Roteiro em Medellín: o que fazer em 3 dias de viagem

Roteiro em Medellín: o que fazer em 3 dias de viagem

Montar um roteiro em Medellín é uma daquelas coisas que todo mundo deveria fazer pelo menos uma vez na vida. Por experiência própria, posso dizer que foi uma das viagens mais legais que já fiz.

E se você está procurando exatamente por turismo nesta cidade da Colômbia, veio ao lugar certo. Neste artigo, vou mostrar como montar um roteiro do que fazer em até 3 dias de viagem por Medellín; sem deixar de fora os passeios guiados mais famosos e procurados por quem vai ao destino.

Inclusive, são várias as vantagens de visitar a cidade. Além de ter programações para todos os perfis de viajante, Medellín possuí um transporte que favorece os deslocamentos, ampla rede hoteleira, um preço que ajuda na hora de economizar e até lugares incríveis nos arredores. Enfim, é uma ótima dica de viagem na América do Sul.

Com tantos pontos positivos, é importante montar um roteiro que te permita aproveitar todos os passeios e conhecer os pontos turísticos; entre as paradas obrigatórias estão: Guatapé e Piedra el Peñol, Comuna 13, Pueblito Paisa, diversos museus e, claro, a badalada vida noturna de Medellín. 

Continue a leitura e confira sugestões de roteiro de 1 a 3 dias em Medellín para aproveitar o melhor da cidade.

Planeje sua viagem => Onde ficar em Medellín

Seguro viagem Colômbia »

 

Como montar um roteiro em Medellín?

transporte em medellin
Metrô em Medellín pode te ajudar muito | Foto: Iván Erre Jota, via Wikimedia Commons.

Um roteiro de 3 dias em Medellín é bastante comum entre os viajantes que escolhem ficar por um final de semana na cidade. Como toda viagem, se programar com antecedência e fazer uma boa pesquisa dos lugares que valem a pena são passos fundamentais.

Neste caso o difícil mesmo é encontrar os passeios que não valem a pena, principalmente por conta dos principais pontos turísticos de Medellín.

A cidade tem lugares para visitar para até mesmo meses de viagem, mas é possível montar um bom roteiro desde o primeiro dia de visita.

A dica principal é escolher entre os melhores bairros e ficar próximo das atrações mais procuradas pelo turismo; do contrário irá gastar um pouco mais com o transporte em Medellín.

Alguns pontos turísticos exigem transporte público para chegar independente da localização. Como é o caso da Comuna 13, que para chegar até uma das comunidades que é orgulho do povo paisa é necessário fazer uma integração com o metrocable. Porém, com a eficiência do transporte, é super simples fazer esse deslocamento.

Se você se pergunta quando ir para a Colômbia, saiba que outra vantagem de Medellín é quanto ao clima; não faz tanto frio quanto em Bogotá, pois a altitude é bem mais baixa. Então, procure usar roupas leves e tênis para caminhar pelos parques, bairros e museus. Durante a noite, os paisas não esbanjam glamour no vestuário para curtir a vida noturna.

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios em Medellín » 

 

Roteiro de 1 dia em Medellín

 

roteiro a pé em medellin
Procure andar bastante pelas ruas para conhecer Medellín.

No seu primeiro dia em Medellín, a dica é explorar o máximo que puder a pé; assim, terá uma noção de como é a cidade e já ter uma direção de onde são os pontos principais.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na Colômbia. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

Fazer um tour privado em Medellín é uma sugestão interessante. Um bom roteiro para o primeiro dia incluiria a Plaza Botero, o Museo Antioquia, o Museu de Arte Moderna, o Jardín Botânico, o Parque Explora e o Parque de los Deseos.

Além de ser uma rota mais tranquila, a vantagem de visitar todos esses pontos turísticos de uma vez é que muitos deles estão bem próximos; ou seja, com uma pouca caminhada já dá pra chegar em um outro local. Descubra como chegar em Medellín.

Comece pela Plaza Botero e aprecie as esculturas criativas do artista Fernando Botero; as obras foram doadas por ele mesmo à prefeitura de Medellín e expressam sua identidade inconfundível: as representações obesas. Todas elas estão expostas ao ar livre no centro da cidade e atraem a atenção até mesmo dos próprios moradores.

melhores museus em medellin
Museu de Antióquia é o mais importante | Foto: Juancllinasl, via Wikimedia Commons.

Bem atrás da praça está o Museo de Antioquia, um espaço que guarda uma ampla coleção do artista Pedro Nel Gómez. Esse foi o primeiro museu do estado e o segundo da Colômbia, por isso, é tão importante para o país; visitantes estrangeiros pagam 18.000 COP (R$ 22,70) para entrar e visitar a área.

Ainda pelo caminho está outro museu que é muito procurado pelos turistas.

O Museo de Arte Moderno chama a atenção logo de cara pela construção imponente e de bom gosto arquitetônico; o visitante encontra exposições, um acervo imperdível e um terraço para curtir uma vista da cidade. O ingresso é mais em conta do que o anterior, custando somente 12.000 COP (R$ 15,13).

Continuando o dia pelo centro, vale a pena incluir alguns lugares gratuitos muito conhecidos.

O primeiro deles é o Jardín Botânico, que conta com um espaço chamado Orquideorama; ele mescla aromas e cores que fazem do ambiente um dos mais agradáveis da cidade. Além da preservação a natureza, o local também é um importante centro de pesquisa do país. Bem ao lado do jardim está a Universidade de Antioquia.

o que fazer em medellin
Estádio Atanasio Girardot | Foto: Juan Felipe Villegas, via Wikimedia Commons.

Outro destino ao lado do Jardín Botânico é o também gratuito Parque de los Deseos, que tem como objetivo permitir um contato entre a arte e o visitante. Por isso, aos finais de semana acontecem sessões de cinema no grande espaço público.

   
   

Entre o Jardín e o Parque está o Parque Explora, considerado um museu de ciências interativo, ele abriga o maior aquário de água doce da América do Sul e merece uma visita. Diferentemente dos seus vizinhos, ele não é gratuito.

São diversas dicas de lugares interessantes para conhecer logo no seu primeiro dia de turismo em Medellín. Considerando que todos esses pontos turísticos valem mais do que um dia, você pode adaptar o seu roteiro de acordo com os seus gostos.

Os amantes de futebol, por exemplo, podem ainda incluir o Atanasio Girardot. É uma experiência bem legal ir assistir a uma jogo do Atlético Nacional ou do Independiente Medellín, pois o metrô te deixa na frente do estádio e a torcida costuma chegar bem cedo; afinal o complexo é como se fosse um parque e a avenida próxima é repleta de barzinhos, onde é possível curtir a noite em Medellín.

Delícia => Degustação de cafés com almoço em Medellín

 

Roteiro de 2 dias em Medellín

roteiro colombia medellin
Museo el Castillo em Medellín | Foto: Weimargomez, via Wikimedia Commons.

No seu segundo dia de roteiro por Medellín, você pode conhecer alguns bairros principais como o El Poblado, caso esteja hospedado nele aproveite para visitar o Parque Arvi, suba de metrocable até a Comuna 13 e finalize curtindo o agito da vida noturna pelo Parque Lleras.

Ainda na sua caminhada pelo bairro, admire as ruas de um dos melhores bairros da cidade para ficar; inclua no seu roteiro o Museo el Castillo, o Parque El Poblado e faça uma pausa para almoço em algumas das várias opções de restaurantes em Medellín.

Já na estação de metrô do bairro, pegue um metrô integrado com o metrocable e faça duas paradas: uma no Parque Arvi e outra na Comuna 13. No primeiro está uma das reservas naturais mais belas de Medellín; o que mais chama a atenção de quem passa pelo local é a sensação de respirar ar puro no meio de uma cidade tão movimentada.

Os interessados em esportes radicais, trilhas e circuitos vão se sentir em casa.  As cachoeiras e quedas d’água ajudam a completar a paisagem. Para tirar fotos desses lugares lindos e postas rapidamente, saiba como ter internet na Colômbia.

grafites medellin
Região da Comuna 13 está repleta de grafites incríveis.

Outra opção interessante de curtir mais um pouco do metrocable é visitar a Comuna 13. O que já foi uma das mais perigosas comunidades da Colômbia, hoje é sinônimo de inovação; com uma escada rolante na entrada e muros grafitados a comuna é um lugar imperdível para entender toda a importância da reestruturação que a cidade passou após o fim do cartel de Pablo Escobar.

Vale muito a pena fazer um tour guiado pelos grafites em Medellín, até porque este passeio inclí o bilhete de metrô, água e lanches para os participantes; além do guia te fará conhecer as paredes grafitadas e ter um dia de local na cidade.

Ao final desse dia, retorne ao bairro El Poblado e desfrute de uma noite animada pelas melhores boates e bares do Parque Lleras. A diversidade musical e cultural ajudam a completar um dia ideal em um roteiro de 3 dias por Medellín.

Prático => Aluguel de carro na Colômbia 

 

Roteiro de 3 dias em Medellín

roteiro 3 dias em medellin
Pueblito Paisa em Medellín | Foto: Petruss, via Wikimedia Commons.

No seu terceiro e último dia por Medellín, vale a pena se deixar levar por um pouco da história do povo paisa; aproveite-o para visitar dois pontos que são paradas obrigatórias por quem está na cidade: o Pueblito Paisa e o município de Guatapé.

Para facilitar seu planejamento, descubra quanto custa viajar para Medellín.

O primeiro está localizado em Medellín mesmo, mais precisamente no Cerro Nutibara. Trata-se de uma réplica de como era um povoado em Antioquia no século XX.

Desde as construções até os mínimos detalhes nas varandas das casas foram pensados para deixar viva a tradição da população daquela época; o local conta ainda com restaurantes e lojinhas de souvenir bastante atrativas, ideais para compras em Medellín.

   
   

Além de apreciar o pueblito, o turista pode visitar o mirante ao lado e ter uma das vistas mais belas da cidade do alto do Cerro Nutibara. São três opções para subir até o morro: chamar um táxi/uber, pegar uma van na parte baixa ou subir por uma escada; recomendo este último para os mais aventureiros e com fôlego.

guatape colombia
Guatapé fica a 81 km de Medellín e é uma das mais belas cidades da Colômbia.

E por falar nisso, a sua última parada no roteiro de 3 dias pela capital antioqueña é em um município bastante charmoso. A colorida e tranquila Guatapé tem um centrinho com construções que é o ponto forte do local. Conheça outras cidades perto de Medellín que valem a pena a visita.

Os desenhos e pinturas na parte inferior das fachadas ajudam a compor o título de “Pueblo de Zócalos” que a cidade recebeu. Além disso, o calçadão com suas opções de restaurantes recarregam as energias para a principal atração do município: a Pedra el Peñol.

Ir até um dos principais cartões-postais do país é para fechar o seu roteiro de 3 dias por Medellín com chave de ouro. Para chegar a uma das melhores vistas panorâmicas de toda a Colômbia é preciso subir 740 graus, mas garanto que valem muito a pena!

Você poderá pegar um mototáxi, uma van, ir a pé ou adquirir um tour em Guatapé e Piedra del Peñol com passeio de barco.

Logo na entrada da pedra também é possível adquirir o ingresso; tanto lá em cima quanto lá embaixo, você encontra restaurantes, lanchonetes e lojas de lembrancinhas.

Se estiver com tempo sobrando, finalize seu roteiro pelo local com um passeio de barco pela represa e tenha uma vista diferenciada da pedra.

Imperdível => Tour Pablo Escobar em Medellín

 

Saiba montar um roteiro em Medellín

Planejamento é tudo e eu não me canso de dizer isso por aqui. A principal razão para ser tão fundamental é porque só com ele você vai conseguir montar um roteiro que contemple os principais pontos turísticos de Medellín.

A cidade é inovadora, moderna e cheia de lugares incríveis para visitar. Por isso, programe cada transporte, passeio e ingressos para que na sua viagem de 3 dias não falte nada! Aliás, permita que Medellín deixe um gostinho para voltar.

Recomendo o artigo passeios em Medellín, que mostra quais os tours guiados mais badalados e procurados pelos turistas. Certamente com eles a viagem fica completa!

A energia contemporânea unida à simpatia dos moradores deixam saudades a quem visita Medellín.

E você, pretende fazer um roteiro em Medellín de quantos dias? Já esteve na cidade e tem alguma dica para compartilhar? Deixe sua resposta nos comentários!

 

ESCRITO POR

Juliana Pina

ESCRITO POR

Juliana Pina

Juliana Pina, 21 anos, é mineira e recém graduada em jornalismo pela Universidade Federal de Viçosa. Apaixonada por viajar e aprender sobre diferentes culturas, gosta de escrever sobre suas experiências com sua mochila nas costas e boas companhias.

Organize sua viagem

10 dicas para você
planejar sua viagem

Separamos as principais ofertas dos nossos parceiros para você economizar.
Clique nos itens abaixo e confira:

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *