Estudar na Argentina: intercâmbio, faculdade e cursos

Estudar na Argentina: intercâmbio, faculdade e cursos

Pensar em estudar na Argentina pode ser uma ótima ideia para iniciar uma carreira. Devido ao custo das universidades brasileiras, principalmente com aqueles cursos mais tradicionais e com poucas vagas (como Medicina, Direito e Psicologia). é cada vez mais comum as pessoas considerarem uma vida acadêmica no país vizinho.

O que mais se encontra em crescimento na Argentina são os cursos de medicina e de espanhol, oferecidos por diversos institutos e também por universidades, mas é comum estudar uma outra graduação ou uma pós diretamente, sempre que for revalidado o diploma.

Existem diferentes formas para que você possa estudar em um dos principais países da América do Sul. Neste artigo  te explico quais são as opções que você tem e como pode realizar seu sonho de ter um diploma internacional do país hermano, com informações aliadas a minha experiência em solo argentino.

Planeje sua viagem => Melhores hotéis em Buenos Aires

Seguro viagem América do Sul »

 

Como fazer um intercâmbio na Argentina?

intercâmbio em buenos aires
Mais de 8 mil brasileiros estudam na Argentina.

Provavelmente essa seja sua primeira opção, caso esteja realizando algum curso de graduação no Brasil e sua intenção seja passar um ou dois semestres no país vizinho e aperfeiçoar seus conhecimentos na sua futura área de atuação.

Dependendo de qual dos tipos de intercâmbio que você for fazer, isso irá definir o tempo que pode ficar no país, o tipo de documentação que irá precisar e outras burocracias.

Se você for fazer um intercâmbio através de uma escola de idiomas, esse é o mais simples de todos e não precisará solicitar nenhum tipo de visto para Argentina.

Normalmente, esses cursos intensivos duram algumas semanas, no máximo 3 meses; você pode entrar como turista e retornar ao Brasil sem ter pago nenhum tipo de taxa.

Os cursos de idiomas são organizados por agências de intercâmbio e normalmente tem um custo elevado para poder pagar ao instituto, deslocamento e, às vezes, hospedagem.

As outras opções mais comuns que você tem, dependem do seu curso e da sua universidade, sendo que a maioria das federais do Brasil tem convênios com universidades públicas da Argentina, onde as bolsas são muito generosas. As faculdades particulares também possuem tais parcerias.

Como comentamos, os valores vão depender muito dos convênios e do curso, por isso vale a pena consultar na sua faculdade as diversas opções que oferecem de mobilidade internacional. Confira quais os melhores países para fazer intercâmbio em espanhol.

Como estudante de intercâmbio, você deverá solicitar um visto de estudante na Argentina, ou pode requerer também o visto Mercosul, que permitirá que você possa residir posteriormente no país.

CLIQUE AQUI para fazer remessa online de dinheiro para exterior »

 

Fazer um curso de graduação na Argentina

estudar na argentina uba
UBA é a principal Universidade da Argentina | Foto: Felipe Restrepo Acosta, via Wikimedia Commons.

Devido aos custos de uma faculdade particular, principalmente em aqueles cursos mais tradicionais, como também pela complexidade de alcançar uma vaga em uma faculdade federal, é que cada vez mais estudantes brasileiros ao finalizar o ensino médio procuram estudar em alguma universidade argentina. Saiba como escolher cursos de espanhol na Argentina para brasileiros.

Você precisará ter concluído o ensino médio, independente da média que você obteve e não é necessário fazer nenhum tipo de vestibular, pois cada curso de cada faculdade tem suas próprias regras e estruturas.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na Argentina. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

Uma vez que você concluiu o Ensino Médio, precisa validar o mesmo para que seja reconhecido na Argentina. Quem faz isso é o MEC, mas vale a pena consultar em algum cartório perto de você que vão poder orientar melhor sobre o procedimento, lembrando que Apostilha de La Haya não é obrigatória pelos convênios que os dois países têm assinado.

O mais conhecido é o curso de ingresso da UBA (Universidad de Buenos Aires ), que é a maior e mais importante da Argentina, localizada na mesma cidade capital com vários campus espalhados na mesma.

Para passar na universidade – em qualquer curso – você precisa primeiramente se inscrever no CBC, como assim é chamado o Curso Básico Común, que é nivelador para todos os estudantes, independente da idade e do que for estudar.

Ele dura todo um ano e permite que qualquer pessoa que tenha concluído o ensino médio (secundaria na Argentina) possa se inscrever, sendo assim um dos maiores cursos da América Latina pela enorme quantidade de estudantes inscritos todos os anos. Confira dicas para se mudar para Argentina.

Nas outras universidades da Argentina, cada uma tem um modelo de acesso específico às mesmas, mas a maioria das federais possui duas provas: uma niveladora, onde os alunos precisam comprovar suas habilidades de compreensão e redação de textos e, logo outra mais específica sobre o curso.

Também depende do curso, se tem ou não uma nota mínima para alcançar uma das vagas, mas normalmente as vagas são numerosas.

Programe-se => Passeios guiados em Buenos Aires

 

Como é a faculdade na Argentina?

faculdade na argentina
Muitas manifestações culturais e políticas | Foto: Santiago Lap, via Wikimedia Commons.

Estudar em uma faculdade na Argentina envolve também uma questão cultural, pois dentro das universidades – principalmente nas públicas – é comum encontrar muitos movimentos culturais; os Centros de Estudantes são muito ativos em questões políticas e realizam diversos shows. Para viver essa experiência com tranquilidade, saiba como funciona o seguro viagem para estudante.

   

Os estudantes possuem diferentes benefícios, no que se refere a descontos, passagem de ônibus urbano e interprovincial, para ajudar nos seus custos. Dentro das faculdades também é comum encontrar um restaurante universitário com um custo bem acessível e a possibilidade de ter atenção médica.

Quais são? => Comidas típicas da Argentina

 

Pós-Graduação na Argentina

medicina na argentina
Duração do curso de Medicina na Argentina é de 7 anos.

É comum ouvir que a maioria dos estudantes universitários na Argentina não pensa em fazer uma pós-graduação, ou não está nos seus planos assim que se formarem, a diferença dos estudantes brasileiros.

Isso acontece pelo fato da extensão dos cursos e que a média de tempo de graduação é maior do que no Brasil.

Por isso, os argentinos que pensam em fazer uma pós, normalmente pensam em fazer na Europa, no México ou até mesmo no Brasil e não tanto no seu próprio país. Confira outras curiosidades da Argentina.

Isso não significa que não existem boas oportunidades de Pós, só que os custos delas são um pouco elevados; por isso a maioria opta por tentar uma bolsa no exterior.

Para um brasileiro, é bem difícil de ganhar uma vaga em uma dessas bolsas, por isso deve preparar o bolso para uma experiência educativa desse tamanho. Para fazer uma Pós-Graduação no país, descubra qual o custo de vida na Argentina.

A estrutura das Pós não diferencia muito do que é comumente visto nos cursos de Graduação, onde se tem vários professores para uma única matéria e tem uma duração de um ano e meio a 2 anos, sendo necessário apresentar um TCC ao finalizar.

Saiba mais => Transporte em Buenos Aires

 

Como fazer um curso técnico na Argentina?

cursos técnicos em Buenos Aires
Estudar para um curso técnico é a forma mais rápida de arrumar um emprego em Buenos Aires.

Os cursos técnicos normalmente são os que menos requisitos precisam para poder entrar em algum deles, sejam do tipo que for. Comumente, a maioria deles está relacionada a questões técnicas manuais, mas também com agricultura, TICs, programação e outros.

Você precisará sim ter concluído o ensino médio no Brasil e ter seu diploma de conclusão reconhecido, como anteriormente comentei. O melhor lugar para receber orientações sobre a validade do seu diploma é em um dos Consulados da Argentina no Brasil.

O bom dos cursos técnicos é que tem muitos e normalmente ficam em institutos – particulares e alguns do governo – com durações que vão de um ano até uns 3 e meio com flexibilidade de horário; o que permite que você possa trabalhar e fazer outras atividades além de estudar.

Trata-se de uma das modalidades mais procuradas, junto com a ampla possibilidade de saída laboral.

Como eles focam na necessidade imediata do mercado, você conseguirá mais oportunidades para trabalhar na Argentina.

Dicas => Cidades mais baratas da Argentina para morar

 

   

Como reconhecer meus estudos concluídos na Argentina no Brasil?

Essa dúvida é das mais comuns para quem está pensando em estudar seja na Argentina ou em qualquer outro país, que é como que a graduação, pós ou qualquer outro estudo que você faça seja reconhecido no Brasil e você possa trabalhar.

Primeiramente vai depender do curso que você fez. No caso de Medicina, você deverá fazer a Revalida, que tem o custo de R$ 330 na primeira fase da prova, que vale por 12 meses (entenda como funciona no vídeo acima).

Outros cursos somente precisam a autorização do MEC, por exemplo os que são relacionados com o ensino, como Letras, Idiomas, Geografia e outros. Confira dicas da Argentina que vão te ajudar muito na viagem.

Os que são mais técnicos precisam seguir as regras que o Conselho ou entidade correspondente ao seu Estado solicitem; por exemplo, para os formandos em Engenharia, Arquitetura, Odontologia e outros.

Conheça => Excursão a pé em Buenos Aires

 

Viva a experiência de estudar na Argentina

Investir em estudar na Argentina sem dúvidas é uma excelente oportunidade não só para aperfeiçoar o seu espanhol, mas também para melhorar seu currículo de cara a sua carreira profissional, independente do curso ou profissão que você continuar.

A burocracia para solicitar o visto e poder fazer o curso que você desejar, pode parecer um impedimento, mas são poucos os documentos e de uma forma bem simples você pode obter tudo e entrar com pedido de visto Mercosul ao chegar na Argentina uma vez que entrou como turista.

É importante ressaltar que, se você está indo por um curto período, que não supera os 3 meses, saiba que pode simplesmente ficar como turista e assim não irá pagar nenhuma taxa adicional.

Por falar em turismo, recomendo também o artigo pontos turísticos da Argentina, com dicas dos lugares mais incríveis para conhecer no país hermano.

O mais importante na hora de se embarcar no estudo no país vizinho, independente do que você for fazer, se é um intercâmbio de verão ou uma graduação completa, é saber que é importante contar com alguma poupança antes de viajar, consultar bem com a sua família e principalmente estar preparado para uma experiência que vai enriquecer não só para seu trabalho mas também sua vida pessoal.

E você, tem mais alguma dúvida sobre como estudar na Argentina? Já fez algum curso no país e tem dicas para compartilhar? Deixe a sua resposta nos comentários!

Até + !!!

 

CATEGORIAS
ESCRITO POR

Franco Chirizzi

ESCRITO POR

Franco Chirizzi

Franco Chirizzi, 26 anos, argentino, professor de português e escritor freelancer. Mora no Brasil há mais de 3 anos, primeiro em Porto Alegre e, logo, apaixonado por praia, se mudou para Floripa. Gosta de Marketing Digital e de encontrar novas experiências ao redor do mundo.

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Tours Nacionais

Reserve atividades com pagamento em até 10x

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Tours Nacionais

Reserve atividades com pagamento em até 10x

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Quero Viajar Mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários do post

  1. Thalyta

    Olá, Franco Chirizzi, gostei muito das suas matérias sobre a Argentina, mas eu tenho algumas dúvidas e como professora também, queria se possível o seu contato ou e-mail para que pudesse tirá-las. Aguardo a resposta, Obrigada.