Pontos turísticos de Medellín: 9 atrações colombianas

Pontos turísticos de Medellín: 9 atrações colombianas

Seja em uma viagem curta ou de mais dias, visitar os principais pontos turísticos de Medellín é mais do que necessário.

A cidade é uma verdadeira aula de história e representa muito bem o orgulho dos colombianos quando se compara o passado violento com o atual título de cidade mais inovadora do mundo.

Por esse e tantos outros motivos é que a capital do departamento de Antioquia é uma parada obrigatória para quem visita a Colômbia.

Além de seus parques interativos, paisagens deslumbrantes, museus imperdíveis, a cidade tem ainda uma rica gastronomia que transmite a cultura e energia de um dos povos mais simpáticos do país.

Tem ainda a Pedra El Peñol, um dos lugares mais procurados pelo turismo da região. De fato, já deu para perceber que não faltam atrativos turísticos para surpreender os viajantes e fazer com que eles se apaixonem por Medellín. Sobretudo após o local deixar de ser perigoso par aos viajantes.

Portanto, para facilitar seu roteiro de um final de semana ou até mesmo de 7 dias, preparei uma lista dos atrativos turísticos que não podem ficar de fora do seu planejamento. Aproveite tudo viajando por Medellín, seja em mochilão ou não.

Planeje sua viagem => Hotéis em oferta em Medellín

Seguro viagem Colômbia »

 

Pontos turísticos de Medellín

Culturalmente, os turistas que escolhem Medellín no roteiro na Colômbia querem conhecer as inovações do Projeto Urbano da cidade, que transformou a forma com que ela é vista pelo mundo.

Sem dúvidas, essa união entre passado e presente é o que oferece diversas opções do que fazer por lá. Confira abaixo alguns dos principais pontos turísticos de Medellín.

  1. Plaza Botero
  2. Jardín Botánico
  3. Parque Explora
  4. Mercado Minorista e o Mercado Manila
  5. Pueblito Paisa
  6. Metrocable
  7. Parque de los Pies Descalzos e Parque Arví
  8. Comuna 13
  9. Pedral El Peñol

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios em Medellín »

 

O que fazer em Medellín

Plaza Botero

Medellín Plaza Botero
Plaza Botero tem obras do artista homônimo | Foto: SajoR, via Wikimedia Commons.

Como o próprio nome já dá a entender, essa é uma praça com dezenas de esculturas do artista colombiano Fernando Botero.

A vantagem de visitar a movimentada praça está nos vários lugares ao redor que podem ser incluídos no roteiro. Na lista estão o Museu de Antioquia e o Palácio da Cultura Rafael Uribe.

As obras expostas na praça foram parte da doação oferecida pelo próprio Botero ao governo de Medellín, sua cidade natal.

Lá estão 23 esculturas com suas representações obesas e com títulos bem simples, obedecendo o estilo do artista. Quem escolhe fazer um city tour em Medellín passa pela Plaza Botero.

Aventura em Medellín => Parapente nos Andes colombianos

 

Jardín Botánico

O que fazer em medellin
Jardín Botánico é um lugar lindo | Foto: George Donnelly, via Creative Commons.

Um dos maiores atrativos da cidade é também uma belíssima estrutura arquitetônica.

O Jardín Botánico tem um setor chamada de Orquideorama, na qual se encontram vários tipos de orquídea que exaltam a beleza do local.

O jardim conta ainda com lagos, ampla área verde, setores de estudo de espécies de borboleta e bons restaurantes.

Para chegar no Jardín Botánico, que é um dos principais pontos turísticos de Medellín, o viajante pode pegar o metrô até a estação Universidad.

Como ter? => Internet na Colômbia

 

Parque Explora

Pontos turísticos de Medellín
Parque se destaca na paisagem de Medellín | Foto: Averpues, via Wikimedia Commons.

Outro ponto turístico que mantém a linha mais natureza é o Parque Explora. O local funciona como um museu de ciências interativo que abriga o maior aquário de água doce da América do Sul.

Com muita tecnologia, brinquedos e experimentos científicos, o parque é perfeito para quem viaja com crianças e super interessante para os adultos que gostam de neurociência, física e áreas afins.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na Colômbia. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

O Explora está dividido em quatro grandes salões subdivididos em salas menores. Ao todo são mais de 300 atrações interativas, auditório 3D, estúdio de televisão, viveiro e aquário. A ideia do local foi inspirada no Exploratorium de São Francisco, nos Estados Unidos.

O Parque Explora está ao lado do Jardín Botánico e dá para aproveitar para conhecer os dois pontos turísticos de uma única vez.

 Coffee Tour => Degustação de cafés com almoço em Medellín

 

Mercado Minorista e o Mercado Manila

comer em medellin
Além de comer, tome um café nos mercado de Medellín.

É impossível viajar e não experimentar os pratos típicos de um país.

Com a deliciosa culinária colombiana, visitar o Mercado Minorista e o Mercado Manila é parada mais do que obrigatória para quem vai a Medellín. E falando na gastronomia local, aproveite para conhecer as comidas típicas da Colômbia.

No primeiro mercado, o viajante encontrará e poderá levar uma grande variedade de frutas do país, como granadillas, guanabana e chuvas.

Não perca a chance de provar o suco mais conhecido por lá: o jugo de lulo. Outra dica são os restaurantes disponíveis para alguma refeição ou apenas para um lanchinho.

Por falar em lanche, o Mercado Manila é recomendado para o viajante que quer experimentar salgados típicos e boas bebidas locais.

A região de Manila é agradável para um passeio no fim do dia e para tomar um café (outro produto de destaque no país).

Não deixe de comer a bandeja paisa, encontrada no país inteiro, mas típica da cidade.

Alguns passeios recomendados para conhecer as comidas típicas são a excursão gastronômica em Medellín e a excursão a pé pela cafeterias de Medellín.

 Diversão => Pub Crawl com bebidas em Medellín

 

   
   

Pueblito Paisa

roteiro em Medellín
Pueblito Paisa é um lugar encantador | Foto: Bertahan Luxing, via Creative Commons.

O Pueblito Paisa é ideal para o turista que se interessa pelo passado das cidades que visita. Diferente de outros municípios colombianos, a modernidade de Medellín afastou a herança dos casarios preservados.

Porém, o Pueblito Paisa é uma charmosa área construída com réplicas de como eram as vilas paisas no passado.

Além das casas típicas, também fazem parte da região um igrejinha e uma praça. O Pueblito está localizado no alto do Cerro Nutibara.

De lá ainda se tem uma bonita vista de Medellín. Os amantes de souvenir podem aproveitar para comprar algumas lembrancinhas do local. Para conhecer o local você pode fazer o tour essencial de Medellín.

Confira => Dicas para alugar carro para viajar

 

Metrocable

Metrocable Medellín
Metrocable é um dos meios de transporte | Foto: Jorge Gobbi, via Creative Commons.

Talvez o principal orgulho dos antioqueños seja o seu moderno sistema de transporte. Um exemplo disso é o metrocable.

O teleférico liga as comunidades de Medellín ao centro da cidade, dando a oportunidade de que ambos estejam próximos.

O metrocable tem duas linhas em Medellín. A que mais atrai o turismo é a conectada à estação de metrô Acevedo.

De lá suba até a estação Santo Domingo e pegue outro metrocable para o Parque Arví, outro ponto turístico da cidade. Conheça o local no passeio de teleférico e à Comuna 13 em Medellín.

Lembre-se que apesar de utilizado frequentemente pelos turistas que vão à cidade, o metrocable tem o propósito de ajudar os moradores.

Por isso, horários de picos estarão bastante cheios, já que muitas pessoas trabalham no centro e estão voltando para suas casas.

 

Parque de los Pies Descalzos e Parque Arví

cidades da colombia
Parque é um passeio diferente e muito legal | Foto: SajoR, via Wikimedia Commons.

Na cidade sobram opções de parques com áreas verdes e uma estrutura interessante. Mas, dois deles devem estar no seu roteiro pelos principais pontos turísticos de Medellín: Parque de los Pies Descalzos e Parque Arví.

O Parque de los Pies Descalzos é uma experiência totalmente diferente. Localizado no Centro, convida os visitantes a ficarem descalços e terem contato com os pés no solo.

A interatividade da praça foi criada pelas Empresas Públicas de Medellín e pensada a partir da ideia de reunir espaços recreativos em áreas comuns.

Logo na entrada uma placa reforça o nome do parque: é proibido entrar de sapatos. A iniciativa permite sentir tanto a água quanto a terra.

Na primeira, você será levado pelo monitor até piscinas exclusivas para receber uma massagem de jatos d’água no pé.

Já o contato com a terra pode ser feito por meio de uma caminhada sobre folhas secas em um labirinto de bambu ou passando pelas areias ou pedras para ativar a circulação. O Parque de los Pies Descalzos está na Carrera 52, 42-125 e tem a entrada gratuita.

Outro parque bastante procurado é o Parque Arví, um local ecológico que promove caminhadas guiadas. Você irá encontrar belas cachoeiras, espaços para piquenique e trilhas.

Difícil é imaginar que tudo isso está dentro de uma das maiores e mais movimentadas cidades do país.

E se você achou este ponto turístico de Medellín inusitado, confira também outras curiosidades da Colômbia.

Para chegar no Parque Arví o mais indicado é através do metrocable a partir da estação de metrô Acevedo. Outra maneira é ir de carro, mas com o metrocable o viajante tem a chance de fazer dois passeios em um.

 Tour privado => Excursão sobre Pablo Escobar em Medellín

 

Comuna 13

Comunas de Medellín
Estrutura e organização chamam a atenção | Foto: Nigel Burgher, via Creative Commons.

Dentre todas as 16 comunidades de Medellín, a Comuna 13 é a mais visitada.

O motivo é que além de ser muito bem organizada ela também conta com uma infraestrutura diferenciada. Um exemplo disso é que esta é a única comunidade do mundo com escada rolante para os moradores.

Desde 2002, quando ocorreu a pacificação da área, a Comuna 13 começou a ser frequentemente visitada por estrangeiros.

   
   

Apesar de existirem tours guiados, não é difícil encontrar quem resolve conhecer o local por conta própria. É que realmente a comunidade é bastante tranquila.

Uma outra maneira de caminhar pela área é com o free walking tour oferecido pelos próprios moradores da comuna.

Com certeza eles sabem como ninguém transmitir a verdadeira importância desta infraestrutura para os turistas que estão apenas visitando o local.

Outra característica que favorece o turismo é a quantidade de grafites coloridos espalhados pelo lugar. A arte está por toda parte na Comuna 13.

Inclusive, os amantes de fotografia podem se preparar. A vista de alguns pontos da comunidade é surpreendente.

Inclusive, há um tour Grafitti na Comuna 13 com guia local. Para chegar até a Comuna 13 é bem simples.

Basta descer na estação de metrô San Javier e pegar o ônibus 20 de Julio bem ao lado da estação. Alguns guias costumam encontrar seus grupos na estação.

Recomendo => Tour privado de inovação social em Medellín

 

Pedra El Peñol

Guatápe Colômbia
Pedra está há duas horas de Medellín | Foto: Dtarazona, via Wikimedia Commons.

Um dos pontos turísticos de Medellín mais procurados pelas pessoas que visitam a cidade na verdade está em seus arredores.

A Pedra El Peñol está na cidade de Guatapé, a aproximadamente 2 horas da capital de Antioquia, sendo um bate volta super simples de ser feito.

Não é à toa que o cartão-postal é um dos pontos mais visitados do país. Aliás, confira também quais são os principais pontos turísticos da Colômbia.

A enorme pedra está isolada em meio a uma paisagem de represas, possibilitando uma vista panorâmica incrível para quem sobe seus 659 degraus.

Apesar de cansativa, a infraestrutura da subida é bastante tranquila e tanto lá em baixo quanto lá em cima é possível encontrar restaurantes, banheiros, lojinhas de souvenirs e vendedores ambulantes. Para quem quiser ir além, outra dica é aproveitar para fazer um passeio de barco pela represa.

O tour tem duração de 1 hora e oferece ao turista uma outra visão da pedra. O passeio passa ainda por algumas casas de personalidades colombianas conhecidas, tal como a do jogador de futebol James Rodriguez. Mesmo com o grande movimento do turismo, os ingressos podem ser comprados já no local.

Partindo de Medellín os ônibus saem do terminal norte, próximo à estação de metrô Caribe. Outra opção é adquirir antecipadamente um tour guiado até a Pedra.

Se estiver com tempo sobrando vale a pena conhecer a charmosa e colorida cidade de Guatapé. Aproveite a excursão de um dia em Guatapé com Piedra del Peñol.

Divertido => Tour de bicicleta elétrica em Medellín

 

Dicas dos pontos turísticos de Medellín

Um turista em Medellín tem infinitas possibilidades de montar um bom roteiro. A vantagem da cidade é que existem opções para todos os gostos e idades, e muitas delas acabam sendo gratuitas ou com preço bem acessível. Consulte todos os preços dos passeios em Medellín aqui.

Independente da quantidade de dias que ficará na cidade, a capital do departamento de Antioquia é uma experiência histórica e cultural que não pode ficar de fora da sua viagem pela Colômbia.

Agora que você conhece os principais pontos turísticos de Medellín, comente abaixo qual foi o que você ficou com mais vontade de visitar.

 

ESCRITO POR

Juliana Pina

ESCRITO POR

Juliana Pina

Juliana Pina, 21 anos, é mineira e recém graduada em jornalismo pela Universidade Federal de Viçosa. Apaixonada por viajar e aprender sobre diferentes culturas, gosta de escrever sobre suas experiências com sua mochila nas costas e boas companhias.

Organize sua viagem

10 dicas para você
planejar sua viagem

Separamos as principais ofertas dos nossos parceiros para você economizar.
Clique nos itens abaixo e confira:

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *