Curiosidades da Colômbia: cultura, história e fatos interessantes

Curiosidades da Colômbia: cultura, história e fatos interessantes

Conhecendo as curiosidades da Colômbia você vai se apaixonar por esse país rico em história e cultura. São muitos costumes diferentes dos brasileiros, personalidades importantes para a música, literatura, uma história interessante e muitas paisagens belíssimas.

Além disso, estar por dentro da cultura do seu próximo destino é fundamental para aproveitar cada minuto da viagem. E, não é segredo para ninguém que a c é um país encantador.

Terceiro mais populoso da América Latina, o país vem desenvolvendo o seu turismo cada vez mais. Também com destinos maravilhosos como Bogotá, Cartagena das Índias, Cali, Medellín, entre outros, tem mesmo que receber muitos visitantes.

Pensando que a Colômbia pode ser seu próximo destino imperdível, preparei este post com as principais curiosidades e fatos interessantes sobre a Colômbia, nosso vizinho da a. Não tenho dúvidas que depois de ler este artigo com curiosidades que contam a história da Colômbia, você vai querer embarcar para o país no primeiro voo.

Planeje sua viagem => Melhores hotéis na Colômbia

Seguro viagem América do Sul »

 

Curiosidades da Colômbia

Bandeira

Curiosidades da Colombia
Bandeira da Colômbia em Cartagena.

A lista de curiosidades da Colômbia começam na bandeira do país, que tem as cores amarela, azul e vermelha. Segundo a história, o vermelho simboliza o sangue dos colombianos que lutaram pela liberdade do território durante o processo de independência.

A cor amarela, tem a ver com toda a riqueza encontrada no país. Já o azul representa a água dos mares que banham a Colômbia. Essa bandeira foi adotada em 1861 – muitos anos após a independência colombiana, declarada em 1.810, mas só reconhecida em 1.819.

As três cores da bandeira já são conhecidas por outros países latinos. O Equador e a Venezuela também usam os mesmos tons, mas alguns detalhes as tornam diferentes.

A colombiana tem suas listras na horizontal e um espaço maior cedido à cor amarela. Não são usados nenhum símbolo ou escudo nela. O Equador tem as listras parecidas, mas com escudo, e a Venezuela tem as listras do mesmo tamanho e estrelas.

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios na Colômbia »

 

Pablo Escobar

fatos interessantes da Colômbia
Casa e avião de Pablo Escobar | Foto:XalD, via Wikimedia Commons.

Talvez um dos nomes mais falados em todo o mundo, Pablo Emílio Escobar Gaviria foi um dos maiores narcotraficantes da história. Por isso, claro, ele está na lista de curiosidades da Colômbia.

Nos anos de 1990, Pablo Escobar entrou para a lista dos homens mais ricos do globo. Era ele o responsável por chefiar o Cartel de Medellín, lucrando milhões de dólares com a venda de cocaína. Don Pablito era visto como um Robin Hood por alguns colombianos.

Enquanto passava uma imagem de ajudar a população mais pobre e comunidades colombianas, ele cometia suas ações ilegais. Por isso, recebeu apoio de algumas pessoas  da cidade e foi acobertado por muito tempo.

Durante anos, Pablo Escobar organizou o tráfico internacional de drogas em países importantes, como os Estados Unidos. A guerra contra o narcotraficante acabou após um planejamento da equipe de segurança colombiana em conjunto com a americana.

Em 1993, Escobar foi encontrado em um bairro de Medellín onde foi morto. Por causa da fama do traficante, a Colômbia ficou conhecida como um lugar perigoso. Porém, o país se reconstruiu e se tornou um exemplo para outras nações.

Um dos fatos interessantes da Colômbia é que a cidade Medellín passou de um lugar muito perigoso para uma cidade-modelo contra o crime. Com essa mudança, o turismo se tornou viável e  vem aumentado a cada ano nas várias regiões do país.

Veja => Tour Pablo Escobar em Medellín

 

Reggaeton colombiano

Festas na Colômbia
J.Balvin, cantor de reggeaton | Foto: festivaldevinachile, via Wikimedia Commons.

Não é de hoje que a Colômbia se tornou famosa pela sua música. Graças à nomes como Shakira, o país alavancou sucessos internacionais. Um dos ritmos mais populares por lá é o reggaeton.

Ele é ouvido em todos os lugares: ruas, lojas, bares, boates, praias. Atualmente dois dos maiores cantores de reggaeton no país são Ozuna e J. Balvin. Inclusive, tem tour para provar cervejas artesanais em Bogotá ao som de muito reggaeton.

Suas músicas fazem tanto sucesso pela Colômbia que já podem ser escutadas em vários outros países do mundo, principalmente outros latinos e alguns europeus.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na Colômbia. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

O gênero musical teve origem no Panamá por volta dos anos 1980 e logo se espalhou por outros países de língua espanhola no continente americano.

Na Colômbia, o reggaeton normalmente é dançado junto, mas essa regra não é obrigatória e muitas pessoas apenas se divertem cantando os sucessos pelas noites do país. Ah, e também tem a salsa! O ritmo mais latino de todos. Para isso, você pode agendar uma noite de salsa em Bogotá.

Imperdível => Excursão para a Catedral de Sal em Bogotá

 

Café

Gastronomia da Colombia
Café colombiano é famoso no mundo todo.

Um dos fatos interessantes da Colômbia é que é um dos países do mundo com maior produção cafeeira. Dos 32 departamentos (nome dado lá aos estados) no país, 20 são produtores de café. Esse produto faz parte até de um tour guiado a uma fazenda de café em Bogotá.

Graças a todo investimento, o café colombiano tem um sabor diferenciado e reúne uma série de boas marcas que disputam para saber qual é a melhor.

No país, o café é consumido em vários locais e momentos do dia. Ver carrinho de rua vendendo o produto é algo bem rotineiro.

Nas filas dos cinemas eles também são encontrados, no combo pipoca e café gelado. Se quiser comprar o seu, chegue com antecedência ao shopping, as filas não costumam ser muito pequenas.

O amor pelo café levou os colombianos além. Não é difícil achar balas com o sabor da iguaria espalhadas pelas ruas e prateleiras dos supermercados. Por isso, elas se tornaram um ótimo souvenir para quem quer trazer da viagem um gostinho do país.

Uma curiosidade da Colômbia é que muitos dos produtos artesanais comercializados no país remetem ao café.

Interessante => Coffee tour em Cali

 

   
   

Bebidas alcoólicas nas ruas

dicas da Colômbia
Beba somente em lugares fechados, na rua é proibido.

Saber sobre as regras de um país é fundamental para evitar problemas durante a viagem. Uma lei curiosa e bem diferente do que estamos acostumados no Brasil, é que na Colômbia é proibido beber nas ruas.

Presente no Código Nacional de Policía y Convivencia para Vivir en Paz, a infração é a que mais gera multa em todo o país. Por mais que você encontre pessoas fazendo isso, não faça!

As chances de você ser barrado pelos policiais é enorme. Em cidades como Bogotá a presença de policiais fazendo ronda próximo à ruas de boates e bares é ainda maior.

Para evitar uma multa e ter uma dor de cabeça na viagem, consuma bebidas alcoólicas somente dentro de estabelecimentos.

Veja => City tour em Cali

 

Gabriel García Márquez

Conhecido mundialmente na literatura, Gabriel García Márquez também foi jornalista, ativista e político na Colômbia. Márquez faleceu em 2014 aos 87 anos deixando um legado com mais de 40 milhões cópias de livros vendidos em 36 idiomas.

Gabo, como era chamado, nasceu na cidade de Aracataca na Colômbia e começou sua carreira no jornalismo por volta de 1949. Somente nos anos 1960, sua carreira como escritor deslanchou. Uma de suas obras mais conhecidas até os dias de hoje é Cem Anos de Solidão.

Sua importância na Colômbia é tão grande que se tornou uma referência para os mais jovens. Em 1982 ele recebeu o Nobel da Literatura. E, no bairro Candelaria em Bogotá, Márquez cedeu seu nome a uma elegante livraria.

O Centro Cultural Gabriel García Márquez conta ainda com uma cafeteria e uma bela vista da região. O lugar é ideal para uma pausa e fazer uma boa leitura na movimentada capital. Por tudo isso, Gabo não ia ficar de fora da lista de curiosidades da Colômbia.

Opção => Excursão gastronômica em Bogotá

 

Variedade de clima

Melhor época para o Caribe Colombiano
Colômbia tem vários climas diferentes.

Quem viaja ao país se surpreende com a variedade de clima, sendo esta uma das curiosidades da Colômbia. São picos nevados, vulcões, praias e ilhas caribenhas e até florestas. Uma das influências principais é a altitude.

A capital Bogotá está a 2.640 metros de altitude e é cercada pela Cordilheira dos Andes. Seu clima é totalmente diferente do litoral onde está localizado Cartagena, por exemplo. Aproveite para descobrir o que fazer em Cartagena.

Inclusive, é próximo à cidade banhada pelo mar do Caribe que está um dos pontos turísticos mais procurados: um vulcão para banho de lama.

Veja mais sobre:

Prático => Ônibus turístico em Cartagena

 

Carnaval

Festas em Barranquilla
Carnaval na Colômbia | Foto: Etienne Le Cocq, via Wikimedia Commons.

Engana-se quem pensa que só o Brasil tem Carnaval, a festa está entre as curiosidades da Colômbia. No país, a festividade também acontece e é tão animada quanto por aqui.

Mas se você quiser ir ao país para curtir o agito, anote aí: o Carnaval só é celebrado em alguns departamentos. A festa de Barranquilla é a mais badalada.

A cidade onde nasceu a cantora Shakira fica lotada de colombianos e estrangeiros . Inclusive, já recebeu o título da Unesco de Patrimônio Oral e Imaterial da Humanidade. No Carnaval, Barranquilla promove diversos shows de cantores famosos no país.

Por ser muito procurado, essa época torna os destinos mais caros. A dica é programar sua viagem com bastante antecedência para curtir o Carnaval colombiano sem gastar muito. Outros lugares com importantes carnavais na Colômbia são: San Juan de Pasto, Cali, Putumayo e Riosucio.

Dica => Excursão para Guatapé saindo de Medellín

   
   

 

Amazônia

Passeios na Colombia
Amazônia está na Colômbia, Brasil, e mais | Foto: Neil Palmer, via Wikimedia Commons.

Muitos não sabem, mas a Colômbia também tem uma região Amazônica no seu território. No total são 42% de floresta no país.

Uma parte da Amazônia colombiana faz fronteira com o Brasil e a Venezuela e a outra com a Cordilheira dos Andes dentro do próprio país. Com diversos parques, bacias hidrográficas e rica flora, o local é bastante procurado pelo turismo.

Mesmo sendo a área menos populosa do país, apenas 3% do total de habitantes da Colômbia moram na região, quem quer se aventurar pela Amazônia do lado colombiano deve ir até a cidade de Letícia, capital do departamento chamado Amazonas.

Caribe colombiano => O que fazer em Santa Marta

 

Feriados

Passeios em Cali
Festival da Salsa em Cali | Foto: Hectorangelazul, via Wikimedia Commons.

Essa, entre as curiosidades da Colômbia é, na verdade, uma dica importante para quem está planejando uma viagem à Colômbia.

Afinal, feriados podem tanto atrapalhar quanto beneficiar seu roteiro de viagem. Por isso, conheça os feriados na Colômbia.

As leis colombianas tentam evitar feriados durante a semana. Assim, todos são remanejados para sexta-feira ou segunda-feira. Como toda regra tem exceção, as medidas não valem para o Natal e o Ano Novo. Essas datas sempre serão comemoradas nos dias que caírem.

 Luxo => Passeio de helicóptero em Bogotá

 

Dicas e curiosidades da Colômbia

Um dos principais benefícios de viajar é estar em contato com uma nova cultura. No caso da Colômbia, o país tem uma cultura riquíssima e um povo extremamente receptivo, festeiro e alegre, que até se parecem com os brasileiros.

Por isso, vale muito a pena conhecer os fatos interessantes da Colômbia. Afinal, um bom viajante deve se informar sobre tudo do destino antes mesmo de embarcar.

Além do turismo, ficar por dentro das curiosidades e da cultura da Colômbia (e também das curiosidades de Bogotá) é uma maneira de se organizar melhor, evitar lugares lotados ou fechados e até economizar.

Vale a pena se aventurar e aprender com a história e os hábitos da população colombiana. Agora que você já sabe tudo da Colômbia nada melhor do que ir conhecer o país de perto!

E antes de embarcar nessa aventura, saiba mais sobre a exuberante Amazônia, nesse vídeo produzido pelo site oficial de turismo da Colômbia:

Você está com planos de viajar para a Colômbia? Então, tire suas dúvidas nos comentários abaixo.

Até + !!!

 

CATEGORIAS
ESCRITO POR

Juliana Pina

ESCRITO POR

Juliana Pina

Juliana Pina, 21 anos, é mineira e recém graduada em jornalismo pela Universidade Federal de Viçosa. Apaixonada por viajar e aprender sobre diferentes culturas, gosta de escrever sobre suas experiências com sua mochila nas costas e boas companhias.

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *