Pontos turísticos de Ubud, em Bali: 8 lugares para conhecer

por Guilherme Tetamanti

Pontos turísticos de Ubud, em Bali: 8 lugares para conhecer

Se você está planejando uma viagem para Bali e deseja conhecer a fundo sobre sua cultura, venha conhecer os  pontos turísticos de Ubud, conhecida como a capital cultural do país.

Passar uns dias em Ubud em todas as minhas viagens à Bali foi uma decisão indiscutível, já que além dos incríveis pontos turísticos, o centrinho de Ubud é uma daquelas regiões deliciosas de andar numa viagem.

Tem ruas estreitas, cheias de lojas de artigos locais, restaurantes fofos, templos e ainda galerias de arte. É imperdível!

E os pontos turísticos de Ubud são igualmente diversos e interessantes. Mostram a paisagem rodeada pela floresta e a presença da fé hindu muito forte, em seus templos, artigos e arte.

Não é à toa que essa é uma das regiões mais exploradas pelo turismo na Indonésia, mas a boa notícia é que ainda é possível aproveitar a experiência e a cultura local através dos seus atrativos turísticos e curtir o melhor da região.

Para isso, veja neste post os 8 principais pontos turísticos de Ubud. No final, te conto também o que você não pode deixar de ver nos arredores de Ubud. Venha descobrir o que fazer em Ubud!

Planeje sua viagem => Melhores hotéis em Ubud

Seguro viagem com cobertura na Ásia »

 

Principais pontos turísticos de Ubud

  1. Floresta dos Macacos
  2. Ubud Palace
  3. Mercado Central de Ubud / Mercado de Arte
  4. Templo Saraswati
  5. Templo Goa Gajah
  6. Neka Art Museum
  7. Museu de arte Agung Rai
  8. Blanco Renaissance Museum

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios em Ubud »

 

O que conhecer em Ubud

pontos turisticos de ubud
Ubud.

Ubud é uma daquelas áreas que você não pode deixar de conhecer em uma viagem para Bali. Toda a cultura de Bali pode ser presenciada por aqui, além de a região ser rodeada por uma linda floresta e ruas deliciosas para um passeio.

A região de Ubud é ainda uma das melhores da ilha para escolher um bom hotel e se hospedar por uns dias em Bali, como você também pode ver na minha recomendação no post onde é melhor ficar em Bali.

Além dos pontos turísticos de Ubud mencionados, vale muito a pena separar um tempo para um passeio mais livre onde você poderá se conectar com a energia de Bali, conhecer templos bem pequenos e interessantes, visitar lojinhas e galerias de arte.

Sugiro ainda que converse com os locais e se delicie com os muitos restaurantes de Ubud especializados em comida natural balinesa (os preços costumam ser bem atrativos!). Abaixo, conto para você os 8 pontos turísticos mais interessantes para visitar em Ubud.

Quase todos estão a uma distância curta e podem ser encontrados por uma caminhada, uma volta de bicicleta ou nos passeios guiados em Ubud. No final, sugiro ainda atrativos nos arredores de Ubud para a lista de sua viagem para Bali.

Privado => Excursão particular em Ubud

 

Floresta dos Macacos

pontos turisticos de ubud floresta dos macacos
Floresta dos Macacos | Foto: Manuae, via Wikimedia Commons.

Localizada no coração da cidade, a Floresta dos Macacos é um dos pontos turísticos de Ubud mais interessantes de toda a região.

Ela é considerada um santuário natural e seus templos foram construídos por volta do século 14. Hoje é um lugar preservado pela comunidade local que inclui aspectos culturais, espirituais e onde ainda acontecem pesquisas científicas.

Na Floresta dos Macacos, você encontrará uma floresta muito bonita e bem preservada, onde ficam três templos e cerca de 600 macacos! Muitos né?

Os macacos aqui são considerados como animais sagrados e guardiões dos templos. E por mais tentadora que pareça a possibilidade de interagir com os macacos, eu realmente não recomendo que você o faça. E ainda alerto para que você tenha muito cuidado com você e com os seus pertences.

Os macacos podem parecer fofos, mas são animais selvagens que vivem na floresta, e se você der bobeira vão abrir sua bolsa para pegar comida, bonés, óculos e o que mais estiver ao alcance deles. O horário de funcionamento da Floresta dos Macacos é de 8h30 às 18 horas e a entrada custa 80.000 rúpias indonésias.

A floresta é também um dos pontos de parada do tour o melhor de Bali, que dura um dia e inclui ainda o Monte Batur e templos hindus em Padangtegal.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na Indonésia. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

Passeio => Lago Bratan, Portão de Handara, Cachoeira e Balanço

 

Ubud Palace

pontos turisticos de ubud palacio
Ubud Palace | Foto: Michael Gunther, via Wikimedia Commons.

O Palácio de Ubud é um dos lugares que você facilmente vai encontrar durante um rápido passeio pelo centrinho de Ubud, já que ele está localizado na rua principal do bairro. Inclusive, você pode incluí-lo em uma excursão personalizada em Bali.

A arquitetura tradicional balinesa presente aqui conta com grandes portões e estátuas, além do charmoso jardim que fazem do palácio uma parada obrigatória em Ubud. Aqui era a residência oficial onde vivia a antiga família real de Ubud.

Hoje, o lugar mantém sua grande importância na história de Bali por guardar grande parte da arte, dança e literatura local. O palácio de Ubud funciona de 8 às 19 horas e a entrada é gratuita. Além de um visitar o palácio durante o dia, você também pode assistir uma apresentação de dança tradicional balinesa.

O espetáculo, que acontece todas as noites no palácio, custa cerca de 80.000 rúpias indonésias e a apresentação costuma ficar bastante cheia, por isso vale a pena comprar os ingressos com antecedência, e pode ser à tarde no dia que você quiser assistir.

Aventura => Excursão de E-Bike em Jatiluwih

 

Mercado Central de Ubud

pontos turisticos de ubud mercado
Mercado de Ubud | Foto: WT, via Wikimedia Commons.

Como um bom centro cultural, Ubud está repleto de ótimas lojas e mercados locais, como o Mercado Central de Ubud, que também é conhecido como mercado de artes de Ubud ou mercado de artesanato de Ubud.

Considere uma ida aos mercados de Ubud além de apenas um ambiente comercial, já que eles estão repletos de trabalhos incríveis de artesanato local das mais variadas formas, ótimas para conhecer o trabalho e estilo dos artistas balineses.

Você encontrará praticamente de tudo: roupas, bolsas, chapéus, pinturas, comida e artesanato. Aqui também é um dos melhores locais para adquirir produtos locais e souvenirs de viagem.

Além de ser um ótimo lugar para você praticar a arte de negociar com os locais 🙂 O mercado de Ubud funciona diariamente das 7 às 18 horas e a entrada é gratuita. Uma ótima opção de passeio entre os pontos turísticos de Ubud.

Outra opção => Rafting no Rio Ayung

   

 

Templo Saraswati

pontos turisticos de ubud templos
Templo Saraswati.

Outro templo muito interessante localizado ainda no centrinho de Ubud, mas num espaço um pouquinho escondido, é o Templo Saraswati, também conhecido como Templo das Águas. Você pode conhecê-lo em uma excursão de meio dia em Ubud.

Se comparado a outros templos mais famosos, o Saraswati é um templo pequeno, mas na minha opinião um dos mais bonitos de Ubud, onde você encontrará os famosos lagos com flores de lótus, além de seu templo com a arquitetura tradicional balinesa.

O horário de funcionamento do templo é das 7 às 17 horas e a entrada é gratuita. À noite, por volta das 19 horas, também acontecem apresentações de Kecak Dance, uma das danças tradicionais balinesas. O ticket para assistir à apresentação custa 80.000 rúpias indonésias.

Tour => Vulcão, templos e campos de arroz em Ubud

 

Goa Gajah (Caverna do Elefante)

Goa Gajah
Goa Gajah | Foto: DerGenaue Allrounder, via Wikimedia Commons.

O Goa Gajah, popularmente conhecido como Caverna do Elefante, é um dos sítios arqueológicos mais impressionantes da cidade e um dos mais visitados pontos turísticos de Ubud.

Você poderá entrar na caverna, através de uma entrada que parece uma grande boca assustadora, e encontrará um templo hindu e uma piscina com esculturas e fontes de pedras, construídos no século IX.

É realmente um monumento pitoresco que vai te fazer refletir sobre o que aconteceu aqui há tantos anos. Você poderá também escutar as várias versões e lendas sobre a história e a descoberta do templo contadas pelos locais.

Além de conhecer o local, no tour de limpeza espiritual em Bali, você pode participar de um ritual tradicional no país de cura xamânica.

O templo fica localizado próximo de Ubud, a cerca de 5 quilômetros do centrinho. O horário de funcionamento é de 8 às 16h30 e a entrada custa apenas 15.000 rúpias indonésias.

Imperdível => Passeio ao nascer do sol no Monte Batur

 

Neka Art Museum

passeios em bali
NEKA Art Museum | Foto: WT, via Wikimedia Commons.

Se você gosta de museus e de conhecer mais sobre a história e cultura local, os três próximos pontos turísticos são especialmente para você.

Primeiro, destaco o Neka Art Museum, conhecido como um dos melhores museus de Bali! O museu conta a história da arte balinesa ao longo dos anos e expõe trabalhos de artistas balineses e de estrangeiros que viveram em Bali e influenciaram artistas locais.

O museu exibe uma boa seleção que inclui mais de 300 peças, incluindo pinturas, joias e materiais artísticos em tecido e metal.

O museu funciona de Segunda à Sábado de 9 às 17 horas e Domingo das 12 às 17 horas. A entrada custa 75.000 rúpias indonésias para adultos e é gratuito para crianças de até 12 anos.

Imperdível => Excursão aos destaques instagramáveis de Bali 

 

Museu de Arte Agung Rai

Museu de Arte Agung Rai
Museu ARMA | Foto: Facebook/Divulgação.

Com dois prédios principais, o Museu de Arte de Agung Rai, também conhecido como ARMA Museum, é na verdade um grande centro cultural e um dos importantes pontos turísticos de Ubud.

É que, além de uma galeria de arte possui exibições diversas, incluindo uma coleção de arte moderna, são realizadas apresentações de teatro, aulas de arte, uma livraria e vários workshops culturais.

Ele foi estabelecido pelo balinês Agung Rai com o propósito de desenvolver e preservar a arte e a cultura balinesa. O espaço é muito agradável para um passeio e o local ainda inclui um bar/lounge, um café, um resort e um SPA, caso você pense em se estender por aqui.

O museu funciona diariamente das 9 às 18 horas. A entrada custa 80.000 rúpias indonésias e dá direito a um café ou um chá, que você pode tomar no café do museu.

Incrível => Excursão Templo Mãe de Bali e Portal para o Céu

 

   

Blanco Renaissance Museum

museus de bali
Blanco Renaissance Museum | Foto: Taguelmoust, via Wikimedia Commons.

Outro museu incrível para visitar em Ubud é o Blanco Renaissance Museum, que expõe trabalhos de um dos artistas mais famosos e bem sucedidos que viveram em Bali.

O museu é a antiga casa do artista espanhol Don Antonio Blanco, que montou seu estúdio no alto de uma montanha com uma vista magnífica para o rio Campuan.

A construção possui o estilo tradicional da arquitetura balinesa somado ao carisma do artista espanhol, e o museu expõe uma coleção de trabalhos criados ao longo da carreira do artista.

O espaço do museu ainda é muito bonito, e inclui lindos jardins e um restaurante caso você queira aproveitar melhor o espaço após a visita ao museu.

O Blanco Renaissance Museum funciona todos os dias das 9 às 17 horas e a entrada custa 100.000 rúpias indonésias para turistas estrangeiros.

Divertido => Aula de culinária em Ubud

 

O que conhecer nos arredores de Ubud

roteiro na indonésia
Tegallalang | Foto: UT, via Wikimedia Commons.

Além dos pontos turísticos de Ubud, essa região mais próxima ao centro da ilha de Bali está repleta de outros atrativos muito interessantes que você pode conhecer na sua viagem, dos quais Ubud é um ótimo ponto de partida.

Ao norte de Ubud, você encontrará os Terraços de Arroz de Tegallalang, com a paisagem linda e tradicional dos campos de arroz de Bali.

Um pouco mais afastado está Jalituwih, que é Patrimônio Mundial da Unesco e o maior campo de arroz de Bali. Mais ao norte de Ubud está o Pura Tirta Empul, um dos templos mais conhecidos de Bali, onde acontecem rituais de purificação nas piscinas de pedras com águas sagradas em suas 30 estações.

Com uma excursão particular aos templo sagrados de Ubud, você irá conhecê-lo e ainda assistirá ao pôr do sol na região. As cachoeiras ao redor de Ubud também valem a visita. Algumas muito conhecidas são Nungnung, Tegenungan e Tibumana.

dicas da indonésia
Mount Batur | Foto: TropicaLiving, via Wikimedia Commons.

Pouco mais de 10 quilômetros ao norte de Ubud também está o Bali Swing, que são os famosos balanços de selva super fotogênicos em meio à floresta de Bali. E por último, não posso deixar de falar de um dos meus passeios favoritos para fazer a partir de Ubud.

Assistir o nascer do sol do alto das montanhas vulcânicas do Monte Batur. Se você quer saber tudo sobre esse e outros passeios em Bali, não deixe de ler o post on indico os melhores passeios para fazer em Bali.

Para saber mais sobre o que fazer em Bali e arredores, não deixe de ler também os outros posts dessa série, como o sobre os pontos turísticos em Bali e ainda uma sugestão de roteiro em Bali.

 

Não deixe de ir aos pontos turísticos de Ubud!

Neste post você pode perceber como Bali tem atrativos incríveis que vão além das famosas praias. E a maioria destes pontos turísticos de Ubud listado estão na cidade e nos arredores, que não à toa é reconhecida como a capital cultural da ilha.

Ubud realmente oferece uma excelente introdução à cultura balinesa, que você pode ainda se aprofundar ao visitar os museus, mercados, assistir às apresentações de dança e teatro e conversar com os locais, que são muito amáveis e receptivos.

Não perca também o post com um roteiro de 4 dias em Ubud, onde recomendo para você um roteiro planejado para passar 4 dias incríveis com o melhor da capital cultural de Bali.

Você tem outras dicas de Ubud ou de Bali, de lugares que valem a pena de serem visitados em uma viagem para a Indonésia? Deixe nos comentários!

Até + !!!

 

ESCRITO POR

Guilherme Tetamanti

ESCRITO POR

Guilherme Tetamanti

Paulistano de 39 anos e muita história pra contar. Amo e odeio a selva de pedra, e por isso faço de tudo pra viajar. Sou empresário, administrador de empresas e criador de algumas lojas virtuais. Vendi tudo em 2011 para realizar o sonho de fazer uma viagem de volta ao mundo e praticar fotografia, uma de minhas paixões. Sempre fugi das aulas de redação, mas a vontade de viajar, fazer novas amizades e compartilhar minhas andanças, me motivaram a criar o Quero Viajar Mais.

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *