11 comidas típicas de Bali: culinária e receitas famosas da ilha

por Cecília Garcia

11 comidas típicas de Bali: culinária e receitas famosas da ilha

Neste artigo, apresento as comidas típicas de Bali, um tema que merece bastante destaque na sua viagem para a Indonésia.

Falar sobre a gastronomia de Bali para mim é uma lembrança muito feliz de viagem. Quando fiz um trabalho voluntário na Indonésia e morei com uma família tradicional, vivia sempre uma surpresa a cada dia experimentando a culinária local.

Uma curiosidade interessante que descobri sobre os hábitos alimentares da Indonésia é que, normalmente, não existe diferença entre café da manhã, almoço e jantar, como estamos acostumados em muitos países ocidentais e até em outros da Ásia.

Em Bali, é possível comer arroz frito ou a tradicional sopa em todas as refeições. Parece inusitado, mas se você quiser experimentar essa novidade, você estará no lugar certo para isso.

Provar a culinária local é parte muito importante de uma viagem. E em Bali, particularmente, essa experiência fica ainda mais deliciosa, cheia de surpresas diferentes de tudo o que você já provou antes.

Planeje sua viagem => Melhores hotéis de Bali

Seguro viagem para a Ásia »

Quais são as comidas típicas de Bali?

  1. Nasi Goreng
  2. Nasi Campur
  3. Mie Goreng
  4. Gado Gado
  5. Satay
  6. Bakso
  7. Soto
  8. Lupis
  9. Lak Lak
  10. Pisang Goreng
  11. Iced Coconut

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios em Bali »

Pratos típicos de Bali

Assim como em outros países do Sudeste Asiático, a base da culinária da Indonésia é o arroz, que em grande parte é produzido na própria ilha.

O modo de cozimento do arroz é diferente do tradicional brasileiro: normalmente é preparado em uma panela elétrica e tem pouco tempero, servindo como base para o prato; ele pode ser servido como acompanhamento em diversos pratos ou até mesmo como prato principal.

Além do arroz, frutas e vegetais fazem parte da maioria das comidas típicas de Bali, o que é uma ótima notícia para os vegetarianos, que sempre podem encontrar diversos pratos ou versões vegetarianas cheias de sabor.

Além disso, em toda esquina você vai encontrar barraquinhas vendendo frutas frescas e geladinhas para comer, especialmente melão, melancia e manga.

Pode ser uma ótima pedida para o clima quente de Bali e uma dica refrescante de lanche para fazer entre uma visita e outra aos pontos de interesse de Bali.

Nos pratos principais, também é muito comum que você encontre biscoitinhos crackers, que normalmente possuem sabor de peixe. Eles geralmente trazem textura aos pratos e acompanham os molhos e sambals, que falaremos mais adiante.

No final, você verá que as comidas típicas de Bali possuem uma explosão de sabores, texturas variadas e molhos deliciosos com temperos típicos dos hindus, que vão sempre te deixar com vontade de provar algo novo.

1. Nasi Goreng

Nasi Goreng
Arroz frito é muito popular em Bali.

Vamos começar por um clássico: Nasi Goreng.

Nasi significa arroz e Goreng frito. Com isso, eis aqui o tradicional arroz frito, muito comum também na culinária de outros países do sudeste asiático, como Tailândia e Malásia.

Diferente do que acontece em outros pratos, neste o arroz é a estrela. Ele é frito normalmente com vegetais, um ovo frito bem bonito por cima e, se você quiser, alguma proteína a escolher, como frango e camarão.

Tudo isso é frito junto com molho de soja e diferentes óleos asiáticos que fazem uma mágica ao clássico arroz. Conheça os melhores restaurantes em Ubud, principal cidade de Bali.

O Nasi Goreng é facilmente encontrado em comidas de rua e em todos os restaurantes tradicionais. E geralmente tem um custo bastante acessível.

2. Nasi Campur

Pratos típicos de Bali
Neste prato, os ingredientes vêm todos separados | Foto: Midori, via Wikimedia Commons.

Ainda tendo o arroz em seu nome principal, o Nasi Campur é um pouco diferente do Nasi Goreng pois geralmente os ingredientes estão separados e tem como acompanhamento o sambal, que você também vai encontrar em diferentes pratos em Bali.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na Indonésia. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

Sambals são molhos geralmente apimentados feitos com especiarias e pimentas locais, que adicionam um sabor muito particular ao prato. Além das gastronomia, confira outras das principais curiosidades de Bali.

O Nasi Campur é provavelmente o mais perto do tradicional prato feito brasileiro que você vai encontrar em Bali: ele tem arroz, verduras, ovo, uma proteína que pode ser carne ou frango.

Além do modo de preparo e dos temperos locais, claro, a diferença fica para a presença do tempeh, que é um tipo de soja fermentada com uma textura bem interessante.

Este é mais um dos pratos facilmente transformados em vegetariano. Basta você pedir a sua versão sem a carne.

3. Mie Goreng

O que comer em Bali
Encontre muitas versões do mie goreng | Foto: Closari, via Wikimedia Commons.

Com uma mistura de ingredientes semelhantes do Nasi Goreng, aqui o que muda é a base: no lugar do tradicional arroz, entra o macarrão, que é justamente o significado de Mie.

Normalmente o macarrão utilizado é o de arroz, sendo que o prato também inclui uma mistura de vegetais e óleos típicos da região, com um ovo frito por cima.

 
Vai viajar e precisa ter internet 100% do tempo no seu celular?

Ter internet é essencial para usar aplicativos como Uber e Google Maps, além de conversar no WhatsApp e postar aquela foto no Instagram.

Devido a nossa parceria com a America Chip, você ganha 10% de desconto com o cupom QUEROVIAJARMAIS para comprar qualquer chip e receber em casa, e assim ter conexão 4G de ALTA VELOCIDADE em diversos países. Conheça as vantagens:

  • Receber o chip na sua casa ainda no Brasi;
  • A configuração do chip é extremamente fácil;
  • Os planos têm excelente custo-benefício, com preço a partir de USD 31,00;
  • Muita economia, porque você contrata apenas os dias que for usar;
  • É sem dúvida a opção mais fácil, prática e segura para ter a melhor internet 4G;
  • Já falei internet ilimitada? ;)
 
   

A proteína mais comum para o Mie Goreng é o camarão, mas você também encontra nas versões com carne, frango ou mesmo vegetariana.

Romântico => Spa e café da manhã flutuante na piscina de pétalas

4. Gado Gado

comidas da Indonésia
Gado Gado é um dos pratos únicos de Bali | Foto: Closari, via Wikimedia Commons.

O Gado Gado sem dúvida é um dos pratos diferentes e com sabor mais marcante que você vai experimentar em Bali.

Na teoria, o Gado Gado é apenas uma salada de legumes tradicional da Indonésia, mas a mistura dos vegetais com outros ingredientes da culinária local, somados a um molho de amendoim, faz com que este seja um prato principal extraordinário, com sabor característico da Indonésia.

Assim como outras iguarias da região, o Gado Gado pode apresentar uma grande variação em seus ingredientes; entre os mais comuns, estão o broto de feijão, o tofu, o tempeh e os crackers de peixe, trazendo uma mistura de sabores e texturas muito interessante para o prato.

Ele pode ser apresentado com os ingredientes separados ou todos juntos. Para conhecer mais afundo, faça uma aula de culinária balinesa em uma fazenda orgânica.

5. Satay

receitas de bali
Satay de frango acompanhado com molhos.

O satay, que você também pode pronunciar como satê, é o tradicional espetinho, clássico da comida de rua na Indonésia. Ele pode ser encontrado principalmente nas versões de carne e frango, além de alguns lugares também é possível encontrar o satay de peixe.

Saiba que o grande diferencial da sua versão indonésia são os molhos, que vêm adicionados ao seu espetinho: o mais tradicional é o de amendoim, mas também é possível encontrar as variações dos típicos molhos apimentados ou agridoces.

Essa mistura de sabores realmente realçam o sabor do seu clássico espetinho e trazem um gosto muito particular da culinária local.

6. Bakso

comida de rua da indonesia
Esta sopa é minha preferida entre as comidas típicas locais.

O Bakso é outro clássico da comida de rua da Indonésia e o meu prato preferido! Esta é uma boa pedida para comer antes de curtir a noite de Bali.

A base deste prato são as almôndegas de frango, que são servidas com um caldo bem leve com salsinha, formando uma suave sopa. Em suas variações, também é possível adicionar arroz ou vegetais, além do especial broto de feijão que é muito presente na culinária da Indonésia.

E então, no final, pode-se acrescentar um ou mais tipos de sambals, que são os molhos apimentados disponíveis em diferentes variações, que mudam e acendem completamente o sabor da sua sopa. Vale muito a pena experimentar!

7. Soto

receitas balinesas
Sopa é feita com diversos ingredientes e é mais “pesada”.

Soto significa sopa e é uma palavra que você vai encontrar com frequência em sua viagem para Bali.

Diferente do Bakso em que o caldo é bem leve, o Soto é uma tradicional sopa de carne, que pode ser de boi, frango ou de cabra; esta última é bem mais pesada e cheia de texturas. Conheça os melhores restaurantes da Ásia.

Sua receita inclui diferentes vegetais e uma base de ingredientes como gengibre, capim limão e especiarias que tiram essa sopa do lugar comum e a tornam uma especialidade da culinária de Bali e da Indonésia.

Ela pode ser servida com arroz de acompanhamento ou mesmo com macarrão de arroz dentro da sopa.

8. Lupis

Sobremesas balinesas
Lupis é um doce feito a base de arroz e coco | Foto: suhakri_hsu, via Wikimedia Commons.

E agora, os doces! Assim como as comidas típicas de Bali, a maioria dos doces típicos da Indonésia também tem em seus ingredientes principais o arroz, frutas como o coco e até mesmo vegetais como a batata doce.

Ao fazer uma viagem para a Indonésia, você vai ouvir muito falar no sticky rice, que é o arroz cozido envolvido na folha de bananeira; bem à moda Indonésia. Ele é popular no país e muitas pessoas o comem até puro.

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom CLIENTE, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 

O Lupis é feito com sticky rice, açúcar mascavo derretido e coberto com coco ralado. É um doce bem bonito, com formato triangular e um sabor bem diferenciado que vale experimentar.

   

9. Laklak

doces típicos da indonésia
Massinha tem forma de panqueca e a coloração geralmente é verde | Foto: Joseagush, via Wikimedia Commons.

O Laklak é um doce com ingredientes parecidos com o Lupis, que também leva o sticky rice como ingrediente principal.

A grande diferença é sua massinha em forma de panqueca, em formato redondo e, além de bastante coco, também leva açúcar branco ou mascavo em sua composição.

10. Pisang Goreng

Doces típicos de Bali
Sobremesa nada mais é do que bananas empanadas fritas | Foto: ProjectManhattan, via Wikimedia Commons.

Agora você já sabe que, se está escrito Goreng, está diante de uma fritura. E o Pisang Goreng se trata de deliciosas bananas fritas, que podem incluir diferentes toppings de acompanhamento, como leite condensado, mel ou calda de chocolate.

É sem dúvida um dos meus doces típicos favoritos da Indonésia. Deseja ter uma viagem inesquecível? Então conheça os resorts imperdíveis em Bali.

Saiba que, em alguns restaurantes mais dedicados a estrangeiros, é comum encontrar versões que incluem sorvete, transformando o Pisang Goreng numa deliciosa banana split versão Indonésia.

11. Iced Coconut

bebida típicas de Bali
Bebida doce é típica da ilha de Bali | Foto: Alexander Mils, via Wikimedia Commons.

Por último, temos uma bebida doce muito típica que é a cara da Indonésia. O Iced Coconut é feito com água de coco bem doce, gelo e pedaços de coco, que podem ser em lascas ou bolas; se quiser, pode comê-los depois de tomar sua bebida.

Entre as variações disponíveis do Iced Coconut, é possível encontrar versões com açúcar, leite, leite de coco, milho e até mesmo feijão! Ele pode ser encontrado em cada esquina das regiões de Bali e é realmente uma bebida doce local muito consumida por eles.

Refrescante, leve e com um toque docinho, o Iced Coconut sempre cai muito bem em dias quentes e ensolarados de Bali.

Saboreie as comidas típicas de Bali

Trata-se de um destino excepcional em vários sentidos e claro que não seria diferente em relação à sua culinária.

Como você pôde perceber, os ingredientes principais mais presentes nas comidas típicas de Bali são o arroz, a soja em diferentes formatos e texturas (como o tofu e o tempeh) e muitos vegetais e especiarias locais, que fazem com que as receitas balinesas sejam saudáveis e representem uma parte muito importante do estilo de vida local.

Também é muito comum que encontre docerias e mesmo restaurantes só de sobremesas em Bali; assim você pode passar horas se deliciando com os diferentes doces da região.

Desde restaurantes refinados até a clássica comida de rua, você vai viver experiências gastronômicas memoráveis com a culinária balinesa.

Para finalizar não deixe de conferir um incrível roteiro em Bali, com dicas de quais lugares conhecer em até 8 dias de viagem.

E você, quais destas comidas típicas de Bali gostaria de experimentar? Já esteve no país e tem algo a dizer sobre elas? Deixe sua resposta nos comentários!

Até + !!!

ESCRITO POR

Cecília Garcia

ESCRITO POR

Cecília Garcia

Cecília, 29 anos, é publicitária, redatora, viajante e muito curiosa. Trabalhou dez anos na área editorial, a maior parte deles juntando dinheiro para viajar. Em 2016, pediu demissão e tirou um ano sabático, viajando por 23 países e fazendo transbordar aquela chama de viajante. Voltou ao Brasil, se mudou para São Paulo por uns anos e logo sentiu a chama bater de novo. Entregou a casa, doou e vendeu o pouco que tinha e agora com sua inseparável mochila segue o antigo e intenso sonho de viajar pelo mundo trabalhando como freelancer e nômade digital. Gosta de viajar devagar, sem pressa. Ter tempo para ouvir e compartilhar histórias de viagens, provar a cultura local de diversas formas, desconstruir a cabeça e viver novas aventuras nesse mundão.

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *