Custo de vida na França: aluguel, comida, transporte etc

por Bruna Correia

Custo de vida na França: aluguel, comida, transporte etc

Está pensando em mudar de país e quer saber mais sobre o custo de vida na França? Então, vem comigo que esse artigo é pra você! A França é um dos países que mais recebe estrangeiros na Europa e um dos grandes motivos é a qualidade de vida oferecida.

Os salários, o transporte público de qualidade, as oportunidades de trabalho e a saúde são os principais quesitos que chamam atenção de quem quer construir ou recomeçar a vida no país.

O estilo de vida francês está inserido em um contexto que respira diversidade, arte, paisagens de tirar o fôlego e cultura, tornando a França um lugar fantástico para se viver.

É importante ter em mente que o custo de vida no país é relativamente alto se comparado com outros países europeus, porém é proporcional aos salários, já que o país tem um salário mínimo bem razoável.

Nesse texto trago algumas informações úteis sobre os itens primordiais que compõem o custo de vida na França. Eles devem te ajudar na escolha do melhor lugar para morar na França.

Se você tem o interesse de morar um dia no país ou simplesmente passar uma temporada por aqui, essas informações irão te ajudar no seu planejamento.

Conectado => Melhores bairros de Paris

Seguro viagem essencial para a França »

 

Custo de vida na França

Qual é o custo de vida na França
França tem um custo de vida alto.

A França está entre os países da Europa com custo de vida mais alto.

Entretanto, tudo varia de uma cidade para outra e de acordo com o seu estilo de vida. Vale dar uma estudada no mapa da França para entender as regiões.

Em geral, as grandes cidades francesas como Paris, Nice e Bordeaux possuem o custo de vida mais elevado do que em cidades pequenas. Neste mapa das cidades do sul da França você conhecerá mais opções.

Contudo, o salário mínimo francês é condizente com as despesas.

Ele te permite ter uma moradia e pagar suas contas com tranquilidade. Entenda o custo de vida na França a partir dos seguintes itens.

  • Aluguel
  • Transporte
  • Alimentação
  • Educação
  • Saúde
  • Lazer

CLIQUE AQUI para fazer remessa online de dinheiro para exterior »

 

Quanto custa morar na França

Aluguel na França

Melhor lugar para morar na França
Valor que você recebe como salário é levado em conta para alugar um imóvel.

O aluguel na França vai variar em função da cidade e da localização do imóvel.

Quando se mora em um uma cidade grande como Paris o aluguel de um pequeno studio 20m² no Centro fica em torno de 800 euros. É um valor bem alto. Aproveite e veja qual moeda levar para a França.

Mais distante das áreas centrais e principalmente em cidades pequenas, você consegue alugar apartamentos com um valor menor que esse.

Com possibilidades com dois ou três dormitórios e com uma pequena varanda. Assim, o custo do aluguel vai depender de onde você pretende morar.

É um cálculo a se fazer tendo em mente seu salário, visto que alguns proprietários e agências imobiliárias exigem que seu salário seja três vezes o valor do aluguel.

Dessa forma, o valor do aluguel acaba sendo uma parte relevante para o cálculo do custo de vida na França.

 

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na França. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

Entenda o que é o APL

Um ponto interessante é que, uma vez instalado em território francês, você pode solicitar a assistência personalizada de habitação.

A “APL” pode ser requisitada nas instituições responsáveis da sua região. E é um subsídio de alojamento destinado a reduzir o montante do aluguel.

Locatários podem se beneficiar desse auxílio, porém é necessário fazer uma consulta para avaliar sua situação e assim saber se você tem direito. Muitos franceses recebem esse subsídio moradia, o que ajuda bastante no orçamento no final do mês.

Então se você vai passar uma temporada na França ou pretender morar, é interessante se informar sobre essa possibilidade, pois ela pode contribuir para que o custo de vida não inviabilize seus planos.

 

Transporte na França

Custo de vida na França e países da Europa
Locomoção via transporte público funciona muito bem na França.

O transporte público da França é excelente e muito eficiente. Nas grandes cidades você tem diversas opções como tram, metrôs e ônibus em larga escala e com uma enorme cobertura. Por isso, é bom entender como funciona o transporte público em Paris.

Os preços variam de cidade para cidade, mas você encontra diversas opções de planos (anuais, mensais, diários) em todas as cidades, mesmo nas pequenas. Além, é claro, dos bilhetes unitários. Um plano mensal pode variar em torno de 30 a 50 euros, por exemplo.

Normalmente, com o cartão mensal você tem a possibilidade de usar de forma ilimitada os transportes da cidade.

Há também desconto para estudantes até 26 anos, desempregados, crianças e idosos. A eficiência do transporte público francês te permite viver sem carro tranquilamente.

Assim, você evita perder tempo procurando lugares para estacionar o seu carro.

Aliás, essa é uma tarefa árdua (e cara) na maioria das cidades francesas. Além disso, poder contar com o transporte público diminui o custo de vida na França. Se você está indo à França a turismo, saiba como é alugar carro na França.

   

 

Alimentação na França

melhor lugar para morar na frança
Há uma variação significativa do custo da alimentação de uma cidade para outra.

O custo da alimentação na França também depende da cidade onde você mora e do estilo de vida que você tem. Efetivamente, em cidades como Paris, você vai pagar mais caro em tudo.

Nas cidades menores você pode viver bem gastando em torno de 250 euros por mês com o supermercado (para duas pessoas).

Deixo claro que esse valor compreende os itens de primeira necessidade que inclui frutas, verduras, proteínas e laticínios, mas também supérfluos como chocolates, vinhos etc. Há várias opções de supermercados e o preço varia bastante.

Se você quer economizar, as redes Aldi e Lidl serão sempre uma boa opção. O ponto negativo é que as mesmas não possuem grande variedade de produtos.

Contudo, mesmo nos supermercados mais caros, existe a opção de comprar produtos da própria marca do estabelecimento; eles geralmente são bem mais baratos e possuem boa qualidade.

Outra dica é se inscrever nos programas de fidelidade, caso você seja um consumidor assíduo, pois dessa maneira você poderá obter bons descontos e alguns bônus nas suas futuras compras.

Já em relação à alimentação fora de casa, os restaurantes podem ser bem caros, principalmente nos centros das cidades e áreas mais turísticas.

Mas, você pode encontrar bons restaurantes com preços justos (que oferecem entrada, prato principal e sobremesa) em lugares mais afastados dos centros.

Se você é adepto da comida de rua e não vê problema em fugir um pouco das culinária típica da França, pode se identificar com os restaurantes árabes que possuem preços bem acessíveis.

 

Educação na França

salarios na frança
Educação tem ótimo custo-benefício| Foto: Dietmar Rabich, via Wikimedia Commons.

O ensino francês é reconhecido mundialmente pela sua qualidade e o baixo custo é uma das suas características principais. A França é um dos países mais procurados por estrangeiros justamente pelo custo benefício do seu ensino.

No que se diz respeito ao ensino superior, a maioria das universidades são gratuitas e o Estado custeia boa parte do valor das formações. Ainda assim, é necessário pagar uma taxa anual que pode variar em 200 e 600 euros dependendo do nível e área de formação.

Para estrangeiros que procuram uma oportunidade no ensino superior na França, existem também programas específicos.

Eles variam de acordo com cada área e podem oferecer bolsas parciais e integrais. Os valores das taxas das universidades sofrem alterações todos os anos.

Assim, para se informar tanto a respeito de valores ou de bolsas é necessário consultar a plataforma Campus France (www.bresil.campusfrance.org), onde todas as informações são disponibilizadas. Existem também instituições de ensino privadas, mas os preços são geralmente bem elevados e também dependem da área de estudo.

A educação básica paras crianças é obrigatória, gratuita e laica. As escolas públicas são gratuitas e possuem um ensino de boa qualidade.

Os pais pagam uma mensalidade referente a cantina (de 50 a 70 euros por mês). Existem também escolas privadas que possuem um modelo diferente das públicas e podem ser, por exemplo, escolas católicas.

 

Saúde na França

qualidade de vida na frança
França possui um sistema de saúde público e outro particular, complementar.

O sistema de saúde público na França funciona muito bem. No entanto, possui algumas particularidades, que eu diria que podem ser consideradas como facilidades.

Os trabalhadores pagam diretamente um percentual de seus salários para a Sécurité Sociale, que cobre os cidadãos em caso de doenças, acidentes etc.

Assim, o cidadão tem sua Carte Vitale (que é uma carteirinha pessoal para assistência médica) e deve apresentá-la sempre em consultas com médicos, dentistas, exames, hospitalização ou mesmo na compra de remédios com receita. Essa carteira dá o direito ao cidadão à 70% de reembolso nas consultas e remédios.

   

É importante, também, ter a Mutuelle, que é como se fosse um plano de saúde particular que vai reembolsar os outros 30% das despesas médicas que a Sécurité Sociale não dá cobertura. Existem diversas opções de Mutuelle e com preços e coberturas variáveis.

O valor depende da situação de cada indivíduo, mas o mínimo fica em torno de 20 euros por pessoa. Quanto mais cobertura você procura na mutuelle, mais cara ela vai ser. Os preços mudam de empresa pra empresa e, também, em relação aos serviços prestados.

Esse sistema funciona muito bem na França. Ele é de longe muito melhor e muito mais eficiente que o sistema de saúde público no Brasil, por exemplo. E o melhor de tudo, o preço é justo e de boa qualidade.

Porém, só está disponível para quem se estabeleceu no país. Portanto, não deixe de contratar um seguro viagem ao viajar para a França.

 

Lazer na França

trabalho na frança para brasileiros
Gasto com lazer dependerá muito das suas escolhas do que fazer e onde visitar.

A França é um país maravilhoso por inteiro. Existem várias opções de lazer, sendo elas culturais, naturais, artísticas entre outras que agradam a todos os gostos. Logo o custo das atividades de lazer passa sempre, em primeiro lugar, pelas escolhas pessoais.

Portanto, isso só afetará o seu cálculo do custo de vida na França, se você quiser. Mas de maneira geral, você não precisará gastar muito, pois há diversos programas gratuitos e muito divertidos para se fazer em todo o território francês.

Entre eles passeios ao ar livre, não deixe de visitar os melhores parques de Paris, curtir eventos gratuitos em espaços públicos que se estendem ao longo do ano (principalmente no verão) e, porque não, visitar os museus parisienses (existe sempre um dia no mês onde a visita é gratuita, dependendo da cidade) entre outras inúmeras possibilidades.

Cinemas e teatros são bons programas também e com o preço acessível e até fazer passeios guiados em Paris. É possível sair pra comer fora e tomar bons drinks com um budget de 30 euros, dependendo do lugar escolhido, principalmente longe de grandes centros turísticos.

E, além dos pontos turísticos tradicionais que você visitará não importa aonde more, tem ainda diversas cidades nos arredores de Paris para visitar de trem.

 

Por dentro do custo de vida na França

A França é um dos países com o custo de vida mais alto da Europa. Contudo é totalmente possível viver bem, sem regalias, com o salário mínimo francês. Ele possibilita ao cidadão pagar suas contas e ter acesso aos itens básicos do cotidiano.

Outra questão importante a se considerar quando falamos em moradia na França é a escolha da cidade onde morar. O custo de vida está diretamente ligado com a cidade e o estilo de vida que se tem e há inúmeras possibilidades além de Paris. As pequenas cidades e comunas na França são bem estruturadas, desenvolvidas e menos caras.

Mudar de país envolve sempre uma questão essencial que é a adaptação. O custo de vida na França não é alto quando levamos em consideração a qualidade da educação, da saúde, do transporte e da segurança, principalmente quando comparamos com o Brasil. Ainda assim, é uma reflexão de cunho individual e deve ser analisada em relação aos objetivos de cada um. Os valores deste artigo são do ano de 2019. Atualize-os na época da sua viagem.

Confira esse vídeo do site oficial de turismo da França sobre as belezas do país:

Ficou com alguma dúvida sobre o custo de vida na França? Deixe seu comentário!

Até + !!!

 

CATEGORIAS
ESCRITO POR

Bruna Correia

ESCRITO POR

Bruna Correia

Bruna, 30 anos, é mineira, turismóloga e reikiana. Aquariana e sonhadora, desde criança sempre teve em mente que o mundo é muito grande para se criar raízes em apenas um lugar. Adora viajar, descobrir novas culturas e escrever sobre suas aventuras.

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Melhores Hotéis

Descubra as melhores opções de hotéis para se hospedar

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Melhores Hotéis

Descubra as melhores opções de hotéis para se hospedar

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Quero Viajar Mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *