Tudo sobre Cartagena das Índias: informações e dicas

por Eulalia Moreno

Tudo sobre Cartagena das Índias: informações e dicas

Cartagena das Índias, ou apenas Cartagena, é uma cidade na costa atlântica da Colômbia que, de vez em quando, surge no noticiário de política internacional por ter sediado a XXV Cúpula dos Países Ibero-Americanos ou o histórico processo de paz que pôs fim a 52 anos de guerra com as FARC e valeu ao presidente Juan Manuel Santos o recente Nobel da Paz.

Mas houve um Nobel antes dele associado a Cartagena. O renomado jornalista e escritor colombiano Gabriel García Márquez que, em 1982, ganhou o de Literatura.

Autor do clássico do gênero literário realismo-fantástico latino-americano “Cem Anos de Solidão”, Marques viveu durante muitos anos em Cartagena, sendo essa cidade a inspiração para dois de seus livros: “Ninguém Escreve ao Coronel”, de 1961 e “El Amor en los Tiempos del Cólera (O Amor nos Tempos do Cólera)”, de 1985.

A película homônima com Javier Bardem e a nossa Fernanda Montenegro foi inteiramente ali rodada.

Neste artigo, você terá mais informações sobre o turismo e um pouco de tudo sobre Cartagena!

Planeje sua viagem => Onde se hospedar em Cartagena

Qual é o melhor seguro viagem para Colômbia »

 

Dicas de Cartagena

Dicas de Cartagena, na Colômbia
A colorida Cartagena

Para os brasileiros ela é considerada a porta de entrada para o mar do Caribe pela América do Sul. Mas não se iluda: se vai a procura de praias paradisíacas e do cinematográfico mar do Caribe, não é em Cartagena que você encontrará. Mas Cartagena não são apenas praias ou um lugar para fazer um roteiro de Gabriel García Márquez!

A seguir, dou dicas para você que pensa desfrutar de 3 a 4 dias nessa fantástica cidade que foi declarada Patrimônio da Humanidade pela Unesco. As indicações que fazemos sobre preços são em dólares americanos.

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios em Cartagena »

 

Antes de ir para Cartagena

A febre amarela acontece em Cartagena. Previna-se tomando a vacina com uma antecedência mínima de 15 dias antes do seu embarque e levando o seu certificado internacional de vacinação contra febre amarela.

Para brasileiros não é necessário visto, apenas RG ou Passaporte válido. A Colômbia é dos países que não precisam de passaporte.

Leve dólares. Não pense trocar reais por pesos colombianos porque você sairá perdendo na conversão. Para mais informações sobre documentação, consulte a Embaixada da Colômbia no Brasil.

 

Quando ir para Cartagena

Quando viajar para Cartagena?

As temperaturas durante todo o ano oscilam entre 23° e 31º, umidade relativa do ar estável em 80%. Clima tipicamente tropical quente e a estações do ano variam apenas sobre a quantidade de chuva.

Quente e seca entre Dezembro e abril (no máximo 6 dias de chuva) e quente e úmida entre maio e novembro (no mínimo 90 dias de chuva).

O mês mais chuvoso é Outubro.

 

Como ir para Cartagena

Não há vôos diretos de nenhuma cidade brasileira para Cartagena, portanto escala obrigatória ou na capital do país, Bogotá, em Lima no Peru ou na cidade do Panamá com tempo total no ar e em terra de 7 horas.

Caso o seu espírito aventureiro esteja em alta e você queira viver a emoção que dois jornalistas da Rede Globo viveram recentemente (www.comosera.com) prepare-se para rodar.

Se partir de São Paulo, 7.305 quilômetros pela BR 174. Uma emoção que consumirá aproximadamente 99 horas dirigindo, mas que certamente será inesquecível. Se necessário veja como é alugar carro na Colômbia.

 

Onde ficar em Cartagena

Tudo sobre Cartagena
O Hotel Santa Clara Cartagena | Fonte: Divulgação.

Um táxi o levará do aeroporto ao centro histórico da cidade. De preferência, fique hospedado em algum hotel, hostel ou pousada do Centro Histórico, que é cercado por uma muralha com 13 quilómetros de extensão construída no século XVI para proteger a cidade de piratas e corsários.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na Colômbia. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

Sofitel Santa Clara, antigo convento de Freitas, é o melhor hotel de Cartagena. O Charleston Santa Teresa, igualmente de luxo fica num dos bairros mais animados, o Getsemaní, que também oferece opções bem em conta para hospedagem. Como também no moderno bairro de Bocagrande. Veja tudo sobre as melhores opções de hospedagem em Cartagena.

 

Como conhecer Cartagena

Informações sobre Cartagena das Índias
Muralhas e um tradicional “chiva” | Foto: Aline Schons.

O perímetro da muralha permite passeios a pé, de bicicleta ou românticos passeios noturnos de charretes que partem da Plaza del Coches.

Caminhar pelas “calles” é seguro, durante o dia ou durante a noite.  Não deixe de conferir o post sobre os atrativos turísticos de Cartagena.

As “chivas” são caminhões antigos, coloridos e sem janelas, adaptados para transportar turistas. Precários, tocando uma incessante “rumba”, são a marca registrada da cidade.

É uma boa opção para visitar monumentos extra muralhas como o Convento La Popa e o Castillo, principalmente considerando as poucas opções de transporte público.

Eles fazem city tours noturnos com visitas a destilarias de rum e casas de espetáculo onde se ouve e dança ao legítimo som da rumba caribenha.

 

Onde comer em Cartagena

Cartagena das Índias, na Colômbia
Palenquera e suas frutas | Foto: Aline Schons.

A gastronomia em Cartagena é bem temperada, uma mescla de culinária espanhola com toques africanos e indígenas.

Há várias “palenqueras” (vendedoras de frutas) com uma variedade de frutas coloridas e apetitosas em todas as ruas e praças.

Nas barracas da praça Simon Bolivar, comer “arepas”, uma espécie de pão de milho típico da Colômbia, pode ser uma experiência inesquecível.

Um dos restaurantes mais conhecidos do centro antigo é o El Santíssimo (Calle 38), que adiciona inspirações francesas a receitas locais.

Uma boa pedida é o “obatalá”, à base de ponta de anca (equivalente à picanha), servido com arroz de coco e bananas.

   

No charmoso Candé, a cozinha é 100% “cartagenera” e ideal para experimentar refeições tradicionais. No Club de Pesca dentro da Marina, peixes e frutos do mar, assim como no descolado Juan del Mar.

O São Pedro em frente a catedral San Pedro Claver, é muito diversificado. Na Plaza Fernandez de Madrid, há diversas opções, digamos, mais turísticas em bares e restaurantes.

 

O que é imperdível em Cartagena

Turismo em Cartagena
Cartagena é um dos principais destinos turísticos da Colômbia.

O imperdível é sempre muito relativo porque depende da expectativa de cada um. A principal entrada das muralhas é a Torre do Relógio e, sob um dos arcos, o Portal de los Dulces com a sua infinidade de doces.

A Plaza de la Aduana é a mais bonita de todas as praças de Cartagena. Ali se situa a prefeitura com uma grande estátua de Colombo ao centro.

Outra muito badalada, especialmente após o entardecer, é Santa Tereza. Já na Praça Bolívar, se encontra o Palácio da Inquisição – casarão do século XVIII que serviu de abrigo para a inquisição espanhola interrogar e torturar os hereges.

Do outro lado do quadrilátero fica a Catedral de Santa Catalina de Alexandria, um dos pontos turísticos mais visitados.

Começou a ser construída em 1575 e foi seriamente atingida pelos canhões de Sir Francis Drake, em 1586, quando ele invadiu e sitiou a cidade em troca de um enorme resgate em ouro.

San Pedro Claver veio da Espanha e foi sacerdote em Cartagena em 1616 onde por mais de 40 anos se dedicou a cuidar e defender os escravos que chegavam da África.

Foi o primeiro santo a ser canonizado nas Américas. O Museu San Pedro Claver exibe arte religiosa, cerâmicas pré-colombianas e peças afro-caribenhas.

A igreja foi construída na primeira metade do século XVIII. A praça é circundada por bares, restaurantes, joalherias e lojas de artesanato e tem algumas esculturas do artista Enrique Grau.

Outra construção da época colonial, o Convento Santa Cruz de la Popa está localizado no ponto mais alto de Cartagena, a 150 metros de altura.

O seu nome deve-se a aparência da montanha de um barco, ficando o Convento na sua parte traseira, a popa. Dali, é possível admirar, tirar e postar boas fotos – do panorama da cidade.

Dicas de turismo em Cartagena
Atração turística em Cartagena

Embora leve o nome de castelo, o Castillo San Felipe de Barajas, na verdade funcionava como uma fortaleza, no alto da colina de San Lazaro, para defender Cartagena de invasões feitas por terra, já que pelo mar, os corais evitavam a aproximação de inimigos.

Em visita não recomendada a claustrofóbicos, ficamos sabendo que os túneis foram construídos baixos para dificultar a locomoção dos ingleses, mais altos.

Essa é a maior construção feita pela Espanha em suas colônias. Depois de todas essas dicas, veja como montar um roteiro em Cartagena.

 

E as praias de Cartagena são uma “roubada”?

Não pense encontrar praias caribenhas cinematográficas em Cartagena, já que as melhores estão a curtos passeios de barco a uma das 27 ilhas que compõem o arquipélago Islas del Rosario. Veja nesse post quais as cidades mais belas da Colômbia. 

Aí sim você encontrará o mar, as águas claras e transparentes, as areias brancas e finas. Poderá contemplar a diversidade marinha com um snorkel e os que gostam de mais de ação, praticar diversas atividades aquáticas.

Os barcos partem do Muelle Turístico La Bodeguita a partir das 8h00. Se você tem problemas de enjoo espere pelos barcos grandes.

As lanchas chegam às ilhas em uma hora de viagem e em qualquer delas você pode escolher uma visita ao Oceanário, com show de golfinhos e tubarões ou mesmo brincar com os golfinhos dentro de uma área cercada, além de mergulho de snorkel ou com cilindro.

Não são aceitos cartões de crédito ou débito. Na volta, para se proteger do sol, embarque no lado direito do barco.

O Isla del Encanto é um hotel de excelente qualidade, piscina de água salgada, spa, massagem e oferece almoço estilo buffet muito bom e variado.

Isla del Sol, em Cartagena
Isla del Sol.

O hotel está localizado na Isla Barú, onde tabém fica a famosa Playa Blanca. São as únicas praias públicas das Islas del Rosario, acessíveis por carro o que as torna muito concorridas nos finais de semana.

A Isla del Sol e Isla Cocoliso oferecem poucas praias, e a Isla del Pirata nem areia tem.

 

   

O que comprar em Cartagena

O Las Bóvedas é um antigo armazém de munição e provisões da época colonial, depois tornou-se uma prisão e hoje é o local do mercado de lembranças. As suas antigas celas foram adaptadas como lojas de artesanato.

Muitas opções de “recuerdos”, desde as típicas bolsas Wayuu (tribo indígena), assim como as famosas esmeraldas da Colômbia.

Vale tentar negociar o preço dos produtos e não se entusiasme em comprar mercadorias de origem oriental, porque nos mercados do bairro de Bocagrande você, com certeza, encontrará mais barato.

Se pagar as suas compras com cartão de crédito, peça notas fiscais e poderá pedir o reembolso de 16% referente aos impostos pagos. Basta ir até as cabines do Tax Free no aeroporto.

 

Noite em Cartagena

Informações sobre Cartagena das Índias
Pôr do sol em Cartagena

Sobre um ponto da muralha está o Café del Mar no Baluarte de Santo Domingo, de onde se vislumbra um belíssimo pôr do sol. Importante chegar cedo, de preferência antes das 17h00. O bar funciona durante a noite.

Tome um rum da Destilaria Baluarte, o melhor rum de Cartagena. Outro ponto para assistir ao pôr do sol é o Mirante do Convento de la Popa, que permite uma vista de 360º de Cartagena.

A vida noturna em Cartagena tem várias opções, que passam desde os atuais eletrônicos, até a salsa e o “reggaeton”.

Nos arredores da Torre do Relógio, há várias casas noturnas que promovem festas nos terraços, propiciando uma vista incrível enquanto você aproveita a festa.

Como a maioria não cobra entrada, é possível ir a vários locais na mesma noite.

Há a Calle Media Luna, no bairro de Getsemaní, onde fica o conhecido Café Havana, local para ouvir salsa tocada ao vivo por uma banda.

Além dele, há outros bares e casas noturnas para todos os gostos – frequentados pelos moradores e especialmente pelos turistas.

Quem quiser apenas tomar um drinque, pode optar pelo El Coro, bar do hotel Sofitel Santa Clara (Calle del Torno 39-29).

Termine a noite de forma bem romântica tomando um Mojito na Bodeguita Del Medio na Plaza de Santo Domingo, com direito a serenata e tudo.

E ali em frente, a estátua de 650 quilos, a “Gorda Gertrudis”, obra de Fernando Botero que apresenta duas partes visivelmente desgastadas devido ao mito que diz que todo aquele que tocar as nádegas da escultura terá boa sorte, e se tocar os seios de Gertrudis terá um romance duradouro.

Outra lenda ainda diz que, para os homens, passar as mãos nas nádegas da estátua é garantia de virilidade. Não custa nada arriscar.

 

A fantástica Cartagena

Espero que informações repassadas nesse post tenham ajudado você a viajar para Cartagena com mais segurança.

Aproveite os dias na peróla colombiana e encante-se por todos os atrativos que a cidade pode oferecer. E não esqueça na fantástica Cartagena das Índias o impossível pode acontecer!

Veja mais sobre as belezas de Cartagena neste vídeo publicado pelo site oficial de turismo da Colômbia:

 

ESCRITO POR

Eulalia Moreno

ESCRITO POR

Eulalia Moreno

Eulalia Moreno, jornalista internacional e turista incidental, reside em São Paulo e aproveita as suas viagens profissionais para conhecer cantos e recantos das cidades que visita. Como escreveu o poeta, "os sonhos comandam a vida", e neste insensato mundo, viajar é preciso!

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *