sopitas” ajudam a esquentar nos dias mais frios. Na maioria das vezes elas virão como entrada de refeições e muito provavelmente você terá a sorte de prova o ajiaco logo aí.

O nome completo da sopa é ajiaco santafereño, em homenagem à Santa Fé em Bogotá. Além de deliciosa é também uma opção saudável.

O verdadeiro ajiaco tem batata branca, vermelha e crioula, peito de frango, cebola, alho, pedaços de abacate, creme de leite e um pedaço de milho cortado ao meio. O resultado? Um rico sabor dos moradores da Cordilheira dos Andes.

Incrível => Excursão para Playa Branca

 

6. Lechona

comidas tipicas da colombia para almoço
Lechona | Foto: Tamorlan, via Wikimedia Commons.

Típico do departamento de Tolima, a lechona é um pernil assado recheado com arroz, cebola, ervilha e diversos temperos. Para finalizar ele é servido com arepas.

Tradicionalmente, a lechona é assada em um forno de cerâmica durante 10 horas. Geralmente, o prato é encontrado em grandes eventos ou em ocasiões especiais.

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom VERAO, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 

Diferente => Coffee tour em Cali

 

7. Patacones

Pratos típicos mais famosos da colombia
Patacones | Foto: Jdvillalobos, via Wikimedia Commons.

Sabe aquele petisco de dar água na boca? Os colombianos têm e ele se chama patacones. É só cortar bananas em fatias e colocá-las em uma bacia com água e alho.

Depois de adquirir o sabor basta fritá-las. Os patacones podem ser acompanhados com diversas opções de molho e é dessa maneira que você será servido nos restaurantes, como um couvert. Um dos molhos mais comuns e também um dos melhores, é o de abacate.

Cali => Trekking no Pico do Loro em Cali

 

8. Frijoles con garra

Receitas com feijão na Colombia
Frijoles | Foto: Adrián Cerón, via Wikimedia Commons.

Essa é outra comida que vem da região paisa. Posso dizer que os frijoles são próximos ao nosso feijão de todo dia. A diferença é que nesse prato os colombianos acrescentam pés de porco.

Além disso, os frijoles con garra tem ainda cenoura, bananas, outras partes do porco e em algumas receitas, framboesa.

O ponto forte para dar sabor ao prato é o molho hogao, muito utilizado na culinária de outros países da América do Sul. No caso dos frijoles o hogao ideal é aquele com tomate, cebola, sal, pimenta e açafrão.

As variações dos pratos com frijoles podem ser enormes. Uma outra opção é trocar a carne de porco por salsicha e pedaços de torresmo.

Experimente => Tour com degustação de cerveja em Bogotá

 

9. Arequipe

Doces colombianos
Arequipe | Foto: Kai Hendry, via Wikimedia Commons.

O Arequipe é sempre uma das sobremesas mais procuradas no país, integrando, é claro, a lista de comidas típicas da Colômbia. O doce é como o nosso doce de leite, mas a diferença é que os colombianos gostam tanto que você encontrará em vários outros pratos.

O helado de arequipe ou sorvete de doce de leite está por toda parte no país e é uma delícia. Uma das coisas que você não deve deixar de provar é o arequipe no café. O sabor é dos deuses!

Tour => Passeio em ônibus turístico em Cartagena

 

10. Boñuelo

Pratos natalinos da Colombia
Boñuelo | Foto: John Alexis Guerra Gómez, via Wikimedia Commons.

Presente nas mesas dos colombianos durante as celebrações de Natal, os boñuelos podem ser facilmente encontrados nas padarias em qualquer época do ano. Além de deliciosos, eles são muito baratos. Nos bairros é possível encontrar locais que vendem por até mesmo 1 real. Saiba qual são os principais feriados na Colômbia.

Os boñuelos são bolinhos redondos, fritos e feito com massa de coalhada com queijo branco. Apesar de ser encontrado em outros países da América do Sul, cada um tem a seu próprio jeito de fazer. Veja a melhor época para viajar pela América do Sul.

Opção => Catedral de Sal e tour em Leyva

 

11. Limonada de coco

A Colômbia tem muitas opções de frutas e por isso, todo prato feito vem acompanhado de um suco. Certamente o “jugo” mais conhecido é a limonada de coco. Originalmente das cidades litorâneas, a limonada se espalhou pelo país e conquistou o paladar de vários turistas. Confira as praias mais bonitas da Colômbia.

A receita é fácil de fazer já que é necessário apenas limão, leite de coco, água, açúcar e gelo. O gosto especial fica por conta de bater o limão com casca e de acrescentar o leite de coco de acordo com a sua preferência.

 
Procurando opção de hospedagem mais segura por causa do Coronavírus?

A melhor alternativa é alugar imóveis, para se hospedar com conforto e segurança!

Devido a nossa parceria com a Airbnb, você receberá até R$ 350,00 de desconto na primeira reserva, e o cadastro é sem compromisso. Algumas vantagens do Airbnb:

  • Possibilidade de dividir o imóvel com um grupo de amigos ou família;
  • Tarifas mais baratas que hotéis;
  • Comentários 100% autorais;
  • A comodidade de sertir-se em casa.
 

Assim como o arroz de coco, essa bebida é muito encontrada nas praias de Cartagena ou até mesmo nos carrinhos que estão pelas ruas da cidade amuralhada. Como a cidade é muito quente, a limonada de coco é perfeita para refrescar e matar a sede sob o sol escaldante.

Incrível => 5 dias na cidade perdida em Santa Marta

 

12. Lulada

Sucos típicos da Colombia
Lulo | Foto: Mark Benecke, via Wikimedia Commons.

Outro suco bastante comum no país é o feito de lulo, por isso a lulada faz parte da lista de comidas típicas da Colômbia. A bebida foi criada na cidade de Cali, já que lá é um dos lugares com maior quantidade de plantação de lulo.

A fruta é considerada exótica e tem uma casca em tons alaranjado. O sabor se assemelha ao de limão e as suas sementes são comestíveis.

Para fazer a lulada são necessários 8 lulos, suco de limão, um litro de água e açúcar à gosto. Em alguns bares a lulada é servida como drink. Nessas situações os colombianos acrescentam vodka e transformam o sabor em um verdadeiro coquetel caleño.

Imperdível => Excursão gastronômica em Santa Marta

 

13. Café

Café colombiano
Colômbia é uma grande produtora de café.

A Colômbia é um dos maiores produtores de café do mundo. Logo, você pode imaginar que são muitas as marcas de café tipicamente colombianos. Elas estão em todos os lugares.

Ocupam prateleiras e mais prateleiras nos supermercados, estão nas praças de alimentação dos centros comerciais e acredite, até no cinema junto com a pipoca.

Por isso, você verá e provavelmente comprará pó de café como lembrancinha nas lojas de souvenir. Mas os colombianos foram além e criaram as balas de café. Muito famosas em toda o país, as balas vão desde as industrializadas até as artesanais.

Mais opções => Excursão gastronômica em Bogotá

 

Cultura e costumes da Colômbia nas comidas típicas

A culinária colombiana é rica e diversificada. No país, se come bem e são raros os pratos que vem com pouca comida. A vantagem é que comer na Colômbia pode ser bem barato. Mesmo em cidades mais procuradas pelo turismo o preço é bem justo.

Para quem gosta de se aventurar pelas comidas típicas, vale a pena visitar feiras locais para ficar por dentro do assunto. Claro que viajar é sair da zona de conforto.

Dificilmente você encontrará comidas parecidas com as que comemos diariamente, mas é nessa descoberta que está a graça de viajar e conhecer de verdade a cultura de um país. E veja mais dicas da Colômbia neste blog.

A experiência de viajar pela Colômbia será ainda mais completa e encantadora para quem provar suas comidas típicas!

Gostou desse conteúdo? Então, compartilhe com aquele amigo que sonha em viajar para Colômbia.

Até + !!!

 

CATEGORIAS
ESCRITO POR

Juliana Pina

ESCRITO POR

Juliana Pina

Juliana Pina, 21 anos, é mineira e recém graduada em jornalismo pela Universidade Federal de Viçosa. Apaixonada por viajar e aprender sobre diferentes culturas, gosta de escrever sobre suas experiências com sua mochila nas costas e boas companhias.

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *