Onde ficar em Santa Marta: 3 melhores bairros e dicas de hotéis

Onde ficar em Santa Marta: 3 melhores bairros e dicas de hotéis

Se está procurando onde ficar em Santa Marta, você chegou ao destino certo. Qual o melhor bairro para se hospedar e quais são os hotéis em Santa Marta, na Colômbia, que atendem bem o seu tipo de turismo?

Bom, são apenas algumas das questões que vou responder neste artigo. O caribe colombiano tem um espaço no meu coração e quando estive na região, tomar a decisão certa sobre qual são as melhores regiões para se hospedar foi um diferencial.

Sim, essa decisão pesou para que eu tivesse uma experiência maravilhosa no litoral. Afinal, um bom hotel em Santa Marta e próximo a todos os pontos turísticos imperdíveis é a meta de qualquer viajante pela América do Sul.

Santa Marta não tem diversos bairros para ficar como em algumas outras cidades colombianas, mas separei os três que costumam ser os mais procurados pelos viajantes e que rendem muitas fotos boas para suas redes sociais.

O mais interesse é que cada um deles tem características bem próprias. Depende de você escolher entre excelente infraestrutura, mais movimento ou mais tranquilidade.

Não tenho dúvidas que depois de ler esse post você saberá qual o melhor lugar onde ficar em Santa Marta, seja El Rodadero, Centro Histórico ou Taganga.

Planeje sua viagem => Melhores hotéis da Colômbia

Seguro viagem para Colômbia »

 

Onde ficar em Santa Marta

Definir a sua localização em Santa Marta, na Colômbia, vai dizer muito sobre suas preferências de viagem. As opções de hotel e a proximidade com outros pontos turísticos são decisivos na hora de escolher onde ficar em Santa Marta.

Confira todas as minhas dicas abaixo e os locais que são normalmente os mais procurados pelos viajantes:

  • Centro Histórico
  • El Rodadero
  • Taganga

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios em Santa Marta »

 

Melhores regiões de Santa Marta para turistas

El Rodadero

onde ficar em Santa Marta el rodadero
El Rodadero | Foto: Julieth Gómez Durán, via Wikimedia Commons.

O bairro El Rodadero é o queridinho dos turistas que procuram hotéis com boa infraestrutura, sendo assim uma ótima opção de onde ficar em Santa Marta. Tem mais números de estrelas e diversas opções, as acomodações da região são excelentes.

Todavia, por ser um bairro mais afastado do Centro Histórico ele é considerado mais valorizado, logo os hotéis tendem a ser mais caros.

Um ponto a se levar em consideração quando você estiver pesquisando sobre o El Rodadero é que ele está mais distante de pontos turísticos importantes para o turismo de Santa Marta, tal como o Parque Tayrona e a praia Taganga.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na Colômbia. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

Então, se preferir ficar nessa região e ainda assim quiser economizar com deslocamento, uma boa opção é alugar um carro na Colômbia. Se você estiver em família e procurar por conforto, essa é a melhor escolha.

Mesmo estando mais longe dos locais mais procurados pelo turismo, o bairro tem tudo que você vai precisar durante seus dias em Santa Marta.

A área conta com vários restaurantes, lojas, transporte público e agências de turismo para te ajudar a decidir entre alguns dos passeios mais incríveis da cidade.

hoteis em El Rodadero
Tamaca Beach Resort | Foto: Booking.

  • Tamaca Beach Resort Hotel by Sercotel Hotels – Além de ser “pé na areia” e com uma decoração moderna em estilo caribenho, o resort 4 estrelas conta com piscina, serviço de bar e vista para o mar de todos os quartos. O restaurante do hotel, Má Anasú, completa a experiência com especialidades regionais e bebidas que podem ser apreciadas no deck do jardim.
  • Del Mar Hotel – Está é uma indicação de hotel em Santa Marta com custo-benefício. A propriedade tem acomodações amplas, com TV, mesa de trabalho e amenidades de banho gratuitas. Próximo ao hotel os hóspedes podem desfrutar da praia El Rodadero. Outros pontos positivos para quem se hospeda é a recepção 24h e o café incluído na diária.
  • Calle 11 Hostel Rodadero – Agora, se seu estilo de viagem é mais mochileiro e econômico como o meu, recomendo o hostel. Ele é super completo com piscina e jardim, opções de quartos individuais ou compartilhados e uma churrasqueira na área externa. O Calle 11 ainda é ideal para fazer novas amizades já que apresenta um lounge com sinuca e bar. A praia mais próxima está a apenas 500 metros da propriedade.

Excursão => Passeio na praia de Playa Cristal em Santa Marta

 

Centro Histórico

onde ficar em Santa Marta Centro histórico
Centro Histórico | Foto: Felipe Restrepo Acosta, via Wikimedia Commons.

Uma região mais econômica de onde ficar em Santa Marta é o Centro Histórico. Mesmo não sendo uma área muito grande, o bairro conta com restaurantes, lojas e bons hotéis.

Os valores das diárias são mais convidativas, o que acaba deixando a região ainda mais movimentada pelo turismo.

   
   

Algumas das construções históricas que se mantém preservadas obviamente se encontram no bairro, mas a principal vantagem de se hospedar é estar mais próximo de pontos turísticos imperdíveis de Santa Marta: como o Parque Nacional Tayrona (somente 20 minutos de carro).

Além dos hotéis, é no centrinho da cidade litorânea que estão alguns outros locais bem interessantes de se conhecer. Vale a pena dar uma caminhada pelo arborizado e charmoso Parque de los Novios e a catedral de Santa Marta. A praia central também está localizada na região.

Apesar de não estar entre as mais bonitas da cidade, pode assistir o belíssimo pôr-do-sol da orla beira-mar. Durante os fins de tarde o lugar enche. Então, chegue cedo para garantir um espaço e não perder o anoitecer no caribe colombiano.

Outras boas opções para aproveitar a cidade de uma forma diferente é visitando os museus que estão no Centro Histórico como o Museu Antropológico e Etnológico, sobre os índios Tayrona e outros povos que habitam a região até hoje, e o querido Museu del Oro de Tayrona, que assim como em outras partes da Colômbia faz muito sucesso.

hoteis na colombia
Hotel Catedral Plaza | Foto: Booking.

  • Hotel Sierra Nevada – Se você é o tipo de viajante que busca hotéis em Santa Marta na Colômbia com excelente custo-benefício, o Sierra Nevada deve estar entre as suas opções. O hotel não é muito grande, mas oferece boas acomodações com banheiro privativo, recepção 24h, café da manhã incluso na diária e um restaurante. Os pontos de interesse próximo ao hotel são o  Museu do Ouro de Santa Marta, a Marina  e o Parque Simon Bolivar.
  • Hotel Catedral Plaza – Se estiver procurando uma opção mais luxuosa, ele vai te atender bem. Com uma das mais belas vistas de Santa Marta, o hotel tem piscina e terraço ao ar livre. Todos os amplos e modernos quartos contam com ar condicionado, TV e banheiro. O café da manhã está incluso na diária, mas não deixe de apreciar outros pratos finos oferecidos pelo restaurante. O visual para a Catedral de Santa Marta e um bom drink completam a experiência.
  • Fatima Hostel Santa Marta – É uma opção mais simples. Tem excelente local para socializar, a propriedade dispõe de banheira de hidromassagem, terraço, bar e café da manhã. Os quartos podem ser individuais ou em dormitório compartilhado. A principal vantagem de se hospedar no albergue é a possibilidade de conhecer gente nova e ainda por um preço que cabe no bolso.

Aproveite => Caminhada guiada em Cabo San Juan em Santa Marta

 

Taganga

onde ficar em Santa Marta taganga
Taganga | Foto: Henrr Pomares, via Wikimedia Commons.

Localizada a 5km de Santa Marta, Taganga é uma vila de pescadores com uma das praias mais bonitas da região caribenha da Colômbia.

Por ser uma área tranquila e menos movimentada, muitos turistas escolhem a vila como local de onde ficar em Santa Marta.

Principalmente os jovens aventureiros que gostam de camping. Quem se hospeda em Taganga pode frequentar duas praias.

Uma com o mesmo nome e que está entre as mais belas do país e a Playa Grande. Se quiser caminhar um pouco, é possível se encantar com algumas praias paradisíacas e praticamente desertas.

Apesar de receber turistas durante o ano todo e de todo o mundo, a antiga vila de pescadores tem somente 5 mil habitantes.

Entretanto, nem por isso ela deixa de ter um charmoso centrinho. Você não encontra baladas, mas pode curtir a brisa da noite em algum dos bons restaurantes, quiosques e bares a beira-mar.

Outro ponto que agrada o turismo é a proximidade com Santa Marta. Podemos dizer que é praticamente uma extensão da cidade.

Durante a alta temporada os ônibus costumam sair a cada 15 minutos para a cidade vizinha e custam menos de 2.000 pesos. Já se preferir pode pegar um táxi.

Quanto aos famosos passeios, como o Parque Nacional Tayrona, não precisa deixar de incluí-los na sua lista. Pelo contrário! Além das excursões e vans que levam até o local, uma opção diferente é aderir ao passeio de lancha até o parque.

hostel em santa marta
Hostel Nirvana Taganga | Foto: Booking.

   
   
  • Hostel Nirvana Taganga – Para os mochileiros de plantão, é um local bacana para se hospedar. Localizado a apenas 200 metros da praça principal, tem dormitórios compartilhados, recepção 24 horas, piscina, bar e Wi-Fi gratuito. Você pode relaxar ainda na área compartilhada e no salão de jogos. O café da manhã não está incluído na diária, mas pode ser adquirido na hora.
  • Hotel Bahia Taganga – Apesar de ser uma vila de pescadores, a praia de Taganga tem hospedagens mais sofisticadas. Localizado no alto de uma pedra, o luxuoso hotel conta com SPA, piscina panorâmica, buffet de café da manhã de frente para o mar, jardim e salão de jogos. É possível ainda solicitar serviço de quarto. A decoração do hotel é toda em estilo praiano e alguns quartos têm varanda com vista para o mar.
  • Casa Mandala Taganga – É uma opção entre o mais simples e o luxo, conta com boa localização, estacionamento, quartos individuais, banheiro privativo e jardim. Um diferencial do hotel é que suas acomodações são decoradas com material recicláveis. O Casa Mandala tem café incluído na diária e aceita pet.

Agendado => Mergulho em Santa Marta

 

Onde não ficar em Santa Marta?

 Diferente de algumas outras cidades, Santa Marta não tem um bairro específico que não seja recomendado para se hospedar.

De certa forma, a cidade é tranquila para os estrangeiros. A minha dica é procurar não se afastar das áreas com mais atrativos turísticos.

Afinal, nenhum turista quer ficar muito distante do que fazer em um destino ou depender somente de transporte porque ficou muito longe dos pontos mais procurados. Então, procure decidir entre um desses três bairros que citei.

 Saiba mais => O que fazer em Santa Marta

 

Dicas de onde ficar em Santa Marta

Decidir onde ficar em Santa Marta vai depender das suas preferências. As três regiões que apresentei neste artigo são as que mais atraem turistas durante o ano todo.

De fato, por apresentar uma melhor infraestrutura, os melhores hotéis em Santa Marta estão no El Rodadero. Todavia, do meu ponto de vista se hospedar no Centro Histórico é a melhor forma de curtir muito a sua viagem e ficar perto dos pontos mais procurados.

Já se a ideia for fugir de qualquer movimento e explorar áreas mais desertas, Taganga é o mais indicado. Todas as regiões têm suas vantagens e garanto que é praticamente impossível não amar Santa Marta!

Ficou com alguma dúvida sobre onde ficar em Santa Marta? Tem alguma dica? Deixe sua sugestão nos comentários abaixo.

Até + !!!

 

ESCRITO POR

Juliana Pina

ESCRITO POR

Juliana Pina

Juliana Pina, 21 anos, é mineira e recém graduada em jornalismo pela Universidade Federal de Viçosa. Apaixonada por viajar e aprender sobre diferentes culturas, gosta de escrever sobre suas experiências com sua mochila nas costas e boas companhias.

Organize sua viagem

10 dicas para você
planejar sua viagem

Separamos as principais ofertas dos nossos parceiros para você economizar.
Clique nos itens abaixo e confira:

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Quero Viajar Mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *