13 dicas de Bali: tudo para você que está embarcando

13 dicas de Bali: tudo para você que está embarcando

Este post é para você que está planejando uma viagem para a Ásia para conhecer um dos locais mais incríveis do mundo. Preparei 13 dicas de Bali com tudo o que você precisa saber antes de embarcar. Assim você irá separar os documentos, arrumar as malas e embarcar para uma viagem inesquecível e sem preocupações.

Em minhas três viagens para a Indonésia, pude conhecer bastante sobre a cultura local. Também pude experimentar diferentes roteiros, conversar com outros viajantes. Isso me fez conhecer os principais erros e acertos ao planejar uma viagem para Bali. Além de ter cometido alguns erros comuns que é claro que eu não quero que aconteça com você.

E se você já está preparando seu roteiro, não deixe de ler a dica número 13, onde te falo como evitar o principal erro de muitos viajantes que deixam de aproveitar os encantos de Bali.

Planeje sua viagem => Melhores hotéis em Bali

Seguro viagem Indonésia »

 

13 dicas de Bali

cultura de bali
Batik é um traje muito comum na ilha de Bali.

Bali fica mais de 15.000 km distante do Brasil e você não quer se deslocar até a Indonésia e perceber que esqueceu alguma coisa importante, certo?Essa é uma viagem especial para a Ásia e que vale a pena todo seu esforço para planejar e pensar em tudo o que você precisa antes de embarcar.

Por isso, pegue um café, papel e caneta que essa é a hora de fazer sua checklist pré-embarque. Boa leitura e aproveite o trajeto!

  1. Melhor época
  2. Visto
  3. Vacina
  4. Carteira de Habilitação
  5. Moeda
  6. Comida
  7. Templos
  8. Macacos
  9. Segurança
  10. Tomada em Bali
  11. Golpes e armadilhas
  12. Expectativas
  13. Roteiro

 CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios em Uluwatu »

 

1. Melhor época

melhor época para conhecer Bali
Seminyak é um a das principais praias de Bali.

A primeira vez que fui à Indonésia, na Ásia fazer um trabalho voluntário, cheguei no país em Janeiro, no auge do período das monções.

Como eu estava trabalhando, confesso que até achava interessante a rotina de descansar todas as tardes em que religiosamente chovia MUITO.

Ainda que tivessem muitas manhãs lindas de sol e um calor digno de praia, típicos da Indonésia, o relógio nunca chegava às 16 horas sem uma boa pancada de chuva, que aliás podia durar por horas e horas.

Para uma viagem de trabalho, não achei isso tão negativo. Mas é claro que para uma viagem em que você quer aproveitar bastante o dia e curtir um lindo pôr do sol.

Nesse caso, vale muito a pena viajar fora do período de chuvas, que vai de Novembro à Abril, e se intensifica muito nos meses de Janeiro e Fevereiro.

Portanto, a melhor época para sua viagem à Bali é de Maio à Outubro, conhecida como a estação seca, onde facilmente você aproveitará dias e tardes de sol e muito calor.

Ah, e não subestime o sol e o calor do sudeste asiático. Leve um bom protetor solar e capriche antes de sair do hotel para que você não perca alguns dias de viagem ardendo de sol, ok?

Aproveite => Excursão personalizada em Bali

 

2. Visto

visto para Bali
Brasileiros não precisam de visto para ficar até 30 dias em Bali.

Se você pretende ficar menos de 30 dias na Indonésia, e é cidadão brasileiro ou português, você não precisa de visto para entrar no país. Por isso, ao chegar no aeroporto, siga para a fila free visa.

Nesse caso, basta ter um passaporte eletrônico com validade de no mínimo 6 meses. Além disso, se a sua entrada for por Bali, você precisa ter ao menos duas páginas do seu passaporte em branco para o visto. Confira as dicas para uma viagem perfeita.

Você também precisará ter a passagem de ida e volta de avião com você. É preciso também ter o certificado internacional de febre amarela, que explico no próximo tópico.

Caso você queira ficar entre 30 e 60 dias na Indonésia, você precisará emitir o visa on arrival. Este tipo de visto é emitido no próprio aeroporto no momento da sua chegada.

Será preciso efetuar o pagamento de US$35, que deve ser pago em dinheiro em espécie, em dólares ou o equivalente em euros.

Já se você pretende ficar mais de 60 dias na Indonésia, você precisa de um visto de longa duração. Este visto deverá ser solicitado com antecedência na Embaixada da Indonésia do seu país.

Além disso, independentemente do tempo de sua estadia, também é cobrada a todos os viajantes uma taxa de saída do país no valor de 200.000 IDR.

Deixe esse valor separado com você no final da sua viagem, já que essa taxa deve ser paga em rúpias indonésias, a moeda local.

Incrível => Excursão destaques Instagramáveis em Bali

 

3. Vacina

cuidados de saúde em Bali
Vacina de Febre amarela é obrigatória para a viagem.

O Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia (CIVP) indicando a vacinação contra a febre amarela é um documento obrigatório para brasileiros que desejam entrar na Indonésia e em outros países do Sudeste Asiático.

Para tomar a vacina, basta ir à um posto de saúde próximo à sua casa e solicitar a vacina para a febre amarela. Entretanto, lembre-se de informar sobre sua viagem e peça a emissão de um certificado internacional.

A vacina é disponibilizada pelo SUS de forma gratuita. Veja a galeria de fotos e imagens de Bali.

Não deixe para tomar a vacina de última hora, já que ela só começa a fazer efeito a partir do décimo dia depois de ter tomado.

Minha dica é que você deixe o certificado sempre junto a seu passaporte. Isso porque é provavelmente você precise apresentar o documento durante o controle de imigração para pegar o seu free visa.

Divertido => Mergulho de Snorkel em Nusa Lembongan saindo de Bali

 

4. Carteira de habilitação

aluguel de carro em Bali
Alugar um carro ou moto é uma dica de Bali que facilitará o seu deslocamento.

Se você leu o post Como chegar em Bali e se locomover pela ilha, você se lembra quando eu te contei que alugar uma moto.

Afinal de contas esta é uma das formas mais fáceis de se locomover pela ilha. Assim, fica fácil ir do centro até às praias mais remotas.

Mesmo porque a ilha é grande, tem trânsito intenso e ainda guarda alguns tesouros escondidos. Veja as dicas do primeiro aluguel de carro.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na Indonésia. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

Se você cogita essa possibilidade e pensa em alugar uma moto ou um carro na Indonésia, você precisa ter a PID (Permissão Internacional para Dirigir). Ela funciona basicamente como uma tradução da sua carteira de habilitação. Portanto, tem que demonstrar a habilidade de dirigir na categoria desejada (carro e/ou moto).

Aqui fica uma dica de Bali que é muito importante. Alguns vendedores demonstram certa flexibilidade em alugar a moto sem que você tenha um documento.

Não aceite em hipótese alguma, já que não é incomum que os policiais parem estrangeiros pela ilha e peçam o documento ou uma boa quantia em dinheiro caso você não tenha com você sua PID.

Caso você já tenha a carteira de motorista, tirar a PID é bastante simples. Consulte na internet ou no DETRAN mais próximo à sua casa.

Esse é um documento que você pode pedir de um a dois meses de antecedência mínima da sua viagem. Isso porque dependendo da forma escolhida, seu documento pode demorar um pouco para chegar.

Fantástico => Vulcão, templos e campos de arroz de Ubud

 

5. Moeda

dinheiro em Bali
Tenha sempre um pouco de dinheiro com você.

A moeda utilizada na Indonésia é a rúpia indonésia. É uma moeda bem desvalorizada, onde 1.000 rúpias indonésias equivalem a aproximadamente R$ 0,32.

Você ficará surpreso com o quanto seu dinheiro valerá na Indonésia e poderá aproveitar muitos atrativos e experiências na ilha sem pagar muito por isso. Veja quanto custa viajar pela Ásia.

Uma dica de Bali importante é que você poderá pagar a maioria das suas compras no cartão. Entretanto, eu recomendo que você tenha uma certa quantidade de dinheiro para táxis, pequenos comércios e restaurantes locais. Isso irá te ajudar numa negociação, em que o dinheiro em espécie é mais valorizado por eles.

Neste post, Moeda na Indonésia, eu te falo tudo sobre a moeda na Indonésia, qual moeda levar, como fazer o câmbio, te explico alternativas para levar seu dinheiro e pagar seus gastos, dicas para fazer as contas de conversão do seu dinheiro, e ainda alerto sobre alguns golpes relacionados à dinheiro comuns em Bali, para que você fique alerta.

Monte Batur => Safári particular de jipe pelo Monte Batur

 

6. Comida

comida de Bali
Experimente o Nasi Goreng, comida típica de Bali.

A comida da Indonésia pode ser muito apimentada, ainda que não esteja claro que existe pimenta no prato. Por isso, minha sugestão é que ao experimentar a comida local nos primeiros restaurantes, peça sua comida sem pimenta.

Para isso, basta dizer “no spicy” que eles sempre entendem. Mesmo que você goste muito de comida apimentada. A dica é ir pedindo por apenas um pouco de pimenta para que você vá se acostumando aos poucos à força da pimenta local.

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom VERAO, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 

Outra dica de Bali é que existe uma expressão muito comum usada pelos viajantes que é a “bali belly”.

Ela está relacionada à possível dor no estômago que você pode sentir após comer determinado prato, especialmente às comidas de rua.

Por isso, vá com calma e tente avaliar o nível de higiene do local antes de pedir o prato. Confira o melhor das comidas típicas de Bali.

Minha última dica relacionada à comida é: experimente! A composição de alimentos e especiarias usada pelos balineses pode ser bastante diferente do que estamos acostumados, podendo cair na tentação de “desistir” da culinária local.

Por isso, recomendo que você vá de coração aberto e descubra todas as surpresas e sabores incríveis que a culinária balinesa tem para oferecer.

Ah, e os nomes das comidas também são bem diferentes! Saiba quais são as comidas típicas de Bali e aproveitar a culinária local. Além disso, saiba como aproveitar a noite em Bali.

Experiência => Aula de culinária balinesa em uma fazenda orgânica

 

7. Templos

templos de Bali
Templo Batuan é um dos principais da Indonésia.

Ainda que não seja mais uma obrigação em muitos templos de Bali, faz parte do respeito à religião local cobrir as pernas com uma saia comprida para entrar no templo.

Em Bali, eles usam o sarong para essa vestimenta, tanto para homens e mulheres, e sempre há a possibilidade de alugar um na entrada do templo caso você precise. Saiba quais são os templos mais bonitos do mundo e saiba onde eles estão.

A dica aqui é que você leve na mochila uma canga. Desta forma, você pode vestir e entrar nos templos com a sua roupa sem precisar enfrentar a fila para alugar o traje. O que ocorre principalmente nos templos maiores em troca de uma pequena taxa.

Desfrute => Nascer do Sol no Monte Batur e Fontes Termais Naturais

 

8. Macacos

passeios turísticos em Bali
Sigas as nossas dicas e aproveite a ilha dos macacos

Eles são sagrados em Bali e parecem dóceis e fofos, mas têm uma habilidade enorme de pegar suas coisas e sumir da sua vista em segundos. Por isso, cuidado com os macacos em Bali!

Além disso, você sabia que não é incomum alguns viajantes mais atrevidos ao brincar com os bichinhos serem mordidos? Sim, acontece. Então, a recomendação dos locais é ir à um posto de saúde e tomar uma vacina contra a raiva, que custa nada menos que $100. Por isso, é importante fazer o seguro viagem para a Ásia.

Os lugares turísticos em que você mais vai encontrar os macacos são a Floresta dos Macacos de Ubud e o Templo de Uluwatu. Nesses dois lugares eles estão aos montes e surgem de onde você menos espera.

Mas não precisa se desesperar, ok? Ao ter contato com os macacos em Bali, basta ter cuidado com os seus pertences, não os provocar, não tentar tocá-los ou tirar fotos com flash.

Com esses cuidados você dificilmente terá algum problema e somente guardará boas lembranças de sua viagem para Indonésia.

Imperdível => Excursão em Bali com visita à Floresta dos Macacos

 

9. Segurança

seguro viagem em Bali
Segurança acima de tudo durante a viagem.

Bali é um destino de viagem relativamente seguro, mas alguns cuidados são necessários principalmente com dinheiro e documentos.

Portanto, não ande com quantias muito grandes de dinheiro com você. E ainda deixe o que não for usar no dia no cofre do hotel ou em um porta-dólar, que você pode levar na cintura.

Se você alugar moto, muita atenção com seus pertences. Sempre ande com sua mochila ou bolsa colada a seu corpo pois infelizmente é comum algumas pessoas puxarem a sua bolsa com você em cima da moto.

O transtorno é grande, além de fazer com que você provavelmente se assuste e caia da moto. Portanto, atenção.

 

10. Tomada em Bali

tomada em Bali
Tenha em mãos um adaptador para conseguir carregar o seu celular durante a viagem.

Em Bali, a voltagem é de 127V / 230V e a frequência elétrica é de 50 Hz. O tipo de tomada utilizado em Bali é o clássico de dois pinos redondos, semelhante ao europeu e ao anteriormente utilizado no Brasil há não muito tempo atrás.

Se você tem carregadores com o padrão novo do Brasil, precisará de um adaptador para um modelo antigo. Confira o que fazer em Bali.

Em muitos hotéis é possível também encontrar outros tipos de tomada disponíveis, como por exemplo o inglês.

Mas não é garantido que você encontre este modelo em todos os hotéis. Portanto, sugiro que você leve um adaptador universal caso você precise deste ou de outro tipo de tomada diferente do padrão de dois pinos.

Deslumbrante => Visita guiada ao pôr do sol ao Templo Tanah Lot

 

11. Golpes e Armadilhas

Golpes e Armadilhas em Bali
Mercado é ótimo para comprar bijuterias e acessórios.

Os balineses, de um modo geral, são pessoas muito amáveis. Entretanto, isso pode ruim na hora de identificar certos golpes.

Chegando no aeroporto, você provavelmente será abordado por um balinês que vai oferecer para te ajudar com sua bagagem.

Mas, eles não mencionam que cobram por isso. Eles vão conversando com você e demonstrando certo interesse. Ou seja, você vai jurar que aquilo é só uma recepção calorosa da parte deles.

No entanto, para devolver sua bagagem, eles cobram um valor. Geralmente o valor é alto e a sua bagagem é devolvida somente após o pagamento da taxa. Chato!

 
Procurando opção de hospedagem mais segura por causa do Coronavírus?

A melhor alternativa é alugar imóveis, para se hospedar com conforto e segurança!

Devido a nossa parceria com a Airbnb, você receberá até R$ 350,00 de desconto na primeira reserva, e o cadastro é sem compromisso. Algumas vantagens do Airbnb:

  • Possibilidade de dividir o imóvel com um grupo de amigos ou família;
  • Tarifas mais baratas que hotéis;
  • Comentários 100% autorais;
  • A comodidade de sertir-se em casa.
 

É claro que se precisar de ajuda e estiver disposto a pagar o valor que ele quiser, não há nada de errado . Mas se não pretende desembolsar alguns dólares por isso, é só recusar gentilmente à essa “ajuda paga”.

Uma outra dica de Bali é em relação à negociação com taxistas e tuk tuks. Nunca entre no táxi sem se certificar que ele vai ligar o taxímetro ou sem negociar um valor fixo pela sua viagem.

É muito comum que, ao final da corrida, ele te cobre o valor que ele quiser. Aliás, normalmente muito mais alto do que o correto a ser cobrado por aquela corrida.

A negociação também vale em lojinhas e mercados locais. Se o preço não estiver fixado, é normal eles cobrarem valores bem mais caros dos turistas.

Mas se você quiser muito uma coisa e achar que o preço foi “inflacionado” pode negociar sem problemas. Aliás, geralmente eles aceitam e fazem um bom desconto para você fazer sua compra. Saiba onde fazer compras em Bali.

Por ser um país pobre muito dependente do turismo, infelizmente existem muitos golpes aplicados para pegar uma “comissão” da sua compra ou serviço sem que você perceba.

Por isso, sempre conte o troco e todo dinheiro que você receber, atento à quantidade de zeros que é um pouco diferente para nós.

Romântico => Spa e café da manhã flutuante na piscina de pétalas em Ubud

 

12. Expectativas

aproveite a natureza em Bali
Linda noite em Bali

Apesar de uma viagem para a Indonésia ser o sonho de quase todos os viajantes. Por isso a minha dica é que você alinhe suas expectativas em relação ao turismo em massa que ocorre em Bali.

Especialmente se você viajar na alta temporada ou durante o verão europeu, nos meses de Julho e Agosto. Neste período você encontrará ruas e praias muito movimentadas e lotadas de turistas.

Além disso, as praias mais conhecidas de Bali como Kuta, Seminyak e Sanur não têm uma beleza extraordinária e infelizmente você pode encontrá-las com bastante lixo deixado pelos turistas que estão em peso por lá.

Para conhecer lugares paradisíacos, vale se deslocar para uma praia um pouco mais distante, algumas que têm acesso somente por trilha como por exemplo em Uluwatu, ou seguir para outras ilhas bem próximas à Bali como Nusa Penida, Lombok e as Gilis Islands na Indonésia.

Com expectativas alinhadas, você pode aproveitar a riqueza cultural de Bali, optar por conhecer lugares pequenos e locais fora do circuito turístico tradicional e se deliciar em praias lindas com águas cristalinas em locais mais remotos, sem decepções.

Magnífico=> Visita ao Templo de Uluwatu

 

13. Roteiro

Conheça em detalhes a cultura e o povo balinês.

Por último, minha dica em relação ao seu roteiro é: não tente fazer tudo, a menos que você tenha meses de viagem. Bali é uma ilha enorme e você pode se surpreender com quanto tempo vai gastar para se locomover no trânsito caótico em algumas regiões.

Além disso, uma viagem para Bali vai muito além de conhecer pontos turísticos. Você certamente pode ficar encantado indo a um restaurante local aconchegante ou aproveitando outras experiências fora do roteiro comum que a ilha oferece. Veja quais os passeios em Ubud que você pode fazer.

A lista de atrativos e o que fazer em Bali é extensa. As opções vão desde retiro espiritual até aulas de surf em Ganggu ou tomar drinks em beach clubs em Seminyak.

O que costumo fazer é intercalar dias de passeios mais distantes com dias de calma e tranquilidade próximo ao hotel. Assim como não planejar muitas atividades nos dias de mudança de hotel, por exemplo.

Dessa forma, você terá energia para aproveitar bem os principais atrativos que mais te agradam. Além disso, conseguirá repor às energias no outro dia aproveitando a praia, uma massagem ou uma atividade mais relaxante.

Tentar fazer tudo é a receita de uma viagem corrida e cansativa. Mesmo porque você provavelmente não terá tempo para sentir a energia boa da ilha e curtir seus encantos com calma.

Por isso, veja quais os pontos turísticos de Bali e onde se hospedar e somente então defina seu roteiro com calma. Faça isso selecionando os lugares que você não quer deixar de ir e aproveite o melhor de Bali numa viagem inesquecível.

Pequeno grupo => Passeio de lancha para Nusa Penida

 

Está pronto para embarcar para Bali?

Agora que você já leu essas dicas de Bali e preparou sua check list, você já sabe sobre a importância de conhecer bem sobre o destino.

Bali é um destino de viagem único, e com planejamento, um pouco de cuidado e coração aberto você com certeza vai se surpreender com a cultura, a comida, os encantos e o carinho dos balineses.

Prepare-se e se jogue nessa viagem aproveitando o melhor de Bali! Para finalizar, recomendo o artigo roteiro em Ubud, com tudo o que fazer na cidade mais turística de Bali.

E agora, conta para mim: quando você pretende viajar para Bali? Compartilhe alguma outra dica de Bali antes de viajar. E não deixe de compartilhar nos comentários e ajudar os demais viajantes.

Até + !!!

 

ESCRITO POR

Cecília Garcia

ESCRITO POR

Cecília Garcia

Cecília, 29 anos, é publicitária, redatora, viajante e muito curiosa. Trabalhou dez anos na área editorial, a maior parte deles juntando dinheiro para viajar. Em 2016, pediu demissão e tirou um ano sabático, viajando por 23 países e fazendo transbordar aquela chama de viajante. Voltou ao Brasil, se mudou para São Paulo por uns anos e logo sentiu a chama bater de novo. Entregou a casa, doou e vendeu o pouco que tinha e agora com sua inseparável mochila segue o antigo e intenso sonho de viajar pelo mundo trabalhando como freelancer e nômade digital. Gosta de viajar devagar, sem pressa. Ter tempo para ouvir e compartilhar histórias de viagens, provar a cultura local de diversas formas, desconstruir a cabeça e viver novas aventuras nesse mundão.

Organize sua viagem

10 dicas para você
planejar sua viagem

Separamos as principais ofertas dos nossos parceiros para você economizar.
Clique nos itens abaixo e confira:

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *