Cadastre seu email para receber nossas atualizações!
Início / Europa / Alemanha / Você sabia que existem festivais de forró ao redor da Europa?

Você sabia que existem festivais de forró ao redor da Europa?

Não é que o forró invadiu a Europa? O ritmo nordestino contagiou os europeus e tem feito sucesso por lá. Por mais incrível que possa parecer, Rússia, Alemanha e França são os países onde encontramos mais forrozeiros, mas Holanda, Itália, Inglaterra e vários outros não ficam de fora da lista dos países que promovem festivais de forró na Europa.

Devido ao sucesso do ritmo nos países do velho continente, estão se multiplicando os festivais de forró na Europa. Só em 2015 foram mais de 20 eventos, e somente a Alemanha realizou sete festivais, em seis cidades diferentes. Além de shows, a programação inclui oficinas, workshops, palestras, apresentações de bailarinos, entre várias outras atividades.

Leia também => Entenda de vez como funciona o seguro viagem para Europa

Engana-se quem pensa que os eventos são frequentados mais por brasileiros. Segundo estimativa de alguns festivais, o número de brasileiros não chega nem a 10% dos participantes. Sinal que o nosso arrasta-pé fez sucesso mesmo. O repertório das músicas inclui os grandes clássicos dos sub-generos (baião, xote, xaxado, etc), tocando principalmente Luiz Gonzaga, Jackson do Pandeiro, Dominguinhos e Trio Nordestino.

 

Os festivais de forró na Europa

Festivais de forró na Europa

Se você é brasileiro, mora na Europa, gosta de forró e quer matar um pouco a vontade de dançar, preparamos uma listinha com os principais festivais do gênero que acontecem por lá. Se estiver de férias viajando pela Europa, também vale uma visita. Eu fui em 2015 no festival de Colônia e recomendo!

 

Festivais de forró na Alemanha

Pode parecer estranho que um país culturalmente tão diferente do Brasil, organize tantos festivais de forró. A Alemanha é um dos países em que o ritmo mais se difundiu. Stuttgart, Munique, Aachen, Colônia e Berlim são algumas das cidades que recebem os festivais de forró, além de diversas festas dedicadas ao ritmo ao longo do ano.

Um dos principais é o festival organizado pelo grupo Forró de Domingo (que de fato acontece todos os domingos) realizado desde 2008 na cidade de Stuttgart. O evento é um dos maiores festivais de forró do mundo. A entrada para edição de 2016, que aconteceu em maio, custou 145 euros para os quatro dias de evento, mas também é possível comprar ingressos individuais somente para as festas.

 

Festivais de forró na França

A França também tem festivais bastante populares na Europa, e acontecem nos meses perto do verão. O festival de forró de Paris é um dos mais bem organizados, e por acontecer numa das cidades que mais recebe turistas na Europa, atrai muitos brasileiros.

O Ai Que Bom também já teve edições em Bruxelas (Bélgica) e Barcelona (Espanha), variando de ano para ano. No site www.leptitbalperdu.com (em francês), também há mais informações sobre o movimento do forró na França.

 

A melhor ferramenta (pgto em 10 x s/juros) para planejar suas viagens

Festivais de forró na Rússia

O ritmo também conquistou muitos na Rússia. Na cidade de São Petesburgo acontece o Forroaru, criado pelo russo Aleksei Kirillov. Geralmente acontece no mês de julho e a programação inclui workshops, apresentações de bailarinos, oficinas, palestras e claro, muitos shows!

Moscou também recebe vários eventos ao longo do ano e o Festival. Para saber mais, acesse a página do Forró da Alma. Outra fonte de informação é o site Forró Ao Vivo.

 

Festivais de forró em Portugal

Portugal não poderia ficar de fora, e o primeiro evento em Lisboa aconteceu em 2012, organizado pelo professor Pablo Dias. Mais ao sul do país acontece o Pé na Terra, na pequena Vila da Fuseta, cidade litorânea localizada na lindíssima região do Algarve. As festas acontecem na praia 🙂

Em Lisboa também há um centro cultural e escola de dança, o Espaço Baião.

 

Festivais de forró na Finlândia

Como assim? Tem festival de forró na Finlândia? Pois é, eu também fiquei espantado quando descobri isso, mas infelizmente aconteceu apenas uma edição em 2015. O site do Forró Love continua no ar, mas agora os organizadores estão em Brasília e planejam organizar festas por lá.

 

Festivais de forró na Inglaterra

ForroFest de Londres acontece em agosto e também inclui outros gêneros musicais como samba e gafieira, além da capoeira. Encontrei pouca informação sobre os eventos anteriores, mas no site www.forro.co.uk tem mais informações, não somente sobre Londres, mas sobre todos os festivais de forró existentes. Foi lá que descobri o Forró Family, evento que acontece todos os sábados em Londres.

 

Festivais de forró na Espanha

Agora em 2016, no final de agosto, acontecerá pelo terceiro ano seguido o Barcelona Forro Festival – Pisa na Fulô. Caso esteja em Barcelona em outras épocas do ano e queira dançar forró, veja a agenda do Grupo Forró Afiado, que também toca em outras cidades e festivais da Europa. Outra fonte de informação é a página Forró de Barcelona.

 

Festivais de forró na Holanda

Pelo quinto ano consecutivo, sempre em setembro, acontecerá o Forró Amsterdam Festival, evento bastante conhecido entre os forrozeiros europeus. Professores de toda a Europa e Brasil, se reúnem aos alunos e participantes para 3 dias de festa em diferentes lugares da capital holandesa.

 

Festivais de forró na Itália

Roma também é uma cidade que tem o forró bastante presente, com lugares para dançar as terças e sextas-feiras, além do festival que acontece em outubro. Mais informações no site Forró Roma.

 

Conhece outro festival de forró na Europa?

Certamente existem outras festas e festivais em diferentes cidades da Europa. Encontrei o grupo Forró in Stockholm, na Suécia, além do Forró Vienna, na Áustria.

Se você tiver mais informações sobre onde acontecem festas, a agenda das bandas, trios ou qualquer dica sobre algum festival de forró na Europa, não deixe de fazer um comentário abaixo. Há um site em alemão que atualiza a agenda dos festivais na Europa, vale conferir!

E aí, você já foi em algum festival de forró mundo afora?

Até + !!!

Vai viajar? Comece a planejar sua viagem!

seguro viagem

Nunca se esqueça do Seguro Viagem! Além de ser obrigatório para entrar nos países da Europa, é essencial a contratação caso você tenha viagem marcada para qualquer lugar do mundo. Veja como o seguro me salvou na Alemanha, quando precisei de internação devido a uma infecção alimentar. Também precisei usar meu seguro viagem nos Estados Unidos, logo quando estava curtido uma das ilhas do Hawaii…acabei economizando R$ 2.000,00. Sem contar que auxilia quando há extravio de bagagem ou qualquer outro imprevisto. Utilize o comparador da Seguros Promo, que faz a pesquisa entre as melhores seguradoras para você economizar tempo e dinheiro. Por serem parceiros do blog, nós recebemos uma comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Ao contrário, leitores do blog ganham 5% de desconto usando o cupom QUEROVIAJARMAIS5. O pagamento pode ser feito em até 12 x no cartão, ou com + 5% off no boleto bancário!

celular no exterior

Saia do Brasil com internet 4G (Confira o comparativo entre os chips)

reserva de carros

Compare os melhores preços para alugar um carro na Rent Cars => Saiba mais

Cadastre seu email para receber nossas atualizações!

Sobre Guilherme Tetamanti

Paulistano de 34 anos e muita história pra contar. Amo e odeio a selva de pedra, e por isso faço de tudo pra viajar. Sou empresário, administrador de empresas e criador de algumas lojas virtuais. Vendi tudo em 2011 para realizar o sonho de fazer uma viagem de volta ao mundo e praticar fotografia, uma de minhas paixões. Sempre fugi das aulas de redação, mas a vontade de viajar, fazer novas amizades e compartilhar minhas andanças, me motivaram a criar o Quero Viajar Mais.

Confira Também

Tomorrowland: Bélgica ou Brasil?

Tomorrowland na Bélgica e Brasil – Entenda a magia do festival!

A história do Tomorrowland iniciou-se em 2005 na cidade de Boom, na Bélgica. Atualmente, o …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *