Como estudar na França: intercâmbio, mestrado etc

por Bruna Correia

Como estudar na França: intercâmbio, mestrado etc

Estudar na França tem se tornado um objetivo de muitos brasileiros que estão em busca de melhorar seu currículo e ter uma experiência fora do Brasil.

A França é o terceiro destino escolhido por estudantes brasileiros, depois dos Estados Unidos e de Portugal.

Essa preferência se justifica pela qualidade do ensino, já que o governo francês investe muito na educação e os custos, relativamente baixos.

As possibilidades de cursos são variadas e entre as mais buscadas estão: graduação, mestrado, doutorado e curso de francês.

Se você busca fazer um intercâmbio na França e quer saber mais, continue a leitura deste artigo, pois vou te dar algumas informações que podem te ajudar no seu planejamento.

Prático => Como ficar com internet na França durante viagem

Seguro viagem para França: é obrigatório? »

 

Estudar na França

Dicas da França
França é o terceiro destino escolhido por estudantes brasileiros.

É importante você saber qual visto é indicado para que você possa estudar no país. Neste artigo falo das seguintes modalidades de estudo que são as mais procuradas pelos brasileiros na França:

  • Graduação
  • Pós-graduação
  • Doutorado e pós-doutorado
  • Técnico
  • Curso de francês

CLIQUE AQUI para fazer remessa online de dinheiro para exterior »

 

Como fazer intercâmbio na França

Estudar na França
Saiba tudo para estudar na França.

Se você pretende fazer um intercâmbio e estudar na França por um período superior a 90 dias, precisará de um visto de estudante. Já quem procura um curso com duração inferior a 3 meses, é possível fazer a inscrição diretamente na instituição escolhida.

Para cursos com duração acima de 3 meses, você terá que passar pelo Campus France, que é a agência oficial encarregada pela promoção do ensino superior francês e tem o objetivo de facilitar a inserção de estudantes estrangeiros na França. Saiba tudo sobre os tipos de intercâmbio que existem.

As universidades francesas e brasileiras, ao longo dos últimos anos, desenvolveram algumas relações bilaterais que oferecem programas de estágio, pesquisa, intercâmbio misto, entre outros.

Além disso, para quem quer estudar na França ou aprimorar o francês, existem diversas opções de curso disponíveis durante todo o ano.

A primeira etapa para quem quer ingressar no estudo superior francês é acessar o site do Campus France para pesquisar sobre os cursos oferecidos e as instituições de ensino. No site, você consegue pesquisar seu curso por área de estudo e localidade.

Campus France
Você ainda pode pesquisar por bolsas de estudo no site do Campus France.

A plataforma possui também opções de formação a distância, programas de curta duração e curso de francês. Você encontrará os documentos necessários, datas e prazos para o envio da candidatura.

É importante se atentar a isso, pois elas acontecem bem antes do início do ano letivo francês, que começa em setembro/outubro e a matrícula varia de acordo com o nível de estudo e instituições francesas.

Você ainda pode pesquisar por bolsas de estudo no site do Campus France, seja por nacionalidade ou por área, e se informar sobre todo o processo de candidatura.

No caso de dúvidas, você pode entrar em contato diretamente com a equipe do site.

É importante ressaltar que há informações específicas das universidades que o Campus France não saberá te responder, dessa forma, é importante entrar em contato com o departamento de relações internacionais da instituição de ensino desejada e eles saberão te orientar.

Campus France cursos
Há diferentes formas de ingresso nas instituições de ensino francesas.

Caso a instituição de ensino que você escolher não estiver conectada ao Campus France, será preciso enviar seu dossiê de candidatura diretamente para a instituição desejada.

Você deve se informar acerca dos prazos, requisitos e condições diretamente com o responsável do curso que você escolheu.

Após esse processo, se informe sobre os procedimentos pré-consulares para requerer seu visto e, a partir daí, você deve passar pelo Campus France.

É preciso ficar atento às candidaturas paralelas, pois há algumas instituições de ensino que pedem uma candidatura diretamente com a universidade.

Então, é necessário se informar com a instituição no momento da criação do seu dossiê.

Há diferentes formas de ingresso nas instituições de ensino francesas e a sua escolha deve ser pautada de acordo com seu plano de estudos. A seguir falo de algumas das opções e formas de acesso ao ensino francês.

 

O que estudar na França

Graduação na França

Estudar direito na França
É preciso ter conhecimentos da língua francesa ou inglesa.

Se você planeja começar uma graduação ou dar continuidade a sua formação na França, há alguns requisitos a cumprir.

Primeiramente, ter concluído o ensino médio e ter sido aprovado no vestibular na mesma área em que você pretende estudar na França e essa aprovação deve ser recente, no máximo 2 anos.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na França. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

Além disso, você precisará ter conhecimentos da língua francesa ou inglesa, se o curso for ministrado em inglês.

Para provar seus conhecimentos da língua é necessário fazer um exame de proficiência que prove seu nível. Vou falar mais desses exames separadamente em um tópico mais a frente.

Para o primeiro ano da graduação, você deve se candidatar para a Licence nas universidades públicas.

É interessante saber que a graduação na França geralmente tem duração de 3 anos. Para dar início a sua candidatura, você deve acessar o site Études en France e criar seu perfil.

Esse site é a plataforma de inscrição e serve para a maioria dos cursos. Há alguns cursos que possuem processos de candidatura distintos dos demais, como turismo, engenharia, veterinária, gastronomia e moda.

Se esse é o seu caso, você deve entrar em contato diretamente com a equipe Campus France.

Quem pretende dar continuação aos estudos, é possível se candidatar para o segundo ou terceiro ano da Licence. O requisito principal é já ter cursado um ou dois anos do mesmo curso.

 

Pós-graduação na França

Mestrado na França
Existem dois tipos de mestrado (M2) na França.

A pós-graduação na França é conhecida como Master e tem uma duração de 2 anos, chamados de M1 e M2. No M1, no primeiro ano de mestrado, os conhecimentos são mais gerais e no segundo ano mais específicos. Existem dois tipos de mestrado (M2) na França.

São o Master Professionnel e o Master Recherche. O Master Professionnel conta com estágios práticos no fim do curso e o Master Recherche se assemelha ao que conhecemos no Brasil e é voltado para área da pesquisa.

O requisito básico para quem quer tentar uma pós na França é ser titular de um diploma de graduação.

 
Vai viajar e precisa ter internet 100% do tempo no seu celular?

Ter internet é essencial para usar aplicativos como Uber e Google Maps, além de conversar no WhatsApp e postar aquela foto no Instagram.

Devido a nossa parceria com a America Chip, você ganha 10% de desconto com o cupom QUEROVIAJARMAIS para comprar qualquer chip e receber em casa, e assim ter conexão 4G de ALTA VELOCIDADE em diversos países. Conheça as vantagens:

  • Receber o chip na sua casa ainda no Brasi;
  • A configuração do chip é extremamente fácil;
  • Os planos têm excelente custo-benefício, com preço a partir de USD 31,00;
  • Muita economia, porque você contrata apenas os dias que for usar;
  • É sem dúvida a opção mais fácil, prática e segura para ter a melhor internet 4G;
  • Já falei internet ilimitada? ;)
 
   

Como no Brasil as graduações, em geral, têm duração de 4 ou 5 anos, é possível se candidatar diretamente para o segundo ano de mestrado (M2).

O processo seletivo é mais rigoroso do que o M1 e cada instituição de ensino possui seus próprios requisitos que devem ser cumpridos.

Para se candidatar ao mestrado na França é necessário seguir os mesmos passos que foram ditos anteriormente para a graduação.

O primeiro passo é acessar o site do Campus France e pesquisar sobre as universidades, os programas que cada uma oferece dentro da sua área de estudos, requisitos, prazos e condições.

Universidades da França
Há universidades que não estão conectadas a plataforma do Campus France.

Uma vez que você tiver selecionado as universidades que te interessam, é hora de criar seu perfil na plataforma Études en France.

Na plataforma é necessário preencher um formulário com informações do seu percurso acadêmico e profissional e criação de uma carta de motivação para cada instituição na qual você vai se candidatar.

É importante ressaltar que, para criar seu dossiê eletrônico, serão necessários todos os seus documentos oficiais e suas devidas traduções juramentadas, como histórico escolar, diploma e seu exame oficial de proficiência em língua francesa ou inglesa.

Há universidades que não estão conectadas a plataforma do Campus France, logo, você deverá postular sua candidatura diretamente com a instituição de ensino desejada. Após a admissão, é necessário se informar no site do Campus France para os procedimentos pré-consulares.

É importante sempre se informar com a própria instituição de ensino em relação a necessidade de uma candidatura paralela à candidatura do Campus France e se atentar para os prazos e datas, pois o Campus France considera que isso é responsabilidade do estudante e nem sempre as universidades atualizam suas informações na plataforma.

 

Doutorado e pós-doutorado na França

Doutorado na França
É necessário decidir um tema de pesquisa e achar um orientador para a tese.

O primeiro passo para ingressar no doutorado na França é possuir um diploma de mestrado ou equivalente.

É necessário decidir um tema de pesquisa e achar um orientador para a tese. Logo, é importante encontrar uma escola doutoral que oferece o programa do seu interesse e que mais se alinhe com seus objetivos.

Para os estudantes da área de exatas, é necessário um financiamento para se inscrever e para os estudantes da área de humanas, há a possibilidade de se inscrever sem financiamento. Esse financiamento diz respeito ao custo de vida do doutorando durante o ano no país.

Assim, é necessário se informar sobre financiamentos por parte do governo ou da universidade para estudar na França.

Se o caso você não tenha acesso a esse tipo de financiamento, você pode pesquisar por outras possibilidades no Campus France.

Já pra quem quer tentar um pós-doutorado, é importante ter em mente que este é considerado uma pesquisa à parte e tem uma duração entre 6 meses e 3 anos.

O pós-doutorando se envolve com diversas atividades como publicação de artigos, participação em conferencias, experimentos, entre outros.

 

Técnico na França

Técnico na França
Cursos oferecem formações na área da tecnologia.

Para quem busca formações de curta duração, o DUT – Diploma Universitário de Tecnologia pode ser uma boa opção. Esses cursos possuem uma duração média de dois anos e são conectados às universidades públicas francesas.

Os cursos oferecem formações na área da tecnologia com ênfase na pesquisa aplicada, técnica, produção e serviços.

Além disso, é previsto um estágio de até dez semanas para esse tipo de formação. Para postular para o DUT, seu dossiê e candidatura deverá passar pelo Campus France, como nos casos anteriores.

 

Curso de Francês

Onde estudar francês
Para cursos com duração inferior a 90 dias, não é necessário visto.

Para quem quer aprender francês, existe a possibilidade de iniciar um curso do zero para debutantes e há também formações adaptadas para quem já tem algum conhecimento da língua. Para cursos com duração inferior a 90 dias, não é necessário visto.

Já para formações com duração superior a 3 meses será obrigatório um visto de estudante. Se o interessado não possuir vínculos acadêmicos, o visto poderá ser enquadrado na categoria de visto de visitante.

Assim, é necessário se informar, juntamente a equipe do Campus France, afim de saber a necessidade e tipo de visto.

Se seu visto for o de estudante, você deverá passar por todo o procedimento na plataforma Campus France.

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom PAI, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 

Entre os documentos necessários para requisitar esse visto estão: inscrição na escola de francês reconhecida pelo ministério da educação da França.

   

Além de uma carta timbrada que confirme sua pré-inscrição na escola contendo todas as informações do curso.

O curso deve ter 20 horas semanais no mínimo e documentos que comprovam seus vínculos acadêmicos para justificar seu projeto de estudar a língua.

 

Exames de proficiência na França

Teste para estudar na França
Existem vários exames que te permitem comprovar seu nível da língua francesa.

Para ingressar no ensino superior francês, normalmente, é preciso comprovar seu conhecimento de francês. Para tal, existem vários exames que te permitem comprovar seu nível da língua francesa. São chamados exames de proficiência.

O nível de francês requerido vai depender de cada instituição de ensino, normalmente o mínimo para ingressar em uma formação no ensino superior na França é o B2, segundo o quadro comum europeu.

Mas, pode ser C1 ou até C2, dependendo da formação e escola que você vai estudar.

Os exames oficiais de francês são o DELF e o DALF (Diplôme d’études en langue française e Diplôme approfondi de langue française), que são diplomas oficiais emitidos pelo ministério da educação francês e são vitalícios, ou seja, não possuem data de validade.

E o TCF (Test de connaissance du français) que é o teste oficial do ministério da educação francês e tem validade de dois anos.

É importante se informar no site do Campus France e nas instituições de ensinos desejadas qual o nível e o exame exigido para a candidatura.

Todos esses exames possuem datas fixas ao longo do ano e locais específicos para a sua aplicação.

 

Custos para estudar na França

Quanto custa estudar na França
Estado custeia boa parte das formações da rede pública de ensino.

A França é um dos países que mais recebe estudantes estrangeiros no mundo todo, devido ao alto nível da qualidade do ensino e também por conta do investimento do Estado, que custeia boa parte das formações da rede pública de ensino.

As taxas escolares para estudantes não europeus sofreram um ajuste recentemente e os preços estão bem mais salgados que antes.

  • 770 euros/ano em nível Licence
  • 770 euros/ano em nível Master
  • 380 euros/ano para Doutorado

Já as taxas para estudantes europeus e brasileiros com dupla cidadania europeia são:

  • 170 euros/ano em nível Licence
  • 243 euros/ano em nível Master
  • 601 euros/ano em formações de engenharia em uma instituição sob tutela do Ministério do Ensino Superior
  • 380 euros/ano para Doutorado

Em relação às instituições privadas, o preço das formações pode variar entre 3 mil e 10 mil euros. Como as instituições privadas não foram criadas pelo Estado, o nível de financiamento é variável.

 

Dicas para estudar na França

Estudar na França e morar na Europa é uma oportunidade ímpar, que vai favorecer seu currículo profissional e abrir muitas portas na sua carreira, uma vez que o diploma francês tem reconhecimento mundial.

Sem falar na experiência pessoal de sair da sua zona de conforto, confrontar o desconhecido, morando em um país maravilhoso que é a França. É uma oportunidade única e mágica viver nesse país cheio de cultura, arte, história e belas paisagens.

Estudar na França vai te trazer desafios e aprendizados diários e acredite, você vai aprender muito e carregar todos os ensinamentos, sejam eles profissionais ou pessoais para o resto da vida!

Pretende estudar na França? O que você quer fazer? Conte nos comentários!

 

CATEGORIAS
ESCRITO POR

Bruna Correia

ESCRITO POR

Bruna Correia

Bruna, 30 anos, é mineira, turismóloga e reikiana. Aquariana e sonhadora, desde criança sempre teve em mente que o mundo é muito grande para se criar raízes em apenas um lugar. Adora viajar, descobrir novas culturas e escrever sobre suas aventuras.

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Melhores Hotéis

Descubra as melhores opções de hotéis para se hospedar

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Melhores Hotéis

Descubra as melhores opções de hotéis para se hospedar

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Quero Viajar Mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *