Lugares para viajar em SP: 15 destinos que você precisa conhecer

por Miguel Paco

Lugares para viajar em SP: 15 destinos que você precisa conhecer

Os melhores lugares para viajar em SP podem te encantar de várias formas, afinal São Paulo conta com cidades turísticas que contemplam os amantes de praia, montanhas, contato com a natureza, destinos culturais, esportes radicais e, claro, umas gastronomia fabulosa.

Como se trata de um estado com 645 municípios, São Paulo conta com uma rica diversidade entre eles, pois tem um extenso litoral, serras e formações rochosas com cenários deslumbrantes.

Paulista que sou, tive o prazer de conhecer as principais cidades para viajar em SP – algumas delas várias vezes – e posso te garantir que vale a pena planejar uma viagem para desfrutar, por exemplo, um inverno em Campos do Jordão ou um verão nas praias do Litoral Norte.

Para te ajudar no seu planejamento, trago neste artigo os lugares para viajar em SP em casal, em uma cidade do interior, no inverno e na praia, com dicas de hotéis em cada um deles; dessa forma é possível escolher um destino para passar um final de semana agradável ou até mesmo curtir férias inesquecíveis em lugares baratos para viajar.

Aproveite estas dicas e boa viagem!

Planeje sua viagem => Hotéis em Oferta em São Paulo

Seguro viagem para viajar no Brasil »

 

Turismo em São Paulo

*Vídeo oficial da Secretaria de Turismo do estado de São Paulo.

Para decidir onde fazer turismo em São Paulo, é preciso definir qual o tipo de viagem que você deseja fazer e também o que mais gosta de aproveitar em um destino.

Por exemplo, se você busca por praias diferenciadas e mais isoladas, escolha as cidades de Ilhabela e Ubatuba; enquanto que para encontrar praias mais populosas e com muitas famílias basta ir até Santos ou Guarujá.

Já o interior de São Paulo apresenta variadas atrações, como as flores de Holambra, o charme de Campos do Jordão, os esportes de aventura em Atibaia, um parque aquático em Águas de Lindóia, as cavernas de Eldorado, uma pista de esqui em São Roque, o passeio de balão em Boituva e muito mais!

Explore ao máximo lugares para viajar em SP e descubra todos os encantos de um dos estados mais bonitos e importantes do Brasil!

Dica: se você deseja viajar para a capital – ou ao menos ficar alguns dias em São Paulo – e pretende utilizar o transporte público para se locomover, pode adquirir este traslado do aeroporto de Guarulhos para sair do aeroporto com conforto e segurança.

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios no estado de São Paulo »

 

Onde passar final de semana em SP?

  1. São Paulo
  2. Ilhabela
  3. Holambra
  4. Campos do Jordão
  5. São Roque
  6. Cunha
  7. Atibaia
  8. Águas de Lindóia
  9. Boituva
  10. Ubatuba
  11. Guarujá
  12. Santos
  13. Eldorado
  14. Embu das Artes
  15. Aparecida

Prático => Alugue um carro mais barato em São Paulo

 

Lugares para viajar em SP a dois

1. São Paulo

sao paulo turismo
Além de ser uma grande metrópole, São Paulo é uma cidade cada vez mais turística.

Abro a lista com a populosa e cada vez mais turística cidade de São Paulo, que ao longo dos tempos ficou famosa por acolher quem vem de outros países e lugares do Brasil, seja para fazer turismo ou então para trabalhar e construir o seu futuro.

Acredite se quiser, mas a capital paulista é sim um destino fascinante para casais se assim o seu roteiro permitir; afinal trata-se de uma cidade que dispõe de muitos lugares elegantes e charmosos, especialmente no que se refere aos melhores restaurantes românticos em SP.

Além disso, ess metrópole conta com o Carnaval mais procurado do Brasil na atualidade, diversos cinemas, parques, bares, feiras e lugares agradáveis para aproveitar a viagem, basta saber montar o seu roteiro em São Paulo.

masp
Localizado na Avenida Paulista, MASP é um dos principais atrativos de São Paulo.

Além disso, o turismo em São Paulo é excelente para fazer programas de um dia inteiro sem gastar praticamente nada, afinal a cidade conta com diversos atrativos turísticos gratuitos.

Dentre eles estão os parques, como o Ibirapuera e Villa Lobos, o Theatro Municipal, o Beco do Batman, o Mosteiro de São Bento, a feirinha da Liberdade e, claro, o Mercado Municipal.

Conheça também os museus em São Paulo que são fantásticos, como o MASP na Avenida Paulista, o Museu de Imagem e Som no Jardim Europa, o Museu do Futebol no Pacaembu e o Memorial da América Latina na Barra Funda.

Passeios recomendados em São Paulo: Passeio fotográfico na Avenida Paulista, Ecotur no Parque do Jaraguá, City Tour em São Paulo, Tour no bairro do Bixiga, Tour Gastronômico em São Paulo e Tour noturno em São Paulo.

Dicas de hotéis em São Paulo:

Confira os melhores Airbnbs de São Paulo »

 

2. Ilhabela

ilhabela onde fica
Ilhabela é uma cidade litorânea perfeita para uma viagem a dois em São Paulo | Foto: Turismo de Ilhabela.

Certamente, um dos lugares para viajar em SP mais românticos é Ilhabela, que faz parte do Litoral Norte e fica a 200 km da capital. Ela esbanja beleza em suas praias e atrativos turísticos naturais; sem contar que a infraestrutura para turistas é impecável.

Ao fazer um roteiro na cidade, conheça a bela Ilha das Cabras (de frente para a Praia Central), as piscinas naturais e as cachoeiras do Fundo do Poço do Gato e da Toca.

Quanto às praias de Ilhabela, as mais famosas são a Praia do Bonete, Praia de Castelhanos, Praia do Curral, Praia da Feiticeira e a Praia do Perenquê.

Para chegar no arquipélago de Ilhabela, é necessário pegar a balsa de acesso em São Sebastião (outra cidade incrível). Ela custa 19* reais de segunda a sexta e 28,50 reais aos finais de semana (*preços 2021).

Passeios recomendados em Ilhabela: Passeio de escuna em Ilhabela e Excursão de lancha e 4×4 em Ilhabela.

Dicas de hotéis em Ilhabela:

Confira os Airbnbs bem avaliados em Ilhabela e faça sua reserva »

 

3. Holambra

lugares para viajar em sp holambra
Conheça este pedacinho da Holanda no Brasil | Foto: enioprado, via Wikimedia Commons.

Situada nos arredores de Campinas e a 1 hora e 45 minutos de carro de São Paulo, Holambra não tem esse nome à toa, pois conta com muita influência da cultura holandesa, tanto que é a cidade brasileira referência na produção de flores.

Em relação a o que fazer em Holambra, aproveite a Real Receptivo Holambra, o Moinho Povos Unidos, o Memorial do Imigrante Holandês, o Museu da Cultura e História de Holambra, a Fábrica de cervejas Schornstein e o romântico Deck do Amor, onde casais penduram cadeados, assim como acontece na Europa.

Passeio recomendado em Holambra: Tour guiado de 1 dia em Holambra.

Dicas de hotéis em Holambra:

Confira mais hotéis em Holambra e faça sua reserva »

 

Lugares para viajar em SP no frio

4. Campos do Jordão

lugares para viajar em sp no frio
Situada no Vale do Paraíba, Campos do Jordão é muito visitada no inverno.

Um daqueles lugares para viajar em SP em qualquer das estações o clima é ideal para viajar, mas que no inverno faz muito sucesso por conta do seu charme e de toda a estrutura fantástica de lojas, hotéis e, claro, dos restaurantes em Campos do Jordão.

Os principais pontos turísticos da “Suíça Brasileira” são: o Morro do Elefante, o Palácio Boa Vista, Museu Felícia Leiner, a fábrica da Baden Baden, o romântico Jardim Amantikir e o Horto Florestal. Aproveite também todas as belezas que a Serra da Mantiqueira pode proporcionar.

Além disso, desfrute do sabor e leve para casa os incríveis chocolates locais, vendidos principalmente nas lojas Sabor Chocolate e Bruno Alves Chocolatier.

Passeios recomendados em Campos do Jordão: Excursão para Campos do Jordão saindo de São PauloDegustação de queijos e vinhos em Campos do Jordão e City Tour completo em Campos do Jordão.

Dicas de hotéis em Campos do Jordão:

Confira Airbnbs únicos em Campos do Jordão »

 

5. São Roque

sao roque sp
Aproveite o inverno fazendo turismo em São Roque | Foto: Ski Mountain Park.

Uma das cidades do interior de SP que mais recomendo que você conheça no inverno é São Roque, que fica a 69 km de São Paulo e cultiva uma das paixões dos brasileiros nos dias mais frios: o vinho.

Ao todo, são mais de 25 vinícolas na região, que produzem bebidas espetaculares. Tanto grande é essa fama que a cidade realiza, anualmente, a Festa do Vinho, quando recebe turistas do Brasil inteiro.

Outro ponto turístico famoso de São Roque é o Ski Mountain Park, que possui pista de patinação e de esqui, além de um teleférico e áreas para a prática de arvorismo e paintball. É praticamente um pedacinho da Europa em São Paulo!

Passeios recomendados em São Roque: Rapel na pedreira de São Roque e Roteiro do vinho em São Roque.

Dicas de hotéis em São Roque:

Confira mais hotéis em São Roque e faça sua reserva »

 

6. Cunha

cunha turismo
Pôr do Sol no Lavandário de Cunha é um dos atrativos | Foto: Giselle Camargo, via Wikimedia Commons.

Uma das cidades mais famosas entre os arredores de Paraty, Cunha é uma estância climática bem vasta, que fica a 46 km da cidade carioca e possui ao redor a Serra do Mar, Serra da Bocaina e o Parque Estadual Serra da Quebra-Cangalha.

Muito por isso é um dos melhores lugares para viajar em SP no frio, tendo um clima semelhante ao de Campos do Jordão, chegando a ter até temperaturas abaixo de zero no inverno.

Dentre os principais pontos turísticos de Cunha destaca-se a Pedra da Macela, que apresenta um visual deslumbrante e que atrai muitos turistas; porém sua subida é íngreme e o acesso não é tão fácil. Recomendo que conheça-a ao lado de uma guia.

Conheça também o Lavadário, as cachoeiras, os ateliês de arte local e os aconchegantes restaurantes de comida caseira.

Passeios recomendados em Cunha e arredores: Trilha para a Pedra da Macela e Excursão de escuna até as ilhas de Paraty.

Dicas de hotéis em Cunha:

   

Confira mais hotéis em Cunha e faça sua reserva »

 

Lugares para viajar em SP: interior

7. Atibaia

atibaia o que fazer
Passeie de pedalinho e aproveite uma tarde agradável em Atibaia | Foto: Parque Edmundo Zanoni.

Se você procura por uma cidade interessante do interior para curtir bem pertinho de São Paulo, saiba que Atibaia fica a somente 66 km da capital, sendo um destino muito agradável para curtir de qualquer forma: casal, família, amigos ou até mesmo sozinho (a).

Dentre os pontos turísticos de Atibaia, conheça a Pedra Grande, um mirante lindo de 1.400 metros de altitude, famoso pela prática de voo livre, escalada, trilhas e outros esportes radicais.

Não deixe também de levar para casa os morangos de Atibaia, já que a cidade é referência no plantio e no cultivo da fruta, tanto que realiza a Festa do Morango anualmente no Parque Edmundo Zanoni, outro espaço fantástico para aproveitar e passar o dia.

Dicas de hotéis em Atibaia:

Confira mais hotéis em Atibaia e faça sua reserva »

 

8. Águas de Lindóia

Thermas Hot World
Cidade é uma das melhores para viajar em família | Foto Thermas Hot World.

Situada a 190 km da capital e a 90k km de Campinas, a cidade de Águas de Lindóia é certamente um dos melhores lugares para viajar em SP em família, pois conta com uma rede hoteleira muito boa, assim como a infraestrutura turística.

O principal ponto turístico da cidade é o Thermas Hot World, gigantesco parque aquático que conta com várias atrações, área kids, bares, restaurantes e até mesmo hospedagem. O day use custa 39,90* e 82 reais para pessoas acima dos 12 anos; crianças abaixo dessa idade pagam entre 13 e 39 reais (*preços de 2021).

Outro atrativo de Águas de Lindóia está nos banhos terapêuticos, que custam 34 reais no Balneário Municipal, com imersão nas águas termais e opções diversas de banhos e massagens especiais.

Dicas de hotéis em Águas de Lindóia:

Confira mais hotéis em Águas de Lindóia e faça sua reserva »

 

9. Boituva

boituva sp
Voo de balão em Boituva é uma experiência incrível | Foto: Webysther Nunes, via Wiikimedia Commons.

A “capital nacional do paraquedismo” fica localizada a 120 km de São Paulo e é um destino fantástico para aqueles turistas que amam viver fortes emoções.

Boituva é famosa por conta das suas escolas de paraquedismo, tornando a cidade uma referência para quem deseja ter essa sensação de saltar a mais 4 mil metros de altura. Os saltos custam, em média, 380 reais*.

Outra dica interessante é fazer um passeio de balão em Boituva, que custam 400* reais  e duram cerca de uma 1 hora; algumas empresas ainda incluem no passeio um brinde com champagne e outra comodidades (*preços de 2021).

Passeios recomendados em Boituva: Salto de paraquedas em Boituva e Passeio de balão em Boituva.

Dicas de hotéis em Boituva:

Confira mais hotéis em Boituva e faça sua reserva »

 

 

Lugares para viajar em SP: praia

10. Ubatuba

Lugares para viajar em SP Ubatuba
Ubatuba é uma das mais belas cidades do Litoral Norte de São Paulo.

Com algumas das principais praias do Litoral Norte de São Paulo, Ubatuba é um destino incrível para aproveitar não só o verão, mas qualquer feriado ao longo do ano, pois o clima local é bastante agradável.

Em relação a o que fazer em Ubatuba, conheça a Praia de Itamambuca, a Praia do Felix, a Praia do Português, o Parque Estadual da Ilha Anchieta, o Mirante entre as Praias de Toninha e Praia Grande, o Farol da Barra e as Ruínas de Lagoinha.

Além disso, desfrute dos restaurantes locais e também da noite em Ubatuba, pois a cidade é repleta de barezinhos interessantes.

Passeio recomendado em Ubatuba: Trilha das sete praias em Ubatuba.

Dicas de hotéis em Ubatuba:

Confira Airbnbs em Ubatuba e faça sua reserva »

 

11. Guarujá

Lugares para viajar em SP Guarujá
Guarujá é uma das cidades mais visitadas no verão.

Sem dúvidas, o Guarujá é um dos destinos de verão mais badalados do Brasil, pois fica a 88 km de São Paulo e possui uma mescla de praias mais populares com regiões mais sofisticadas.

As principais praias do Guarujá são: Praia de Pernambuco, Praia da Enseada, Praia do Éden, Praia das Pitangueiras e Prainha Branca. Conheça também outros pontos turísticos, como o Forte dos Andradas, o Mirante Morro do Maluf, o Mirante Morro da Caixa D’agua e aFortaleza de Santo Amaro da Barra Grande

Para chegar na cidade e aproveitar todos os seus encantos, é preciso pegar a balsa de Santos para o Guarujá, que sai da Praça Gago Coutinho e dura 15 minutos; o preço é 3,10 reais* para pedestres e 12,30 reais para quem está de carro (*preços de 2021)

Passeios recomendados no Guarujá: Passeio de buggy no Guarujá, Tour privativo e Santos e GuarujáRapel na Praia da Enseada, Tour na Ilha de Santo Amaro e Tour nas Praias da Enseada e Pernambuco.

Dicas de hotéis no Guarujá:

Conheça os Airbnbs mais buscados no Guarujá »

 

12. Santos

Praia do Gonzaga
Praia do Gonzaga tem um visual lindo | Foto: Rafael Rodrigues, via Wikimedia Commons.

Como fica localizada a 69 km da capital, Santos é um dos lugares para viajar em SP mais comuns de serem visitados, tanto por paulistas como por turistas; isso se deve ao fato de contar com belas praias e ter acesso mais rápido para quem está na capital.

Se você pretende visitar as praias de Santos, escolha entre as mais populares, como a Praia do José Menino, a Praia do Gonzaga e a Praia do Boqueirão.

Outros atrativos estão entre os eventos culturais (Festival Santos Café e Festa de Inverno), conhecer o Centro Histórico, visitar os museus de Santos (Pelé, do Café, da Pesca e o Museu Marítimo) e, claro, saborear deliciosos frutos do mar nos restaurantes de Santos.

   

Passeios recomendados em Santos: Passeio de barco pelas praias de SantosCity Tour em Santos, Excursão em floresta tropical e reserva indígena em Santos e Boat Tour em Santos e Guarujá.

Dicas de hotéis em Santos:

Aluguel para temporada em Santos »

 

Onde passar férias com pouco dinheiro em SP?

13. Eldorado

Estâncias turísticas de São Paulo diferentes
Caverna do Diabo em Eldorado | Foto: Eder Fortunato, via Wikimedia Commons.

Se você procura por lugares para viajar em SP no Sul do estado, a cidade de Eldorado é uma excelente sugestão. Ela fica a 246 km de São Paulo, no caminho de quem vai de carro para Curitiba.

Engane-se se você pensa que se trata de uma cidade pequena, afinal de contas Eldorado é o 4º maior município do estado em área, atrás apenas de Iguape, Itapeva e Itapetininga.

Em termos de belezas naturais, Eldorado é uma das cidades mais fascinantes do estado, afinal mais de 70% do território é coberto pela Mata Atlântica e ela conta com cavernas, cachoeiras e grutas deslumbrantes.

A mais famosa delas é a Caverna do Diabo, que é a maior do estado e fica localizada no Petar (Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira). As visitações custam 38 reais*, incluindo um guia credenciado (*preços de 2021).

Passeio recomendado em Eldorado: Tour pelas cavernas e cachoeiras de São Paulo.

Dicas de hotéis em Eldorado:

Confira mais hotéis em Eldorado e faça sua reserva »

 

14. Embu das Artes

viajar em SP
Foto: Pedro Henrique Ponchio, via Wikimedia Commons.

Localizada a 31 km ao sul do Centro da capital, a cidade de Embu das Artes é uma das mais interessantes para conhecer em um bate-volta pelos arredores de São Paulo; isso se deve ao charme das suas ruas de paralelepípedo e também pela arte local.

Os principais pontos turísticos de Embu das Artes são: Museu de Arte Sacra, Viela das Lavadeiras, Museu do Índio, Centro Cultural Mestre Assis de Abreu, Memorial Sakai, Igreja Nossa Senhora do Rosário e Capela São Lázaro.

Não deixe de conferir também a Feira de Artesanato, que acontece nos finais de semana e feriados, tendo mais a venda diversos tipos de artesanato, como cerâmica, pinturas e esculturas; além de móveis rústicos comidas, roupas e bijuterias.

Passeios recomendados em Embu das Artes: City Tour Privado em Embu das Artes e Tour artístico e histórico em Embu das Artes.

Dicas de hotéis em Embu das Artes:

Confira mais hotéis em Embu das Artes e faça sua reserva »

 

15. Aparecida

aparecida sp
Santuário de Aparecida é o destino religioso mais visitado do Brasil | Foto: Claudio Oliveira, via Wikimedia Commons.

Para fechar a lista dos lugares para viajar em SP, trago aqui a terra onde fica o famoso Santuário de Nossa Senhora Aparecida, que recebe anualmente cerca de 12 milhões de fiéis ao ano.

Os principais destaques do Santuário são a imagem da Mãe de Jesus é a original e sua coroa de ouro 24 quilates,  doada pela Princesa Isabel e os dois painéis feitos de azulejo, que representam a aparição da imagem da santa e os milagres mais conhecidos que foram realizados por Nossa Senhora.

Ainda sobre o que fazer em Aparecida, além de rezar a missa na Matriz Basílica, conheça todo o complexo, que conta com a Passarela da Fé, o Trem do Devoto, o Seminário Bom Jesus, o Mirante da Santa, o Mirante das Pedras. o Teleférico e o Porto Itaguaçu.

Uma dica importante é para que você, se puder, visite a cidade fora de épocas mais movimentadas, especialmente o dia 12 de outubro; digo isso pois ela fica extremamente lotada, tanto nas igrejas como nos restaurantes.

Passeios recomendados em Aparecida: Excursão religiosa para Aparecida saindo de São Paulo e Excursão particular para Aparecida.

Dicas de hotéis em Aparecida:

Confira mais hotéis em Aparecida e faça sua reserva »

 

Onde ir em SP?

Como você pôde perceber, os lugares para viajar em SP são excelentes opções para fazer turismo, sendo que muitos deles estão entre os melhores lugares para viajar no Brasil, tendo dentro de um estado tudo o que o um país turístico possui: praias, museus, belezas naturais, esportes radicais, vida noturna, grandes eventos, gastronomia e locais fantásticos para compras.

Outra dica importante é que você faça suas reservas com antecedência de hotel, aluguel de carro e passeios, pois assim fica mais fácil planejas a logística e também o orçamento da viagem.

Para finalizar, recomendo também o artigo estâncias turísticas de São Paulo, que mostra quais a 7 cidade principais cidade que recebem este título e certamente são uma pedida para viajar em família.

E você, quais desses lugares para viajar em SP gostaria de conhecer? Tem mais alguma cidade turística de São Paulo para indicar? Deixe sua resposta nos comentários!

Até + !!!

 

CATEGORIAS
ESCRITO POR

Miguel Paco

ESCRITO POR

Miguel Paco

Miguel Fortunato, 31 anos, é jornalista formado. Trabalhou como assessor de Imprensa em importantes instituições como E.C Santo André e Team Nogueira, além de executar diversas funções em canais de televisão. Atualmente escreve sobre turismo, uma de suas maiores paixões.

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Cidades do Interior

Conheça as cidades no interior do Estado

#02
Icone
Principais Praias

Descubra quais são as praias mais incríveis para curtir o dia

#03
Icone
Litoral Norte

Conheça as praias mais bonitas do litoral de SP

#04
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#05
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#06
Icone
Viagens para Casal

Conheça destinos para viajar a dois no Estado de SP

#07
Icone
Rota do Café

Não deixe de conhecer o roteiro nas fazendas de café

#08
Icone
Estâncias Turísticas

Conheça as cidades desse roteiro com crianças

#09
Icone
Camping

Explore as regiões para fazer camping selvagem

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Cidades do Interior

Conheça as cidades no interior do Estado

#02
Icone
Principais Praias

Descubra quais são as praias mais incríveis para curtir o dia

#03
Icone
Litoral Norte

Conheça as praias mais bonitas do litoral de SP

#04
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#05
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#06
Icone
Viagens para Casal

Conheça destinos para viajar a dois no Estado de SP

#07
Icone
Rota do Café

Não deixe de conhecer o roteiro nas fazendas de café

#08
Icone
Estâncias Turísticas

Conheça as cidades desse roteiro com crianças

#09
Icone
Camping

Explore as regiões para fazer camping selvagem

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários do post

  1. Guillermo Fernandez Lesende

    Beleza de pais Brasil !! Sou espanhol e moro aqui faz 51 anos e cada dia gosto mais; morei em São Paulo, Salvador, Recife, Joao Pessoa, Dias D'Avila-BA, Belo Horizonte, Tres Lagoas-MS. Viajei muito pelo Brasil, mas quero conhecer mais. Não se esqueçam de MATO GROSSO DO SUL. Beleza de apresentações. Parabens