Moeda da Indonésia: conversão em reais e dicas de câmbio

Moeda da Indonésia: conversão em reais e dicas de câmbio

Conhecer a moeda da Indonésia, qual a cotação e melhores alternativas para o câmbio é o primeiro passo para organizar sua viagem para um dos lugares mais bonitos da Ásia.

Planejar uma viagem para a Indonésia vai muito além de saber sobre os pontos turísticos. Tão importante quanto planejar o seu roteiro, é saber exatamente qual o orçamento necessário. Levei isso muito em conta quando viajei para o país.

Neste artigo, vou te contar tudo o que você precisa saber sobre a moeda da Indonésia, te dar dicas para fazer câmbio, para que você economize na conversão da moeda, alertar sobre golpes comuns em Bali e ainda relato sobre um problema relacionado a dinheiro que aconteceu na minha viagem, para que não aconteça com você.

Vamos lá?

Planeje sua viagem => Hotéis na Indonésia

Seguro de viagem Ásia »

 

Qual moeda levar para a Indonésia?

moeda da indonesia simbolo
Rúpia é a moeda da Indonésia | Foto: Crisco 1492, via Wikimedia Commons.

A moeda da Indonésia é a rúpia indonésia, cujo código da moeda é IDR e o símbolo Rp. Com isso, você encontrará os preços com o sufixo “Rp”, usados para denominar a rúpia indonésia.

Tenha atenção para não confundir a rupia indonésia com a moeda indiana, também chamada de rupia. Confira as principais curiosidades de Bali.

No momento em que publico esse artigo, em 2020, um real vale 2.971 rúpias indonésias. Pra dar um exemplo prático, se convertemos 1000 rúpias indonésias para real, você terá 34 centavos.

Por outro lado, se você converter 1.000 reais terá 3.175.000 rúpias indonésias. Ou seja, não vai ser difícil ficar milionário na Indonésia!Esteja também preparado para andar com “bolos” de dinheiro e para ver muitos zeros nos preços da Indonésia. Confira dicas para viajar com pouco dinheiro.

As notas mais comuns da rupia indonésia são de 1.000, 2.000, 5.000, 10.000, 20.000, 50.000 e 100.000. As moedas são raras (lembre-se que 1.000 rúpias equivalem a aproximadamente R$0,32), mas você poderá recebê-las por algum troco, e elas costumam ser de 100, 200, 500 ou de 1.000 rúpias.

Como pode ser um pouco difícil encontrar rupias indonésias em casas de câmbio no Brasil, recomendo que você leve seu dinheiro em dólar ou euro e troque para a rupia indonésia quando chegar ao país.

Ao chegar em Bali, você verá que alguns preços, principalmente em agências de turismo, podem ser mostrados na moeda do dólar; vale a pena converter seu dinheiro para rupias indonésias ao chegar no país.

CLIQUE AQUI para comprar moeda estrangeira online »

 

Onde fazer câmbio para viajar para a Indonésia?

Onde fazer câmbio: no Brasil ou na Indonésia?

moeda indonesia para dolar
recomendo que compre dólar online e faça o câmbio na Indonésia.

Considero muito importante levar um pouco de dinheiro em espécie para o país, no entanto pode ser difícil encontrar rúpias indonésias nas casas de câmbio do Brasil.

Portanto, considere levar dólar ou euros do Brasil e então fazer a conversão para a moeda da Indonésia em um banco ou casa de câmbio ao chegar no país. Para isso, saiba como comprar dólar e euro online.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na Indonésia. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

Ao chegar ao aeroporto, você pode trocar o mínimo que precisar para despesas básicas e o taxi para o hotel, já que ali em geral as taxas são mais altas. E troque o restante necessário ao chegar em Bali.

Ao redor da ilha, as regiões que mais têm casas de câmbio, chamadas de money changer, são Kuta e Ubud e com uma boa pesquisa, pois as taxas variam consideravelmente, você conseguirá converter seu dinheiro por uma bom valor de conversão.

Também é possível fazer o câmbio para a moeda da Indonésia em diversos hotéis de Bali, principalmente nos maiores ou nos resorts. No entanto, preste atenção pois as taxas não costumam ser favoráveis, já que eles provavelmente recolhem uma boa comissão pelo câmbio.

Independente da moeda que você escolher, uma dica que sempre ouço dos especialistas e pratico é comprar a moeda aos poucos, de tempos em tempos, o que deve ser feito ao planejar uma viagem.

Além disso, vale aqui outra dica para fazer o câmbio na Indonésia: conte o seu dinheiro! Por mais que você veja o operador de câmbio contando rapidamente na sua frente, a quantidade de notas pode confundir ou ainda, facilitar possíveis golpes em viagens, que infelizmente acontecem em Bali.

Por isso, assim que receber o seu dinheiro, conte com calma ainda estando frente do atendente. Se perceber alguma inconsistência você conseguirá falar a tempo para que ele te dê o valor correto.

Incrível = Excursão destaques instagramáveis em Bali

 

Dica para fazer câmbio seguro e barato

cambio online barato
Compre moeda estrangeira com segurança na Confidence Câmbio.

É comum ficarmos antenados na cotação da moeda estrangeira quando precisamos comprá-la. De um dia para outro, podemos gastar mais ou economizar uma grana na hora de comprar moeda estrangeira, pois a cotação é algo que varia muito, inclusive em um único dia.

   

Ou seja, de manhã, você pode comprar dólar mais barato do que depois do fechamento das bolsas ou vice-versa. O fato é que nem sempre dá para sair correndo em uma casa de câmbio quando moedas fortes, como o dólar, euro ou libra, baixam.

Por isso, considero essa dica fundamental: você sabia que dá para fazer câmbio online, sem sair de casa? Basta entrar no site da Confidence Câmbio, fazer a cotação, pagar pelo valor que precisa e a empresa leva o dinheiro no seu endereço. Prático e seguro.

E se você prefere cartão pré-pago é a mesma coisa: é só escolher o valor, pagar e esperar a entrega chegar na sua casa.

Como ter? => Internet na Indonésia

 

Como enviar dinheiro para o país

enviar dinheiro para Indonésia
Fazer uma Remessa Online para Indonésia é muito simples.

Para viagens mais longas, como intercâmbio ou um período amplo fora do Brasil, você pode fazer uma Remessa Online, que nada mais é do que transferir dinheiro da sua conta para a conta de outro país, e vice-versa.

Tudo é bem simples e seguro: preencha seus dados, insira as informações da conta de destino e verifique a cotação, taxas e impostos aplicados antes de enviar.

Toda a operação é reconhecida e autorizada pelo Banco Central do Brasil e o beneficiário recebe o dinheiro em um dia útil. Faça sua simulação agora no Remessa Online e insira o cupom de desconto QUEROVIAJARMAIS para ainda mais vantagens.

Fantástico => Tour ao nascer do sol no Monte Batur em Bali

 

Quanto vou gastar por dia na Indonésia?

quanto custa viajar para bali
A partir de 20 dólares por dia é possível curtir a viagem para Bali.

Este é um valor que pode variar bastante dependendo do seu estilo de viagem. principalmente considerando os custos de hospedagem e locomoção na Indonésia.

Não deixe de ler o artigo quanto custa viajar para Bali, onde falo em detalhes os custos principais para sua viagem para que você planeje seu orçamento.

Se você reservar seus hotéis pagando antecipadamente no cartão de crédito e precisar levar dinheiro somente para alimentação, transporte e passeios, considere entre 20 e 30 dólares por dia para uma viagem econômica, 50 dólares para uma viagem confortável, mas sem muito luxo e USD100 ou mais para uma viagem bastante confortável.

Já se você pretende levar dinheiro em espécie também para pagar os hotéis, pode somar à este valor o valor das diárias de hotel de acordo com o seu estilo de viagem: cerca de 25 dólares para um hotel econômico, 65 dólares para um hotel com custo benefício e 500 dólares para um hotel 5 estrelas ou em um dos resorts em Bali.

Desfrute => Cruzeiro de lancha em Nusa Penida

 

Dicas práticas para lidar com dinheiro na Indonésia

usar dinheiro ou cartão na indonésia
Pague com cartão nos grandes estabelecimentos e em dinheiro nos pequenos comércios.

Além de levar uma quantidade em dólar e euro para as primeiras despesas e emergências, você também pode consultar com sua operadora de cartão de crédito ou débito sobre a opção de saque internacional. Neste caso, basta você ir a um ATM e sacar o valor diretamente em moeda local.

Essa opção oferece praticidade e segurança e é muito válida, principalmente se você tiver um cartão internacional que não cobre taxas exorbitantes para saque no exterior. Entenda as vantagens e desvantagens de usar dinheiro ou cartão na viagem.

No entanto, se você só tiver cartão do Brasil, esteja atento à taxa de 6,38% por todo valor a ser sacado no exterior e à possíveis taxas adicionais, que o seu banco cobre para saques internacionais.

   

Além disso, também é possível que o ATM cobre alguma taxa de saque, mas essa não costuma ser muito alta.

Considere alguma dificuldade em achar caixas eletrônicos em locais mais remotos da ilha, como algumas partes de Uluwatu ou Nusa Dua. Já em locais como Kuta, Ubud, Seminyak e Sanur você encontrará facilmente diversas opções de caixas para saque.

Além da opção do saque, você também pode optar por pagar custos mais caros da sua viagem com cartão de crédito internacional. Os hotéis, agências de turismo e restaurantes com maior estrutura sempre o aceitam. Leia também sobre seguro viagem cartão de crédito.

No entanto, se você precisar pegar um táxi, quiser comprar em mercados locais ou comer nos restaurantes locais pequenos, considere ter o dinheiro em espécie, já que dificilmente eles aceitarão cartão de crédito para pagamento.

Nestas opções do cartão de crédito, esteja atento também que você estará sujeito à variação cambial durante o período da sua viagem, sendo que a cotação que virá na fatura é a do dia da compra.

Para te ajudar nisso, trago mais uma vez a Confidence Câmbio, pois você pode ativar as notificações caso a cotação da moeda mude; assim é mais fácil saber quanto irá gastar no dia.

Aprenda => Aula de culinária local em Ubud

 

Afinal, qual moeda levar para a Indonésia?

Viajar para a Indonésia certamente será uma experiência marcante na sua vida e você verá que não precisará gastar muito para aproveitar os encantos do país.

A moeda da Indonésia é bastante desvalorizada e que é possível fazer muita coisa e aproveitar sua viagem com conforto sem gastar muito por isso.

Dito isso, minha recomendação é que você leve seu dinheiro em dólar e faça a conversão para a moeda da Indonésia ao chegar no país. Como complemento, também pode aproveitar alternativas práticas e seguras de pagar os seus gastos na viagem como a Remessa Online e o cartão de crédito e débito.

Por isso, planeje seu orçamento, compre dólares aos poucos na Confidence Câmbio, faça a conversão para a moeda local ao chegar no país e aproveite as dicas de câmbio para que você faça valer ainda mais o seu dinheiro.

Para finalizar, recomendo o artigo viagem para Indonésia, com excelentes dicas e experiências vividas nas regiões turísticas do país.

E você, agora que já sabe tudo sobre a moeda da Indonésia ficou com mais vontade de conhecê-la? Já esteve no país e tem alguma dica? Deixe sua resposta nos comentários!

 

CATEGORIAS
ESCRITO POR

Cecília Garcia

ESCRITO POR

Cecília Garcia

Cecília, 29 anos, é publicitária, redatora, viajante e muito curiosa. Trabalhou dez anos na área editorial, a maior parte deles juntando dinheiro para viajar. Em 2016, pediu demissão e tirou um ano sabático, viajando por 23 países e fazendo transbordar aquela chama de viajante. Voltou ao Brasil, se mudou para São Paulo por uns anos e logo sentiu a chama bater de novo. Entregou a casa, doou e vendeu o pouco que tinha e agora com sua inseparável mochila segue o antigo e intenso sonho de viajar pelo mundo trabalhando como freelancer e nômade digital. Gosta de viajar devagar, sem pressa. Ter tempo para ouvir e compartilhar histórias de viagens, provar a cultura local de diversas formas, desconstruir a cabeça e viver novas aventuras nesse mundão.

Organize sua viagem

10 dicas para você
planejar sua viagem

Separamos as principais ofertas dos nossos parceiros para você economizar.
Clique nos itens abaixo e confira:

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Tours Nacionais

Reserve atividades com pagamento em até 10x

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Tours Nacionais

Reserve atividades com pagamento em até 10x

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *