10 pontos turísticos de Bali, na Indonésia

por Cecília Garcia

10 pontos turísticos de Bali, na Indonésia

Neste artigo, vou falar sobre os pontos turísticos de Bali, lugar paradisíaco na Indonésia e que certamente está na lista de viajantes do mundo inteiro.

Eu estive nesse destino quando fazia um voluntariado numa cidade bem pequena na ilha de Java e fiz uma viagem de ônibus de 14h para chegar até Bali.

Com certeza essa é uma viagem na Ásia que vai muito além das famosas praias: a cultura exótica, o povo muito amável e acolhedor, a comida extremamente saborosa e diferenciada (paraíso dos vegetarianos) e, claro, a natureza exuberante estão presentes nos principais pontos turísticos de Bali.

Trata-se de uma ilha que merece ser visitada pelo menos uma vez na vida. Eu confesso que estive lá três vezes e já estou planejando a próxima viagem, pois Bali é um destino inesquecível!

Separei os dez pontos turísticos que acho mais interessantes na ilha – alguns fora do roteiro tradicional – e que tenho certeza de que você vai querer visitar na sua viagem. E ainda um mapa de Bali com que serão muito úteis para sua programação.

Planeje sua viagem => Dicas de hotéis em Bali

Melhor seguro viagem para a Ásia »

 

Primeira vez em Bali

O que fazer em Bali
Praias espetaculares são alguns dos atrativos de Bali.

Quando cheguei pela primeira vez em Bali, precisava ir até o hostel que ficava em Ubud. Além da viagem de ônibus ter sido uma aventura até para os viajantes mais experientes, a rodoviária não tinha nenhuma sinalização para se locomover.

O trânsito na Indonésia pode ser bastante caótico e Bali não escapa dessa confusão. Para que esses perrengues não aconteçam com você, descubra como chegar em Bali e como se locomover na cidade.

Acabei encontrando uma saída e consegui mostrar o endereço do hostel para o motorista do táxi que encontrei na rua, me certificando de que ele ligaria o taxímetro para nossa corrida.

E aqui vai uma primeira dica: antes de começar a corrida, tenha certeza que o motorista ligou o taxímetro e esteja seguro de que ele viu bem o endereço e sabe em que região fica.

Passando essa aventura, chegar em Ubud foi revigorante, pois nesta cidade se encontram alguns dos mais incríveis pontos turísticos de Bali, que você não pode deixar de visitar durante sua viagem. A ilha é grande e oferece opções para todos os gostos.

 CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios em Bali »

 

Quais são os pontos turísticos de Bali?

  1. Palácio de Ubud
  2. Floresta dos Macacos
  3. Templo Tanah Lot
  4. Mercado Central de Ubud
  5. Templo de Uluwatu
  6. Terraços de Arroz de Jalituwih
  7. Mont Batur
  8. Cachoeiras Nungnung
  9. Goa Giri Putri em Nusa Penida
  10. Tembeling Florest em Nusa Penida

Incrível => Excursão destaques Instagramáveis em Bali

 

Atrações turísticas em Bali

Palácio de Ubud

Pontos turísticos de ubud
Palácio de Ubud é um grande atrativo em Bali.

Confesso que Ubud é a minha área favorita em Bali, pois ali encontra-se a cultura local da forma mais autêntica combinada com uma atmosfera muito agradável, cercada por florestas, além de pontos turísticos de Bali imperdíveis.

Você com certeza vai querer se perder pelas ruas e aproveitar para visitar alguns pontos turísticos na região. Saiba como montar um roteiro em Ubud.

Durante o seu passeio, você passará por vários templos e não é difícil que encontre oferendas pelas ruas de Ubud. Elas fazem parte da religião hindu-balinesa, bastante forte e presente na ilha.

No coração de Ubud, na rua principal, recomendo que você visite o Palácio de Ubud. Ele é um dos lugares mais importantes da área, com arquitetura tradicional balinesa e um charmoso jardim. O local guarda grande parte da arte, dança e literatura de Bali.

O palácio de Ubud funciona de 8h às 19h e a entrada é gratuita.

Se você quiser assistir uma apresentação de dança tradicional balinesa, elas também acontecem todas as noites no palácio. O preço é um pouco alto, cerca de Rp 80.000, mas acho muito interessante assistir, já que a dança balinesa faz parte da cultura do país.

A apresentação costuma ficar bastante cheia, por isso recomendo que você compre os ingressos à tarde no dia que você quiser assistir. Para garantir outros ingressos antecipados e evitar filas, confira o artigo sobre os melhores passeios em Bali.

  • Endereço: Jl. Raya Ubud No.8, Ubud.
  • Horário de funcionamento: diariamente das 8 horas às 19 horas.
  • Preço: entrada gratuita.

Desfrute => Nascer do Sol no Monte Batur e Fontes Termais Naturais

 

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na Indonésia. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

Floresta dos Macacos em Ubud

floresta dos macacos bali
Floresta dos Macacos é um passeio lindo | Foto: Fabio Achilli, via Wikimedia Commons.

Na famosa Floresta dos Macacos de Ubud você vai encontrar três grandes templos em uma floresta muito bem preservada, onde vivem cerca de 600 macacos!

Este é um passeio interessante, bonito e ao mesmo tempo divertido; entre as esculturas do templo, você verá que os macacos ficam posicionados em locais muito estratégicos, que sempre rendem boas fotos.

A Floresta dos Macacos Fica no coração de Ubud, a uma fácil e bonita caminhada a partir do centrinho.

Ah, e com certeza você já ouviu falar, mas vale o reforço: cuidado com os seus pertences. Os macaquinhos podem parecer fofos, mas também podem ser muito selvagens e eles adoram comida, óculos, bonés e qualquer coisa que esteja dando bandeira em uma bolsa aberta.

O horário de funcionamento é de  e a entrada custa .

  • Endereço: Jl. Monkey Forest, Ubud.
  • Horário de funcionamento: diariamente das 8 horas e 30 minutos às 18 horas.
  • Preço: 80.000 rúpias (26 reais).

Imperdível => Excursão em Bali com visita à Floresta dos Macacos

 

Templo Tanah Lot

Templos em Bali
Templo fica em cima de uma rocha no mar | Foto: James Mason-Hudson, via Wikimedia Commons.

Indiscutívelmente, o Tanah Lot é um dos ícones de Bali, especialmente no pôr-do-sol. Vale agendar uma visita guiada ao pôr do sol ao Templo Tanah Lot.

Este templo é, sem dúvida, um dos mais exóticos da ilha, já que ele foi construído em cima de uma formação rochosa bem no meio do mar. Conheça os templos mais bonitos do mundo e saiba onde eles estão.

A vista é muito bonita tanto para quem está de fora olhando a construção do templo, quanto para quem vai até lá, ação que só é possível quando a maré está baixa. Então vale checar antes os horários da maré caso você queira caminhar até o templo.

  • Endereço: Beraban, Kediri, Tabanan Regency, Bali.
  • Horário de funcionamento: diariamente das 7 horas às 19 horas.
  • Preço: 75.000 rúpias (24,55 reais).

Romântico => Spa e café da manhã flutuante na piscina de pétalas

 

Mercado Central de Ubud

compras em Ubud
No mercado há muito artesanato local | Foto: shankar s., via Wikimedia Commons.

Outro atrativo muito interessante em Ubud é o Mercado Central. Eu gostei dele não só por ser uma atração turística, mas também porque é muito popular entre os locais.

   

Nele você pode encontrar produtos tradicionais de feira como frutas e verduras, especiarias, produtos naturais, roupas e muitos artigos de artesanato com bons preços. Ótimo para garantir aqueles souveniers da Indonésia!

Só esteja preparado para a aventura, já que grande parte do mercado é bastante desorganizado; mesmo assim vale a experiência local de Bali. Deseja ampliar seus destinos na viagem?

  • Endereço: l. Raya Ubud, Ubud, Kecamatan Ubud.
  • Horário de funcionamento: diariamente das 6 horas às 18 horas.
  • Preço: entrada gratuita, mas reserve algumas rupias para barganhar lembranças de Bali.

Experiência => Aula de culinária balinesa em uma fazenda orgânica

 

Templo de Uluwatu

uluwatu indonésia
Templo fica bem cima de um penhasco | Foto: Emma THERY, via Wikimedia Commons.

O principal atrativo para visitar o Templo de Uluwatu é sem dúvida sua localização: ele fica na beira de um penhasco de mais de 70 metros de altura numa das pontas da ilha, garantindo um visual realmente extraordinário. Sem dúvida, é um dos principais pontos turísticos de Bali.

Todo o parque é muito bonito e conservado e tem vistas incríveis dessa região. Além disso, ainda é um dos principais lugares de Bali para ver o pôr-do-sol. Pode ser um ótimo passeio depois da praia, já que a região de Uluwatu está rodeada de praias fantásticas como Padang Pagang, Tomas Beach e Bingin Beach.

Fique também atento aos macaquinhos selvagens que você vai esbarrar por lá, pois você não vai querer ver seus pertences caindo pelo penhasco. Saiba quais as principais regiões de Bali para conhecer.

Assim como no Ubud Palace, aqui também ocorre uma apresentação de dança tradicional balinesa, a Kecak & Fire Dance. O atrativo aqui é o visual: o teatro é a céu aberto e você assistirá a dança com a vista do oceano ao fundo. Um espetáculo! Agende uma visita ao Templo de Uluwatu.

Eu confesso que não assisti porque achei o preço de 100.000 rúpias um pouco salgado, mas fiquei com água na boca pelo visual.

  • Endereço: Pecatu, South Kuta, Badung Regency, Bali.
  • Horário de funcionamento: diariamente das 9 horas às 18 horas.
  • Preço: 30.000 rúpias (9,82 reais).

Pequeno grupo => Passeio de lancha para Nusa Penida

 

Terraços de arroz em Jatiluwih

campos de arroz em Bali
Campos de arroz são uma tradição em Bali | Foto: Imacim, via Wikimedia Commons.

Essa é uma das atrações que eu acho que tem mais a cara da Indonésia. Quando eu fiz um trabalho voluntário na ilha de Java, numa cidade pequenininha e com pouco turismo, costumava viajar de ônibus para outras cidades; o que eu mais via no caminho eram os imensos campos de arroz.

Alguns pareciam infinitos, sendo que é realmente uma paisagem comum e típica do país, o terceiro maior produtor de arroz do mundo. Aproveite para conhecer os partos típicos de Bali, muitos deles com o arroz como base

Entre alguns campos de arroz disponíveis em Bali para visitação, gosto das plataformas de observação de Jatiluwih por ele ser localizado no alto de um morro e rodeado de montanhas. Com isso, quando você estiver na parte de cima do campo de arroz, você poderá vislumbrar as vistas dos terraços, a luz do sol incidindo nos campos e as montanhas ao fundo.

Como se não bastasse, Jatiluwih é o maior campo de arroz de Bali e é considerado Patrimônio Mundial da UNESCO. Realmente acho que vale a pena visitar por ser diferente do que costumamos ver em outras cidades turísticas e pela importância cultural para o país.

  • Endereço: Village, Jl. Jatiluwih Kawan No.Desa, Jatiluwih.
  • Horário de funcionamento: diariamente das 9 horas às 19 horas.
  • Preço: 40.000 rúpias (13 reais).

Em Ubud => Tour de bicicleta elétrica aos terraços de Jatiluwih

 

Monte Batur

monte batur Bali
Monte Batur, o vulcão de Bali | Foto: TropicaLiving, via Wikimedia Commons.

Assim como comentei sobre os terraços de arroz serem parte da vida local na Indonésia, da mesma forma são os vulcões.

E se você gosta de estar em contato com a natureza, o passeio para o Monte Batur é imperdível, uma vez que ele é um dos principais pontos turísticos de Bali. Foi sem dúvida um dos passeios que eu mais curti na ilha.

No início, eu fiquei um pouco relutante em fazer o passeio, já que ele começa às 3h da manhã. Mas quando eu estava lá no topo junto com os guias locais muito carinhosos, tomando um café da manhã típico e vendo as primeiras luzes do dia ao redor das montanhas e dos lagos do vulcão, a emoção bateu e eu fiquei muito agradecida por ter deixado a preguiça de lado.

Chegar no Monte Batur não é fácil e achei a trilha bem complicada para fazer sozinha. Por isso, recomendo muito que você contrate um dos muitos tours disponíveis em Bali, especialmente nas agências de Ubud.

Os tours geralmente te buscam no hotel, acompanham os guias locais, servem um café da manhã e ainda te emprestam uma lanterna, que você vai precisar no início da trilha de madrugada.

Só lembro que é preciso um preparo físico moderado para a trilha, já que a subida de cerca de 1700m é bastante íngreme em algumas partes. Caso você não consiga chegar até o topo, existe uma parada intermediária de onde também é possível assistir o nascer do sol com uma vista incrível.

  • Endereço: South Batur, Kintamani, Bangli Regency, Bali.
  • Preço: entre 500.000 rúpias (163 reais) e 900.000 rúpias (294 reais).

Monte Batur => Safári particular de jipe pelo Monte Batur

 

Cachoeira Nungnung

Cachoeiras em Bali
Nungnung é uma cachoeira deliciosa em Bali | Foto: Suranegara88, via Wikimedia Commons.

Além das famosas e lindas praias, Bali também tem cachoeiras deliciosas que, diferente das praias, ainda não são tão populares entre os turistas e são um passeio delicioso.

Entre as várias cachoeiras que visitei, Nungnung é uma que não posso deixar de fora dessa lista. É difícil pensar num adjetivo para ela, mas pensa numa cachoeira gigante, piscinas naturais gostosas, a água caindo com força e sendo o único barulho que você vai ouvir? É um cenário de cinema!

   

Os 500 degraus para chegar até a cachoeira nem vão cansar de tão linda que ela é.

Nungnung fica a cerca de 35 km do centro de Ubud.

  • Endereço: Belok/Sidan, Petang, Badung Regency, Bali.
  • Horário de funcionamento: diariamente das 8 horas às 18 horas (visitação).
  • Preço: 20.000 rúpias (6,55 reais).

Aproveite => Excursão personalizada de 1 dia em Bali

 

Templo Goa Giri Putri em Nusa Penida

Templos em Bali
Beleza do templo impressiona dentro da caverna | Foto: Sasuke shinozawa, via Wikimedia Commons.

Entre os muitos templos hindus que você pode visitar na sua viagem, este localizado em Nusa Penida vai te proporcionar uma experiência mágica que realmente vale a pena.

Goa Giri Putri é um templo construído dentro de uma enorme caverna e é um dos principais pontos turísticos de Bali. saiba tudo também sobre as Ilhas Gili, um paraíso na Indonésia.

Para chegar no templo, que fica no lado leste de Nusa Penida, você precisará subir cerca de cinquenta degraus que valem cada passo. Como o templo é literalmente dentro da caverna, é normal ter dificuldade de achar a entrada. É possível alugar um carro particular com motorista, para facilitar o passeio.

Confesso que eu também me perdi e por um minuto achei que estava no lugar errado. Mas rapidamente um local vai te indicar a passagem e você se surpreenderá com os inúmeros templos dentro da caverna.

  • Endereço: Suana, Nusapenida, Klungkung Regency.
  • Horário de funcionamento: diariamente das 7 horas às 17 horas.
  • Preço: 20.000 rúpias (6,55 reais).

Divertido => Mergulho de Snorkel em Nusa Lembongan saindo de Bali

 

Tembeling Forest em Nusa Penida

nusa penida indonésia
Floresta fica às margens do Rio Tembeling | Foto: Bernard Dupont, via Wikimedia Commons.

Ainda em Nusa Penida, a floresta Tembeling é um daqueles lugares de tirar o fôlego. Dentro dela, você encontrará praia, piscinas naturais, incluindo uma que parece uma jacuzzi, e realmente vai acreditar que você achou um pedaço do paraíso para você.

Isso porque Tembeling ainda não é tão explorada pelos turistas como as outras praias e cachoeiras mais populares de Bali; então acho que todo esforço para chegar até aqui vai valer muito a pena! Agende um traslado de Lancha em Nusa Penida.

A floresta de Tembeling fica na parte sul-oeste de Nusa Penida, muito próxima dos mirantes de Banah Cliff, que podem entrar no seu roteiro neste mesmo dia. A região também conta com a paradisíaca Kelingking Beach, umas das melhores praias para nadar no mundo.

Por ser um paraíso ainda não tão descoberto, surpreendentemente não me cobraram preço de entrada quando estive em Tembeling. Caso você vá de moto, você poderá estacionar no primeiro parking e seguir pela trilha por cerca de 30 minutos; ou poderá pagar a moradores que ficam na entrada.

  • Endereço: Batumadeg, Nusapenida, Klungkung Regency, Bali.
  • Preço: 50.000 rúpias (16,36 reais) o traslado de moto oferecido por locais.

 Fantástico => Vulcão, templos e campos de arroz de Ubud

 

Imperdíveis pontos turísticos de Bali

Os pontos turísticos de Bali a tornam um destino excepcional que não decepciona nenhum viajante. A natureza é muito presente em toda a ilha e esbanja beleza e diversidade, com praias, cachoeiras, piscinas naturais, trilhas e vulcões, somados a muitos templos e dança; tudo isso com uma cultura única e muito presente na ilha.

Os pontos turísticos de Bali sempre rendem uma ótima viagem para todos os tipos de viajantes, sejam eles mochileiros viajando sozinhos, com amigos, casais e até famílias que procuram uma boa estrutura hoteleira e resorts.

Espero que você goste dessa lista e quem sabe a gente não se encontra em Bali na sua próxima viagem. Para finalizar, recomendo o artigo roteiro de 8 dias em Bali, com tudo o que fazer na ilha.

E você, quais destes pontos turísticos de Bali gostaria de conhecer? Já esteve na ilha e tem mais alguma dica? Deixe sua resposta nos comentários!

Até + !!!

 

ESCRITO POR

Cecília Garcia

ESCRITO POR

Cecília Garcia

Cecília, 29 anos, é publicitária, redatora, viajante e muito curiosa. Trabalhou dez anos na área editorial, a maior parte deles juntando dinheiro para viajar. Em 2016, pediu demissão e tirou um ano sabático, viajando por 23 países e fazendo transbordar aquela chama de viajante. Voltou ao Brasil, se mudou para São Paulo por uns anos e logo sentiu a chama bater de novo. Entregou a casa, doou e vendeu o pouco que tinha e agora com sua inseparável mochila segue o antigo e intenso sonho de viajar pelo mundo trabalhando como freelancer e nômade digital. Gosta de viajar devagar, sem pressa. Ter tempo para ouvir e compartilhar histórias de viagens, provar a cultura local de diversas formas, desconstruir a cabeça e viver novas aventuras nesse mundão.

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *