Surf na Colômbia: 6 praias e picos para ondas no Caribe e Pacífico

Surf na Colômbia: 6 praias e picos para ondas no Caribe e Pacífico

Você sabia que existem ótimas praias para praticar o surf na Colômbia? O país tem praias com ondas incríveis e o melhor: que fica bem pertinho da gente!

A Colômbia vem atraindo cada dia mais turistas, seja por suas cores vibrantes, sua cultura envolvente ou suas paisagens deslumbrantes. E com o aumento do turismo no país tem crescido também a prática do esporte em suas praias.

Ele pode ainda não ser um dos destinos mais cobiçados pelos surfistas, mas existem muitas vantagens em aproveitar praticar surf na Colômbia na sua próxima viagem. Uma delas é porque existe uma grande variedade de picos e praias para surfar. Lembrando que você pode escolher entre o Oceano Pacífico ou as águas quentes do Mar do Caribe. De norte a sul, você encontrará as mais diversas condições para pegar onda.

Planeje sua viagem => Melhores hotéis da Colômbia

Seguro viagem para Colômbia »

 

Quais são as praias para surf na Colômbia?

Picos de surf na Colômbia
Surf na Colômbia | Foto: Bruna Sanches.

Quem vai praticar surf na Colômbia pode escolher entre as praias do Caribe e as praias do Pacífico. São elas:

  1. Cartagena
  2. Puerto Colômbia
  3. Santa Marta
  4. Palomino
  5. Nuque
  6. Boaventura

CLIQUE AQUI para agendar os melhores tours na Colômbia » 

 

Praias do Caribe para surfar na Colômbia

Praias do Caribe para surfar na Colômbia
Surf na Colômbia | Foto: Bruna Sanches.

Se você é principiante, curte marolas e um mar quentinho, a região caribenha da Colômbia é a mais indicada. Mas não se engane, o ele pode ser considerado um mar com ondas mais fáceis, menores e muitas vezes não tão perfeitas, mas o Caribe colombiano tem muito potencial para surf!

Você encontrará muitas escolas de surf e surfcamps e trombar com surfistas pela rua. Sem contar com o diferencial de que poderá prestigiar as belezas de uma natureza encantadora e única. Além uma alegria contagiante dos locais e uma comida pra lá de saborosa que só o Caribe pode te proporcionar.

Confira => Dicas de viagem para a Colômbia

 

Cartagena

Surf em Cartagena
Surf na Colômbia | Vista de Cartagena.

Muitos conhecem Cartagena por suas praias paradisíacas e suas ruas cheias de cores.  Se você ainda não conhece, leia o post o sobre os pontos turísticos de Cartagena. Mas pouca gente sabe que ela é uma ótima opção para quem deseja praticar surf na Colômbia.

Ela é uma cidade com ótimos picos para a prática do esporte (e do kitesurf também). Playa del Castillo Grande e Playa Las Velas são duas ótimas opções e também os dois picos mais conhecidos da cidade. O primeiro é o favorito dos surfistas de outras zonas e o último o preferido dos locais.

Cartagena vem se popularizando nacional e internacionalmente por suas ofertas para esportes náuticos. Mas, atenção, para o melhor período para pegar boas ondas: dezembro e janeiro são os meses perfeitos para quem busca uma onda perfeita, com direitas incríveis e que podem chegar até 3 metros. Uma boa escola de surf você encontra em Playa El Laguito, chamada Mokaná. E para aproveitar esse destino, saiba onde ficar em Cartagena.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na Colômbia. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

Dicas => Passeios para ilhas próximas a Cartagena

 

Puerto Colombia

Praias do Caribe colombiano para surf
Surf na Colômbia | Foto: Bruna Sanches.

É preciso dizer que Barranquilla não é uma cidade muito bonita e charmosa, diferente de suas vizinhas Cartagena e Santa Marta. Isso porque ela abriga muitas atividades industriais e portuárias.

Porém, acoplada a ela, quase como se dela fosse parte, existe uma espécie de povoado chamado Puerto Colombia, onde você pode encontrar sim boas ondas e uma comunidade de surfistas bastante unida. Conheça os hotéis em oferta em Puerto Colombia.

A melhor e também mais conhecida praia para surfar nesse território é a Playa Pradomar, onde você pode inclusive fazer aulas com a escola de esportes aquáticos Kiyakitesurfing.

Além disso, quase sempre são organizadas festas na praia durante a noite, o que garante uma experiência completa, uma vez que após curtir o surf, pode descansar na areia acompanhado de um por do sol maravilhoso e ainda poder bailar al ritmo costeño ao cair da noite.

Destinos => Lua de mel na América do Sul

 

   
   

Santa Marta

Parque Tayrona para surfar
Surf na Colômbia | Vista de uma das praias do Parque Tayrona.

Você não encontrará bons picos na cidade de Santa Marta em si. Na verdade, eles até existem, mas a água é sempre muito suja e não recomendada. Veja mais em O que fazer em Santa Marta, na Colômbia, um post cheio de dicas.

Porém, logo ali pertinho está o Parque Tayrona, um verdadeiro paraíso de natureza intocada. Descubra tudo o que fazer no Parque Tayrona.

Nessa região você terá diversos picos diferentes ao longo de toda a costa, e são quilômetros de muito mar com água quente e paisagens maravilhosas. Dentro do próprio Parque há ondas, mas o interessante está na praias ao seu redor que proporcionam o mesmo e até mais e não é necessário pagar nada para entrar.

Algumas das praias com os melhores picos são Los Naranjos, Los Angeles, Casagrande e Costeño Beach. Esse dois últimos são dois surfcamps bastante conhecidos com ótimas escolas de surf.

Em especial, o último é um hostel badalado que oferece diversos tipos de hospedagem, restaurante, bar, massagens e outras atividades para atender aos seus hóspedes que no geral são jovens buena onda, o que garante diversão na certa. Uma excelente escola na região é a  All Good Surf, localizada dentro do Costeño Beach Hostel.

Entre as praias de Casagrande e Costeño Beach, existem alguns picos interessantes que só conhecem os locais. Ao que eles chamam de “el rio”, por estar justamente onde o Rio Mendihuaca desagua no mar, está um pico bastante frequentado por ter ondas para todos os gostos, organizadas e um visual de tirar o folêgo.

É aí que geralmente acontece as aulas de surf das escolas da região. Existe ainda o pico em frente a “Casa de Piedra” ou “Platanero” onde se costuma ter ondas maiores e com melhor formação, mas não indicado para iniciantes pela corrente forte e a difícil entrada.

 

Palomino

Surf em Palomino
Surf na Colômbia | Foto: Bruna Sanches.

Próximo a Santa Marta, na mesma estrada que liga ao Parque Tayrona, está Palomino, um povoado bastante simpático. Ali você encontra uma comunidade bastante unida e cheia de cultura em meio a natureza pela Sierra Nevada. Inclusive, há bons hotéis em Palomino.

Com boas ondas, entretanto requere mais atenção, por se apresentarem em um nível mais difícil. Uma escola de surf no local é a TIDE. Por falar nisso, conheça os melhores passeios perto de Santa Marta, na Colômbia.

 

Praias do Pacífico para surfar na Colômbia

Para quem já está há algum tempo no esporte e busca mais adrenalina, o ideal seria uma surftrip pela costa do pacífico colombiano. Com ondas maiores e mais estruturadas, é o local preferido de muitos surfistas de todo o país.

É também uma região com muita vida marinha. Você encontra muitas espécies de baleias, por exemplo, além de lindas paisagens. Ainda que possua pouca infraestrutura para atender aos turistas, quando comparada a costa caribenha e muitos lugares serem acessíveis somente por barco. Ainda sim, a viagem vale a pena.

Dica de viagem=> Melhor época para ir para a Colômbia

 

Nuquí

Integrante do departamento de Chocó, de todo o pacífico é com certeza o destino mais buscado pelos amantes do surf. Isso acontece até mesmo por uma questão de localização, uma vez que a maioria das praias para surfar se encontram próximas. Logo, é importante conferir os melhores hotéis em Nuquí para aproveitar mais o destino.

De qualquer forma, nas proximidades de Nuquí se concentram os melhores picos de todo o pacífico colombiano. As melhores praias são Pico de Loro (número 1 entre os surfistas), Juan Tonillo, El Terquito (boa para quem está aprendendo) e Pela-Pela.

   
   

Mas existem outras pequenas ilhas próximas e com uma natureza virgem que proporcionam ondas incríveis. A escola local (e também surfcamp) é a El Cantil Ecolodge. Foi o pessoal da escola que descobriu muitos dos picos de surf nessa região preservada e intocada. É reconhecida pelo National Geographic Traveler como o segundo melhor hotel verde da Colômbia.

 

Buenaventura

Surfr em Coaventura na Colômbia
Foto: Jimmy Suárez Campo, via Wikimedia Commons.

A partir do porto de Buenaventura, você consegue pegar um barco para chegar até Juancho e Ladrilleros, duas praias com boas ondas. Se preferir, você pode se hospedar em Buenaventura e fazer passeios de bate-volta.

Um local de muita paz e simplicidade, é perfeito também para relaxar e curtir um por do sol tranquilo após uma divertida sessão de surf.

Vantagens de contratar um seguro viagem + 5% de desconto »

 

Dicas de onde surfar na Colômbia

Dicas de onde surfar na Colômbia
Foto: Bruna Sanches.

É certo dizer que seja qual for a praia, o pico ou região que você decidir cair na água,  na Colômbia, você estará muito bem servido. Pode acreditar que vai viver experiências únicas em águas colombianas, com direito a muita natureza exuberante e uma cultura alegre contagiante.

As praias onde geralmente acontecem alguns torneios entres os locais são Puerto Colombia, Los Angeles e Ladrilleros, podendo se inscrever pessoas de qualquer idade e lugar.

Os melhores meses para uma surftrip dependerá bastante de qual zona preferir. Mas entre os meses de janeiro a abril quase sempre vai encontrar boas ondas em ambas as regiões. Porém, sempre bom dar uma checada nos boletins climáticos antes de viajar para não encontrar o mar flat quando chegar.

Espero que depois de todas essas dicas você tenha mudado de ideia. Afinal, em vez de ir pra muito longe atrás da onda da sua vida, você pode ir bem pertinho, desfrutar de uma maravilhosa trip pela terra dos nossos hermanos e remar em águas ainda pouco exploradas pela comunidade mundial de surfistas. Além de conhecer um pouco mais desse país tropical incrível. Para finalizar, veja esse vídeo sobre o mar do país, feito pelo site oficial de turismo da Colômbia:

Quem aí já surfou na Colômbia? Tem alguma dica para dar? Deixe nos comentários!

 

CATEGORIAS
ESCRITO POR

Bruna Sanches

ESCRITO POR

Bruna Sanches

Bruna Sanches, 20 anos, é estudante de cinema, surfista e fotógrafa amadora. Formada em Técnico de Nutrição e Dietética em São Paulo, aos 18 deixou sua cidade no interior e se dedicou a viver novas experiências, como morar em uma cabana de madeira na costa caribenha da Colômbia por 1 ano e passar outros 6 meses imersa na cultura chilena, onde de sua janela ela apreciava as Cordilheiras dos Andes. Apaixonada pela cultura latina, pela natureza e pelas artes, para ela, sair da zona de conforto, já virou rotina.

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *