Curiosidades de Bali: tudo sobre a cultura e história

Curiosidades de Bali: tudo sobre a cultura e história

A natureza exuberante que é paraíso dos surfistas somado ao estilo leve de vida balinês estão entre as muitas curiosidades de Bali, uma das mais aclamada entre as 17.000 ilhas da Indonésia.

Todas as minhas visitas à esta ilha muito rica culturalmente  e cheia de atrativos. Além de serem sempre recheadas de surpresas.  A cada nova descoberta sobre a geografia, os hábitos e o estilo de vida dos Balineses, eu ficava ainda mais encantada e apaixonada pela Ásia.

Por isso, neste post separei para você 20 curiosidades de Bali, que vão desde detalhes sobre sua história, sua cultura, sua língua, águas super limpas e mais alguns fatos interessantes da Ásia que farão você olhar a ilha com outros olhos durante sua viagem.

Planeje sua viagem => Melhores hotéis em Bali

Melhor seguro viagem para a Ásia »

 

20 curiosidades de Bali

  1. Um pouco sobre a história de Bali
  2. Principais elementos da cultura de Bali
  3. Religião em Bali
  4. Bali tem mais templos do que casas
  5. Dia do Silêncio
  6. Simpatia balinesa
  7. Vulcões e terremotos
  8. Bali: 1 em 17.508 ilhas
  9. Mais de 5.000 km de área
  10. Clima
  11. Animais
  12. Língua falada em Bali
  13. Alimentação
  14. Arroz e Café
  15. Paraíso do surf
  16. Mergulho
  17. Mão inglesa de direção
  18. Fuso horário
  19. Mosquitos
  20. Drogas

 CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios em Bali »

 

Um pouco sobre a história de Bali

História de Bali

A primeira curiosidade de Bali, na Indonésia, está relacionada à sua história, que começa com o reconhecimento dos balineses 2.500 a.C, os quais já tinham uma conexão direta com o povo hindu.

O Império hindu Majapahit, responsável pela primeira colônia de Bali na Ilha de Java, teve grande importância na história local. Ele contribuiu para que os hindus procurassem Bali como um refúgio na época do auge do islã na Indonésia.

Neste período, uma grande parte dos intelectuais e artistas de Java se deslocaram à Bali, trazendo riqueza cultural à ilha com sua religião, arte e literatura particulares.

Após esta época, a história de Bali também ficou muito conhecida com a chegada dos europeus por volta do século 16, e a ocupação dos japoneses durante a Segunda Guerra Mundial.  Então, somente em 1950 Bali se tornou parte da República da Indonésia.

E ainda que o turismo em Bali tenha se intensificado nos últimos 20 anos, a ilha já era conhecida como um destino turístico por suas praias desde os anos 20!

Mais recentemente, outros acontecimentos tristes foram adicionados à história da ilha. Posso citar os atentados terroristas ocorridos em 2002 e 2005, matando centenas de pessoas.

Confira => Excursão personalizada de 1 dia em Bali

 

Elementos da cultura de Bali

dança típica balinesa

A este ponto, você com certeza já ouviu falar na rica cultura de Bali. Entre os elementos que ganham maior destaque, certamente está a religião hindu-balinês, exclusiva da ilha, que merece um próximo tópico de destaque.

Além disso, o jeito de se vestir dos balineses difere do restante do país, assim como o espetáculo da dança típica balinesa, o artesanato local, a música, a poesia, a culinária que inclui fortemente os temperos trazidos pelos hindus e ainda as artes plásticas estão entre as principais habilidades dos balineses.

Caminhar pelas ruas estreitas e fazer passeios em Ubud é um convite para conhecer a diversidade de fatores que tornam sua cultura tão rica e especial, e dificilmente você terá visto algo parecido em outra parte do mundo.

Programe-se => Vulcão, templos e campos de arroz de Ubud

 

Religião de Bali

pontos turísticos de Bali

A religião praticada em Bali, o hindu balinês, sem dúvida tem grande impacto ao diferenciar a ilha das outras regiões da Indonésia.

Mais de 90% da população da Indonésia é muçulmana, o que faz deste o país com a maior população muçulmana do mundo!

Com isso, uma porcentagem pequena da população se divide entre outras religiões. Bali é um desses locais, em que a religião praticada é o hindu-balinês, e que representa apenas 2% da população da Indonésia.

Em uma viagem para Bali, você certamente encontrará oferendas pela rua, na porta das lojas, nas casas e especialmente em lugares altos, que são dedicados aos espíritos elevados.

Além disso, os templos hindus são encontrados em dezenas e nos mais variados tamanhos, principalmente em Ubud, onde fica o coração cultural e religioso de Bali.

Ou ainda em localizações das mais diversas, como no alto de um penhasco, dentro de uma caverna ou no meio do mar, caso do famoso templo Tanah Lot, um dos principais pontos turísticos de Bali.

Imperdível => Visita ao tempo Tanah Lot

 

Bali tem mais templos do que casas

religião em Bali
Templo em Bali.

Você sabia que praticamente todas as casas e vilas em Bali tem um templo? Esta talvez seja uma das curiosidades de Bali mais interessantes e diferentes.

Por isso, é comum ouvir que Bali tem mais templos que casas. Entre eles, os templos mais bonitos do mundo.

Quem nasce em Bali, é conhecido como balinês, ainda mais do que simplesmente “indonésio”. A família desempenha um papel importantíssimo na vida do balinês.

As famílias tradicionais costumam morar numa mesma casa ou terreno por toda a vida. E quanto maior a família, maior deve ser o templo existente na casa.

Explore => Visita ao templo Uluwatu

 

Dia do Silêncio

cerimônias religiosas em Bali

Uma das curiosidades de Bali é o Nyepi Day é um dos eventos mais importantes do hindu balinês. Ele também é conhecido como o Dia do Silêncio, já que neste dia os balineses fazem silêncio, jejuam e não saem de casa.

O Nyepi Day acontece todo ano de acordo com o calendário lunar hindu, e em 2020 acontecerá do dia 25 de Março, durando até o dia 26 às 6 da manhã.

No dia seguinte, é dia de pedir perdão um ao outro, reunir a família e realizar rituais religiosos. Se você estiver em Bali neste dia, planeje os seus passeios em Bali com antecedência.

Isso porque os hindus realmente dedicam este dia a seus rituais e praticamente todo comércio estará fechado. Além disso, existem muitos rituais abertos aos turistas, onde você poderá ter uma experiência única durante sua viagem.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na Indonésia. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

Aproveite => Traslado de Lancha em Nusa Penida

 

Simpatia balinesa

cultura em Bali
Simpatia do povo balinês| Foto: hiphopmilk, via VisualHunt.

Se você perguntar a qualquer pessoa que já esteve em Bali, com certeza ela vai confirmar que o povo balinês é realmente muito simpático.

Essa é uma população muito simples, humilde e gentil e é sempre muito agradável estar próximo dessas pessoas tão carinhosas e amáveis.

Aproveite sua viagem para ouvi-los, perguntar sobre sua história, seus gostos e hábitos e com certeza você aprenderá muito com eles. Conheça quais praias paradisíacas em destinos exóticos do mundo.

Compartilhe => Excursão destaques Instagramáveis em Bali

 

Vulcões e terremotos

vulcões em Bali na Indonésia
Mont Batur, um importante ponto turístico de Bali | Foto: Bertrand Duperrin, via Visual hunt.

O arquipélago da Indonésia está geograficamente localizado no que é chamado de “anel de fogo do Pacífico”.

O país conta com mais de 129 vulcões entre suas ilhas, incluindo muitos deles ativos. Este é um dos motivos pelo qual existem tantos terremotos e até mesmo tsunamis que atingem o país.

Os tremores na Indonésia são praticamente diários, mas claro que a maioria deles são inofensivos por serem classificados abaixo de 5 na escala de Richter. Veja a galeria de fotos e imagens de Bali.

E um dos vulcões mais famosos de Bali, o Mont Batur, é um dos principais atrativos da região. Mesmo assim, é possível subir por uma trilha e assistir um lindo nascer do sol do alto da montanha vulcânica.

Eu fiz esse passeio e foi uma experiência muito interessante na minha viagem, e falo mais sobre ele no post Atrativos Turísticos de Bali.

Explore => Safári particular de jipe pelo Monte Batur

 

Bali: 1 em 17.508 ilhas

praias das ilhas da Indonésia

Você sabia que a Indonésia compreende um arquipélago com 17.508 ilhas?

Entre elas, cerca de 6.000 são realmente habitadas, e Bali está entre uma delas, sendo sem dúvida a mais popular devido ao turismo, suas lindas praias e à sua cultura particular. Saiba mais sobre o que fazer em Bali, a ilha dos deuses na Indonésia.

Se você olhar o mapa de Bali, você vai ver o quanto seu território é interessante e que a ilha está numa localização privilegiada, com suas cidades rodeadas pelo oceano, montanhas vulcânicas e florestas encantadoras.

Divertido => Mergulho de Snorkel em Nusa Lembongan saindo de Bali

 

Mais de 5.000 km de área

portal em Bali

   

Uma das curiosidades de Bali que surpreende muito os visitantes em sua primeira viagem é o tamanho da ilha. Esta grande ilha ocupa uma área de 5.780 km2 e possui cerca de 4 milhões de habitantes. Bastante para uma ilha, não?

A capital de Bali, Denpasar, fica a mais ou menos 20 km de distância dos principais atrativos e praias mais famosas no sul da ilha.

Por ter uma grande população o trânsito intenso e caótico em muitas partes de Bali. Usar o transporte em Bali pode ser um verdadeiro desafio, mas com as dicas certas fica mais fácil.

Desfrute => Nascer do Sol no Monte Batur e Fontes Termais Naturais

 

Clima

praias de Bali

Para entender o clima de Bali, existem apenas duas estações reconhecidas na Indonésia: a estação seca, que vai de Maio a Outubro, e a estação chuvosa, que vai de novembro a abril.

A temperatura na ilha não varia tanto durante o ano, com mínimas de 24 e podendo chegar a 35 graus. Portanto, espere passar calor e não dispense o protetor solar.

Se aventure => Rafting no rio Ayung em Bali

 

Animais

ilha dos macacos em Bali

Os macacos sem dúvida são os animais mais conhecidos e vistos em Bali. Apesar disso, os animais mais numerosos na ilha são os veados e os porcos selvagens.

E você sabia que existiam até tigres em Bali? O conhecido como Tigre-de-Bali infelizmente já está extinto.

Isso ocorreu devido à intensa caça que sofria e por ter perdido grande parte de seu habitat natural, estando limitado à ilha de Bali.

Imperdível => Excursão em Bali com visita à Floresta dos Macacos

 

Língua falada em Bali

ruas de Bali
Pasar no idioma local significa mercado.

O bahasa indonesia é a língua oficial do país, no entanto, em Bali fala-se o balinês. Entretanto, falar uma língua diferente não é uma característica somente de Bali.

A Indonésia possui mais de 300 línguas e dialetos que são falados no país! Explore a Ásia na sua próxima viagem de férias.

Cada ilha e região, por menor que seja, tem seu dialeto local e muitos indonésios não falam a língua oficial, acredita? Mas o governo da Indonésia tem feito um esforço grande para implementar a língua oficial bahasa indonesia nas escolas e facilitar a comunicação em todo o país.

Devido ao turismo, muitos balineses falam inglês, especialmente os que trabalham nesse ramo. Mas de um modo geral o inglês não é muito falado em outras cidades da Indonésia.

Por isso, aqui ficam três palavrinhas básicas:

  • Halo = Olá
  • Maaf = Desculpe/perdão
  • Terima Kasih = Obrigado

Divirta-se => Excursão nas ilhas Gili com Resort

 

Alimentação

comida típica de Bali
Experimente a gastronomia de Bali | Foto: avlxyz, via VisualHunt.

Você sabia que na Indonésia não existe muita diferença entre o que se come nas refeições?

Quando eu fiz um trabalho voluntário no país e morei com uma família tradicional e fui surpreendida muitas vezes.

Era muito comum me deparar com o arroz frito ou uma sopa no café da manhã. Além disso, percebi que para eles não há muita diferença entre o que se come no café da manhã, almoço e jantar.

É claro que em Bali, devido ao intenso turismo, você poderá encontrar um café da manhã no estilo ocidental, com pão e café. Mas tradicionalmente este é um hábito que não é muito seguido pelos locais.

Quem sabe você não pensa em experimentar este costume durante sua viagem? Confira o melhor das comidas típicas de Bali.

Desfrute => Excursão pelos tempos sagrados de Bali

 

Arroz e café

Curiosidades de Bali

A Indonésia é o terceiro maior produtor de arroz do mundo. E este é um dos motivos pelo qual as lindas paisagens dos terraços de arroz estão entre os principais atrativos turísticos em Bali. Aliás, o alimento está presente em quase todos os pratos típicos do país.

Além disso, o café também é parte importante da economia local. Afinal de contas a Indonésia é o quarto maior produtor de café do mundo. Descubra quanto custa viajar pela Ásia.

Nos arredores de Canggu, existem várias plantações de café bem interessantes que valem uma visita para que você conheça a excelente qualidade do café, além de ser uma ótima oportunidade de estar próximo dos hábitos locais nas plantações.

Experiência => Aula de culinária balinesa em uma fazenda orgânica

 

Surf

esportes praticados em Bali

Bali é um dos paraísos do surf mais desejados do mundo.

A variedade de praias na ilha possui ondas de diversos tamanhos e gostos, ótimas para quem quer aprender a surfar e também para os experientes que procuram ondas maiores e até mesmo gigantes! Conheça as 10 melhores praias para nadar no mundo.

Além das próprias praias com ondas, não estranhe se você estiver olhando a praia e ver uma espécie de banco de areia bem longe, no “meio” da praia.

Muitos surfistas mais experientes chegam até lá com jet ski e lanchas para surfar a onda que se forma nesta zona. Eu adorava ficar na praia numa espécie de meditação olhando os surfistas ao longe.

Se você é do surf, as praias de Padang Padang, Bingin e Melasti são para você, e a região de Uluwatu vai ser a sua nova casa com seus restaurantes aconchegantes que servem açaí e bowls coloridos, que além de fotogênicos são cheios de energia perfeitos para um pré ou pós dia de surf.

Romântico => Spa e café da manhã flutuante na piscina de pétalas

   

 

Mergulho

mar de bali

Outra curiosidade de Bali é que além do surf, elas as suas ilhas próximas são algumas das capitais do mergulho mais famosas do mundo.

Seus corais lindos e coloridos podem ser vistos até mesmo com um snorkel em algumas praias. Entretanto, com o mergulho tradicional você verá à fundo a beleza desta parte do oceano pacífico.

Ao fundo do mar, você vai encontrar tartarugas, arraias, estrelas do mar, peixes de todos os tamanhos, lulas. Podendo ainda se deparar com muitos naufrágios, tão desejados pelos mergulhadores.

Em Bali, você encontrará diversas escolas de mergulho que oferecem aulas, cursos ou mergulhos para pessoas já habilitadas. O mergulho pode ser feito na própria ilha ou nas suas proximidades, que você pode chegar com barcos da própria escola.

Um dos mergulhos mais lindos que já experienciei na vida foi em Gili Air, a cerca de uma hora e meia de Bali. As ilhas Gilis possuem praias desertas de areia branquinha e água cristalina.

O local é uma delícia para passar uns dias nos arredores de Bali. Eu recomendo muito que você vá antes que elas sejam descobertas e invadidas pelo turismo.

Passeio => Mergulho em Manta Point em Bali

 

Mão inglesa de direção

mão inglesa em bali
Fique atento à mão inglesa na hora de dirigir em Bali.

Talvez você ainda não saiba, mas a Indonésia é um dos mais de 40 países que adotaram a mão inglesa de direção.

Essa é uma curiosidade de Bali relevante principalmente se você deseja alugar um carro ou uma moto em sua viagem. Confira as dicas para o primeiro aluguel de carro.

Dirigir em um sistema de circulação diferente pode ser uma aventura. Além disso, parecerá que você está aprendendo a dirigir de novo, pois o seu nível de atenção precisa ser redobrado para não ir para o lado errado da via.

 Outros países do sudeste asiático também adotam o mesmo modelo de direção, como Tailândia, Malásia e Singapura.

Dúvida => RentCars é confiável?

 

Fuso horário

diferença horário brasil bali

Por estar localizada no sudeste asiático, do outro lado do mundo, Bali está 11 horas à frente de Brasília. Por isso, prepare-se para sentir o verdadeiro significado de jet leg nos primeiros dias.

Além disso, para se comunicar com a família e amigos no Brasil estando em fases diferentes do dia ou até no dia seguinte deles. Veja qual é a melhor época para viajar para a Ásia e Sudeste Asiático por conta das monções asiáticas.

Agende => Tour a pé por Jacarta

 

Mosquitos

O que fazer na Ilha de Bali
Uluwatu, uma das praias mais lindas de Bali.

Com seu clima quente e úmido, você certamente será incomodado por muitos mosquitos na Indonésia. Isso irá ocorre especialmente em Bali, por ser cercada por plantações e florestas.

Portanto, o repelente pode ser seu melhor amigo contra os voadores. Aproveite a sua experiência de viagem para a Indonésia.

Vale a pena => Excursão de ônibus em Jacarta

 

Drogas

atenção às bagagens
Com punições severas para tráfico de drogas, fique atento às suas bagagens.

A Indonésia é um dos países com a punição mais severa para o tráfico de drogas. Por isso, nunca leve pertences que não sejam seus.

Ainda, tenha cuidado ao pegar uma mala emprestada se você não está absolutamente seguro sobre sua procedência. Confira as dicas para uma viagem perfeita.

Explore => Melhores tours na Indonésia

 

Fatos curiosos de Bali

Não são só praias e templos que tornam Bali um destino excepcional de viagem.

Neste post, você pôde ver que além de uma cultura riquíssima e um povo acolhedor, Bali possui uma energia muito especial. Isso se deve principalmente à sua história e à sua localização geográfica, que despertam interesse em viajantes do mundo todo (incluindo eu e você).

Aproveite essa viagem de coração aberto e esteja disposto a aprender com os balineses. Eu não tenho dúvidas de que você voltará cheio de recordações lindas e incríveis da sua viagem.

Agora conta para a gente: qual das curiosidades de Bali você achou mais interessante? E não deixe de comentar também caso você já tenha ouvido falar em alguma outra curiosidade que mereça ser compartilhada.

Até + !!!

 

ESCRITO POR

Cecília Garcia

ESCRITO POR

Cecília Garcia

Cecília, 29 anos, é publicitária, redatora, viajante e muito curiosa. Trabalhou dez anos na área editorial, a maior parte deles juntando dinheiro para viajar. Em 2016, pediu demissão e tirou um ano sabático, viajando por 23 países e fazendo transbordar aquela chama de viajante. Voltou ao Brasil, se mudou para São Paulo por uns anos e logo sentiu a chama bater de novo. Entregou a casa, doou e vendeu o pouco que tinha e agora com sua inseparável mochila segue o antigo e intenso sonho de viajar pelo mundo trabalhando como freelancer e nômade digital. Gosta de viajar devagar, sem pressa. Ter tempo para ouvir e compartilhar histórias de viagens, provar a cultura local de diversas formas, desconstruir a cabeça e viver novas aventuras nesse mundão.

Organize sua viagem

10 dicas para você
planejar sua viagem

Separamos as principais ofertas dos nossos parceiros para você economizar.
Clique nos itens abaixo e confira:

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Tours Nacionais

Reserve atividades com pagamento em até 10x

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Tours Nacionais

Reserve atividades com pagamento em até 10x

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *