Compras em Bali: lojas baratas e dicas de economia

Compras em Bali: lojas baratas e dicas de economia

Além de visitar atrativos turísticos dos mais diversos e interessantes, você sabia que fazer compras em Bali também pode ser uma ótima forma de se aproximar da cultura e dos hábitos locais?

E ainda que, como eu, as compras não sejam a principal razão para sua viagem para a Indonésia, posso te dizer que aproveitei muito os passeios nos mercados locais durante minha viagem e por várias vezes descobri um produto novo relacionado à cultura dos balineses.

Normalmente, os próprios artesãos e produtores estão nos mercados e lojas em Bali vendendo seus produtos; você se sentirá como em uma grande galeria de arte, onde pode conversar com o artista e conhecer mais sobre sua vida e seu trabalho. Uma excelente experiência ao viajar pela Ásia.

Além disso, as opções de compras em Bali vão desde a vilarejos que produzem artigos únicos e locais aos mega shoppings centers que vendem marcas internacionais, e não vão faltar opções originais para você adquirir durante sua viagem.

Por isso, aproveite as dicas deste artigo e saiba o que comprar na Indonésia, onde fazer compras e quais são as dicas de compras para você economizar durante sua viagem em Bali. 

Planeje sua viagem => Melhores hotéis em Bali

Melhor seguro viagem para a Ásia »

 

O que comprar na Indonésia

roupa típica da indonésia
Batik é um traje muito comum na ilha de Bali.
  • Roupas locais
  • Roupas de praia
  • Bolsas de palha
  • Bijuterias e acessórios
  • Artesanato
  • Quadros
  • Esculturas
  • Máscaras
  • Alimentos como arroz, café e chocolate
  • Produtos naturais como velas, óleos e incensos
  • Skincare natural e orgânico
  • Prata

Antes de falar sobre os locais mais adequados para fazer as compras em Bali, quero te contar quais são os produtos locais mais comuns relacionados com a cultura da Indonésia.

O país é um dos maiores produtores de arroz e café do mundo; ainda que o primeiro seja muito parecido em diferentes países, o café tem suas peculiaridades e é um dos produtos que você pode e deve experimentar em sua viagem para a Indonésia.

Outro elemento original dos mais marcantes da cultura balinesa é o artesanato, que é ainda encontrado com preços muito atrativos nos mercados locais de Bali. Esta arte pode ser demonstrada em diferentes peças, como bolsas, roupas, bijuterias, acessórios e artigos de decoração para casa.

Já outros trabalhos artísticos locais podem ser encontrados em madeira, quadros, pinturas, esculturas e máscaras, como diversas peças icônicas em palha e madeira, como as famosas cestas e bolsas.

Em termos de roupas, o Batik é a técnica mais original da Indonésia. É um trabalho totalmente manual utilizando pontos e linha para criar uma forma muito original e sempre única, o que traz muito valor às peças. Durante meu intercâmbio, fiz aulas de Batik e pude comprovar como a arte demanda paciência e delicadeza.

Além disso, você também encontrará diversos produtos naturais e orgânicos, de alimentos à aromaterapia, como velas, óleos e incensos naturais de excelente qualidade. Conheça as comidas típicas de Bali.

E ainda prata, onde existem vilarejos especializados que produzem diversos artigos com a matéria.

De todo modo, você verá que é possível encontrar diversos artigos locais interessantes produzidos pelos balineses e que pode ser uma ótima lembrança que você pode levar da sua viagem para a Indonésia.

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios em Bali » 

 

Compras em Bali: lugares para economizar

  • Mercados de Arte
  • Shoppings centers
  • Lojas de rua
  • Mercados noturnos
  • Vilarejos de artesãos

Descubra => Como chegar em Bali

 

Comprar barato em Bali

comprar barato em Bali
Pasar no idioma local significa mercado.

As opções de compras em Bali vão desde às ruas cheias de lojas de artigos locais até grandes shoppings centers com lojas das mais variadas, incluindo de marcas internacionalmente conhecidas.

E você sabia que a negociação é considerada um costume entre os locais? É claro que antes de tudo é importante ter respeito pelo trabalho de um artista e não negociar abaixo do valor do seu trabalho. Confira outras dicas de Bali.

Mas de um modo geral, a arte da negociação é muito bem aceita entre os locais e não será um problema se você negociar um desconto para adquirir um artigo local; principalmente se desejar comprar muitas unidades de um produto.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na Indonésia. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

Especialmente em mercados locais mais turísticos, como Ubud e Kuta, é normal os balineses colocarem um preço superior para os estrangeiros e isso deixa uma grande margem de negociação para você. Por falar na principal cidade da ilha, saiba quais os melhores passeios em Ubud.

E de qualquer modo, você verá que os preços não são muito altos em Bali, devido à desvalorizada moeda local, e é possível adquirir artigos muito estilosos e de ótima qualidade por preços acessíveis.

Imperdível => Trilha ao nascer do sol com café da manhã no Monte Batur

 

Mercados de Arte em Bali

o que comprar na indonesia
Mercado é ótimo para comprar bijuterias e acessórios.

Quando for fazer compras em Bali, você encontrará diversos mercados locais, onde poderá adquirir produtos dos mais diversos, desde alimentos frescos e especiarias à um artesanato de excelente qualidade.

Os mercados locais são, sem dúvida, um dos melhores centros para adquirir souvenirs de sua viagem à Indonésia, onde você poderá comprar produtos realmente locais, fomentar a economia de pequenos produtores e encontrar ótimos preços.

Geralmente, os mercados de arte estão localizados numa área parcialmente aberta, com um prédio principal e várias barraquinhas e lojas ao redor. Se encanta por esse paraíso na Indonésia. Então veja as melhores fotos da ilha de Bali.

Os mercados de arte mais interessantes de Bali são o Mercado de arte de Ubud, parada obrigatória se você pretende passar pela cidade, o Mercado de Arte de Kumbasari, em Denpasar, com layout mais organizado e o famoso Mercado de Sukawati, um dos mais antigos e tradicionais de Bali, que tem preços bastante atrativos.

Onde encontrar:

  • Mercado de Arte de Ubud: Raya Ubud No.35, Ubud, Kecamatan Ubud, Kabupaten Gianyar, Bali 80571, Indonésia
  • Mercados de Kumbasari: Gajah Mada, Pemecutan, Kec. Denpasar Bar., Kota Denpasar, Bali 80111, Indonésia
  • Mercado de Sukawati: Jalan Raya Sukawati, Sukawati, Kec. Sukawati, Kabupaten Gianyar, Bali 80582, Indonésia.

Aproveite => Excursão destaques instagramáveis em Bali

 

   

Shoppings Centers em Bali

shopping em bali
Encontre roupas e acessórios de variadas marcas | Foto: Seminyak Village.

Você vai encontrar ao menos um shopping center em cada uma das principais áreas de Bali. Em Seminyak, por exemplo, está o Village Mall, logo atrás da praça principal e a poucos metros da praia.

Já Kuta é onde tem a maior concentração de shoppings, que incluem três grandes centros de compras, como o famoso Discovery Shopping Mall Kuta (em frente à praia) e o Kuta Beachwalk, uma mistura de lojas de rua com um shopping ao ar livre numa rua bem próxima à praia.

E um dos maiores e mais completos shoppings centers da ilha é o Mall Bali Galeria, localizado a apenas 5 quilômetros do Aeroporto Internacional de Ngurah Rai; pode ser uma boa opção caso você precise de algo específico logo depois de sua chegada ou antes de sua partida de Bali. Confira também dicas para viajar com pouco dinheiro.

Nos shoppings em Bali, você facilmente encontrará lojas de departamento,  marcas internacionais e ainda a possibilidade de comprar artigos locais como souvenirs; essa ainda pode ser uma boa desculpa para fugir dos mercados locais caso você esteja cansado de barganhar  com os balineses.

Onde encontrar:

  • Seminyak Village Mall – Kayu Jati No.8, Seminyak, Kuta, Kabupaten Badung, Bali 80361, Indonésia
  • Discovery Shopping Mall Kuta – Jl. Kartika Plaza, Kuta, Kabupaten Badung, Bali 80361, Indonésia
  • Beachwalk Bali Shopping Center Kuta – Jl. Pantai Kuta, Kuta, Kabupaten Badung, Bali 80361, Indonésia
  • Mall Bali Galeria – Jl. By Pass Ngurah Rai, Kuta, Kabupaten Badung, Bali 80361, Indonésia

Aventure-se => Rafting com tudo incluso no Rio Ayung

 

Lojas de Rua em Bali

Onde fazer compras em Bali
Bali possuí excelentes lojas nas ruas | Foto: Kim Soo.

Além dos shoppings centers, para fazer compras em Bali você encontrará diversas lojas de rua, desde lojas pequenas de artigos locais até grandes lojas de departamento.

Uma das lojas de rua mais famosas em Bali é a Krisna Bali, ou Krisna Oleh Oleh. Ela é mais focada em souvenirs, mas você vai encontrar praticamente de tudo o que pode imaginar nessas lojas. É como uma mega loja de departamento que vende coisas diversas, está sempre aberta e possui um ótimo preço tabelado, sem necessidade de barganhar.

Portanto esteja você procurando um simples souvenir ou um item necessário para sua viagem, ir à Krisna Bali é uma saída sem erro para encontrar o que você precisa.  Saiba também como é a agitada noite em Bali.

Ao redor da Seminyak Square também estão as principais lojas de rua dessa região, incluindo lojas com roupas e artigos super descolados e modernos, bem a cara de Seminyak. Aqui não procure por ótimos preços, mas sim uma dose extra de estilo e originalidade.

Entre as lojas de rua, espere também encontrar galerias de arte e ateliês de pintura em quadros, tecidos, máscara e ainda muitos móveis e itens para casa em madeira extremamente estilosos.

Para encontrar artigos de decoração dos mais variados e charmosos para casa, a Kim Soo é uma das melhores lojas para você conhecer em Bali. As regiões em que você mais encontrará lojas de rua são Ubud e nos arredores das praias de Seminyak, Legian e claro, Kuta.

Em Kuta, existe uma grande rua com cerca de 3 km chamada Jalan Legian com centenas de lojas de diversos tamanhos, que vendem de souvenirs à artigos de surf; tem ainda alguns supermercados que ficam abertos 24 horas na alta temporada.

Onde encontrar:

  • Krisna Bali – Jl. Raya Blangsinga, Saba, Kec. Blahbatuh, Kabupaten Gianyar, Bali 80581, Indonésia
  • Krisna Oleh Oleh – Jl. Sunset Road No.88, Kuta, Kabupaten Badung, Bali 80361, Indonésia
  • Kim Soo – Jl. Kayu Aya No.21, Kerobokan Kelod, Kec. Kuta Utara, Kabupaten Badung, Bali 80361, Indonésia

Conforto => Aluguel de carro com motorista em Bali

 

Mercados noturnos em Bali

mercado noturno bali
Mercados noturnos são um sucesso em Bali | Foto: 玄史生, via Wikimedia Commons.

Você sabia que os conhecidos night markets são uma atração a parte em diversos países que você pode conhecer em roteiro no sudeste asiático?

Em Bali não é diferente, sendo que uma visita à um mercado noturno é um ótimo passeio para provar a comida local e ainda passear entre as lojas, com produtos locais dos mais diversos, como artesanato, produtos naturais e ainda alimentos frescos.

 Onde encontrar:

  • Sanur Night Market – Pasar Malam Sindhu – Jalan Pungutan No.2, Sanur, Denpasar Selatan, Kota Denpasar, Bali 80228, Indonesia
  • Nusa Dua Night Market – Pasar Senggol próximo à Jl. ITDC Nusa Dua Lot BC, Benoa, Badung Regency, Bali, Indonésia
  • Kuta Night Market – Jalan Bakung Sari, Kuta, Badung, Bali 80361, Indonesia
  • Gianyar Night Market – Jalan Ngurah Rai, Gianyar, Bali 80511, Indonesia
  • Kereneng Night Market – Jl. Rijasa, Dangin Puri Kangin, Kec. Denpasar Utara, Kota Denpasar, Bali 80236, Indonésia.

Aprenda => Aula de culinária em Bali

 

   

Vilarejos de Artesãos em Bali

artesanato bali
Artesanato local é muito popular em Bali.

Se você fizer alguns dos passeios em Bali durante a sua viagem, muito provavelmente uma parte desde tour será destinada a conhecer algumas comunidades artesãs.

Você vai perceber que existem muitos pequenos vilarejos de artesões em Bali, onde ocorrem oficinas e associações de artistas; além de encontrar produtos dos mais diversos que são típicos da cultura balinesa, vendidos diretamente por seus artesãos.

Essa pode ser uma boa oportunidade de conhecer o processo de criação de cada item e seus respectivos artistas e, ainda, para barganhar o melhor preço para adquirir grandes quantidades.

Por outro lado, geralmente os produtos são muito semelhantes aos encontrados nos mercados locais e os preços também não diferem muito. Os artigos mais encontrados nos vilarejos são em cerâmica, madeira e tecido.

Já um dos vilarejos que ganha grande destaque e é muito conhecido em Bali é a Celuk Village, especializados em joias e produtos em ouro e prata.

Onde encontrar:

  • Tegallalang handcrafts villages – ao longo da rua principal Jalan Raya Tegallalang.
  • Celuk Village – a Celuk Village fica a cerca de 11 quilômetros de Ubud, e a rua principal é a Jl. Raya Celuk.

Desfrute => Cruzeiro de lancha em Nusa Penida

 

O que não comprar em Bali

estátua buda
Não é uma boa ideia comprar nenhum tipo de estátua de Buda na Indonésia.

Durante um passeio nos mercados locais de Bali, assim como em várias outras cidades do sudeste asiático, você vai encontrar diversas estátuas e esculturas de Buda, que ainda que não representem exatamente a cultura e a religião local, são artigos muito consumidos pelos turistas.

Mas você sabia que a compra e o uso destes artigos não é um sinal de respeito com a religião em si?

Segundo eles, as imagens de Buda não são adequadas para tatuagem ou para decoração, ainda que isso tenha caído na moda de turistas do mundo inteiro que visitam essa região da Ásia. Descubra quanto custa viajar para o Sudeste Asiático.

Por isso, evite adquirir estes artigos religiosos dos quais você não conhece profundamente, até mesmo por uma questão de respeito ao próximo.

Incrível => Mergulho para iniciantes em Bali

 

Saiba fazer compras em Bali

Agora você já sabe quais produtos comprar e os melhores locais para compras em Bali e sabe que pode, através das compras, conhecer e adquirir diversos produtos muito relacionados com o estilo de vida local.

Aproveite sua viagem para admirar o trabalho dos pequenos artistas de Bali, visitar os vilarejos e contribuir para a economia dos pequenos produtores. É uma ótima forma de colaborar com a população em si e tornar o turismo no país um pouco mais sustentável.

Para finalizar, recomendo também o artigo pontos turísticos de Bali, com dicas dos principais lugares para conhecer na ilha.

E você, já sabe onde fazer suas compras em Bali? Esteve na ilha e tem mais alguma dica para economizar? Deixe sua resposta nos comentários!

 

ESCRITO POR

Cecília Garcia

ESCRITO POR

Cecília Garcia

Cecília, 29 anos, é publicitária, redatora, viajante e muito curiosa. Trabalhou dez anos na área editorial, a maior parte deles juntando dinheiro para viajar. Em 2016, pediu demissão e tirou um ano sabático, viajando por 23 países e fazendo transbordar aquela chama de viajante. Voltou ao Brasil, se mudou para São Paulo por uns anos e logo sentiu a chama bater de novo. Entregou a casa, doou e vendeu o pouco que tinha e agora com sua inseparável mochila segue o antigo e intenso sonho de viajar pelo mundo trabalhando como freelancer e nômade digital. Gosta de viajar devagar, sem pressa. Ter tempo para ouvir e compartilhar histórias de viagens, provar a cultura local de diversas formas, desconstruir a cabeça e viver novas aventuras nesse mundão.

Organize sua viagem

10 dicas para você
planejar sua viagem

Separamos as principais ofertas dos nossos parceiros para você economizar.
Clique nos itens abaixo e confira:

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Tours Nacionais

Reserve atividades com pagamento em até 10x

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Tours Nacionais

Reserve atividades com pagamento em até 10x

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *